Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Lendo e escrevendo narrativas de carnaval

 

21/05/2010

Autor y Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno desenvolverá a leitura a partir de um texto narrativo a respeito do carnaval.
Trabalhará a interpretação do texto narrativo e os elementos da narrativa, tais como narrador, enredo e partes da narrativa (início, meio e fim).
Realizará uma produção de texto tendo como base o texto narrativo lido, partindo de suas experiências.

Duração das atividades
Aproximadamente três aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá estar inserido no processo de alfabetização e letramento

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

O professor  organizará os alunos em uma roda, no chão da sala de aula, informando-os que eles irão ouvir uma história sobre o carnaval.

Antes de contar a história, ele irá conversar com os alunos a respeito do carnaval, perguntando se eles gostam de carnaval, o que eles fazem nessa festa, se eles viajam, se assistem aos desfiles de escola de samba, etc.

O professor, então, deixará a conversa fluir, permitindo que os alunos falem livremente a respeito do tema e que contem o que gostam de fazer nessa época.

Momento 2

Após a conversa inicial, o professor irá contar a seguinte história, mostrando as figuras:

O carnaval de João e Amanda

(Autora: Lívia Fagundes Neves)

Amanda estava animada. Ela estava de férias com sua família em um lugar fantástico:  o Rio de Janeiro. O hotel era maravilhoso. Havia uma piscina, um jardim e estavam perto da praia!
O Irmão de Amanda, João, também estava muito animado. Era tempo de carnaval no Rio e, naquela noite, aconteceria uma grande festa na rua. Todo mundo usava roupas maravilhosas, de diferentes cores: verde, azul, vermelho, roxo, e até dourado e prateado.
Amanda e João queriam ir à festa, mas não tinham nenhuma roupa de carnaval. Então, tiveram a ideia de ir a uma loja e comprar fantasias.

Assim, eles saíram do hotel com seus pais e foram para o centro de compras da cidade.
Todas as lojas tinham roupas fantásticas. Eles entraram em uma loja bem grande.
Amanda queria colocar uma roupa com uma capa especial, saia curta, camiseta azul, botas brancas e um chapéu de vaqueiro.
João escolheu uma fantasia que tinha um par de calças vermelhas e amarelas, uma camisa verde e vermelha manchada, sapatos azuis, um chapéu de bobo e um nariz vermelho.

Mas, na hora de pagar, os jovens trocaram tudo. Amanda comprou um vestido cor de ouro e prata com sapatos de saltinho e João, uma fantasia de super-homem. Agora, eles estavam prontos para a festa!
 Quando a família estava voltando para o hotel, viram uma mulher alta, elegante em um belo vestido preto. Ela usava diamantes nos dedos, nos sapatos, na roupa e no cabelo.
O gerente do hotel lhes informou que aquela era Diana Diamond, a famosa estrela de cinema. Contou também que aqueles diamantes eram de verdade e que custavam muito caro.

Amanda e João foram para o quarto se aprontar para a festa. Às oito horas, os jovens com seus pais desceram ao restaurante para jantar. Eles comeram bife, batatas fritas e salada.
De repente, todos ouviram alguém gritar:
_ Meus diamantes se foram!!! Roubaram meus diamantes!

Era Diana Diamond que saiu gritando e correndo do elevador do hotel.
Assim que ouviram os gritos, os dois irmãos viram um homem, com uma fantasia de gato preto, fugindo com os diamantes nas mãos.

Na rua havia milhares de pessoas vestindo trajes coloridos. Todo mundo estava dançando e cantando. A música era muito alta, mas mesmo com toda a confusão, os dois correram atrás do gato preto.

undefined
Foi difícil vê-lo por causa da festa na rua mas João, que era muito esperto, o avistou de longe.
O gato preto corria desesperadamente. Amanda não conseguiu seguí-lo mas João, muito ligeiro, estava quase alcançando o ladrão.
De repente, o gato preto parou e caiu no chão, parecia estar com falta de ar e exausto de tanto correr.  Então, João segurou o ladrão pelos braços e começou a gritar por ajuda. A polícia chegou, algemou o ladrão e o levou  para a prisão. João retornou ao hotel na viatura e lá, juntos, polícia e mocinho, devolveram os diamantes a Diana Diamond. 

undefined
Ela ficou muito satisfeita, agradeceu imensamente e, em retribuição, convidou toda a família de João para comparecerem à sua festa de carnaval, que aconteceria no terraço do hotel.

Naquela noite, Amanda, João e seus pais foram à festa de carnaval de Daiana. Tudo estava impecável, comida, fantasias, música e brincadeiras. Foi uma noite inesquecível!

