Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O Fenômeno da Isomeria

 

05/01/2011

Autor y Coautor(es)
MARCELO CESAR RIBEIRO
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os tipos de Isomeria Plana que existem, e quais são os compostos orgânicos que apresentam esses tipos de isômeros.

Duração das atividades
1 Aula de 50 Minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Funções Orgânicas:

- Alcanos

- Alcenos

- Alcinos

- Hidrocarbonetos Aromáticos

Estratégias e recursos da aula

Momento - 01

Professor(a) inicie esta aula questionando os alunos sobre o que eles sabem a respeito dos tipos de isomeria plana que existem. Faça uma mesa redonda onde todos os alunos possam opinar e fazer seus questionamentos referentes aos tipos de isômeros encontrados na química. Logo após o debate, proponha que utilizem um dos software de apresentação sugerido logo abaixo e elaborem cartazes colorido ilustrando tudo sobre os tipos de isomeria plana. A partir desta atividade será possível levantar que conhecimentos possuem sobre o tema.

Sugerimos os software de apresentação abaixo:

Impress: que é um software livre e gratuito para KOffice (é um conjunto de aplicativos integrados para escritório). No link a seguir, está disponivel um pequeno tutorial de utilização.

Link: http://www.broffice.org/broo/?q=produto/impress

PowerPoint que é o software de apresentações criado e comercializado pela Microsoft Office.

Após a prática social inicial realize uma problematização trabalhando a seguinte questão com os alunos:

problematização gif

                 A isomeria plana é característica exclusiva de compostos orgânicos, ou também pode ser encontrado em composto inorgânicos? Será que possuem a mesma fórmula molecular e diferente fórmula estrutural ou possuem ambas as fórmulas iguais?

Professor, para contextualizar a aula, sugerimos a leitura do seguinte texto:

Explicando

                     É muito comum que em compostos orgânicos apresentem a mesma fórmula molecular, constituindo o fenômeno chamado de isômeria ou isomerismo. Dois compostos são isômeros ou isoméricos quando apresentarem a mesma fórmula molecular e diferentes fórmulas estruturais. Para termos uma noção maior sobre o estudo da isomeria, é necessário que saibamos diferenciar a Isomeria Plana e Isomeria Espacial, lembrando que nesta aula estaremos estudando apenas a Isomeria Plana.

Fonte: http://www.iped.com.br/sie/uploads/19780.jpg acessado 07/08/2010 

                     A uréia pode ser obtida pelo aquecimento do cianato de amônio, reação conhecida como Síntese de Wohler, ambos os compostos apresentam a mesma fórmula: NH4ON2, assim chegamos a conclusão que podem existir substâncias diferentes com a mesma fórmula molecular. Para denominar este fenômeno, Berzelius criou o termo chamado de Isomeria (iso: igual; meros: parte). Substâncias que possuem a mesma fórmula molecular que apresentam propriedades químicas e físicas diferentes, daremos o nome de Isômeros. A isomeria plana é característica exclusica de compostos orgânicos, ou também pode ser encontrado em composto inorgânicos.

 

 

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11160   07/08/2010

 

Textos

Atividade 1 - Quiz Online

Solicite aos estudantes que acessem o link abaixo e resolvam as questões disponíveis no quiz online.

Quizzes ou Quiz se constituem de uma série de perguntas (geralmente de múltipla escolha) que tendem a revelar algum tipo de resultado relativo a diferentes tipos de categorias de análise (pessoa, objeto e ou situação).

Link do Quis Online: http://www.colegioweb.com.br/quimica/tautomeria.html

Solicite que os estudantes se organizem em equipe de quatro pessoas no máximo, pesquisem em sites de busca (link´s: http://www.portaltributario.com.br/sites_de_busca.htm) na rede, e façam um relato justificando o(s) resultado(s) e tornem disponível no google docs a partir do link: http://www.google.com/google-d-s/hpp/hpp_pt-PT_pt.html

“Sabendo que compostos diferentes com a mesma fórmula molecular denominam-se isômeros; pesquise e cite dois compostos que, apesar de serem diferentes, são isômeros." 

