Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Evoluçao: Seleçao Natural e Especição

 

14/08/2009

Autor y Coautor(es)
Ubiratã de Souza Dias
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta aula deve oferecer ao aluno noções básicas sobre o pensamento evolucionista, compreendendo sua história, principais vertentes e preceitos, com especial atenção ao pensamento neo-darwinista, à seleção natural e ao processo de especiação. 

Duração das atividades
De 1 a 2 Aulas de 50min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

 

## Professor, antes de iniciar a abordagem do assunto é interessante fazer uma breve discussão com a sala sobre as diferenças entre teorias cientificas e crenças pessoais e religiosas. É necessário enfatizar que nesta aula olharemos para a evolução com um olhar cientifico e não religioso ou pessoal ##

Em nosso vocabulário popular o termo teoria acabou por tomar o sentido de uma um palpite, adivinhação ou qualquer simples explicação formulada às pressas e sem sólidos critérios metodológicos e científicos. Mas no campo da ciência não é assim. Quando se constrói uma teoria cientifica ela é baseada em muitas observações, leis, hipóteses e inferências que, testadas e aceitas (ou não) pela comunidade cientifica, tentam explicar um fenômeno natural.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1740/imagens/Evolutionjustatheory.JPG

Isn`t Evolution Just a Theory?

O Vídeo possui 6min 15s de duração. Pode ser passado na integra em sala de aula. O Áudio e a legenda estão em inglês. Legendas em português ainda não estão disponíveis.

EXPLICANDO A DIVERSIDADE DA VIDA: O EVOLUCIONISMO

## Você pode iniciar este momento da aula fazendo perguntas que exponham quais são os conhecimento prévios de seus alunos sobre evolução. Talvez a mais básica e importante delas seja: o que é evolução? ##


Diante de questionamentos como este, normalmente os alunos trazem consigo uma noção trivial de evolução como “melhora”, “avanço”, “desenvolvimento”, “aprimoramento” etc. Idéias que estão presentes no pensamento "popular" e são constantemente reforçadas pela mídia e,  não raramente, estão sempre no minimo equivocadas. É preciso enfatizar que o conceito de evolução não esta relacionado às idéias de melhor ou pior, mais avançado ou atrasado, mais desenvolvido ou menos desenvolvido. Tais idéias são baseadas em critérios da subjetividade humana, logo não podem operar uma ação natural.

A historia da biologia evolutiva tem seu inicio de fato com a publicação, em 1859, do livro The Origin of Species (A Origem das Espécies) de Charles Darwin. No entanto, muitas das idéias das quais Darwin fez uso já existiam muito antes da publicação do livro, ou mesmo da existência do naturalista.
A afirmação mais imediata, e também a mais controversa, da teoria de Darwin é a de que as espécies não possuem uma forma fixa ou sem mudança, ocorrendo assim de uma espécie evoluir em outra, ou seja: ao longo do tempo ocorreram mudanças em uma espécie fazendo com que surgissem novas espécies.

## Professor neste momento você pode levantar de seus alunos qual é(são) a(s) concepção(ões) de espécie que eles possuem. Você pode iniciar uma breve discussão sobre a inexistência de um conceito único de espécie e possível de ser usado em todas as situações##

null


Charles Robert Darwin em 1854

 

## Lembrando sempre que evolução se refere, originalmente, à mudança ao longo do tempo. ##

Naturalistas e filósofos anteriores a Darwin já discutiam esta idéia. A questão foi trazida a discussão para um maior público pelo naturalista francês Jean-Baptiste Lamarck através  publicação de seu trabalho "Philosophie Zoologique", em 1809, no qual Lamarck já argumentava que as espécies mudavam ao longo do tempo transformando-se em novas espécies. Contudo as idéias de Lamarck que explicavam como as espécies mudavam diferiam importantemente do pensamento de Darwin e da Evolução moderna.