 Joâo e sua família permaneceram por mais três dias no hotel. Fizeram uma bela amizade com Daiana e, até hoje, recebem notícias de seus filmes e do sucesso que ela faz pelo mundo afora.

Momento 3

Terminada a história, o professor irá perguntar se os alunos gostaram daquela aventura de carnaval e perguntará ainda se alguém já teve uma experiência legal de carnaval para contar.

Em seguida, o professor fará perguntas orais a respeito da história tais como:

- Quem são os personagens dessa história? (Amanda, João, o artista, os pais, a policia,o ladrão e o porteiro do hotel)

- Onde se passa a história? (No Rio de Janeiro)

- Em que época acontece essa história (Na época do carnaval)

- Quais informações estão presentes no início da história? (Dois irmãos vão passar o carnaval no Rio de Janeiro, se hospedam em um hotel, compram fantasias para ir à uma festa e conhecem Diana)

- Qual o clímax da história, ou seja, qual é a parte de suspense? (A parte em que o ladrão rouba o diamante e João sai correndo atrás dele)

- Qual é o desfecho da história, ou seja, como termina a história? (João pega o ladrão, a polícia chega e Diana os convida para a festa.)

Para finalizar esse momento, o professor deverá informar aos alunos que ele contou uma história ocorrida com alguns personagens e que o nome da pessoa que conta uma história é NARRADOR.

Completará ainda dizendo que aquela história é uma NARRAÇÃO porque narra, ou seja, conta um acontecimento ou um fato, vivido por alguém.

Momento 4

Pedir que os alunos voltem ao seus lugares para a leitura de um outro texto narrativo sobre carnaval. O professor, então, entregará o texto abaixo para os alunos lerem e colarem no caderno:

Um carnaval diferente 

(Autora: Lívia Fagundes Neves)    

            Carolina é uma menina que tem nove anos e mora no Rio de Janeiro. Ela adora estudar e brincar com seus amigos depois da escola. Sua brincadeira favorita é “escolinha” e ela gosta sempre de imaginar que é a professora.

            Certo dia, após a aula, quando Carolina ia ao encontro  de suas amigas para brincar, sua mãe lhe chamou para arrumar as malas: elas iriam viajar e aproveitar o carnaval de 2005 na praia.

            Carol, como era chamada, ficou animada, deixaria de brincar com suas colegas, mas, no dia seguinte, iria para a praia encontrar com sua prima Filó, também de nove anos, de quem ela tanto gostava.

             No dia seguinte, após uma longa noite de espera e ansiedade, Carol e sua mãe acordaram bem cedo, tomaram café e pegaram a estrada. Elas estavam radiantes! Aquele seria um ótimo carnaval!

            Após uma breve viagem, as duas chegaram à cidade desejada! A praia estava linda! Mas... não tinha ninguém aproveitando aquela maravilha. As duas se olharam e acharam muito estranho aquilo! O dia estava ótimo e já era carnaval. Deveria ter um monte de gente pulando na rua e aproveitando o dia.

            Apesar da frustração, as duas continuaram seguindo até a casa da prima. No caminho, também não viram sinal de alguém. Carol olhou o relógio, já passavam das 14 horas e onde estariam todos?

            Chegando à casa de Filó, tocaram a campainha! A mãe de Filó, chamada Rita, após quase dez minutos, atendeu a porta. E para a surpresa de Carol, Rita muito abatida! Parecia doente, tinha olheiras e estava com febre.

            As visitantes, muito assustadas, perguntaram o que estava acontecendo e Rita respondeu que metade da cidade havia acordado doente naquela manhã, domingo de carnaval, parecia com uma gripe muito forte. A prima Filó nem conseguiu sair da cama.

            As duas não sabiam o que fazer, pensaram em voltar para a sua cidade mas, ficaram com pena de sues parentes e resolveram ficar para ajudar. Acabaram passando o resto do carnaval cuidando das pessoas daquela casa.

            Na quarta-feira de cinzas todos já estavam melhores... Assim como quase toda a população daquela cidadezinha praiana. Haviam sido medicados e descoberto que um vírus muito forte foi o causador daquele estrago.

            Naquela tarde de quart-feira Carol e sua mãe foram voltaram para casa, esperaram tanto por aquele carnaval na praia e nem podiam imaginar que seriam tão úteis ajudando seus parentes a melhorassem daquela doença. 

            Partiram mas prometeram a Rita, a Filó e a si mesmas que o próximo carnaval seria diferente! Elas iriam fazer muita folia e pular bastante, ao som de um bom samba!

