24/03/2009
A história do Avião
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo, pois o recurso pode ser salvo em DVD.
Motivação:
A imagem de um avião (Fig. 1) deverá ser mostrada para os alunos no início das aulas, juntamente com as seguintes perguntas:
- Quando vocês vêem esta imagem pensam em quê?
- Vocês sabem quem inventou o avião?
Figura 1- Imagem de um avião.
Disponível em: http://img237.imageshack.us/img237/3326/aviacaoembraeremb195uy8.jpg Acesso em: 02. Mar. 2009.
Sugerimos que os alunos estejam na Sala de Vídeo da escola para assistirem o recurso (vídeo), para que todos possam ao mesmo tempo assisti-lo.
Atividade 1
Após ter ouvido as respostas das crianças, o professor lhes dirá que neste momento conhecerão, por meio de um vídeo bem divertido (Fig. 2) a história da invenção do avião.
Recurso:
Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1309/de_onde_vem_o_aviao.wmv
O recurso é um vídeo que traz um episódio do programa "De onde vem?", da TV Escola, que fala sobre a invenção e o funcionamento do avião. O vídeo fala também de Santos Dumont e sua contribuição para a sociedade com a invenção do 14 Bis.
Figura 2 – Imagem do Recurso “De onde vem o avião?”
Atividade 2
Após assistir o vídeo, o professor deverá dividir os alunos em trios para que possam juntos, conversar sobre o que assistiram, sobre o que acharam dele (vídeo), bem como fazer algumas pesquisas sobre assuntos relacionados à história do Avião.
Assim, estando os alunos no Laboratório de Informática, o professor deverá pedir para que cada grupo (trio) pesquise sobre a história do avião na internet, entre outros meios (livros didáticos, revistas, jornais). O professor deverá distribuir alguns temas para pesquisa. Sugerimos que cada trio se responsabilize por pesquisar um tema! Dependendo do número de alunos, o professor poderá distribuir o mesmo tema a dois grupos, lembrando que a Internet não deve ser a única fonte para a coleta dos dados.
Sugestões de Temas para Pesquisas:
- Quem foi Santos Dumont?
- Contexto histórico da época em que o 14 Bis (Fig. 3) foi inventado (política, cultura).
- Contribuições do avião, atualmente, para a vida do ser humano.
- Como foi o primeiro avião após a invenção do 14 Bis.
- Qual foi a reação das pessoas ao conhecerem o 14 Bis.
Figura 3 - Imagem do avião 14 Bis
Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_P34f5oOa7cM/SAKfbbH6TGI/AAAAAAAAByk/cLztBoDlDh8/S760/14_BIS.png Acesso em: 13. Mar. 2009.
É importante que o professor auxilie os grupos durante o momento das pesquisas, para que não se desviem do tema proposto, bem como explique a eles o que cada tema propõe!
Sugestão de sites para a realização das pesquisas:
http://www.portalbrasil.net/aviacao_historia.htm
http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-aviao/historia-do-aviao-1.php
http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/anteriores/edicao12/materia02/texto02.pdf
http://360graus.terra.com.br/expedicoes/default.asp?did=13225&action=reportagem
Atividade 3
Cada trio deverá apresentar os resultados das pesquisas sobre o tema que ficou responsável. Esta apresentação poderá ser em forma de teatro, de jornal (jornal televisivo) entre outros. O importante é que as pesquisas sejam socializadas entre os alunos e que eles tenham a oportunidade de aprender a se comunicar com as pessoas por meio da fala, uma vez que esta é uma competência que a escola deve favorecer o desenvolvimento!
Para que haja maior interação entre os alunos, como forma de sortear a ordem de apresentação dos grupos ,sugerimos que um representante de cada grupo se una aos representantes dos outros grupos e que o sorteio seja feito por meio da brincadeira "Batata-quente". O primeiro que ficar com a "batata-quente" une-se ao seu grupo e apresenta oralmente o resultado de suas pesquisas. E assim sucessivamente. Esta sugestão foi pensada para que momentos lúdicos e de interação possam ser efetuados nestas aulas!
Atividade 4
Para finalizar as atividades, os alunos deverão, individualmente, escrever uma carta para Santos Dumont (Fig. 4) falando sobre o que aprenderam nestas aulas, sobre as contribuições do avião para a vida do ser humano. Tal atividade é muito importante para o desenvolvimento da escrita.
Figura 4 – Imagem de Santos Dumont
Disponível em: http://www.santosdumont.org.br/~santos/disco_virtual/image/SantosDumont/santosdumont.jpg Acesso em: 17. Fev. 2009.
