Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Conflitos no Cenário Mundial

 

01/10/2008

Autor y Coautor(es)
Nilton Goulart de Sousa
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cristina Leite

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Geografia Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Conhecer os principais conflitos mundiais contemporâneos; • Identificar, espacialmente, a ocorrência desses conflitos; • Representar as discussões em sala de aula na linguagem de quadrinhos.
Duração das atividades
• 2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimento básico sobre cartografia e geopolítica.
Estratégias e recursos da aula

O conflito surge quando há a necessidade de escolha entre situações que podem ser consideradas incompatíveis. Todas as situações de conflito são antagônicas e perturbam a ação ou a tomada de decisão por parte da pessoa ou de grupos. Trata-se de um fenômeno subjetivo, muitas vezes inconsciente ou de difícil percepção. As situações de conflito podem ser resultado da concorrência de respostas incompatíveis, ou seja, um choque de motivos, ou informações desencontradas.
 

As diferenças de valores e padrões culturais podem fomentar os conflitos, na medida em que grupos sociais podem encarar um objeto de disputa de maneira diferenciada e seu uso, de maneira conflitante.
Os conflitos, desde a antiguidade, afligem a humanidade com diversas conseqüências nocivas em todo o mundo. Mesmo com todo o progresso técnico estes ainda persistem e percebe-se que ainda não há uma esperança de solução em médio prazo. Alguns deles são clássicos, como “israelitas e palestinos”, mas existem muitos outros e é isso que o presente plano de aula busca abordar através de uma linguagem lúdica que é o quadrinho.

Aula 01 - Problematização
 

Divida a sala em grupos e faça uma leitura orientada do texto disponível no link abaixo:
 

http://w3.ufsm.br/mundogeo/geopolitica/more/conflitos.htm
 

Do material disponível e conforme a quantidade de alunos em sala de aula, escolha o que melhor lhe convier, dentre as opções abaixo especificadas:

• Chechênia;
• A Índia e o Paquistão na disputa pela Caxemira;
• Timor Leste;
• Conflitos na Irlanda entre Católicos e Protestantes;
• A questão basca;
• A reunificação das Coréias;
• A Guerra no Golfo Pérsico;
• A questão balcânica;
• Os conflitos na Colômbia;
• O movimento zapatista no México;
• A questão dos Palestinos e Israelitas;
• Conflitos no Tibet;
 

Inicialmente, oriente seus alunos à busca de respostas para as seguintes questões:
 

• O que é o conflito em questão?
• Porque ocorre?
• Como ocorre?
• Onde ocorre?
• Localize-o em mapas;
• Quais as conseqüências?
• Existem possibilidades de resolução?

Depois dessas apresentações e stimule os alunos à discussão do tema.
 

Professor lembre-se que, no estudo de um conflito, devem ser considerados quatro elementos centrais na análise, a saber:

1. Os atores: indivíduos, grupos, organizações ou Estados que têm identidade própria, reconhecimento social e capacidade de modificar seu contexto, não se esquecendo que estes são movidos por interesses, valores e percepções que são próprias a cada um;
2. A natureza: os conflitos têm natureza diferente, por isso eles podem ser de natureza econômica, política, ambiental, doméstica, internacional ou psíquisa, entre outras.
3. Os objetos: sempre escassos ou vistos como tais, podem ser material ou simbólico, profano ou sagrado, público ou privado, e assim por diante.
4. As dinâmicas: cada conflito, segundo sua natureza, tem uma história própria, uma forma de evoluir, conhecendo períodos mais ou menos intensos, mais ou menos rápido.
 

Estimule nos alunos a identificação dos componentes acima citados. Se necessário, intercale momentos expositivos, para dirimir dúvidas e clarear conceitos.
 

Solicite um resumo da questão do conflito estudado e a localização desse em um mapa-mundi. Para visualização dos países nesse mapa, sugere-se a visita à pagina do IBGE.
 

http://www.ibge.gov.br/paisesat
 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/173/imagens/mapasibge.jpg

Sugere-se que educandos produzam um relatório dessa etapa, sistematizando as conclusões obtidas.
 

Aula 02
 

Professor, essa aula ocorrerá na sala de informática.
 

Inicie sua aula retomando as conclusões estabelecidas no encontro anterior. Solicite que os mesmos grupos da aula anterior se organizem e que cada grupo será responsável pela apresentação de tiras ou quadrinhos, abordando-se o tema de uma forma lúdica para os jovens.
 