Momento 5

Após uma leitura silenciosa e em voz alta, realizada pelo professor, o aluno irá responder às seguintes perguntas no caderno:

1) Quais são os personagens da história? (Carol, sua mãe, Filó e Rita)

2) Onde se passa a história? (No Rio de Janeiro)

3) Quando acontece a história? (No carnaval de 2005)

4) Quais informações estão presentes no início da história? (Informações sobre Carol: o que ela gosta de fazer, quantos anos ela tem, etc)

5) O que acontece no meio da história? (Carol e sua mãe viajam no carnaval para praia e encontrarm uma cidade estranha)

6) O que acontece no final da história? (Carol e sua mãe passam o carnaval cuidando dos doentes e vão embora na quarta-feira de cinzas)

7) Na sua opinião, o fato contado nessa história ocorreu de verdade, ou seja, é possível que quase toda a cidade tenha ficado doente no carnaval? (Resposta pessoal. O professor deverá mostrar, durante a correção, que os acontecimentos narrados em uma história podem ser imaginários ou inventados, assim podem não ter ocorrido verdadeiramente)

8) Por que o título do texto é "Um carnaval diferente?" (Porque Carol não pode aproveitar o carnaval na praia, ela precisou de cuidar dos seus parentes)

9) No oitavo parágrafo lê-se: "As visitantes...". A quem o narrador se refere? (Ele se refere ä Carol e sua mãe).

10) Por que Carol e sua mãe se assustaram ao chegar à cidade da praia?  (Porque a cidade estava vazia, sem ninguém na rua.)

11) Qual foi a promessa feita pelas duas visitantes ao final da história? (Elas prometeram que o próximo carnaval tudo seria melhor)

Momento 6

O professor deixará que os alunos tentem desenvolver as questões propostas no momento anterior e, em seguida, fará a seguinte a explicação:

- A história "um carnaval diferente" também é um exemplo de NARRACÃO, assim como a primeira história que vocês ouviram. Há um NARRADOR, ou seja, uma pessoa contando um acontecimento que ocorreu com outra pessoa, ou um acontecimento inventado, que ocorreu em um determinado tempo e em um determinado espaço. Inicialmente, em uma narração, o narrador inicia a história apresentando os personagens e situando o lugar e o tempo em que algum fato acontecerá. Em seguida, o narrador, no meio da história, conta o ocorrido, para ao final da história resolver e dar um desfecho para aquele acontecimento.

Após essas considerações, o professor retornará a atividade do momento 5, discutindo e exemplificando a explicação que ele acabara de  dar.

Para finalizar esse momento, é importante que o professor explique que o narrador das duas histórias contam um acontecimento que ocorreu com alguém e que, portanto, eles (narradores) não participaram daquelas histórias. Mas pode acontecer de um personagem que viveu a história também a contar, assim, nesse caso, o narrador da história será também um personagem.

Momento 7

Para sistematizar essas informações a respeito da Narração, o professor pedirá que os alunos anotem no caderno o seguinte lembrete:

Texto narrativo

O texto narrativo conta acontecimentos ou experiências vividas ou imaginadas por alguém.

Quem conta esses acontecimentos com os PERSONAGENS é o NARRADOR que ainda situa a história em um determinado TEMPO e ESPAÇO.

Momento 8

Após as explicações e exemplificações acerca do texto narrativo, o professor convidará os alunos a escreverem uma narrativa, contando um acontecimento ou uma experiência de CARNAVAL vivida por alguém.

Explicar, então, que eles serão os NARRADORES e que podem contar algo verdadeiro que aconteceu com alguém que eles conhecem ou inventarem uma história com esse tema. Lembrá-los da necessidade de organizar a história em: princípio, meio e fim. No príncipio será apresentado os personagens, o tempo e o espaço. No meio desenrolará a ação durante o carnaval e, no fim, ocorrerá um desfecho, uma finalização a partir da ação.

Momento 9

O professor irá corrigir as produções e, na próxima aula, deixará que os alunos as leiam à frente da sala.

Recursos Complementares

O professor poderá mostrar algumas figuras de carnaval para os alunos, como incentivação inicial, antes de contar a história. Há algumas figuras no site: http://images.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&tbs=isch%3A1&sa=1&q=carnaval+no+Brasil&aq=f&aqi=g2&aql=&oq=&gs_rfai=&start=0 

Avaliação

O professor irá verificar se o aluno compreendeu a estrutura do texto narrativo através das respostas das atividades relacionadas e da correção das narrações.

Ao corrigir as narrações, o professor deverá analisar também a criatividade dos alunos, bem como a organização textual, no que diz repeito ao uso de paragráfos e pontuações, verificando, ainda, questões ortográficas e de concordância.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 7 calificaciones

  • Cinco estrelas 5/7 - 71,43%
  • Quatro estrelas 2/7 - 28,57%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.