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A Construção de Brasília – A Interiorização do Brasil

 

17/06/2008

Autor y Coautor(es)
Nilton Goulart de Sousa
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cristina Leite

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Geografia Formação territorial brasileira
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Identificar a importância da construção de Brasília no processo de ocupação territorial do Brasil Central; • Compreender a situação política Brasileira em que esse processo ocorreu; • Identificar as conseqüências dessa mudança da capital brasileira.
Duração das atividades
• 2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Conhecimento básico sobre história do brasil, cartografia
Estratégias e recursos da aula

Estudar o processo de construção de Brasília, como expressão de um programa de interiorização do Brasil, é muito importante. Nesse sentido, a edificação dessa cidade simbolizava a construção de um “Brasil Novo”, que passava por rápidas transformações.
 

Nesse contexto, O Plano de Metas, programa de governo de Juscelino Kubistcheck (1956-1960) implementou a abertura da economia ao capital estrangeiro e a entrada, em larga escala, de empresas multinacionais. Tal fato acarretouo processo de "modernização": mudou o padrão de acumulação de do paísde agrário-exportador para urbano-industrial.
 

Nessa perspectiva, a construção da nova capital (com base na concepção arquitetônica e urbanística moderna) deveria funcionar como exemplo a ser seguido pelas demais cidades brasileiras. Como símbolo de uma etapa da história do Brasil, conhecer esse processo torna-se fundamental para alunos do nível médio, para compreender o processo de produção do território brasileiro.
 

Aula 01 – As Razões da Transferência da Capital


Para iniciar a presente aula, recomenda-se a leitura do texto que trata da construção de Brasília, disponível no seguinte link:
 

www.educacional.com.br/especiais/brasilia45anos/construcao_brasilia.asp
 

Peça aos alunos que sintetizem as principais idéias sobre a construção da capital.
Depois disso, peça que leiam em voz alta suas sínteses.
 

• A partir dessas, complemente as idéias dos alunos, com as explicações, abaixo especificadas, referentes às razões da transferência da capital. Segurança Nacional: acreditava-se que com a capital no litoral, ela estava vulnerável a ataques estrangeiros. Esse argumento militar-estratégico teve como precursor Hipólito José da Costa e influenciou os primeiros republicanos, como também os militares após a 2ª Guerra Mundial. Esses acreditavam que, com a capital no interior, a ameaça de invasão seria pouco significativa
 

• Interiorização do Povoamento e do Desenvolvimento e Integração Nacional: Devido a fatores econômicos e históricos a população brasileira concentrou-se na faixa litorânea, ficando o interior do país pouco povoado e economicamente esquecido. Assim a transferência da capital para o interior forçaria o deslocamento de um contingente populacional e decorrente abertura de rodovias , ligando a capital às diversas regiões do país, o que levaria a uma maior integração econômica. Vale ressaltar que, atualmente, mesmo com a transferência da capital, as regiões Norte e Centro-Oeste continuam pouco povoadas se comparadas às demais regiões. Já no que se refere ao aspecto econômico, a construção da capital e a abertura de estradas possibilitaram a expansão da "fronteira agrícola" para o Centro-Oeste, destacando-se a cultivo de soja para exportação e o maior desenvolvimento da pecuária extensiva de corte.
 

- Afastar os governantes (a capital) da concentração de atividades e das pressões populares:como capital da república, a cidade do Rio de Janeiro apresentava a concentração de várias atividades econômicas significativas ao contexto da produção capitalista, tais como portos, indústrias, comércio, etc.

Tal fato conferia a essa cidade não só o papel de importante centro econômico do país, como também área de concentração populacional. Tais características locacionais colocavam o governo sujeito às pressões populares, caso fossem implementadas quaisquer políticas, que não tivessem aprovação da população.
 

Professor, nessa primeira aula as justificativas para a construção de Brasília deverão ser estabelecidas e efetivamente compreendidas pelos alunos, para a continuidade da análise.
 