Sugere-se a utilização de um recurso digital para tanto. As pesquisas sobre os conflitos encontrados pelos alunos, podem ser expressas mediante quadrinhos ou tirar, produzidos pelos próprios alunos. Para tanto sugere-se a utilização de alguns programas. São eles:
 

http://baixaki.ig.com.br/download/ToonDoo.htm
http://baixaki.ig.com.br/ download/Pixton.htm
http://baixaki.ig.com.br /download/ComicJuice.htm< br />  

Os quadrinhos devem ser usados como maneira dos alunos expressarem suas impressões sobre a questão dos conflitos estudados.
 

As orientações para produção dos trabalhos são:
 

1. Escrever falas nos balões a partir das imagens sugeridas por cada quadrinho.
2. Pensar um título para a história e escrever no primeiro quadrinho em branco.
3. Fazer uma capa para o trabalho.
4. Colocar o nome dos elementos do grupo na contracapa.
 

Estruture um fórum de discussão virtual, no contexto da sala de aula, onde serão inseridas as pesquisas dos grupos. Desse modo, todos os alunos terão acesso aos temas dos demais colegas. Uma sugestão de fórum é o disponível no Yahoo: http://br.groups.yahoo.com

Avaliação
As atividades de avaliação serão feitas no decorrer do processo por meio das seguintes atividades: • Participação qualificada nos debates. • Participação no fórum • Relatório com as conclusões referentes ao conflito estudado pelo grupo; • Apresentação dos quadrinhos produzidos pelos alunos;
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 21 calificaciones

  • Cinco estrelas 11/21 - 52,38%
  • Quatro estrelas 9/21 - 42,86%
  • Três estrelas 1/21 - 4,76%
  • Duas estrelas 0/21 - 0%
  • Uma estrela 0/21 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Leila, Colégio Estadual Vicente José Valente , Goiás - dijo:
    leila.ferreirademorais@hotmail.com

    19/06/2014

    Quatro estrelas

    Um site mto bom, espero que tenha sempre sugestões para nós educadores, principalmente nos conteúdos que não encontramos nos livros didáticos, para mim foi de grande valia.


  • vaca, Alemanha - dijo:
    vaca@hotmail.com

    15/03/2011

    Cinco estrelas

    muito iteresante


  • Maria Francisca Pereira de Castro , COLEGIO ESTADUAL PRESIDENTE COSTA E SILVA , Goiás - dijo:
    mariafpc@yahoo.com.br

    10/02/2011

    Cinco estrelas

    A aula é muito interesante pois o aluno é convidado a fazer o estudo por meio de uma atividade em que o próprio educando construa o seu conhecimento com a mediação do professor que fundamental na direção e correção de alguns equívocos que surgir. Valeu


  • vagneia almeida ferreira, Colegio Estadual Jose Dutra de Oliveira , Goiás - dijo:
    vagneia.f@hotmail.com

    11/01/2011

    Cinco estrelas

    Essa sugestão de aula é muito interessante e criativa.


  • Luis Gonzaga Barbosa Sousa, GOV LUIZ DE GONZAGA FONSECA MOTA EEEP , Ceará - dijo:
    luisdaaustria@gmail.com

    15/09/2010

    Cinco estrelas

    Podemos dizer que este tipo de aula exige uma mudança de postura por parte do educador, algo mais que necessário nestes novos tempos. Estamos vivendo um momento de grandes mudanças no campo da educação, o profissional que atua nesta área precisa se capacitar para enfrentar com sucesso estes desafios. Aulas como esta nos ajudam na caminhada.


  • Claudete de Fátima Maciel da Silveira, ESC EST ED BAS PROF JOSE FERNANDES DE OLIVEIRA , Rio Grande do Sul - dijo:
    silveiraclaudete@hotmail.com

    15/04/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da primeira aula, utiliizei alguns aspectos da aula para que meus alunos tivessem a oportunidade de atulizarem-se com os conflitos a nível mundial e que podem trazer consequências reginais e até mesmo locais.


