Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Diga não à homofobia: Igualdade para viver e diversidade para conviver

 

23/03/2010

Autor y Coautor(es)
SANDRO PRADO SANTOS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Escolar Indígena História Modos de viver
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Corpo: matriz da sexualidade
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Relações de gênero
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Problematizar a instituição escolar como um suposto ambiente de tolerância à diversidade sexual, trazendo à tona a realidade de discriminação e violência presente nesse ambiente;
• Compreensão da sexualidade como um constructo, influenciado por uma diversidade de elementos, sociais, culturais, biológicos, psicológicos, históricos e políticos.
• A compreensão e o respeito pelo diferente e pela diversidade são dimensões fundamentais do processo educativo.
• Visibilização de situações homofóbicas e sexistas no ambiente escolar.
• Percepção da diversidade de expressões da sexualidade humana.
• Desconstruir a percepções negativas em torno da homossexualidade.
• Compreender a escola como espaço público e democrático e da educação como direito de todos.
• Visibilização da heterogeneidade e valorização da diversidade sexual.

Duração das atividades
De 2 a 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

Justificativa para a proposição das aulas:

Acreditamos que problematização da homofobia e o reconhecimento da diversidade sexual revelam-se indispensáveis para se viabilizar não só uma educação inclusiva e de qualidade, mas também a consolidação de um modelo democrático de sociedade.

Estratégias utilizadas:

• Aula interativa.
• Socialização das produções dos/as alunos/as.
• Uso do laboratório de informática ou sala de vídeo.

Atividade 1: Diálogos sobre Homossexualidade


Professor/a, como atividade inicial das aulas sugerimos que apresente um vídeo com duração de trinta segundos, intitulado “Homossexualidade” (Figura 1).
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=pmcGmZjWABE

              Figura 1: Vídeo Homossexualidade.                                       

     Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=pmcGmZjWABE

Após a apresentação do vídeo, o/a professor/a deverá indagar os/as alunos/as do que acharam deste, fazendo alguns questionamentos:


• Como a psicólogo representa a homossexualidade? Vocês concordam ou discordam?
• Vocês conhecem algum homossexual? O que vocês acham disso?
• Quais as hostilizações que passam os homossexuais no espaço escolar?
• Quais os estereótipos estão ligados ao homossexual masculino? E ao feminino?
• Os colegas no qual convivem apresentam preconceito aos homossexuais?
• Os homossexuais, na escola, possuem os mesmos direitos que os heterossexuais?
• Nos últimos anos, houve mudanças em termos de direitos dos homossexuais? Na educação? No mercado de trabalho, etc?
• Na escola, os homossexuais têm conseguido fazer valer seus direitos como cidadãos?
• Quais os imaginários sociais (representações/concepções), construídos sócio-historicamente, dos homossexuais em nossa sociedade?
• O que podemos fazer diante de um ato de discriminação?
• A nossa escola reproduz, produz ou contesta ações discriminatórias aos homossexuais? Exempliquem algumas dessas ações que já presenciaram.
• Já presenciaram algum tipo de discriminação e violência que sofrem os/as jovens homossexuais dentro da escola?

Observação:

Professor/a não deixe de enfatizar que as várias ações discriminatórias e hostis, no ambiente escolar, contra os homossexuais, levam ao aparecimento de reações homofóbicas.

Atividade 2:

Sugerimos que professor/a comece essa atividade exibindo um vídeo intitulado “Campanha Não Homofobia” (Figura 2), fazendo aos/as alunos/as os seguintes questionamentos:

• O que o vídeo tem haver com uma campanha em favor da não hom ofobia?
• No víde o, a analogia das junções/uniões de algumas letras do alfabeto, nos passa qual/is ideias?
• Vocês acreditam que o preconceito nos pode tornar ignorantes?
• Quando no vídeo, o autor faz menção a “união de letras iguais a elas”, ele esta referindo a homossexualidade?
• Dessa forma, as palavras cOOperação e ComprEEnsão são importantes na luta contra a homofobia? Apontem alguns argumentos.


O vídeo tem duração de 30 segundos e esta disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=t5xXjlfFSFE

 Figura 2: Imagens do vídeo: Campanha Não Homofobia
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=t5xXjlfFSFE

Após, o/a professor/a fazer as discussões sugeridas, poderá perguntá-los/as se têm dúvidas e/ou curiosidades sobre este tema. É importante que o/a professor/a estimule a participação dos/as alunos/as.

Atividade 3: Ações em defesa de uma escola inclusiva

Como finalização das discussões e para o fechamento das aulas, essa atividade terá como objetivo discutir ações que podem ser implementadas na escola como forma de combate a homofobia e o reconhecimento da diversidade sexual.
Para isso, o/a professor/a solicitará que os/as alunos/as façam grupos com até 5 componentes. Cada grupo deverá discutir a homofobia, articulando estratégias que poderiam ser “implementadas” na escola a fim de atenuar ações e/ou práticas discriminatórias aos homossexuais.
Posto isto, estes grupos, com a mediação do/a professor/a, deverão se organizar para criar um cartaz elencando ações, na escola, não homofóbicas. Essas produções deverão ser socializadas por toda a escola. Durante esta atividade o/a professor/a poderá trabalhar a escrita e a criatividade dos/as alunos/as.


Material necessário:

• Cartolina;
• Pincéis
• Régua, etc.

Recursos Complementares

    Professor/a o livro indicado abaixo é uma ferramenta valiosa para ajudar a tornar realidade a escola sem homofobia. Ao fornecer elementos para reflexão, atuação política e subsídios para uma ação pedagógica promotora da diversidade e da cidadania. O livro traz reflexões sobre a produção e a reprodução da homofobia na educação, em especial no contexto escolar, evidenciando o fato como grave problema social cujo enfrentamento não pode ser mais adiado. A compreensão e o respeito pelo diferente e pela diversidade são dimensões fundamentais do processo educativo.
     Vale a pena conhecê-lo: Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Maiores informações consultar: http://www.contee.org.br/noticias/artigos/art449.asp


Outros referenciais:
• Projeto Educação sem Homofobia atua na formação de educadoras/es para a promoção do respeito à diversidade sexual - http://educacaosemhomofobia.wordpress.com/


• Projeto Diversidade Sexual na escola é uma realização da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (Secad/MEC) e a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH).- http://www.papocabeca.me.ufrj.br/diversidade/projeto.htm


• Livro Diversidade Sexual na escola – disponível em: http://www.papocabeca.me.ufrj.br/diversidade/DiversidadeWeb.pdf


• Artigo de Mateus Leonardi Redivo - Como discutir a homossexualidade na escola. Disponível em: http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2006/05/353041.shtml

Avaliação

Os/as alunos/as deverão ser avaliados em todos os momentos das aulas, sobretudo durante a execução das atividades solicitadas, podendo o/a professor/a aproveitar desta para analisar o envolvimento dos/as alunos/as, as discussões e a criatividade.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.