Na seqüência da aula, faça a leitura em conjunto do texto disponível no siteabaixo especificado, que mostra a situação política da época da construção de Brasília.
 

Utilize uma dinâmica de leitura, onde cada aluno lê um parágrafo, e o professor complementa com explicações, quando for o caso.
 

www.educacional.com.br/noticiacomentada/060227not01.asp
 

Como dever de casa, dessa primeira aula, o docente poderá solicitar aprodução de um texto, que explicite as razões da transferência da capital.
 

 

 Aula 02
 

Inicie a aula recebendo o dever de casa do encontro anterior e faça uma rápida revisão do que foi abordado em sala de aula, para “aquecer as idéias”.
Feita essa revisão, recomenda-se, como ponto de partida, a exibição do vídeo “Brasília” disponível no Banco Internacional de Objetos Educacionais, do MEC. Eis o link:

 

 

objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/430

 

Atenção! Carregue o vídeo em seu computador, antes de exibi-lo em sala de aula!
 

Depois da exibição do vídeo o docente deve estimular o questionamento na turma. Algumas sugestões de perguntas a serem feitas são:
 

• Quais foram as outras capitais do Brasil?
• Quais as conseqüências com a mudança da capital?
• Quais os objetivos da interiorização do Brasil?
• Quais as conseqüências para a economia do país com essa mudança?
 

Promova um debate com a turma a partir desses questionamentos. Esse deverá estabelecer conclusões sobre o tema tratado, considerando-se as leituras e discussões feitas em sala de aula.
Importante ressaltar que o processo de interiorização do Brasil, com o advento de Brasília, trouxe mudanças para a conjuntura do país. Assim, as questões acima pontuadas, podem ser respondidas e sintetizadas na forma de um vídeo produzido pelos alunos. É uma maneira interessante deles produzirem um material que pode ser disponibilizado para consulta. Sugere-se que eles façam uma pesquisa na internet sobre fotografias da época da construção de Brasília para produzir esse documentário. Para tanto eles devem:
 

1. Levantar o tema e a abordagem que será dada.
2. Pesquisar sobre o assunto em diversas fontes.
3. Escolher a técnica, por exemplo, animação, gravação de imagens, entrevista etc.
4. Escrever o roteiro.
5. Revisar o roteiro.
6. Criar um storyboard (Planejamento quadro a quadro do que será filmado e quais recursos serão necessários).
7. Fazer a filmagem ou edição de imagens.
8. Avaliar a filmagem
9. Colocar trilha sonora.
10. Colocar créditos e agradecimentos.

Produção dos Vídeos
 

Moviemaker
 

Microsoft Windows Movie Maker é um programa de computador que ajuda a fazer filmes, já que o nome é Windows Criador de filmes (no português). O programa só serve para sistemas operacionais novos (Windows 2000 ou Windows XP). Após salvo, seu filme pode ser visto pelo Windows Media Player, ou pode ser copiado em CD. O Windows Movie Maker salva vídeos no formato de arquivo WMV e AVI. Permite que os usuários criem efeitos em seus vídeos e também permite que os usuários adicionem musicas a apresentações e efeitos em seus vídeos, permite também adicionar elenco, considerações finais ao seu vídeo
Esta &eac ute; uma ferramenta que proporciona a junção de som, imagem e texto. Assim, os alunos podem criar os roteiros, fazer entrevistas, colocarem músicas transformando o material em um arquivo multimídia que pode ser divulgado, discutido por outras comunidades escolares desde que se garanta a divulgação do mesmo. Os alunos pensam, discutem, publicam, constroem conhecimento e expressam suas idéias.

Publicação dos Materiais Produzidos
Para publicarem os documentários, os alunos podem usar o Youtube, Videolog, ou algum outro provedor gratuito.
 

