19/08/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Analisar e identificar o benzeno e seus derivados mais simples que são chamados de compostos aromáticos.
Funções Orgânicas.
- Hidrocarbnetos
- Alcanos
- Alcenos
- Alcinos
Momento 01 -
Professor, o objetivo desta ação é saber que conhecimentos os alunos possuem sobre produtos que contém benzeno. Desta forma, organize a turma em equipes contendo 4 pessoas cada uma. Entregue uma cópia da tabela abaixo aos alunos. Os alunos poderão pesquisar na web os dados de todos os refrigerantes para o preenchendo a tabela, ou se a equipe que achar necessário poderá visitar um supermercado para estar coletando dados dos rótulos dos respectivos refrigerantes. Quando concluirem a atividade, o professor pode utilizar o quadro, explicando quais dos refrigerantes constantes da tabela contém realmente na sua composição o chamado benzeno.
Teste dos refrigerantes que contém benzeno.
Marcas Quantidade de Benzeno
Aquariu Fresh |
( ) Não tem ( ) Tem pouco ( ) Tem muito |
Aqua zero açucar |
( ) Não tem ( ) Tem pouco ( ) Tem muito |
Coca-cola |
( ) Não tem ( ) Tem pouco ( ) Tem muito |
Coca-cola Light |
( ) Não tem ( ) Tem pouco ( ) Tem muito |
Coca-cola zero |
( ) Não tem ( ) Tem pouco ( ) Tem muito |
Dolly guaraná |
( ) Não tem ( ) Tem pouco ( ) Tem muito |
Dolly guaraná diet |
( ) Não tem ( ) Tem pouco ( ) Tem muito |
Fanta laranja |
( ) Não tem ( ) Tem pouco ( ) Tem muito |
Fanta laranja light |
( ) Não tem ( ) Tem pouco ( ) Tem muito |
Sukita zero |
( ) Não tem ( ) Tem pouco ( ) Tem muito |
Sprite |
( ) Não tem ( ) Tem pouco ( ) Tem muito |
Para explicar a perfeita equivalência entre os carbonos, Berzelius sugeriu que havia uma alternância entre as ligações duplas? Ou será que foi sugerido por Kekulé?
Explicando
A estrutura do Benzeno
Entre a descoberta do benzeno e uma boa proposta para explicar suas propriedades químicas passaram-se quarenta anos. Em meados do século XIX, a estrutura do benzeno era um verdadeiro quabra-cabeça. Certo dia, um Kekulé começou a cochilar, sentado à frente de uma lareira. Diante de seus olhos, a dança das chamas transforou-se m um revoar de esferas que formaram uma imagem que, para ele, representava uma cobra mordendo o próprio rabo.
Em seus estudos, ele relata que acordou sobrerssaltado e, imediatamente, começou a trabalhar nessa idéia. Como resultado, surgiu a fantástica proposta de uma estrutura cíclica com ligações simples e duplas alternadas. Para explicar a perfeita equivalência entre os carbonos, Kekulé sugeriu que havia uma alternância entre as ligações duplas. Assim, segundo ele, deveria ex istir um equilíbrio en tre as seguintes est ruturas.
O benzeno, ao lado de sua grande importância industrial, é uma substância potencialmente perigosa. A inalação contínua de vapores dessa substância pode causar anemia e até ataques cardíacos. Por esses motivos, muitos laboratórios substituem o benzeno por tolueno quando necessitam de um bom solvente orgânico.
Laboratório de Informática
Professor(a) através da imagem abaixo, será possível demonstrar aos alunos a estrutura de uma forma tridimensional da molécula do benzeno. A partir da análise da imagem responda as questões referente as características do benzeno.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10771 acessado 08/08/2010
1) Qual a fórmula molecular do benzeno? |
2) O benzeno também pode ser chamado de anel aromático? ( ) Sim ( ) Não Por quê? |
3) O benzeno é um composto? ( ) Sólido ( ) Líquido ( ) Gasoso |
4) O benzeno é inflamável? ( ) Sim ( ) Não Por quê? |
5) Qual seria a massa molar do benzeno? |
A resposta de cada questão deverão ser anotados no cadeno por todos os alunos, pois servirão como subsídio no decorrer da aula.
