10/03/2009
DONA INES - PB ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL SENADOR HUMBERTO LUCENA
Maria da Conceição Gomes da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Estratégias e recursos da aula
1ª etapa
Diálogo com os alunos sobre a importância de um bom relacionamento entre: Professor/aluno/Escola, estabelecendo um contrato didático e em seguida averiguar o que sabem a cerca do significado do Iluminismo, o que lhe vem à mente ao ver esta palavra. Registrar os significados narrado pelos alunos (Favorece a oralidade e o pensamento criativo)
2ª etapa
Elaborar, a partir do diálogo estabelecido anteriormente, questionário para ser pesquisado, pelos alunos. (A aplicação do questionário além de favorecer a pesquisa entre os educandos permite o trabalho com a leitura e a escrita).
3ª etapa
Discutir sobre respostas encontradas e opiniões sobe o assunto. (Permite expressão oral e desenvolvimento de atitude reflexiva)
4ª etapa
Dividir os alunos em duplas nos computadores e orientar a pesquisa objetiva na internet com a ferramenta wiki, tópicos sugeridos: Iluminismo; Percussores do Iluminismo. Não tendo acesso a informática a pesquisa poderá ser realizada em jornais, livros ou revistas.
5ª etapa
Apresentação dos grupos sobre material pesquisado. (permite expressão oral e organização de sequência lógica de pensamentos, além de desenvolvimento da leitura e interpretação)
6ª etapa
Aulas expositivas sobre a história do Iluminismo, utilizando imagens dos principais percussores do Iluminismo, e algumas obras do período do Iluminismo. (favorece o conhecimento da nossa história vista por outro ângulo, a leitura de imagens).
7ª etapa
Dividir os alunos em equipes de no máximo 4 alunos para elaboração de cartazes para exposição na escola sobre frases e pensamentos do Iluminismo utilizando gravuras e breve histórico dessas. (estímulo ao trabalho em grupo, contextualização; e valorização da pesquisa dos alunos).
8ª etapa
Criação de Textos sobre o Iluminismo, realizado pela turma junto com a professora. (podendo ser exposto na escola ou no blog do Jornal Estudantil)
Quatro estrelas 7 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
28/04/2015
Quatro estrelasMuito legal deu um resultado bacana
26/05/2013
Quatro estrelasAlgumas ideias vieram ao encontro de minha necessidade. Aplicarei e depois registrarei os resultados.
15/05/2011
Cinco estrelasesta aula foi muito proveitosa amei!
05/09/2010
Quatro estrelassua aula estsr perfeita me ajudou muito como minha sugestão de atividade para a facudade obrigada
16/06/2010
Cinco estrelasAchei muitíssimo interessante, tendo em vista as estratégias utilizadas, que dão ênfase à participação do educando.
24/03/2010
Três estrelasachei produtiva, mesmo sendo extesa como alguem já comentou é válido acrescentar na pesquisa o item questão sócio-economica, condição da população, posição do clero, etc.
24/03/2010
Sem estrelasgostei muito do material, vai ser muito util. atenciosamente gileno nunes
24/03/2010
Cinco estrelasA aula é bastante interessante haja vista quantidade de tarefas que a professora incentiva os alunos a realizarem até que se chegue a avaliação. Caso eu tivesse que ministrar esta aula eu ainda incluiria o recurso data show, cd de filmes históricos que levassem os alunos a visualizarem imagem que podesse reforçar o aprendizado recebido e apesar de tradicional eu também incentivava os alunos a construirem o seu proprio conceito de iluminismo.
24/03/2010
Sem estrelasA proposta é boa , mas talvez leve muito tempo para realizar e há outros assuntos a serem trabalhados. Mesmo assim irei experimentar a proposta.
24/03/2010
Sem estrelasA sugestão se mostrou dinâmica em relação às atividades sugeridas, no entanto, em minha opinião, muito extensiva e um pouco fora do contexto, uma vez que o objetivo principal seria o de conscientizar o aluno da situação socio-econômica em que se encontrava a sociedade européia da época, estabelecendo, claro, um paralelo com a condição socio- econômica da nossa sociedade no contexto atual. E esse detalhe não foi comtemplado nesta sugestão.