Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Ouvindo e escrevendo marchinhas de carnaval

 

17/05/2010

Autor y Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno terá a oportunidade de:

 desenvolver a leitura e a escrita através do trabalho com marchinhas de carnaval;

compreender a letra das marchinhas;

desenvolver a criatividade e a escrita a partir da elaboração orientada de uma marchinha de carnaval sobre temas infantis;

Se envolverá com a festividade do carnaval através de enredos típicos dessa festa.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Será necessário que o aluno já esteja alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Estratégias e recursos da aula

Momento 1

O professor iniciará a aula perguntando para os alunos se eles sabem o que é carnaval (uma festa típica do nosso país e que acontece, geralmente, em fevereiro), se eles gostam dessa festa e quais são as atrações que eles conhecem do carnaval (escolas de samba, trio elétrico, dança, folia na rua, etc.)

Continuará a conversa perguntando se eles sabem qual é a música típica do carnaval.

Informar que a MARCHINHA é um tipo de música antiga que era, e  ainda é, bastante utilizada nos bailes de carnaval. Perguntar quem conhece uma marchinha de carnaval.

Momento 2

Levar para os alunos a marchinha "mamãe eu quero" para eles ouvirem e lerem a letra, a qual será xerocada para cada aluno (Música disponível no site abaixo)

http://www.youtube.com/watch?v=2t0FXpDH4RI 

Mamãe eu quero

Compositor(es): Marcha De Jararaca E V. Paiva

Mamãe eu quero, mamãe eu quero
Mamãe eu quero mamar!
Dá a chupeta, dá a chupeta, ai, dá a chupeta
Dá a chupeta pro bebê não chorar!

Dorme filhinho do meu coração
Pega a mamadeira em vem entra no meu cordão
Eu tenho uma irmã que se chama Ana
De piscar o olho já ficou sem a pestana

Eu olho as pequenas, mas daquele jeito
E tenho muita pena não ser criança de peito
Eu tenho uma irmã que é fenomenal
Ela é da bossa e o marido é um boçal

O professor deixará os alunos ouvirem a marchinha quantas vezes julgar necessário, incentivando-os a cantar. Em seguida, conversará a respeito da compreensão da letra da música, deixando que os alunos digam o que entenderam, perguntando o significado de alguma palavra, possivelmente, não entendida por eles.

Direcionar a conversa, afirmando que essa marchinha é uma brincadeira e que diz respeito à relação de um mãe com seu filho.

Momento 3

Apresentar outras marchinhas de carnaval, disponíveis nos sites abaixo:

http://www.esnips.com/doc/892ab592-676f-4d5d-8085-464001172934 

http://www.youtube.com/watch?v=jX-mr-ivIug&NR=1 (vídeo com alunos cantando) 

Abre Alas

Composição: Chiquinha Gonzaga

Ô Abre Alas,
Que eu quero passar (2 X)

Eu sou da Lira,
Não posso negar (2 X)

Ô Abre Alas,
Que eu quero passar (2 X)

Rosas de Ouro é quem vai ganhar

Após a escuta dessa marchinha, o professor procederá da mesma forma orientada anteriormente, explicando a letra da música. Nesse caso, será necessário esclarecer que Rosa de Ouro era o nome de uma escola de samba e que essa marchinha diz respeito à passagem da escola na avenida. Ela pede espaço para passar (ô abre alas), afirmando que o cantor é da lira, ou seja, da poesia ou da arte.

Momento 4

Neste momento, será apresentada ao aluno uma outra marchinha, mas será realizada uma atividade diferenciada, na qual os alunos receberão a letra com algumas palavras apagadas. Desta forma, eles ouvirão a música e terão que completar a letra com as palavras que estão faltando.

Tomara que chova

Composição: Emilinha Borba

Tomara que ______
Três dias sem parar,
Tomara que chova,
Três dias sem _____

A minha grande ____
É lá em casa
Não ter água,
Eu _____ me lavar.

De _____ eu ando cheio,
Quando eu conto,
A minha vida,
Ninguém quer acreditar,
_______ não me cansa,
O que cansa é pensar,
Que lá em _____ não tem água,
Nem pra ______

A música está disponível no site:

http://www.esnips.com/doc/5da4be44-fef3-4125-a193-48be297dd7ab 

Ao final da atividade de completar a letra, o professor também discutirá a interpretação dessa marchinha com os alunos, informando-os que a temática em questão gira em torno do tempo (pedido de chuva por parte do autor) e da falta de água comentada como um problema também ressaltado pelo autor.

Momento 5

Após esses três exemplos de marchinhas, o professor pedirá, com tarefa de casa, que os alunos pesquisem para a próxima aula, exemplos de marchinhas, com a letra escrita em uma folha, a ser entregue para o professor.

Momento 6

Na aula seguinte, o professor pedirá aos alunos para apresentarem a marchinha que encontraram e confeccionará um mural intitulado: MARCHINHAS DE TODOS OS TEMPOS

Momento 7

Nesse momento, o professor irá sugerir a escrita de uma marchinha de carnaval produzida pelos alunos.

Como inspiração,  o professor colocará várias marchinhas para os alunos ouvirem, contidas no vídeo indicado abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=X5kWxVAZp1k&NR=1  

Em seguida, dará a orientação: para escrever uma marchinha será necessário escolher uma melodia, ou seja, um som, que pode ser o mesmo de uma marchinha de que eles gostam.

Será necessário escolher também um tema,o qual o professor poderá sugerir que seja sobre brincadeiras ou sobre algum personagem de que eles gostam.

Será interessante o professor dar um exemplo de marchinha inventada, como a sugerida abaixo:

Exemplo: futebol com a melodia (som) de "Mamãe eu quero", utilizando alguma parte da música e a respeito de uma brincadeira ou esporte:

Título: Mamãe eu quero

Compositora: Lívia Neves

Mamãe eu quero

Mamãe eu quero

Eu quero jogar futebol

Dá minha chuteira

Dá minha chuteira

Dá minha chuteira porque eu quero jogar!!!!

Momento 8

O professor recolherá as marchinhas, verificando se os alunos entenderam a proposta e dará sugestões de mudanças, caso haja necessidade.

Em outra aula, entregará para os alunos passarem a limpo, numa folha especial que poderá conter uma ilustração como a abaixo, ou ser ilustrada pelos próprios alunos.

Momento 9

Após as marchinhas serem passadas a limpo, o professor pedirá para os alunos apresentarem sua produção para os colegas, tentando cantar a marchinha inventada. As letras das marchinhas serão fixadas em um mural intitulado: " Produzindo marchinhas carnavalescas"

Recursos Complementares

Outras marchinhas serão encontradas no site:

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&gbv=2&q=marchinhas%20de%20carnaval&ie=UTF-8&tbs=isch:1,vid:1&sa=N&tab=iv 

Assim, o professor poderá optar por outras marchinhas caso queira complementar sua aula.

Avaliação

O professor corrigirá as marchinhas de carnaval, verificando se os alunos foram capazes de desenvolver o tema carnaval, utilizando os temas sugeridos e as melodias ouvidas.

Verificará também o envolvimento do aluno ao participar das aulas, pesquisando sobre as marchinhas existentes, cantando as músicas, etc.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.