01/10/2008
Cristina Leite
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território |
O conflito surge quando há a necessidade de escolha entre situações que podem ser consideradas incompatíveis. Todas as situações de conflito são antagônicas e perturbam a ação ou a tomada de decisão por parte da pessoa ou de grupos. Trata-se de um fenômeno subjetivo, muitas vezes inconsciente ou de difícil percepção. As situações de conflito podem ser resultado da concorrência de respostas incompatíveis, ou seja, um choque de motivos, ou informações desencontradas.
As diferenças de valores e padrões culturais podem fomentar os conflitos, na medida em que grupos sociais podem encarar um objeto de disputa de maneira diferenciada e seu uso, de maneira conflitante.
Os conflitos, desde a antiguidade, afligem a humanidade com diversas conseqüências nocivas em todo o mundo. Mesmo com todo o progresso técnico estes ainda persistem e percebe-se que ainda não há uma esperança de solução em médio prazo. Alguns deles são clássicos, como “israelitas e palestinos”, mas existem muitos outros e é isso que o presente plano de aula busca abordar através de uma linguagem lúdica que é o quadrinho.
Aula 01 - Problematização
Divida a sala em grupos e faça uma leitura orientada do texto disponível no link abaixo:
http://w3.ufsm.br/mundogeo/geopolitica/more/conflitos.htm
Do material disponível e conforme a quantidade de alunos em sala de aula, escolha o que melhor lhe convier, dentre as opções abaixo especificadas:
• Chechênia;
• A Índia e o Paquistão na disputa pela Caxemira;
• Timor Leste;
• Conflitos na Irlanda entre Católicos e Protestantes;
• A questão basca;
• A reunificação das Coréias;
• A Guerra no Golfo Pérsico;
• A questão balcânica;
• Os conflitos na Colômbia;
• O movimento zapatista no México;
• A questão dos Palestinos e Israelitas;
• Conflitos no Tibet;
Inicialmente, oriente seus alunos à busca de respostas para as seguintes questões:
• O que é o conflito em questão?
• Porque ocorre?
• Como ocorre?
• Onde ocorre?
• Localize-o em mapas;
• Quais as conseqüências?
• Existem possibilidades de resolução?
Depois dessas apresentações e stimule os alunos à discussão do tema.
Professor lembre-se que, no estudo de um conflito, devem ser considerados quatro elementos centrais na análise, a saber:
1. Os atores: indivíduos, grupos, organizações ou Estados que têm identidade própria, reconhecimento social e capacidade de modificar seu contexto, não se esquecendo que estes são movidos por interesses, valores e percepções que são próprias a cada um;
2. A natureza: os conflitos têm natureza diferente, por isso eles podem ser de natureza econômica, política, ambiental, doméstica, internacional ou psíquisa, entre outras.
3. Os objetos: sempre escassos ou vistos como tais, podem ser material ou simbólico, profano ou sagrado, público ou privado, e assim por diante.
4. As dinâmicas: cada conflito, segundo sua natureza, tem uma história própria, uma forma de evoluir, conhecendo períodos mais ou menos intensos, mais ou menos rápido.
Estimule nos alunos a identificação dos componentes acima citados. Se necessário, intercale momentos expositivos, para dirimir dúvidas e clarear conceitos.
Solicite um resumo da questão do conflito estudado e a localização desse em um mapa-mundi. Para visualização dos países nesse mapa, sugere-se a visita à pagina do IBGE.
http://www.ibge.gov.br/paisesat
Sugere-se que educandos produzam um relatório dessa etapa, sistematizando as conclusões obtidas.
Aula 02
Professor, essa aula ocorrerá na sala de informática.
Inicie sua aula retomando as conclusões estabelecidas no encontro anterior. Solicite que os mesmos grupos da aula anterior se organizem e que cada grupo será responsável pela apresentação de tiras ou quadrinhos, abordando-se o tema de uma forma lúdica para os jovens.
Sugere-se a utilização de um recurso digital para tanto. As pesquisas sobre os conflitos encontrados pelos alunos, podem ser expressas mediante quadrinhos ou tirar, produzidos pelos próprios alunos. Para tanto sugere-se a utilização de alguns programas. São eles:
http://baixaki.ig.com.br/download/ToonDoo.htm
http://baixaki.ig.com.br/ download/Pixton.htm
http://baixaki.ig.com.br /download/ComicJuice.htm< br />
Os quadrinhos devem ser usados como maneira dos alunos expressarem suas impressões sobre a questão dos conflitos estudados.
