Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Escravidão em cena

 

23/03/2010

Autor y Coautor(es)
Doglas Wendll Sorgatto
imagem do usuário

CAMPO GRANDE - MS EM PROFª ADAIR DE OLIVEIRA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno refletirá, utilizando o teatro, sobre a situação dos escravos nos primeiros anos do Brasil Colônia, avaliando a situação dos escravos desde sua captura e vinda da África, até os trabalhos realizados no Brasil, seja nas fazendas de açúcar, nas minas ou nas cidades.
Duração das atividades
10 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o aluno seja apresentado a vida dos escravos nos primeiros anos da escravidão, que reflita sobre as dificuldades e o tratamento que era dado a esse trabalhador e que perceba a luta deles pela liberdade e para modificar sua condição. É importante o conhecimento da história do continente africano e de um pouco de sua cultura, para que o aluno perceba a mudança a que foi submetido o negro escravizado.

Estratégias e recursos da aula
Primeiramente foi exibido um vídeo com os dez primeiro minutos do filme "Amistad", onde mostra como é capturado um escravo na África. O vídeo pode ser assistido no link

http://www.youtube.com/watch?v=Vo-JejTp7O4

A reflexão com os alunos sobre a situação do negro, sua vida tribal, sua cultura, as rixas entre tribos e como o europeu utilizou isso para conseguir escravos. A problemática do transporte dos escravos, sua valorização. Todos estes assuntos podem ser debatidos pelo professor com sua classe para a sensibilização da vida so escravo.

Após, apresenta-se aos alunos uma série de imagens sobre a escravidão colonial. Deu-se preferência aos quadros de Debret e de Rugendas (algumas imagens podem ser obtidas no Domínio Público), apresentados em slides acompanhados de músicas sobre o assunto (escolhi o hino da África do Sul, Lata d'água, e Mama África, outras podem ser acrescentadas). Na apresentação, separou-se os quadros de acordo com o local de trabalho realizado pelo escravo: engenho, minas e cidades.

Após estas sensibilizações, os alunos são divididos em quatro grupos: 1- Trabalhar a questão da captura e transporte do negro escravo; 2- Trabalhar a questão da vida do negro nas lavouras de cana de açúcar; 3- trabalhar a vida e os problemas dos escravos das minas de ouro e diamantes; e 4- trabalhar a questão da vida dos escravos de ganho, nas cidades. Com essa abordagem tem-se a possibilidade de trabalhar três conteúdos curriculares: o ciclo do açúcar, o ciclo do ouro e as formas de resistência dos escravos (quilombos).

Após a formação dos grupos da-se o encaminhamento para que cada grupo escreva uma história que será encenada, mostrando os principais aspectos da vida dos escravos. Destacar a vestimenta, o trabalho, as ferramentas, os maus-tratos. Os alunos produzem roteiros prévios que serão debatidos e corrigidos, sendo reelaborados conforme necessário.

Estes três vídeos da TV Escola sobre a escravidão no Brasil podem ser apresentados a cada grupo específico (ou a toda a sala) para que os alunos tenham mais informações para acrescentar em seus roteiros.

Fausto e a pobreza das minas

Dos grilhões ao quilombo

Cana de mel, preço de fel

Dar espaço nas aulas para a confecção do cenário e dos figurinos usados na apresentação. Acompanhar cada elaboração de roteiro e de figurino é necessário, pois muitas dúvidas surgem no processo. A curiosidade sobre os instrumentos de tortura e castigo, os trajes, as formas de trabalhar nas minas, tudo é muito interessante e pode ser a oportunidade de dar significância ao conteúdo que esta sendo apresentado.

Organizar o calendário de apresentaçao de modo a dar, pelo menos, 30 minutos para cada grupo (sugiro 10 para preparação do cenário e 20 de apresentação). No dia da apresentação, conforme autorização dos alunos, é interessante gravar as apresentações para depois serem revistas com os alunos que estão apresentando, para ajudar na composição da avaliação final.

Após as apresentações, e dos merecidos aplausos, cada grupo explica o que apresentou, por que apresentou daquela forma e sana as eventuais dúvidas dos colegas de classe. O professor acompanha as explicações e faz as ponderações necessárias, valorizando as iniciativas de explicação.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Cana de mel, preço de fel Vídeo
Fausto e a pobreza das minas Vídeo
Dos grilhões ao quilombo Vídeo
Recursos Complementares
Um filmadora, ou máquina digital para gravar e/ou fotografar as apresentações. Uma roda de avaliação ao final de todo o processo, para verificar como foi elaborar um trabalho criativo de tão amplo conteúdo.
Avaliação

É importante que todo o processo criativo seja avaliado. A criação do roteiro, sua revisão, a elaboração dos figurinos e cenários, a pesquisa a mais informações, as dúvidas colocaras pelos grupos, tudo deve ser considerado como fonte de aprendizagem e levado em conta na composição final da nota ou conceito.

Utilizei uma ficha de auto-avaliação onde cada grupo avaliou, individualmente, o desempenho e a participação dos integrantes. Esta ficha continha questões, tais como: o que fez? com que qualidade/dedicação foi feito? por que da nota de zero a dez? E questões gerais como: é importante usar teatro para aprender? O que se pode aprender com uma encenação? O que poderia ser melhorado em futuros trabalhos como esse?

Ao final dos trabalho e da roda com troca de experiências foi montado um mural com fotos dos alunos e alguns dos comentários dos próprios alunos sobre o trabalho.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • T, oliveira castro , Ceará - dijo:
    mtamires08@hotmail.com

    14/05/2012

    Cinco estrelas

    muito bom


  • Rose, São Francisco de Assis , Paraná - dijo:
    rose.kanarski@yahoo.com.br

    03/09/2010

    Cinco estrelas

    Excelente!! gostei das dicas de vídeo e também sempre uso o " Amistad " para ilustrar a escravidão.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.