17/06/2008
Cristina Leite
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
O processo produtivo demanda a utilização de recursos naturais provenientes de distintas fontes. Considerando-se que a distribuição desses recursos ocorre de forma desigual no planeta, pode-se verificar que é possível alcançar um nível de consumo maior do que a própria capacidade de renovação desses recursos na Terra.
Os padrões de consumo impostos por condicionantes da vida contemporânea devem ser revistos, sob pena de inviabilizar a continuidade da vida no planeta. Consumimos água demais, em uma velocidade maior que a da natureza em seu ciclo pode repor, e ainda por cima a poluímos. Com isso os próprios seres humanos deixam sua situação ainda mais complicada!
A educação possui papel fundamental na formulação de uma nova mentalidade, adequada a um novo contexto de evolução da vida no planeta. Nesse contexto, a educação para o consumo é elemento-chave na formação de atitudes da população em relação à sua responsabilidade social, na busca do desenvolvimento sustentável. Voltando ao exemplo da água: podemos e devemos consumi-la. Entretanto, precisamos respeitar os ciclos naturais de regeneração e não sermos perdulários. Isso significa consumir apenas o que for realmente necessário e jamais desperdicar!
Caro docente, para maior aprofundamento sobre o assunto, recomenda-se a visita à página do Instituto Akatu de consumo consciente, disponível em:
Recomenda-se também a leitura desse material por parte dos alunos. Outra alternativa é a visita ao link, que trata sobre a questão do consumo responsável:
Primeira Aula - Problematização
Abertura dos Trabalhos com a exibição do documentário Ilha das Flores, do Diretor: Jorge Furtado e Duração: 13 min
Atenção: Professor, carregue os vídeos no seu computador antes do início da aula, para nao perder tempo com isso, prejudicando as demais atividades.
Disponível em: www.portacurtas.com.br/curtanaescola/Filme.asp
Professor oriente seus alunos para escrever, em uma folha de papel, palavras que tentem expressar o que eles sentem durante a exibição do filme. Após a exibição dos vídeos, peça que os alunos leiam as palavras que anotaram e indague-os sobre o porque dessas.
A partir das opiniões dos alunos, procure construir uma linha de raciocínio que compare as diversas impressões dentro de um mesmo contexto, que deverá ter relação direta com os objetivos estabelecidos para a aula.
Esse é o momento em que você deverá estimular os alunos a falar: evocar suas experiências, vivências, estabelecer conexão com outras idéias, levá-los a refletir. Ao final dessa atividade, peça que os alunos construam um texto sobre o assunto como “Dever de Casa”, para a próxima aula.
Outra sugestão é que o professor abra um fórum virtual de discussão sobre o assunto, no qual a primeira atividade é inserir o texto produzido por cada um.
O docente pode criar grupos gratuitos para essa discussão, como os disponíveis pelo Yahoo. Eis o link:
Segunda Aula - Identificar as responsabilidades individuais e coletivas frente ao consumo
Professor recolha o “Dever de Casa” e retome as discussões a partir de uma rápida revisão do que foi conversado na última aula, como preparação para a segunda etapa dos trabalhos. Será o momento de “corrigir” as idéias que tenham sido erroneamente construídas ou os equívocos conceituais.
Na seqüência, exiba para seus alunos o programa “Cidades e Soluções da Globo News, cujo vídeo trata da questão do consumo responsável e suas implicações na sociedade atual. Disponível em:
globonews.globo.com/Jornalismo/Gnews/0,,7493-p-17062007,00.html
Professor explore a temática de modo a sensibilizar seus alunos para a questão da conduta individual, notadamente em relação às mudanças de atitude em relação ao consumo. Provoque-os no sentido de identificar o que, em suas práticas individuais, é passível de mudança. Lembre-se que informação, somente, não provoca mudança de atitudes, apenas sensibiliza!
Nesse momento, como avaliação, sugere-se a participação dos alunos no fórum virtual de discussão sobre o assunto, postando suas impressões referentes à responsabilidade individual na questão do consumo. Relembrando, o docente pode criar grupos gratuitos para essa discussão, como os disponíveis pelo Yahoo. Eis o link:
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Quatro estrelasNilton, parabéns pela aula! Levar os jovens a mudarem suas atitudes em relação ao consumo exagerado é fantástico. Você poderia está exibindo o filme a "História das coisas" sua aula ficaria muito mais rica. Abraços.