10/03/2009
DONA INES - PB ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL SENADOR HUMBERTO LUCENA
Maria da Conceição Gomes da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Estratégias e recursos da aula
1ª etapa-
Diálogo com os alunos sobre a importância de um bom relacionamento entre: Professor/aluno/Escola, estabelecendo um contrato didático e em seguida Contextualização temática: Baseando-se nos eixos temáticos do PCN em História para o quarto ciclo e - “Nações, povos, lutas, guerras e revoluções” esta proposta de aula visa confrontar as idéias entre passado e presente, focando o estopim deste conflito o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, durante sua visita a Saravejo (Bósnia-Herzegovina), como ponto de partida para a eclosão da Primeira Guerra Mundial. Para o desenvolvimento desse tema, você tem a sua disposição um Texto relacionado à temática em questão.
Aula I: Antecedentes
Duração: 50 minutos
2ª etapa
Dividir a turma em grupos e apresentar o texto: O início da Grande Guerra. Nas atividades dos grupos, problematize as questões relacionadas às investigações que levaram ao criminoso, um jovem integrante de um grupo Sérvio chamado mão-negra, contrário a influência da Áustria-Hungria na região dos Balcãs. O império austro-húngaro não aceitou as medidas tomadas pela Sérvia com relação ao crime e, no dia 28 de julho de 1914, declarou guerra a Servia.
Aula II – O Início da Grande Guerra
Duração: 50 minutos
3ª etapa
organizar um debate dirigido, discutindo as questões relacionadas à guerra e suas influência e desdobramentos para os dias atuais.
Aula III – Política de Alianças
Duração: 50 minutos
4ª etapa
apresentar um vídeo: O Brasil na Primeira Guerra Mundial, (duração de 5minutos) como motivacionais e revisão do conteúdo estudado.
Aula IV – O Brasil na Primeira Guerra Mundial
Duração: 50 minutos
5ª etapa
Para finalizar, solicite que individualmente o aluno desenvolva suas reflexões e, em seguida, compartilhe as suas idéias e reflexões com os demais colegas.
• No decorrer dessa atividade, orientar e instigar os alunos a desenvolverem reflexões críticas e históricas a respeito da Primeira Guerra Mundial.
Aula V – Fim do conflito
Duração: 50 minutos
Três estrelas 18 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
16/03/2013
Três estrelasgostei, penso que nós enquanto professores de história poderíamos contribuir mais uns com os outros trocando experiências assim como a sua em sala de aula.
14/03/2012
Quatro estrelasgostei da sugestão e vivenciarei em minhas turmas do 9º ano, e voltarei a visitar o site.
11/08/2010
Quatro estrelasGostei muito deste planejamento,pois, procuro sempre inovar minha prática pedagógica.Buscando novas metodologias.Parabéns por querer partilhar com outros profissionais. A troca de experincias é muito válida.A educação vai muito além do que nossos olhos vêem.
13/05/2010
Cinco estrelasAmei esta sugestão. Confesso que estava meio perdida, pois é o primeiro ano que trabalho com turmas de 9ª ano, exatamente a série em que se estuda mais a fundo as guerras. Valeu mesmo!
06/04/2010
Cinco estrelasGostei! Me ajudou bastante principalmente porque usou a sala de tecnologia que os alunos ficam super motivados...
24/03/2010
Duas estrelasAs propostas de atividades estão muito coerentes com o objetivo da aula e de fácil execução pelo professor e alunos Parabéns.
24/03/2010
Duas estrelasSua aula foi bem estruturada e o aproveitamento dos alunos será 100%. Você esta relacionando informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em siatuações concretas, para construir argumentação consistente.
24/03/2010
Cinco estrelasExelente , sua aula foi muito bem elaborada. Vou aderir suas sugestões.Parabéns.
24/03/2010
Duas estrelasSugestão bem planejada e corretamente bem dividida em relação à duração, além de notar-se bastante dinamismo na verificação da aprendizagem dos alunos. Suas sugestões de atividades podem, iclusive, serem utilizadas em outras sugestões de aulas. Parabéns!!!
24/03/2010
Quatro estrelasSua aula foi bem estruturada, bastante interativa. O uso dos recursos foram eficazes. Você instigou seus alunos de várias maneiras. A socialização foi fundamental. O aproveitamento da aprendizagem concerta é 10. Parabens.
24/03/2010
Quatro estrelasEstratégia bastante sugestiva e inovadora com ouso de recursos tecnologicos que possibiltam mais pesuisa e interesse pelo assunto estudado.
24/03/2010
Duas estrelassuas dicas com certeza são bastante interessantes, as aproveitarei e seguirei suas dicas. Pena que infelismente não disponibilizo de filmes que possam ser apresentados.A grande maioria dele são sempre muito longos.
24/03/2010
Três estrelasA aula é bastante interessante, porém da 3ª à 5ª etapa atendem melhor a nossa realidade.
24/03/2010
Quatro estrelasEstratégia bastante sugestiva e inovadora com ouso de recursos tecnologicos que possibiltam mais pesuisa e interesse pelo assunto estudado.
24/03/2010
Duas estrelasFazendo uma leitura analitica desta aula, percebi a forma coerente na estruração e organição de conteudos e estratégias metodologicas que permitirá aos educandos uma maior compreencao do conteudo ministrado.
24/03/2010
Quatro estrelasBem ao meu ponto de vista a aula esta bem elaborada e tambem bem dividida, so que quando se trata de trabalhar com recursos tecnologicos os aalunos se interessam bem mais quando encorporamos filmes relacionados ao tema, pois a questao e documentario tambem é bom, porem nem sempre desperta o interesse que nos professores aumejamos.
24/03/2010
Duas estrelasSua aula foi bastante esclarecedora porque você utilizou varias metodologias com seus alunos e ao mesmo tempo relacionou com a realidade do Brasil na época do conflito, já que envolveu varias nações, principalmento a parcela que o brasil teve,
24/03/2010
Três estrelasO planejamento foi muito bem elaborado, o assunto muito bem explorado em todos os pontos cruciais para a compreensão da eclosão da Primeira Guerra, porém, inserido na minha realidade, este planejamento se resumiria, no máximo, a três aulas.