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Eletrólise

 

16/03/2010

Autor y Coautor(es)
MARCELO CESAR RIBEIRO
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

              O fenômeno da eletrólise é basicamente contrário ao da pilha, pois, o processo químico da pilha é espontâneo, e o da eletrólise é um processo não espontâneo que é provocado pela corrente elétrica.

Duração das atividades
1 Aula de 50 Minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Eletroquímica

- Pilhas de Daniell

- Ordem Crescente de ação oxidante

- Pilhas Alcalinas

- Pilhas de Mercúrio

Estratégias e recursos da aula

Momento - 01

Olá Professor !

Inicie a aula problematizando a seguinte questão com os alunos:

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                É muito comum as pessoas fazerem confusão entre as polaridades de pilhas e eletrólises, principalmente poque esse tipo de análise exige um conhecimento prévio sobre circuitos elétricos. A eletrólise seria um processo artificial ou natural, ou qual seria o esquema geral da eletrólise.

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Eletrólise Ígnea

Fonte: http://alfaconnection.net/images/FQM030108a.gif acessado 10/02/2010

Eletrólise Aquosa

Fonte: http://alfaconnection.net/pag_avsf/fqm0302.htm acessado 10/02/2010

                  A pilha produz energia elétrica a partir de uma reação espontânea de oxirredução. Na verdade o processo inverso, em que a energia elétrica pode originar um processo de oxirredução, denominamos de eletrólise. A eletrólise é um processo artificial, que não ocorre naturalmente, mas que possui grande importância prática. Ocorre a produção de vários metais, os recobrimentos (como a cromagem e a niquelação) e as recargas de baterias são algumas das muitas aplicações da eletrólise.

                  Mas qual seria o esquema geral da eletrólise? Sabemos que substâncias iônicas conduzem corrente elétrica quando fundidas ou em soluções aquosas. O que notaremos que agora a condução de corrente elétrica se dá pela formação de substâncias nos eletrodos. Quando ocorre a passagem da corrente elétrica em uma substância iônica no estado de fusão, a eletrólise denomina-se ígnea. Mas, se a substância iônica estiver dissolvida em água, será chamada de eletrólise aquosa.

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Gerador x Receptor

                    Várias pessoas confundem as polaridades de pilhas e eletrólises, principalmente porque esse estudo exige algum conhecimento de circuitos elétricos. Em eletricidade, aprendemos que gerador é na verdade um sistema que transforma algum tipo de energia em energia elétrica. Assim, uma pilha é um gerador em que a energia potencial química é transformada em energia elétrica. E o receptor faz exatamente ao contrário, ou seja, um ventilador, por exemplo, transforma energia elétrica em energia mecânica.

Eletrólise Ígnea

               &nbs p;    E letrólise ígnea é a eletrólise de um ele trólito no estado fu ndido. Nela, o sólido iônico deve ser liqu efeito por aquecimen to (fusão), pois assim os íons têm livre movimento, podendo se deslocar até os eletrodos e aí se descarregarem (fanhar ou perder elétrons).

Eletrólise Aquosa

                    Vamos considerar uma solução aquosa de NaCl. Quais íons estarão presentes?

                    É claro que Na+ e Cl- são os primeiros que imaginamos, mas você não deve se esquecer dos íons H+ e OH- produzidos pela auto-ionização da água. Dos íons derivados da água, apesar de estarem em pequena quantidade, são importantes para que possamos entender o mecanismo das eletrólises aquosas. Em experiências diversas, grandes cientistas verificaram que os íons Na+ não reagiam em eletrólises aquosas. Procuraram, então, determinar quais íons participavam e quais ficavam apenas como espectadores nessas eletrólises.

saiba mais png

Prevendo Semi-Reações de Eletrólise

                    Nos tipos de eletrólises mais comum, você poderá prever a grande maioria das semi-reações, basta apenas seguir alguns tipos de procedimentos.

                             - Escreva todos os íons presentes.

                             - Consulte as listas de facilidades de descarga.

                             - Observe que os cátions ficarão neutros.

                             - Note que os ânions também ficarão neutros.

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                  Agora é um momento muito importante para todos nós, porque colocaremos em prática tudo o que aprendemos em nossa aula. Por isso convido a todos vocês a participarem do nosso Blog da Eletrólise. Entre no link abaixo e participe junto aos seus colegas, sobre os questionamentos feitos no Blog. A particpação de todos é muito importante para a aprendizagem de todos os particpantes envolvidos. Aguardo a colaboração de todos vocês.

                                                                                  link: http://fenomenodaeletrolise.blogspot.com/ 2010/03/eletrolise.html

referencias gif

SARDELLA, Antonio; Curso Completo de Química. São Paulo: Editora Ática, 2º Edição 1999

LEMBO; Química Reali dade e Contexto. São Paulo: Editora Ática, 1º Edicação / 6º Impressão 2004

Atkins, P.; Jones, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Editora Bookman, 2 001.

Animação / Simulação

              a) Demonstrar a aplicação das leis de Faraday no processo de eletrólise de soluções aquosas

Eletrólise

               b) Demonstrar o processo de eletrólise de soluções aquosas

Elet rólise do ácido sulfú rico

                c) Demonstrar aos alunos a técnica de galvanoplastia, utilizado industrialmente para proteger peças de aços da corrosão

Eletrólise e banho de metais

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Eletrólise do ácido sulfúrico Animação/simulação
Eletrólise e banho de metais Experimento prático
Recursos Complementares

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     1) Neste vídeo você poderá acompanhar a Eletrólise da Água.

Fonte: Youtube http://www.youtube.com/watch?v=Xey-BxG1tww acessado 10/02/2010

Avaliação

1) Quais são os principais produtos da eletrólise em uma solução aquosa de Ca(NO3)2?

2) Realize à prática no laboratório de química com seus alunos, fazendo a Eletrólise do Ácido Sulfúrico, que tem como objetivo de demonstrar a eletrólise em solução aquosa.

                   Fonte: Banco Internacional de Objetos Educacionais http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8304 acessado 02/03/2010

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