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Processo da Fotossíntese

 

14/08/2009

Autor y Coautor(es)
victor cherubin alves
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender os processos biológicos da fotossíntese nos seres vivos.
Duração das atividades
2 aula- 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos básicos de biologia celular tais quais: diferenciação seres procariontes e eucariontes ;organelas (cloroplasto, mitocondria); respiração; ATP, etc.
Estratégias e recursos da aula

 FOTOSSÍNTESE

  A Fotossíntese significa etimologicamente síntese pela luz. A atividade fotossintética das plantas, das algas e de algumas bactérias promove o armazenamento da energia solar em moléculas orgânicas ricas em energia a partir de moléculas inorgânicas simples, como a água (H2O) e o dióxido de carbono (CO2).É um processo no qual a energia solar é armazenada nas ligações químicas das moléculas de carboidratos. 

**Professor, você pode optar por utilizar as animações abaixo para começar a aula, elas são mais básicas e servem para introduzir conceitos mais básicos e gerais sobre a fotossíntese.

Animação on-line: http://www.pbs.org/wgbh/nova/methuselah/photosynthesis.html

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1733/imagens/fotossintese1.jpg

Animação on-line: http://www.goalfinder.com/preview/SPLPHE9.swf?productid=39

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1733/imagens/photosynthesis.jpg

Natureza da Luz

Primeiramente é importante definir com os alunos as propriedades da luz. O físico Isac Newton, a cerca de 300 anos, separou a luz em um espectro de cores visíveis ao passa-la através de um prisma. Mais tarde foi demonstrado que a luz possui propriedades de onda e partícula, ou seja, em determinados momentos a luz comporta-se como onda, em outros como partícula. Também foi descoberto que luz visível aos nossos olhos compreende apenas uma pequena variação dentro do espectro da onda luminosa. A planta consegue absorver uma determinada variação do comprimento de onda da luz para poder realizar a fotossíntese.

**Utilize o objeto abaixo para ilustrar os espectros de cores visíveis aos alunos.


Light dispersion conceptual 


 Pigmentos Fotossintetizantes

Para energia luminosa ser utilizada por seres vivos ela deve ser primeiramente absorvida. Uma substância que absorve a luz é conhecida como pigmento. A clorofila, o pigmento que torna as folhas de cor verde, absorve a luz principalmente nos comprimento de onda do violeta e azul, e também do vermelho. Por causa disso a clorofila reflete principalmente a luz verde, e por isso, as plantas clorofiladas mostram-se verdes.


Luz e cores< /a>

** Sugestão de atividade: O recurso acima pode ajudá-lo para trabalhar com a idéia de luz e as cores dos objetos, e os pigmentos responsáveis pelo mesmo. Neste objeto é possível informar-se de atividades práticas que sejam mais palpáveis para os alunos, trabalhando com seus sentidos visuais.

Onde está a clorofila nos seres vivos?

Aqui é possível contextualizar os locais da folha onde ocorre a fotossíntese, é possível ainda introduzir ou retomar (caso já tenha sido dado) o cloroplasto; contextualizar onde ele está localizado na planta (folhas).Utilize a animação abaixo para tal. Escolha no menu da animação: FOLHA

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1733/imagens/objeto_2.jpg   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1733/imagens/objeto22.jpg

*****

animação 1 ou escolha baixar a animação em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2412

É importante ainda mostrar aos alunos que outros seres possuem o pigmento da clorofila e realizam a fotossíntese, como bactérias e algas. Elas são importantes produtores nas diversas cadeias alimentares do globo.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1733/imagens/algas.gif  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1733/imagens/Cyanobacteria_guerrero_negro.jpg

 Imagem1: Algas unicelulares, fotossintetisantes.                            Imagem 2: Cianobactéria

**Ver aula : A importância das bactérias para vida, que demonstra a importância dos seres procariontes fotossintetizantes. É possível também trabalhar a teoria endossimbionte de seres procariontes(autotróficos) com seres eucariontes heterotróficos, sendo uma das teoria mais aceitas que explica o aparecimento do cloroplasto.

Reações da Fotossíntese

As várias reações que ocorrem durante a foto ssíntese são divididas em dois principais processos:

  1. As reações luminosas : Nestas a energia luminosa é usada para formar ATP a partir do ADP e fosfato inorgânico e reduzir moléculas transportadoras de elétrons, principalmente a coenzima NADP+. Sua forma reduzida (NADPH, é usada pelas cél ulas para fo rnecer energia par a as vias de biossínt ese).
  2. As reações de fixação de carbono: A energia do ATP é usada para ligar covalentemente o dióxido de carbono a uma molécula orgânica, e o poder redutor do NADPH e então usado para reduzir novos átomos de carbono fixados a um açúcar simples.

***IMPORTANTE:Professor, alguns conceitos muitas vezes são confundidos pelos alunos quando é tratado o assunto da fotossíntese, por isso é necessário destacar:

 - A fotossíntese não é o contrário da respiração aeróbica. Caso seja necessário, utilize o recurso abaixo. Nele é possível demonstrar o processo da respiração.

 - Enfatizar que o oxigênio, na fotossíntese surge da hidrólise da água, e não é proveniente do CO2.

 - Salientar, que os vegetais, embora façam fotossíntese também respiram. Lembrar que a célula vegetal possui tanto cloroplastos quanto mitocôndrias (responsável pela respiração)

** Na animação abaixo é possível trabalhar com a organela do cloroplasto, bem como demonstrar as equações gerais, e as diferentes etapas das reações da fotossíntese. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1733/imagens/fotossintese.JPG

ANIMAÇÃO ou escolha baixa-la em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2260

**Este objeto é muito extenso, possui muitas informações, sendo que algumas delas você poderá demonstrar estruturas, reações e esquemas práticos. Porém fique atento ao conteúdo desejado, é importante filtrar as informações necessárias aos objetivos de sua aula. É possível ainda utilizar outras opções deste recurso para contextualizar o aluno.

  Fonte imagem 1: http://www.educarchile.cl/UserFiles/P0001/Image/CR_Imagen/articles-95276_imagen_0.gif

  Fonte imagem 2: http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Procaryota?uselang=pt

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Luz e cores Experimento prático
Light dispersion conceptual Imagem
Recursos Complementares

Ver aula: energia e seres fototróficos

Ver aula: Fatores que influenciam a fotossíntese

Ver aula: seres fotossíntetizantes e os diferentes biomas

Avaliação

É possível utilizar a sugestão da atividade acima para avaliar: a participação dos alunos e identificar os conceitos e relações desenvolvidas por eles de acordo com o objetivo da aula, ou seja, ver se eles serão capazes de relacionar o conteúdo passado na atividade, com o conceito teórico da fotossíntese.

**IMPORTANTE**: Vale lembrar que a avaliação é um instrumento para o professor diagnosticar a aprendizagem e a aplicação de sua própria aula, podendo assim, caso necessário mudar as estratégias de ensino para atingir ao máximo todos os objetivos da aula em sua classe.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
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Opiniones

  • Claci Maria Bneati, Escola Estadual Madre Belém , Tocantins - dijo:
    clacivitoria@hotmail.com

    11/08/2010

    Quatro estrelas

    A aula está muito bem planejada, inclusive com detalhes e comparações bem definidos, além de que o assunto sobre a fotossíntese é de suma importância para todo o estudo de ciẽncias e biologia. Parabéns.


  • Agnes Vitória Rezende Moreira, Escola Estadual Francisco Dourado , Mato Grosso - dijo:
    ioagni@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    adorei a aula! parabéns professor! tenho certeza que meus alunos irão se interessar muito mais pela aula...


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