As orientações para produção dos trabalhos são:
1. Escrever falas nos balões a partir das imagens sugeridas por cada quadrinho.
2. Pensar um título para a história e escrever no primeiro quadrinho em branco.
3. Fazer uma capa para o trabalho.
4. Colocar o nome dos elementos do grupo na contracapa.
Estruture um fórum de discussão virtual, no contexto da sala de aula, onde serão inseridas as pesquisas dos grupos. Desse modo, todos os alunos terão acesso aos temas dos demais colegas. Uma sugestão de fórum é o disponível no Yahoo: http://br.groups.yahoo.com
Quatro estrelas 21 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
19/06/2014
Quatro estrelasUm site mto bom, espero que tenha sempre sugestões para nós educadores, principalmente nos conteúdos que não encontramos nos livros didáticos, para mim foi de grande valia.
15/03/2011
Cinco estrelasmuito iteresante
10/02/2011
Cinco estrelasA aula é muito interesante pois o aluno é convidado a fazer o estudo por meio de uma atividade em que o próprio educando construa o seu conhecimento com a mediação do professor que fundamental na direção e correção de alguns equívocos que surgir. Valeu
11/01/2011
Cinco estrelasEssa sugestão de aula é muito interessante e criativa.
15/09/2010
Cinco estrelasPodemos dizer que este tipo de aula exige uma mudança de postura por parte do educador, algo mais que necessário nestes novos tempos. Estamos vivendo um momento de grandes mudanças no campo da educação, o profissional que atua nesta área precisa se capacitar para enfrentar com sucesso estes desafios. Aulas como esta nos ajudam na caminhada.
15/04/2010
Quatro estrelasGostei muito da primeira aula, utiliizei alguns aspectos da aula para que meus alunos tivessem a oportunidade de atulizarem-se com os conflitos a nível mundial e que podem trazer consequências reginais e até mesmo locais.
24/03/2010
Quatro estrelasEsta aula propiciou um momento de debate sobre a geopolitica mundial atual e despertou o interesse e a formação do senso critico do aluno. Muitos conflitos têm ocorrido no mundo como resultado do processo histórico de ocupação e de invasão de territórios. Por exemplo, as grandes potências colonialistas dividiram e redistribuíram territórios entre si durante a colonização e posterior descolonização dos continentes (América, Ásia e África), excluindo ou separando grupos sociais (separação étnica),
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns pela aula.Clara , utilizando recursos que os adolescentes gostam. Certamente vai estimular muito, para ampliar esse conteúdo eu passaria o filme Amor sem fronteiras ou hotel Huanda para que os alunos ficassem atentos ao papel da ONU e aos interesses de forças opostas!!!
24/03/2010
Três estrelasA aula sobre a Chechênia foi perfeita e de uma veracidade interessante.
24/03/2010
Cinco estrelasExelente a aula, pois amplia a utilização do laboratório de informática pelos alunos/professores, que na maioria das vezes é subutilizado.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente a sugestão. Parabéns.
24/03/2010
Quatro estrelasa aula é maravilhosa pois nos permite conhecer os principais conflitos mundiais contemporâneo; fazendo com que haja uma melhor aprendizagem dos alunos.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei da aula, achei otima, principalmente pela utilização na sala de informática.
24/03/2010
Cinco estrelasEsta aula, propriciou um momento de debate que gerou aprendizagem no senso crítico dos alunos entorno na geopolítica mundial. Para mim, foi muito bom pois estou começando a lecionar e a aula me deu um suporte técnico e cientifico execelente.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns pelo projeto, é pena que nosso laboratório de informática quase nem funciona, pois falta de alguém para monitorar os professores que nem mesmo sabe utilizar esta ferramenta tão valiosa de ensino aprendizagem. Esta aula é muito interessante e dinâmica.
24/03/2010
Quatro estrelasÓtima, possibilita o desenvolvimento da etodolgia e é possivel realizar a interdisciplinaridade.
24/03/2010
Quatro estrelasEsta aula é muito interessante e dinâmica e isto é primordial para se trabalhar. Parabéns.
24/03/2010
Quatro estrelasInteressante a aula, pena que na minha escola não possuímos o recurso da internet na sala de informática. A aula poderia apresentar algumas fotos e vídeos de conflitos.
24/03/2010
Quatro estrelasCaros colegas, Nilton Goulart e Cristina Leite, gostei muito do trabalho de vocês, principalmente quando é enfocada a inclusão do Laboratório de Informática para o desenvolvimento da aula, isso só vem comprovar que o Laboratório de Informática deixa de ser apenas mais um espaço físico no ambiente escolar e se transforma em mais um ambiente de conhecimento que deve ser utilizados por todos, os docentes, discentes e comunidade em geral. Parabéns pelo projeto/aula planejado.
24/03/2010
Cinco estrelaseu gostei muito da aula.
24/03/2010
Cinco estrelasadorei as aulas