Veja mais aqui:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1740/imagens/Evolucionistas.JPG

Os evolucionistas

**Baixe este Recurso ** em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3245

 

 ## No recurso acima você encontra mais informações básicas sobre lamarckismo, darwinismo, neodarwinismo e especiação. Recomendo que neste momento sejam usados somente os recursos nas partes referentes ao darwinismo e lamarckismo. O recurso pode ser usado em sala pelo professor ou ser recomendado aos alunos como complemento. ##

 

SELEÇÃO ESPECIAÇÃO

 

## Neste momento da aula você deve instigar seus alunos a formularem explicações sobre como surgem novas espécies##

A pergunta inicial de Darwin e a questão central da teoria evolutiva sempre foi: Como Novas espécies surgem?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1740/imagens/OroledeDarwin.JPG

A viagem de Darwin ao redor do mundo a bordo do Beagle possibilitou que ele pudesse observar e coletar sistematicamente animais de todo o planeta.

Darwin conseguiu encontrar a chave para responder esta pergunta: a seleção natural.

Mas como a seleção natural funciona?
Todos nós podemos observar que mesmo entre indivíduos de mesma espécie um número muito grande de variações podem ocorrer. Podemos tomar como exemplo a nossa própria espécie.
Todos somos seres humanos, Homo sapiens, mas em nossa população há diferenças entre os indivíduos. Uns correm mais rápido, outros correm por mais tempo, há os que saltam mais alto, os que tem medo de altura, uns tem mais melanina que os outros, olhos verdes, azuis, cabelo ruivo. Pequenas diferenças que são na verdade características de cada um e variações naturais da espécie.
 

## Faça uma Atividade Pratica ##


Evolução dos palitos



Guerra dos bicos

 
Nas atividades sugeridas acima os alunos vivenciarão situações onde poderão visualizar o funcionamento geral da seleção natural.
Na primeira atividade os alunos farão o papel da seleção natural podendo determinar quais espécies serão extintas ou não e quando surgirá uma nove espécie.
Na segunda, eles vivenciarão as conseqüências da seleção natural pois irão se deparar com um cenário onde as variações naturais entre indivíduos de uma espécie, no caso o formato do bico em aves, podem determinar quais indivíduos terão melhores chances de sobreviver e quis não. As atividades possuem grande capacidade de adaptação não precisando ser integralmente seguidas como o descrito.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1740/imagens/Selecaonatural.JPG

How Does Evolution Really Work?

O Vídeo possui 6min 39s de duração. Pode ser passado na integra em sala de aula. O áudio e a legenda estão em inglês. Legendas em português ainda não estão disponíveis.

 

APROFUNDANDO OS CONCEITOS

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1740/imagens/Atividade2.JPG

Evolução

 

A atividade é dividida em dois módulos: No Módulo 1 são abordados os conceitos de seleção natural e especiação. O Módulo 2 traz uma introdução à sistemática filogenética.
Neste momento da aula sugere-se que se faça uso somente do modulo 1.

Nesta atividade os alunos aprofundarão idéias e conceitos já vistos em aula. A atividade pode ser feita durante a aula juntamente com o professor ou recomendada como atividade complementar à aula.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Evolução dos palitos Experimento prático
Recursos Complementares
Material multimídia para exibição do material proposto.
Avaliação

Ao se pensar em como fazer uma avaliação é sempre fundamental refletir previamente quais são os objetivos dessa avaliação e qual será sua utilidade para você professor. Seguem então sugestões de alguns critérios que podem ser usados para sua avaliação: A contribuição individual e nas discussões coletivas e demais atividades em grupo. A habilidade de relacionar as discussões feitas em aula com as atividades propostas. Realização das atividades. Lembre-se de que o resultado das avaliações lhe deve ser sempre de algum modo útil afim de que você possa traçar novas estratégias métodos e caminhos para suas aulas alcancem sempre seus objetivos.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.