Professor(a) na metade do século XIX, vários cientistas já haviam proposto diferente fórmulas estruturais para o benzeno. Mas nenhuma das explicações conseguia explicar as reações apresentadas pelo benzeno. Foi então que Friedrich August Kekulé von Stradonitz, após um sonho, propôs a idéia do anel hexagonal. Completando no ano seguinte com a hipótese da existência de um par de estruturas em equilíbrio, com a alternância de ligações duplas.
Nos vídeos 1, 2 e 3 abaixo, você terá a oportunidade de assistir com seus alunos toda a história de Kekulé e seu sonho, que o levou a fórmula final do benzeno.
Vídeo-1 Fonte: youtube http://www.youtube.com/watch?v=MFYiB_L8C1k acessado 08/08/2010
Vídeo- 2 Fonte: youtube http://www.youtube.com/watch?v=iTl9jfrk9s4 acesado 08/08/2010
Vídeo- 3 Fonte: youtube http://www.youtube.com/watch?v=h2ZhSLc2Ryc acessado 08/08/2010
Professor(a) no final peça a seus alunos que respondam as questões abaixo.
1) O que levou Kekulé a ter esse tipo de sonho? |
2) O sonho com a cobra foi mera coincidência? |
3) A partir de qual momento do vídeo ele tem a plena certeza de ter descoberto a fórmula verdadeira do benzeno? |
4) A fórmula obtida por Kekulé já era totalmente etável? |
A resposta das perguntas deverão ser anotadas no cadeno por todos os alunos, pois servirão como subsídio no decorrer da aula.
Sugerimos ao(a) professor(a) para que crie o Blog referente a tudo que foi trabalhado na aula. Os alunos deverão relatar toda parte teórica referente ao benzeno, e toda trajetória de Kekulé até a descoberta final a fórmula do benzeno, e consequentemente junto com as suas conclusões e resultados obtidos durante todo o processo de descoberta. Para que possa alimentar a discussão, e que efetivamente haja a contribuição e a participação de todos, pode ser criado apenas um blog para toda a turma, sendo que todos os alunos deverão participar efetivamente da sua elaboração. Poderão ser inseridos materiais diversos, tais como: textos, imagens, vídeos, links referente ao tema. Para que criem o blog sugerimos o link: https://www.blogger.com/start
Laboratório Informática:
Os estudantes poderão implementar uma pesquisa afim de investigar onde o benzeno é empregado em escala industrial. Após desenvolverem a pesquisa utilizar o laboratório de informática, acessar um software aplicativo no qual seja possível o uso da planilha eletrônica. Efetuar a tabulação dos dados e apresentar os resultados obtidos durante a pesquisa à comunidade escolar, por meio de um veículo de comunicação. Os veículos de comunicação a serem divulgados os resultados poderá ser: internet, televisão, rádio, jornais e revistas.
SARDELLA, Antonio; Curso Completo de Química. São Paulo: Editora Ática, 2º Edição 1999
LEMBO; Química Reali dade e Contexto. São Paulo: Editora Ática, 1º Edicação / 6º Impressão 2004
Atkins, P.; Jones, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Editora Bookman, 2001.
Nome | Tipo |
---|---|
Benzeno | Imagem |
Ministério do Trabalho e Emprego
Fonte: http://www.mte.gov.br/seg_sau/comissoes_benzeno_acordo.asp acessado 08/08/2010
Fundacentro
Fonte: http://www.fundacentro.gov.br/dominios/CTN/anexos/Apresenta%C3%A7%C3%A3o%20da%20norma%20de%20benzeno%20em%20produtos%20acabados.pdf acessado 08/08/2010
InfoEscola
Fonte: http://www.infoescola.com/quimica-organica/benzeno/ acessado 08/08/2010
Destacamos alguns critérios norteadores da avaliação:
- Participou efetivamente das discussões propostas pelo professor;
- Participar das reflexões e questionamentos na forma oral;
- Realizou a atividade de pesquisa proposta pelo professor;
- Na pesquisa apresentou dados relevantes e atuais sobre a temática;
- Participação individual e coletiva (prática social final).
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