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Como funciona uma associação de resistores

 

20/03/2009

Autor y Coautor(es)
ANDREA MARQUES LEAO DOESCHER
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PRESIDENTE PRUDENTE - SP UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL

Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Física Equipamentos elétricos e telecomunicações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
* Associação de resistores em paralelo e em série.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
* Lei de Ohm; * Corrente elétrica.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

• Aula interativa;
• Aula conceitual;
• Uso do Laboratório de Informática.

Motivação

O professor deverá iniciar a aula pedindo para os alunos formarem grupos de cinco (5) integrantes e, em seguida,  distribuir para cada grupo alguns "pisca-pisca" (Fig. 1) e extensões de tomada (régua ou qualquer outro tipo de extensão). Após isso, peça para os alunos analisarem o que acontece quando:

  1. Ligamos o "pisca-pisca" na tomada;
  2. Quebramos uma das lâmpadas do "pisca-pisca".

Peça para os alunos anotarem suas observações e diga que eles visualizarão no desenvolvimento dessas aulas que podemos ligar diversos aparelhos elétricos (lâmpadas, computadores, televisores etc.) de duas maneiras e uma delas está representada no "pisca-pisca".

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1770/imagens/pisca.jpg

Figura 1 – Luzes usadas em árvores de natal.
Imagem disponível em: http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=85342657_3258.jpg&v=P. Acesso em: 02 mar. 2009


Atividade 1

Sugerimos que o professor explique aos alunos que existem duas formas de ligar vários resistores (equipamento elétricos): em série (Fig.2) e em paralelo (Fig. 3).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1770/imagens/serie.JPG

Figura 2 – Associação em Série
Imagem disponível em: http://www.infoescola.com/Modules/Articles/Images/associacao-resistores-serie1.gif. Acesso em: 02 mar. 2009

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1770/imagens/parelelo.JPG

Figura 3 – Associação em Paralelo
Imagem disponível em: http://www.infoescola.com/Modules/Articles/Images/associacao-resistores-paralelo1.gif. Acesso em: 02 mar. 2009

 

Em seguida, o professor deverá questionar os alunos sobre como eles acham que os aparelhos elétricos e as luzes das residências deles estão associados. Peça para eles olharem o teto da sala de aula e verificarem como as luzes (olhando as luzes, eles poderão relacionar as posições delas com as associações em paralelo e série) estão posicionadas e favoreça a discussão entre eles.


Atividade 2

Após as discussões o professor deverá apresentar o recurso, que se  trata de um vídeo (Fig. 4), postado abaixo:


Recurso:

 

Link do Recurso no site do Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/downloadRecurso.html?idRecurso=14092

Este vídeo consiste em uma explicação e demonstração dos tipos de associação de resistores (Série e Paralelo).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1770/imagens/resistores.JPG

Figura 4 – Imagem do vídeo “Associação de resistores”

No início do vídeo é explicado a associação em série. Nesse tipo de associação é visualizado que quanto maior o número de lâmpadas menor será o brilho (luz) delas e se uma delas queimar a corrente elétrica é interrompida e as outras se apagam. A vantagem de usar esse tipo de associação é a economia de energia.

Já na segunda parte do vídeo é apresentada a associação em paralelo. Nela as lâmpadas mantêm a mesma intensidade de luz independente da quantidade de lâmpadas que estejam na associação e quando uma delas se queima as outras se mantém ligadas. O problema dessa associação é o gasto maior de energia, pois não importa o número de lâmpadas que estejam na associação, a potência será a mesma em todas, ocasionando um gasto maior de energia.

Após a apresentação do vídeo retome a questão da atividade 1 - sobre que tipo de associação é usado nas nossas casas (nos aparelhos elétricos). É importante que o professor favoreça que os alunos concluam que nas residências são utilizadas associação em paralelo, pois somente com essa associação todos os aparelhos eletrônicos trabalham com sua potência máxima e, se por acaso algum queimar não cortará a corrente elétrica da casa. Neste contexto, o professor poderá fazer  perguntas (sugerimos algumas logo abaixo) , para que os alunos possam refletir e entender sobre a diferença entre as associações, bem como diferenciá-las.

Sugestões de perguntas para serem feitas aos alunos:

1. Olhem para o teto (Fig. 5) e digam se a intensidade das luzes são iguais?
Resposta: A intensidade é igual para todas as lâmpadas, um sinal de que a associação é em paralelo.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1770/imagens/foto_3.jpg

Figura 5 – Imagem de um cômodo de uma casa e suas lâmpadas.
Imagem disponível em: http://www.campodeorquideas.com.br/2/imagens_sistema/foto%203.jpg. Acesso em: 14 mar. 2009

2. Nas suas casas, quando queima uma lâmpada a energia da casa toda é interrompida?
Resposta: Quando uma lâmpada queima os demais equipamentos elétricos continuam funcionando normalmente, então é outro fato que nos mostra que a associação em série não está sendo utilizada em nossas casas.

Agora que os alunos compreenderam como funcionam as associações de resistores, é sugerida uma segunda atividade para ajudá-los a compreender como diferenciar um resistor.


Atividade 3

É recomendado que o professor divida os alunos em grupos de quatro (4) integrantes e distribua a eles cinco resistores (Fig. 6) - levados pelo professor. Pergunte aos alunos como os valores ôhmicos (unidade de média de resistência) dos resistores podem ser reconhecidos pelas cores das faixas em suas superfícies. (1)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1770/imagens/resistores2.jpg

Figura 6 – Imagem de um resistor.
Imagem disponível em: http://www.milcomp.com.br/resistor.jpg. Acesso em: 02 mar. 2009

Peça para os alunos pesquisarem no site Feira de Ciência (http://www.feiradeciencias.com.br) sobre os resistores. Lá eles entenderão o que é um resistor e como ele funciona, bem como encontrarão a tabela da representação de cada cor dos resistores (Tabela 1).


Tabela 1 (1) – Representação de cada cor nos resistores.

PRETO MARROM VERMELHO LARANJA AMARELO VERDE AZUL VIOLETA CINZA BRANCO
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9


Com a tabela em mão e com os resistores entregues aos grupos, peça para eles desenharem os resistores com suas linhas de cores em uma cartolinha e escrevam os valores de cada um. Depois peça para os grupos pendurarem as cartolinas nas paredes da sala de aula, para que os demais alunos vejam e entendam os valores.

 

 Referências Bibliográficas
(1) – Feira de Ciências. Resistores. Disponível em: < http://www.feiradeciencias.com.br/sala12/12_T02.asp#C%C3%B3digo%20de%20cores >. Acesso em: 02 mar. 2009
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Associação de Resistores Vídeo
Recursos Complementares
Teoria e experimentos: http://www.feiradeciencias.com.br/sala12/12_T02.asp#C%C3%B3digo%20de%20cores
Avaliação
Avalie a participação dos alunos nas atividades e nas discussões no decorrer das aulas.
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