Recursos Complementares
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL, 2008. Breve História do Distrito Federal Disponível em: http://www.distritofederal.df.gov.br/005/00502001.asp?ttCD_CHAVE=1254Acesso em: 04/04/2008 EDUCACIONAL, 2008. Disponível em: http://www.educacional.com.br/especiais/brasilia45anos/construcao_brasilia.asp
Avaliação
As atividades de avaliação serão feitas no decorrer do processo por meio das seguintes atividades: Apresentação dos vídeos com os resultados encontrados nas pesquisas.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 10 calificaciones

  • Cinco estrelas 6/10 - 60%
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Opiniones

  • GEOVANA, col est Hugo Simas , Paraná - dijo:
    geovanasola@hotmail.com

    28/05/2012

    Cinco estrelas

    textos excelentes me ajudou com meu trabalho


  • Sirlene Paulucio Dias, EEEFM - ARQUIMIMO MATTOS , Espírito Santo - dijo:
    sirlenetdb@hotmail.com

    15/02/2012

    Quatro estrelas

    Muito boa esta, parabéns gostei muito principalmente essa complementação com o vídeo.


  • Mônica Cruz, Escola Estadual de Ensino Médio Professor Mário Brasil , Pará - dijo:
    cruzpardimmonica@gmail.com

    29/01/2011

    Quatro estrelas

    Essa aula é muito bem planejada e interessante, está unindo o útil ao agradável.


  • marcella, agua santa , Rio Grande do Sul - dijo:
    marcellarodrigues@hotmail.com

    14/10/2010

    Cinco estrelas

    o asunto e otimo tudo que os alunos presisan esta adiquirido aqui!!!


  • Nívea Ferreira Alves., COLÉGIO ESTADUAL LUIS EDUARDO MAGALHÃES , Bahia - dijo:
    niva.nanda@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da sua proposta de aula, só acho impossível aplicá-la em apenas duas aulas sem contar a projeção do vídeo elaborado pelos alunos. Mas o muito foi bastante aproveitoso para mim, valeu.


  • thayron, cscm , Rio Grande do Norte - dijo:
    taty_leite31@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito boas...


  • Antonia Francy Freire P. da Cunha, EEFM TeodoricoTeles de Quental , Ceará - dijo:
    francy.freire@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Só não classifiquei essa aula como excelente por conta da impossibilidade de execução principalmente, por conta do tempo. Se o sistema educacional está exigindo mudança e essa também é uma demanda da sociedade, é preciso que nos dê condições de trabalho (tempo e recursos). Fiquei com "água na boca". Parabéns professor!


  • José Olavo de Almeida, CARMINHA VASCONCELOS EEFM , Ceará - dijo:
    olavoalmeida06@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Prezados colegas Nilton Goulart e Cristina Leite, concordo plenamente com os outros colegas que acharam impossível trabalhar essa aula em apenas 100 minutos. É muita coisa para pouco tempo. No mais é uma aula bem estruturada, embasada em links interessantíssimos e enriquecedores. Convenhamos que foi muita coragem de Juscelino Kubistcheck em colocar em prática um projeto tão arriscado para a época, se fosse um homem fraco teria desistido logo no começo quando as críticas começaram a surgir.


  • Valdiceia Bernardo, E.E.E Básica André Maggi , Mato Grosso - dijo:
    V.bernardo26@Gmail.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a sugestão da aula sobre o processo de industrialização brasileira,onde, podemos reaver o governo de JK, seu plano de metas e outros acontecimentos importantes que fizeram parte do progresso da industrialização de nosso país.Isso enriquece nossas aulas na medida em que ,proporciona aos nossos alunos uma interação mais real mesmo estando em outro estado, como exemplo, conhecer a história da capita Brasilia que era o sexto objetivo do plano de metas de JK e também sobre Oscar Niemayer ...


  • Mauro José Marques, Escola Estadual Milton Figueiredo , Mato Grosso - dijo:
    maurojosem@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Aula bem trabalhada no contexto da ocupação do interior do Brasil na metade do sécula XX. A construção de Brasília havia sido cogitada já há aulgumas décadas, mas foi somente o governo JK que, de forma arrojada, planejou, executou e inaugurou Brasília, a Nova Capital Federal, em seu governo. Assunto bem trabalhado pelo professor Nilton Goulart de Sousa.


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