Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


ARANHA: perigo, utilidades e alimentação das aranhas.

 

11/05/2010

Autor y Coautor(es)
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar a utilidade das aranhas para o ambiente; relacionar os benefícios da aranha para o ambiente;
  • Investigar sobre o tipo de alimentação das aranhas para o equilíbrio ambiental.
Duração das atividades
4 aulas de 40 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Benefícios da aranha, tipo de alimentação e equilíbrio ambiental.

Estratégias e recursos da aula

 Atividade 1: Pesquisar sobre a utilidade das aranhas.

1º momento: O professor inicialmente faz um diagnóstico dos conhecimentos das crianças, procura verificar o que sabem sobre a importância das aranhas para o meio ambiente. Neste diagnóstico pode iniciar com uma história, criando uma situação onde apareçam aranhas, o professor inicia e as crianças terminam. Assim, ele analisa o que elas conseguem falar; preservar ou destruir? Na concepção das crianças as aranhas são importantes, mesmo nocivas ao homem?  

2 º momento - O professor e as crianças organizam as informações sobre os benefícios que as aranhas trazem para o meio ambiente e para o homem. Nesse sentido, pode  procurar artigos na internet,  em livros ou revistas. Assim, se orienta pelas seguintes questões: qual a utilidade das aranhas para o meio ambiente? que benefícios pode tazer ao homem?

Pesquisar em: 

 http://lua.weblog.com.pt/arquivo/128495.html ,

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1404540-EI8147,00.html 

Atividade 2: Leitura de textos sobre alimentação das aranhas.

1º Momento: O professor orienta a leitura das crianças sobre a alimentação das aranhas, elas devem destacar:

 a) a relação entre alimentação das aranhas e a manutenção do equilíbrio ecológico; 

 b) tipo de alimentação;

c) como capturam a sua presa.

É bom criar situações  que as crianças reflitam sobre as relações estabelecidas entre os diversos animais, como  vitais para a manutenção das espécies, por isso mantém um equilíbrio no meio ambiente. A leitura pode ser realizada e dupla, cada dupla no final da leitura procura responder as questões. Em seguida, reune-se com outra dupla e confere as respostas, mediante um processo de discussão e negociação organizam as respostas. Cada grupo, em uma grande roda expõe os seus resultados para serem analisados pela turma.

Sugestão:

Texto da Super Interessante (1995, ed. 088)

 Atividade 3:   Discutir os perigos que as aranhas oferecem.

1º momento - O professor mostra a figura da aranha marrom e pede às crianças para fazer suposições se ela é perigosa ou não, caso seja   afirmativa a resposta, quais os seus perigos. Nesse momento, o professor  registra as hipóteses das crianças,  em seguida apresenta o resultado de uma picada desse tipo de aranha e abre a discussão, traz informações e faz orientações para as precauções necessárias.

Fonte: http://blig.ig.com.br/distaks/2010/03/23/o-perigo-da-aranha-marrom/. 

 

2º Momento – o professor traz outras imagens, mostrando o resultado da picada da aranha marrom. Em seguida, confronta com as hipóteses das crianças. Discute sobre o veneno das aranhas e os cuidados que as crianças devem ter.

 

 

3º Momento – O professor ensina as crianças a montar  uma palestra sobre os cuidados para evitar picadas de aranhas. Divide as crianças em pequenos grupos e  por tema, para que pesquisem com ajuda do professor e organize a palestra para os pais:

Grupo 1:  A aranha marrom: suas características;

Grupo 2: Hábitos da aranha marrom e o desequilíbrio da natureza;

Grupo 3:  Picada e reação ao veneno da aranha;

Grupo 4:  Cuidados que devem ser tomados para evitar a picada da aranha marrom.

Fonte:   http://ciencia.hsw.uol.com.br/aranhas4.html  

 Obs. No dia da palestra das crianças, o professor passa ser o ponto de apoio de cada grupo, encorajando e completando quando as crianças solicitarem.

 

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar o conhecimento inicial e verificar o que as crianças aprenderam durante o processo de aprendizagem; Compreenderam e sabem explicar quais os benefícios que a aranha traz para o meio ambiente (equilíbrio natural); discutem com os  colegas e com o professor sobre as características das aranhas venenosas e relacionam o veneno ao  prejuizo ou benefício que elas trazem  ao homem. Seguem o roteiro da leiitura, interpreta o texto e atribui um sentido novo ao que lêem.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • selma, n.m.e.r.neci campos , Rio Grande do Norte - dijo:
    selmambg@hotmail.com

    23/05/2011

    Cinco estrelas

    achei muito criativo a ideia de fazer uma palestra para os pais. é uma excelente forma de trazer a familia para escola. PARABENS!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.