Após a realização do quiz o professor poderá retornar à atividade fazendo a correção junto com os alunos, ao mesmo tempo que tira as dúvidas e complementa os conteúdos conforme a necessidade dos alunos.

ATIVIDADE 2 - SALA DE VÍDEO

Professor oriente aos alunos que assistam ao vídeo "Isomeria Plana Prof. Toid" cujo objetivo é demonstrar todos os tipos de isomeria plana que existem, para tanto organize-os na sala de vídeo em grupos de quatro pessoas. Ao assistirem ao vídeo, os alunos devem fazer anotações no caderno para compreender todos os tipos de isomeria plana. Devem relatar especificamente: quais seriam as principais características básicas para identificar cada um dos tipos de isómeros.

Link: http://www.youtube.com/watch?v=M5cVF0TckFI

Após assistirem o vídeo os alunos em posse de suas anotações, devem produzir uma síntese no caderno. Posteriormente inserir os resultado no Jornal Virtual.

Exemplo de Jornal Virtual disponível em: http://fiquepordentroemac.blogspot.com/ acessado 27/12/2010

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=810 acessado 27/12/2010

ATIVIDADE 3 - LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Professor(a) abaixo você terá a sua disposição o recurso de animação e simulação chamado de 'Isomeria". Este recurso possiblita ao professor manipular diversos compostos orgânicos para atrair o interesse dos alunos, objetivo desta atividade seria de possibilitar ao aluno através do auxílio do professor, que utilize sua criatividade para criar diversas moléculas de mesma fórmula molecular.  Os isômeros são muito comuns dentro da química orgânica e com o auxílio do professor, a isomeria plana pode ser aprofundada de uma maneira simples e de grande interatividade.  

Professor(a) peça aos seus alunos que atribuam uma quantidade de carbono, oxigênio, nitrogênio e hidrogênio no simulador, para possa ser demonstrado o tipo de isômero na qual o composto químico pertence. Lembrando que esta atividade servirá para diferenciar os tipos de isomeria plana que podemos obter quando utilizamos um simulador.

 

 

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18005  07/08/2010 

 

Pratica Social Final

Laboratório de Informática

Os estudantes deverão analisar abaixo as imagens A,B,C referente aos tipos de isomeria plana, explicando as suas respectivas características e classificando que tipo tipo de isômeria cada imagem pertence.  Oriente os alunos que ocupem os computadores disponíveis. Para tanto, as equipes devem ser compostas por quatro pessoas. Após a classificação de cada imagem, apresente os dados obtidos à comunidade escolar, por meio de um veículo de comunicação. Os veículos de comunicação a serem divulgados os resultados poderá ser: internet, televisão, rádio, jornais e revistas.

Imagem - A

Fonte: http://www.brasilescola.com/upload/e/isomeria-funcao.jpg acessado 07/08/2010

Imagem - B

Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/upload/conteudo/isom%20posicao%202.jpg acessado 07/08/2010

Imagem - C

Fonte: http://www.brasilescola.com/upload/e/isomeria-compesacao.JPG acessado 07//08/2010   

SARDELLA, Antonio; Curso Completo de Química. São Paulo: Editora Ática, 2º Edição 1999

LEMBO; Química Reali dade e Contexto. São Paulo: Editora Ática, 1º Edicação / 6º Impressão 2004

Atkins, P.; Jones, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio amb iente. Editora Bookman, 2001.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Síntese de Wöhler Imagem
Isomeria Animação/simulação
Recursos Complementares

Brasil Escola

Fonte: http://www.brasilescola.com/quimica/isomeria.htm acessado 07/08/2010 

Mundo Educação

Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/isomeria-plana.htm acessado 07/08/2010 

Info Escola

Fonte: http://www.infoescola.com/quimica/isomeria/ acessado 07/08/2010 

Avaliação

Professor para avaliação deverá ser considerado os seguintes critérios:   

      O professor acompanhará fazendo leitura das produções dos estudantes, sugerindo as intervenções necessárias, incentivando leituras e a retomada de conteúdos, se necessário. A avaliação também será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente às questões apresentadas.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.