  • jaci donatti, EE OSVALDO PAULA , Mato Grosso - dijo:
    jacidonatti@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Esta aula propiciou um momento de debate sobre a geopolitica mundial atual e despertou o interesse e a formação do senso critico do aluno. Muitos conflitos têm ocorrido no mundo como resultado do processo histórico de ocupação e de invasão de territórios. Por exemplo, as grandes potências colonialistas dividiram e redistribuíram territórios entre si durante a colonização e posterior descolonização dos continentes (América, Ásia e África), excluindo ou separando grupos sociais (separação étnica),


  • Adriana Azzi de Camargo, MATHILDE TEIXEIRA DE MORAES PROFA , São Paulo - dijo:
    adriazzi@ig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pela aula.Clara , utilizando recursos que os adolescentes gostam. Certamente vai estimular muito, para ampliar esse conteúdo eu passaria o filme Amor sem fronteiras ou hotel Huanda para que os alunos ficassem atentos ao papel da ONU e aos interesses de forças opostas!!!


  • Maria Goretti Silva Mesquita, E E E F PROF BOLIVAR B DA SILVA , Pará - dijo:
    goromesquita@gmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    A aula sobre a Chechênia foi perfeita e de uma veracidade interessante.


  • Luiz Santos Zilli, COLÉGIO ESTADUAL OTTO ALENCAR , Bahia - dijo:
    lszilli@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Exelente a aula, pois amplia a utilização do laboratório de informática pelos alunos/professores, que na maioria das vezes é subutilizado.


  • Laércio Luiz Teixeira, COLEGIO CRISTO REI , Santa Catarina - dijo:
    laerciotex@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente a sugestão. Parabéns.


  • Antonio carlos teixeira Brito, ESCOLA MUNICIPAL PAULO SARASATE , Ceará - dijo:
    dadim@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    a aula é maravilhosa pois nos permite conhecer os principais conflitos mundiais contemporâneo; fazendo com que haja uma melhor aprendizagem dos alunos.


  • Dorival de Sousa Coelho, EE BERNARDINO FERREIRA DA CUNHA , Mato Grosso do Sul - dijo:
    dorivals.coelho@brturbo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei da aula, achei otima, principalmente pela utilização na sala de informática.


  • Vanessa Chirlene Gomes Araujo e silva, ESCOLA ANTÔNIO GUILHERME DIAS LIMA , Pernambuco - dijo:
    vanessachirlene@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Esta aula, propriciou um momento de debate que gerou aprendizagem no senso crítico dos alunos entorno na geopolítica mundial. Para mim, foi muito bom pois estou começando a lecionar e a aula me deu um suporte técnico e cientifico execelente.


  • edilma correia da conceicao torres, COLEGIO ESTADUAL ANTONIO CARLOS MAGALHAES , Bahia - dijo:
    edilmatorresc@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pelo projeto, é pena que nosso laboratório de informática quase nem funciona, pois falta de alguém para monitorar os professores que nem mesmo sabe utilizar esta ferramenta tão valiosa de ensino aprendizagem. Esta aula é muito interessante e dinâmica.


  • CILEDE MARIA DE OLIVEIRA, COL EST DR BRASIL RAMOS CAIADO , Goiás - dijo:
    cilede@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Ótima, possibilita o desenvolvimento da etodolgia e é possivel realizar a interdisciplinaridade.


  • Ana Rosa Julião Xavier, RUY DE MELLO JUNQUEIRA , São Paulo - dijo:
    rosax@ig.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Esta aula é muito interessante e dinâmica e isto é primordial para se trabalhar. Parabéns.


  • José Rubens Guido Junior, ADALGISA PERIM BALESTRO FRANZINI PROFA EMEF , São Paulo - dijo:
    jguibens@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Interessante a aula, pena que na minha escola não possuímos o recurso da internet na sala de informática. A aula poderia apresentar algumas fotos e vídeos de conflitos.


  • José Olavo de Almeida, CARMINHA VASCONCELOS EEFM , Ceará - dijo:
    olavoalmeida06@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Caros colegas, Nilton Goulart e Cristina Leite, gostei muito do trabalho de vocês, principalmente quando é enfocada a inclusão do Laboratório de Informática para o desenvolvimento da aula, isso só vem comprovar que o Laboratório de Informática deixa de ser apenas mais um espaço físico no ambiente escolar e se transforma em mais um ambiente de conhecimento que deve ser utilizados por todos, os docentes, discentes e comunidade em geral. Parabéns pelo projeto/aula planejado.


  • Laurenice, Secretaria de Educação , Maranhão - dijo:
    Laurenicessan@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    eu gostei muito da aula.


  • Ana Lucia Xavier Cavalcanti, ESCOLA DARIO GOMES DE LIMA , Pernambuco - dijo:
    analucia_cavalcanti@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    adorei as aulas


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.