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Nossos poderosos filtros - Os Rins

 

29/04/2010

Autor y Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Ezequiel Menta, Suelen Fernanda Machado

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Saúde Construção da identidade e da auto-estima
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Conhecer o papel dos rins na circulação e no corpo humano.

 Identificar as doenças que afetam os rins.

  Refletir e estimular atitudes positicas para a saúde renal.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos;
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimentos anteriores para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

AULA 1

PRÁTICA SOCIAL INICIAL DO CONTEÚDO

  Observe a imagem

retirada de: http://jornale.com.br/ruy/wp-content/uploads/2010/02/ana-furtado.jpg  (acessado dia 25/03/10) 

 Relembre os alunos da campanha veiculada pela televisão sobre a importância do exame de creatinina. Será que eles sabem o que é esse exame? O que é creatinina? Por que dessa mobilização sobre esta substância?

PROBLEMATIZAÇÃO 

A creatinina é um produto da degradação da fosfocreatina (creatina fosforilada) no músculo, e é geralmente produzida em uma taxa praticamente constante pelo corpo — taxa diretamente proporcional à massa muscular da pessoa: quanto maior a massa, maior a taxa. (retirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Creatinina acessado dia 25/03/10).  

 Mas afinal qual sua ligação com os rins?   

 Professor, assista ao vídeo abaixo com seus alunos e proponha uma discussão acerca do seu conteúdo. http://www.youtube.com/watch?v=KCjhnXQqN9A (acessado dia 31/03/10) Abaixo algumas questões norteadoras para a discussão em sala de aula:

INSTRUMENTALIZAÇÃO

ATIVIDADE 1

A creatinina é um parâmetro para verificar se a atividade renal está em boas condições. O que acontece quando a creatinina está em valor anormal? O que as pessoas devem fazer? Peça que os alunos pesquisem sobre esta questão e anotem suas respostas em um editor de documentos para posterior publicação em um blog, aberto pelos alunos (individual ou em grupos) para divulgação do conhecimento.

Peça que os alunos pesquisem sobre a creatinina e a função renal, sua importância para o corpo humano e as doenças relacionadas a este sistema corpóreo. As pesquisas deverão ser individuais e os resultados formatados em um texto de redação própria alimentando o documento já aberto em editor de texto para posterior publicação em Blog.

 DICA: Caso a escola não tenha boa acessibilidade ou não disponha de laboratório de informática para os alunos, o professor poderá adaptar estas sugestões de aulas. Ele deve pesquisar os recursos e reportagens mencionados anteriormente, salvá-los em uma pen-drive e reproduzir em fotocópias (imagens/slides) ou melhor ainda, projetar com o auxílio de um data-show. Quanto às pesquisas dos alunos, eles poderão fazer por escrito em um fichário para complementar durante o decorrer das aulas, ou também recorrer ao data-show e apresentar seus resultados em slides e imagens que sintetizem suas pesquisas.

AULA 2

ATIVIDADE

 Inicie um debate com os alunos sobre as ações que beneficiam e que prejudicam a atividade renal. Para iniciar este debate sugerimos a leitura da reportagem abaixo, que trata de sucos que ajudam e prejudicam os rins.  http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2010/03/05/certos-sucos-previnem-enquanto-outros-elevam-risco-de-pedras-nos-rins.jhtm   (acessado dia 21/03/10)

Roteiro de discussão após leitura:

Que outros fatores colaboram para a boa ação dos rins?

 Que atividades são prejudiciais?

 O que podemos fazer para ter boa saúde em relação ao sistema de filtragem do nosso corpo?

As impressões dos alunos sobre este debate também deverão ser registradas para alimentação do blog.

 AULA 3

ATIVIDADE

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

 Leve os alunos ao laboratório para aprofundar seus conhecimentos sobre a fisiologia renal.

Fisiologia - sistema urinário 

ou acesse: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10809   também disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/2987/Excrecao.swf?sequence=1 

sistema urinário: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_uri/index.htm

 QUESTÕES DE TRABALHO

Qual o papel que os rins desempenham no corpo humano?

Qual a importância do bom funcionamento da filtração do sangue?

Que problemas podem acarretar a sobrecarga nos rins?

Estas respostas deverão ser incluídas de forma criativa no blog.

