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Água: O Elemento da Vida

 

14/08/2009

Autor y Coautor(es)
Ubiratã de Souza Dias
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Ivã de Haro Moreno

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O objetivo desta aula é que o aluno compreenda as características básicas da água e como estas características fazem com que esse recurso natural seja tão importante para o surgimento e manutenção da vida como a conhecemos.

Duração das atividades
1 aula de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula
      

A Molécula de Água

"Acredito que à medida que os métodos de química estrutural forem aplicados aos problemas fisiológicos, se descobrirá que o significado das pontes de hidrogênio para a fisiologia é maior do que qualquer outra característica estrutural"
Linus Pauling, The Nature of the Chemical Bond - 1939

Linus Pauling estava certo em suas suposições. As pontes de hidrogênio são de fundamental importância para uma serie de características que regem o funcionamento biológico. (Veja também: Proteínas, osmose, metabolismo )
Na água, as pontes de hidrogênio formadas entre suas moléculas fornecem a força coesiva que confere a esta substância grande parte de suas características especiais.


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A molécula de água. Nesta imagem o oxigênio esta representado em vermelho e o hidrogênio em branco.

A molécula água é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio.
O átomo de oxigênio atrai os elétrons da ligação, para si, muito mais fortemente que os átomos de hidrogênio. Isto ocorre pois os elétrons possuem uma carga elétrica negativa e serão atraídos pelos prótons, de carga elétrica positiva, presentes nos núcleos dos átomos que compõem a molécula.
Os átomos de hidrogênio possuem apenas 1 próton em seu núcleo, ao passo que o oxigênio, possui 8 prótons. Sendo assim podemos dizer que o oxigênio é mais eletronegativo que o hidrogênio, pois possui uma tendência de atrair os elétrons da ligação covalente, maior do que este. Essa maior eletronegatividade do oxigênio implica em um compartilhamento desigual de elétrons na molécula, formando dois dipolos elétricos, um em cada lado da ligação H—O.
Deste modo cada hidrogênio adquire uma carga parcialmente positiva (por “perder” um elétron), enquanto o oxigênio passa a possuir uma carga parcial negativa, igual à somo das duas cargas parciais positivas dos átomos de hidrogênio.
Tudo isto pode parecer complicado a um primeiro olhar, mas estes fatos nos levarão a uma conseqüência importantíssima para o comportamento da molécula de água: haverá uma atração eletrostática entre o oxigênio, mais negativo, de uma molécula e o hidrogênio, mais positivo, de outra molécula de água, unindo fortemente estas moléculas. Esta é a chamada ponte de hidrogênio.

A alta polaridade da molécula de água e sua capacidade em formar fortes pontes de hidrogênio, influem diretamente na capacidade desta em dissolver outras substancias. A água é conhecida como "solvente universal" e dissolve uma enorme gama de compostos orgânicos polares, permitindo assim que tais compostos possam ser facilmente dissolvidos, transportados e metabolizados no interior aquoso da célula.

Água: solvente universal

Saiba mais aqui:   

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Água o liquido Vital

 

Propriedades físicas da Água 

Uma das propriedades mais importantes da água para a ocorrência da vida como a conhecemos é a sua dilatação anômala. A água, assim como quase toda substancia , se contrai com a que da de temperatura, n o entanto, a partir de 4°C a águ a se expande, voltando a se contrair somente após sua solidificação. Deste modo a água possui sua maior densidade à temperatura de 4°C, isso explica o belíssimo fato do gelo (normalmente formado a partir de 0°C) boiar sobre a água. Uma observação muito comum, mas que implica em grandes conseqüências para o desenvolvimento biológico.

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http://portaldoprofessor.mec.gov. br/storage/discovirtual/aulas/1735/imagens/Pagina2.gif

Moléculas de Água em estado líquido e Sólido

Você pode obter mais informações e imagens sobre as moléculas de água em seu estado liquido e sólido. A pagina está em inglês. 

http://portaldoprofessor.mec. gov.br/storage/discovirtual/aulas/1735/imagens/Aguajohnkirk.JPG

Mais informações e ótimas animações sobre a molécula de água. Pagina em Português.

 

A ÁGUA E OS SERES VIVOS

As principais moléculas orgânicas complexas e os primeiros organismos surgiram em meio aquoso. O curso da evolução teve ai um importante condicionante: as propriedades do meio aquoso onde a vida começou.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1735/imagens/Origemdavida.JPG

Origem da Vida

Todo organismo vivo possui então uma profunda relação com a água. Ao longo do processo evolutivo, muitas adaptações surgirão o que permite que alguns organismos possam viver em condições com baixíssima disponibilidade de água. Alguns chegam até a conseguir sobreviver em ambientes sem praticamente água nenhuma.
No entanto, a água é a substancia mais abundante nos sistemas vivos. Nos seres humanos ela representa por volta de 70% de nosso peso e em alguns organismos ela pode ultrapassar os 95%! É o caso, por exemplo, das medusas ou águas-vivas.

Foto água-viva
 

Em vegetais o volume de água fixado pela planta durante seu crescimento é muito menor do que o volume de água que flui pela planta através da evapotranspiração.


A água possui fundamental papel no transporte de gases e nutrientes tanto em animais quanto em vegetais. Ela também atua no controle e distribuiçã o do calor pelo organ ismo e possui até&nb sp;papel est rutural através turgescência da célula.

Circulação sangüínea humana

 

 

Mas a água não é dotada somente de grande importância fisiológica. Ela possui, também, uma importância social muito grande para as populações humanas. Assim como todo ser vivo o Homem precisa de água em condições especificas para sua sobrevivência. Mas diferentemente da maioria dos outros seres, no caso dos humanos, é a nossa própria espécie a maior responsável por tornar a água imprópria para ela mesma.

Veja também a aula Água Social

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Circulação sanguínea humana Animação/simulação
Água: solvente universal Animação/simulação
Experiência O gelo flutua? Vídeo
Evapotranspiração Animação/simulação
Recursos Complementares
É necessário equipamento multimídia para a exibição dos vídeos e objetos propostos.
Avaliação

Ao se pensar em como fazer uma avaliação é sempre fundamental refletir previamente quais são os objetivos dessa avaliação e qual será sua utilidade para você professor. Seguem então sugestões de alguns critérios que podem ser usados para sua avaliação: A contribuição individual e nas discussões coletivas e demais atividades em grupo. A habilidade de relacionar as discussões feitas em aula com as atividades propostas. Realização das atividades. Lembre-se de que o resultado das avaliações lhe deve ser sempre de algum modo útil afim de que você possa traçar novas estratégias métodos e caminhos para suas aulas alcancem sempre seus objetivos.

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