Sugestões:
1) Os alunos poderão brincar de piloto de avião por meio dos jogos abaixo (Fig. 5):
http://www.hyperjogos.com/games/aviao-vermelho/
http://www.jogosonlinegratis.org/jogoonline/stunt-pilot-trainer-jogo-de-pilotar-aviao/
Figura 5– Tela de um dos jogos sugeridos
2) O professor poderá juntamente com os alunos brincar de artistas confeccionando um avião de brinquedo. O site abaixo explica como fazer tal brinquedo.
http://www.tvcultura.com.br/x-tudo/arte/01/arteaviaocaixapastadedente.htm
3) Brincadeira que envolve atividade física.
AVIÃO PEGADOR:
Formação: Crianças dispersas à vontade, uma destacada: “o avião”.
Desenvolvimento: A um determinado sinal, o elemento destacado sai em perseguição dos colegas imitando um avião. Aquele que se vir em perigo
de ser apanhado, para equilibrando-se num pé só e eleva os braços lateralmente fazendo a figura de um avião. O perseguidor não poderá pegá-lo
enquanto ele estiver nesta posição. Quando o avião conseguir apanhar uma criança ela irá substituí-lo.
Disponível em: http://jogos-e-brincadeiras.blogspot.com/2008/02/brincadeiras-em-grupos-avio-pegador.html Acesso em: 09. Mar. 2009.
Nome | Tipo |
---|---|
De onde vem o avião? | Vídeo |
Quatro estrelas 78 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
26/08/2013
Cinco estrelasadorei me ajudou a responder o trabalho
08/04/2013
Cinco estrelasSituações para serem exploradas com os alunos de forma simples e enriquecedora,que vem de encontro com a curiosidade e a imaginação das nossas crianças.Adorei as idéias,com certeza irei aproveitar com a minha turminha de primeiro ano,pois estamos iniciando um projeto sobre AS INVENÇÕES.
17/11/2012
Cinco estrelasSua aula, ficou muito boa, PARABÉNS!
14/11/2012
Quatro estrelasParabens, pela linda inlustração que você fez ao seu plano de ensino. Aparecia
23/08/2012
Cinco estrelasÓtima, fácil compreensão, bem elaborada a aula.
16/08/2012
Cinco estrelasParabéns pela iniciativa. Aviação é um expressivo segmento do mercado de trabalho em todo o mundo. Por que não ensinar um pouco sobre o assunto nas escolas? Magnífica a aula. Claudio www.aeronavesbrasil.com
01/05/2011
Três estrelasMuito boa mesmo!!!!
24/03/2011
Quatro estrelasInteressante..... Ótimo trabalho....
07/03/2011
Cinco estrelasGostei muito da aula porque as atividades são muito interessantes e, a partir delas, conforme o nível da turma o professor poderá ampliar o campo de pesquisa e motiva ao aluno que vale a pena acreditar e investir em suas idéias e ideais.
16/02/2011
Quatro estrelasParabéns, a História é rica e diversa, outros campos podem ser explorados e novas perspectivas trabalhadas mesmo que tenhamos um assunto ja visitado em outros momentos.
18/01/2011
Cinco estrelasProfessora!!! Parabéns pela sua aula. Estou tendo acesso a esta ferramenta agora. Conhecer é bom e me faz feliz.
03/01/2011
Cinco estrelasSim, excelente com pesquisa interativa com as tecnologias, que todos adoram.
20/12/2010
Cinco estrelasAchei espetucular a amneira que a autora conseguiu interagir todas as áreas de connhecimento trabalhando o tema pór completo.
30/11/2010
Cinco estrelasExcelente aula para os alunos aprenderem um pouco sobre a história do avião
21/10/2010
Cinco estrelasExcelente aula, a integração, dinamismo e o mais importante a participação do aluno,numa metodologia que envolve o aluno com o conteúdo.
17/10/2010
Cinco estrelasParabéns!! Professora pela aula ,muito interativa e dinâmica,você usou vários recursos para facilitar a aprendizagem do educando é disso que estamos precisando
09/10/2010
Cinco estrelasExcelente trabalho!
05/10/2010
Quatro estrelasEssa foi mais uma ótima sugestão. Parabens.
15/09/2010
Cinco estrelasMuito bem elaborada.
15/09/2010
Quatro estrelasParabéns! Gostei muito da sua aula.
12/09/2010
Quatro estrelasParabens pelo seu desempenho sua aula e fantastica.