 

AULA 4

 CATARSE

De posse de todas as informações coletadas ao longo das atividades, os alunos, em grupo de até 4 integrantes, deverão compor uma campanha pró-renal.

CAMPANHA PRÓ-RENAL TÍTULO DA CAMPANHA:  a ser definido pelos alunos. Primar pela criatividade e correlação com o tema.

 OBJETIVO: Conscientizar a população escolar e comunidade da importância dos rins, dos cuidados que devemos ter com eles. Também mostrar as ações que prejudicam a atividade renal e o que pode beneficiar seu funcionamento.

RECURSOS: Os alunos poderão utilizar da pesquisa previamente feita, de coleta de imagens na internet, fotografias, fotomontagens, desenhos para ilustrar a campanha. Frases de impacto também são importantes para chamar a atenção dos leitores. (estes materiais poderão ser impressos na forma de cartazes, folders ou veiculados na internet, como web cards, blogs, wikis, etc.) O texto informativo deverá ser breve e explícito. Também poderão fazer esquetes teatrais para explicar o objetivo da campanha.

APRESENTAÇÃO: Marque com os alunos uma data para a apresentação das suas idéias. Tanto as campanhas gráficas (cartazes, folders, web) como as esquetes teatrais deverão ser apresentadas e suas idéias defendidas. Nesta data haverá a avaliação dos trabalhos pelo professor. Posteriormente, o professor poderá marcar uma data para nova apresentação dos trabalhos, desta vez para a comunidade escolar e pais.  

PRÁTICA SOCIAL FINAL DO CONTEÚDO

 Quando os rins começam a dar sinal de falência, há uma medida a ser tomada para salvar a vida da pessoa. O primeiro passo é a diálise e o último recurso, o transplante. Instrua os alunos a visitarem um centro de hemodiálise para ver como funciona e entrevistar os funcionários do local. Prepare com os alunos as perguntas a serem feitas. Esta atividade deverá ser feita no período de contraturno das aulas e sem a supervisão do professor. Incentive os alunos a registrar essa visita por meio de gravação de voz (das entrevistas) e de fotografias. O resultado desta visita poderá ser publicado no blog anteriormente aberto para divulgação e conscientização dos cuidados necessários para uma boa saúde renal.             

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Fisiologia - sistema urinário Hipertexto
Recursos Complementares

Anatomia do sistema urinário – disponível em: http://www.auladeanatomia.com/urinario/sistemaurinario.htm  (acessado dia 24/03/10). 

 MD SAÚDE – Pielonefrite – infecção nos rins. Disponível em: http://www.mdsaude.com/2009/01/pielonefrite-infeccao-dos-rins.html (  acessado dia 24/03/10).  

Breves de saúde – Prevenção de doenças renais que evoluem para transplante? Disponível em: http://www.brevesdesaude.com.br/ed04/rins.htm  (acessado dia 24/03/10).  

 Pró-renal. Dia mundial do rim. Disponível em: http://www.pro-renal.org.br/dia.php (acessado dia 24/03/10).   

Uréia e creatinina – avaliando a função renal e verificando valores normais no sangue. Disponível em: http://www.plugbr.net/ureia-e-creatinina-avaliando-a-funcao-renal-verificando-valores-normais-no-sangue/ (acessado dia 24/03/10).  

MD SAÚDE – Creatinina. Disponível em: http://www.mdsaude.com/2008/09/voc-sabe-o-que-creatinina.html   (acessado dia 24/03/10). 

Avaliação

A avaliação dos alunos nestas aulas poderá ser feita pela produção deles em cada momento. Alguns critérios serão apresentados aqui, para que o professor observe em cada atividade, entretanto, o professor pode definir outros critérios. Lembre de explicitar estes critérios aos alunos quando explicar cada atividade a ser realizada.

 BLOG – Para avaliar o blog o professor poderá analisar: número de postagens e o conteúdo ali publicado, se está correto e se é aprofundado. Coesão textual, ortografia, uso de imagens e sons, indicação de links, e fontes bibliográficas utilizadas.

 DEBATE – Participações, conteúdo dos comentários (perguntas e respostas) e contribuições.

CAMPANHA – A campanha é a atividade “ponto alto” das aulas. Aqui o professor poderá analisar a postura dos alunos frente ao público, oralidade, criatividade, coesão textual, profundidade e pertinência do conteúdo apresentado.

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