11/05/2010
Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Benefícios da aranha, tipo de alimentação e equilíbrio ambiental.
Atividade 1: Pesquisar sobre a utilidade das aranhas.
1º momento: O professor inicialmente faz um diagnóstico dos conhecimentos das crianças, procura verificar o que sabem sobre a importância das aranhas para o meio ambiente. Neste diagnóstico pode iniciar com uma história, criando uma situação onde apareçam aranhas, o professor inicia e as crianças terminam. Assim, ele analisa o que elas conseguem falar; preservar ou destruir? Na concepção das crianças as aranhas são importantes, mesmo nocivas ao homem?
2 º momento - O professor e as crianças organizam as informações sobre os benefícios que as aranhas trazem para o meio ambiente e para o homem. Nesse sentido, pode procurar artigos na internet, em livros ou revistas. Assim, se orienta pelas seguintes questões: qual a utilidade das aranhas para o meio ambiente? que benefícios pode tazer ao homem?
Pesquisar em:
http://lua.weblog.com.pt/arquivo/128495.html ,
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1404540-EI8147,00.html
Atividade 2: Leitura de textos sobre alimentação das aranhas.
1º Momento: O professor orienta a leitura das crianças sobre a alimentação das aranhas, elas devem destacar:
a) a relação entre alimentação das aranhas e a manutenção do equilíbrio ecológico;
b) tipo de alimentação;
c) como capturam a sua presa.
É bom criar situações que as crianças reflitam sobre as relações estabelecidas entre os diversos animais, como vitais para a manutenção das espécies, por isso mantém um equilíbrio no meio ambiente. A leitura pode ser realizada e dupla, cada dupla no final da leitura procura responder as questões. Em seguida, reune-se com outra dupla e confere as respostas, mediante um processo de discussão e negociação organizam as respostas. Cada grupo, em uma grande roda expõe os seus resultados para serem analisados pela turma.
Sugestão:
Texto da Super Interessante (1995, ed. 088)
Atividade 3: Discutir os perigos que as aranhas oferecem.
1º momento - O professor mostra a figura da aranha marrom e pede às crianças para fazer suposições se ela é perigosa ou não, caso seja afirmativa a resposta, quais os seus perigos. Nesse momento, o professor registra as hipóteses das crianças, em seguida apresenta o resultado de uma picada desse tipo de aranha e abre a discussão, traz informações e faz orientações para as precauções necessárias.
Fonte: http://blig.ig.com.br/distaks/2010/03/23/o-perigo-da-aranha-marrom/.
2º Momento – o professor traz outras imagens, mostrando o resultado da picada da aranha marrom. Em seguida, confronta com as hipóteses das crianças. Discute sobre o veneno das aranhas e os cuidados que as crianças devem ter.
3º Momento – O professor ensina as crianças a montar uma palestra sobre os cuidados para evitar picadas de aranhas. Divide as crianças em pequenos grupos e por tema, para que pesquisem com ajuda do professor e organize a palestra para os pais:
Grupo 1: A aranha marrom: suas características;
Grupo 2: Hábitos da aranha marrom e o desequilíbrio da natureza;
Grupo 3: Picada e reação ao veneno da aranha;
Grupo 4: Cuidados que devem ser tomados para evitar a picada da aranha marrom.
Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/aranhas4.html
Obs. No dia da palestra das crianças, o professor passa ser o ponto de apoio de cada grupo, encorajando e completando quando as crianças solicitarem.
Avaliar o conhecimento inicial e verificar o que as crianças aprenderam durante o processo de aprendizagem; Compreenderam e sabem explicar quais os benefícios que a aranha traz para o meio ambiente (equilíbrio natural); discutem com os colegas e com o professor sobre as características das aranhas venenosas e relacionam o veneno ao prejuizo ou benefício que elas trazem ao homem. Seguem o roteiro da leiitura, interpreta o texto e atribui um sentido novo ao que lêem.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
23/05/2011
Cinco estrelasachei muito criativo a ideia de fazer uma palestra para os pais. é uma excelente forma de trazer a familia para escola. PARABENS!