10/09/2010
Cinco estrelasMaravilhosa e criativa a explanação sobre a história do avião. Obrigada por compartilhar conosco.
07/09/2010
Cinco estrelasMuito interessante sua aula! Parabéns! Tenho certeza que seus alunos jamais se esquecerão da História do Avião e consequentemente de você!
04/09/2010
Quatro estrelasparabéns pela aula.Ela está muito bem fundamentada.
29/08/2010
Cinco estrelasProfessora, a sua aula é muito criativa e bem direcionada, e o mais importante, passeia por todas as disciplinas dando liberdade para que tenham uma interatividade na construção do conhecimento. Parabéns!
08/07/2010
Cinco estrelasExcelente trabalho!!! Parabéns...
28/06/2010
Três estrelasBoa ( A professora priorizou bastante o processo de aprendizagem) Muito bem!
09/06/2010
Cinco estrelasInteressante a aula referente a aviação, mostrando o criador do primeiro avião a decolar, inventado por Santos Dumont, achei a aula criativa.
09/06/2010
Cinco estrelasachei muito interresante para nos futuros professores
20/05/2010
Cinco estrelasProfessora, Que sequência de aula maravilhosa! Todos os passos sugeridos contribuem com o trabalho pedagógico do professor em sala de aula. Um assunto tão importante da nossa história apresentado de maneira dinâmica e produtiva, pois proporciona uma aprendizagem significativa e uma volta a outros tempos remotos. que permite compreender a evolução da tecnologia em favor da humanidade de forma contextualizada. Parabéns!
23/04/2010
Cinco estrelasMuito bom mesmo!!! Parabéns pelo belo trabalho!
13/04/2010
Quatro estrelasMuito criativa a sua aula, com certeza os alunos vão adorar e não vão esquecer jamais da história do avião. Parabéns professor!
13/04/2010
Quatro estrelasACHEI BASTANTE INTERESSANTE. ATÉ ME MOTIVEI A FAZER...
03/04/2010
Cinco estrelasAmei este plano de aula...
30/03/2010
Quatro estrelasGostei muito de sua aula,para o aluno é muito interessante falar sobre avião e mostrar fotos de Santos Dumont.
25/03/2010
Quatro estrelasGOSTEI DA MANEIRA COMO A AULA FOI ELABORADA TORNANDO MUITO PRAZEROZA E CRIATIVA PARA O EDUCANDO
24/03/2010
Cinco estrelasMuito interessante este trabalho. Os alunos terão a oportunidade de conhecer muitas informações sobre o avião e saber sobre a sua utilidade para o benefício da humanidade.
24/03/2010
Cinco estrelasA aula está muito bem direcionada e os videos são excelentes. Depois é so orientar uma produção de um texto dissertativo e partir para a avaliação nota dez!
24/03/2010
Quatro estrelasSem dúvida alguma uma aula preparada com essa criatividade, com certeza vai chamar a ateção dos de nosso alunos e automaticamente terão sucesso na aprendizagem.
24/03/2010
Quatro estrelasAula bem interessante, o professor aborda um tema que trabalha muito a imaginação eo desenvolvimento motor da criança, através desta aula o aluno passa a conhecer várias informações sobre o avião e suas utilidades.
24/03/2010
Cinco estrelasNossa! muito bom! Excelente aula.
24/03/2010
Três estrelasGostei, dá para colocar em prática em minha turma.
24/03/2010
Três estrelasConteúdo interessantíssimo a ser desenvolvido com crianças de educação infantil!! Serve tb para ensino fundamental 1º e 2~º ciclo. Gostei!!
24/03/2010
Três estrelasExcelente trabalho!
24/03/2010
Cinco estrelasA aula é bastante interessante , criativa e dinâmica pode sem dúvida ser ministrada em sala de aula . Enfocar a história de Santos Dumont como um grande inventor da História permite que os alunos possam se sentir motivados a não desistir jamais persistir sempre diante das dificuldades. Boa aula.
24/03/2010
Três estrelasBoa aula, com grande aprofundamento conceitual. O que inspira um maior simbolismo nas crianças de 1º ao 5º ano contudo, penso que o desenvolvimento motor e da cultura de movimento necessita ser melhor explorado. Imitação dos gestos motores de um piloto de avião. Levantamento e desenvolvimento das capacidade físicas necessárias para se tornar um bom piloto. Pesquisa sobre os outros profissionais necessários na aviação, bem como suas rotinas de trabalho. Obrigado pela contribuição.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei da aula, devemos valorizar sempre nossos inventores, pois assim estamos mostrando aos nossos alunos a importancia de nunca desistir de sonhar. Parabens!!!!!!!!!!!!!!
24/03/2010
Cinco estrelasótima aula, este conteúdo pode ser usando para dar uma aula extra curricular em qualquer diciplina pois disperta a curiosidade do aluno.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a sugestão bastante criativa e dinâmica. Parabéns!!!!!
24/03/2010
Três estrelasAula muito interessante, pois estimula o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e social da criança, oferecendo uma série de estímulos visuais e auditivos para sua imaginação e curiosidade. O filme é bem divertido e motivador. Outras atividades físicas lúdicas poderão ser exploradas a partir desta aula, trabalhando, por exemplo, noções d ealtitude, dist6ancia, velocidade e aceleração, na forma d eum circuito com várias estações e tarefas, nas quais a crianças deverão correr, saltar e arremessar.
24/03/2010
Cinco estrelasEu sempre apostei em uma aula bem dinamica a partir da leitura de imagens ,afinal de contas elas tem muito a nos dizer. A leitura é maravilhosa e as imagens bem criativas e coerentes tanto na metodologia da leitura quento na qualidade do material.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito interessante sua aula, pois estimula o intresse e também a criatividade doaluno. Você setá de parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasMuito bom. Parabéns!!!
24/03/2010
Cinco estrelasGostei da aula,legal uma grande contribuição,voltar ao tempo no 14 BISe modernizar cada vez mais no espaço aerio.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito boa essa aula, aproveitando que a escola em que trabalho leva o nome de Santos Dumont, aliado ao fato de ministrar a disciplina de História, essa aula tem sido de grande auxílio, dentro de nosso projeto superação.
24/03/2010
Cinco estrelasAmei a idéia!
24/03/2010
Cinco estrelasAula muito interessante.
24/03/2010
Três estrelasUma forma interessante de mostrar funcionalidades reais e como de fato elas chegaram a existir, são pequenas duvidas que englobam grandes invenções, estudos e resultados... Boa aula!!!!!
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente. Envolveu diversas áreas e deixou os alunos voltados inteiramente para a temática
24/03/2010
Cinco estrelasEste tema foi muito criativo.
24/03/2010
Quatro estrelasAchei ótimo !!!!!!
24/03/2010
Cinco estrelasSuper interessante a preparação da aula ...essa aula pode ajudar muitos professores em todo o país..Parabéns!!!
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito da ideia de interdisciplinaridade desse trabalho.
24/03/2010
Cinco estrelasadorei sua aula, pena que nao tenho mais tempo para trabalhar esse tema.
24/03/2010
Cinco estrelasAula excelente!!!
24/03/2010
Cinco estrelasLegal!!!!!! Achei a aula dinamica, criativa e construtiva. O aluno não fica somente recebendo informaçoes. Ele é motivado em todos os i nstantes,Pesquisam observa, cria, se movimenta e reflete.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente atividade pois relata um historico do homem que inventou a super maquina.
24/03/2010
Cinco estrelasMUITO BOA, BEM CONTEXTUALIZADA E AO MESMO TEMPO COMPLEXA. EXCELENTE
24/03/2010
Três estrelasA proposta da aula é boa, vou tentar realiza-la no mês do aniversário de Santos Dumont
24/03/2010
Três estrelasO projeto é muito bom pois pode-se trabalhar diversas habilidades e diferentes conceitos de uma forma lúdica. Adorei o filminho. Parabéns
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns, professor! Seguindo suas orientações, as aulas ficarão super interessantes. Todos os alunos produzirão e ludicamente aprenderão. Abraço
24/03/2010
Cinco estrelasMuito interessante a forma como a aula foi planejada, de forma simples e clara, acessível ao entendimento do tema.
24/03/2010
Cinco estrelasBastante interessante ainteratividade da mídia com a educ. física, a ula é motivante.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito legal esta aula, parabéns.
24/03/2010
Uma estrelaAnalisei a aula e percebi que as atividades aplicadas pouco se relacionam com a educacao fisica, prefiro aulas em que o aluno possa refletir sobre o movimento que realizam, ao inves de representar com movimentos o conteudo da aula. Alias o conteudo da aula nao se relaciona com os da disciplina de educacao fisica.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei da diversidade que o conteúdo ganhou no contexto da aula. As possibilidades de novas metodologias são bastante proveitosa em sala de aulas
24/03/2010
Três estrelasPor ser a disciplina Educação física achei que poderia explorar um pouco mais o "movimento".
24/03/2010
Cinco estrelasmuito bom