15/05/2010
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Filosofia | Ética |
Compreender o senso moral e a ética, sendo capaz de refletir sobre os diversos posicionamentos veiculados na mídia.
Identificar situações de marginalização e alienação na sociedade atual, contextualizando os seus efeitos.
Perceber a importância da literatura no estudo da filosofia e de temas contemporâneos.
Fundamentar suas discussões nas idéias de Adorno e Horkheimer.
Sugerimos que o professor acesse a aula: “A evolução moral e ética: seus reflexos na sociedade contemporânea” (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=18206), onde foram trabalhados os seguintes objetivos:
Sugerimos que o Professor, antes de iniciar as atividades propostas, nesta aula, faça um diagnóstico com sua turma, o que segundo o Professor João Luiz Gasparin – UEM chama de Prática Social Inicial do Conteúdo.
Proponha o estudo deste tema e levante junto aos estudantes as suas vivências do conteúdo, isto é, anotamos o que já sabem sobre o tema a ser trabalhado e o que gostariam de saber sobre o assunto em pauta.
Teremos uma visão geral dos conhecimentos empíricos da turma, seus desejos e curiosidades, possíveis erros conceituais que deverão ser trabalhados no decorrer das atividades.
Segundo o Professor João Luiz Gasparin – UEM a problematização é um desafio, ou seja, é a criação de uma necessidade para que o educando, através de sua ação, busque o conhecimento. É importante o professor apresentar alguns desafios para motivá-los a refletirem sobre o tema. Sugerimos o seguinte:
Além destes pontos os estudantes vão levantar outros que gostariam de estudar, mas nem sempre podemos trabalhar tudo, então se deve selecionar com o grupo os principais problemas a serem discutidos nas aulas a seguir.
Sugerimos que essa atividade seja elaborada e realizada em conjunto com outras disciplinas, de acordo com as dimensões a seguir:
O homem é uma espécie de interseção entre dois mundos: o real e o ideal. Pela liberdade humana, os valores do mundo ideal podem atuar sobre o mundo real. Nicolai Hartmann
A Ética elabora princípios de vida capazes de orientar o homem para uma ação moralmente correta, além de refletir sobre os sistemas morais elaborados pela humanidade. Questões cotidianas como atitudes sobre o que devo ou não fazer? É correto ou não pensar desta forma? Posso ou não julgar tal coisa... Fazem parte das nossas reflexões. As nossas atitudes são refletidas no nosso modo de ser e de quem convive conosco, portanto não posso tomar atitudes sem analisar seus efeitos para o grupo social, para a comunidade a que pertenço.
O simples fato de ligar um aparelho de TV, um rádio, acessar a internet ou usar os demais meios de comunicação, me coloca em contato com o mundo e com os meios de comunicação de massa. Eu abro minha mente para um conjunto de informações.
Professor, sugerimos que assista ao seguinte vídeo sobre a influência da mídia em nossa vida, analise-o e veja se é pertinente a sua turma:
TÍTULO: Alienação, a mídia como meio de comunicação da massa
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=uR_62ZmjQQQ acessado em 28/03/2010
ROTEIRO DE DISCUSSÃO
Vamos observar que, na grande maioria das vezes, somos todos receptivos de um conjunto grande de informações veiculadas pela mídia, tida como verdadeira. Questione os seus alunos se eles tem o hábito de verificar e acompanhar em outras redes de transmissão a mesma informação, para verificar se não há uma postura tendenciosa veiculada por determinadas emissoras?
Nestas questões entra em cena a liberdade, ou seja, só tem sentido julgar moralmente a ação de uma determinada pessoa, de uma emissora de comunicação, de uma sociedade, se essa ação foi praticada em liberdade. Desta forma, a consciência moral depende da liberdade de pensar e agir, tornamo-nos responsáveis pelo que fazemos e pensamos.
Segundo Kant, no século XVIII citado por Cotrin, 1999, p. 215
Age de tal modo que a máxima da tua vontade possa valer sempre ao mesmo tempo como princípio de uma legislação universal.
A medida que nossa ação está em conformidade com o pensamento de nossa comunidade, sou livre para agir e viver em comunidade. Isso pressupõe que o ser humano está concatenado com o mundo em que vive, possui uma maneira de pensar e agir, que o tornam livre diante de seus pares. Segundo Marx, citado por Cotrin, 1999, p. 216.
Os homens fazem a sua própria história, mas não a fazem como querem; não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado.
O texto nos leva a refletir que somos parte da história de nossa comunidade; essa história nos precede ao mesmo tempo em que possuímos o livre arbítrio. A consciência moral pode nos tornar virtuosos, com a prática constante do bem, assumindo a responsabilidade por sua própria existência.
Diante destas questões discutidas, solicite aos seus alunos em grupos de até 04, que selecionem trechos de filmes, novelas, reportagens, situações do cotidiano, veiculadas pelas mídias que retratam valores morais e éticos, para serem discutidos na aula seguinte, por exemplo, veja a seguir:
CENA DA NOVELA:
Grave uma cena de novela atual, ou uma cena que marcou profundamente a sociedade brasileira, para ser discutida com a turma. Por exemplo: cenas em que o mentiroso é defendido; em que o aborto provocado é tido como natural; de discriminação sexual, racial ocorre com sátiras, piadas...; incitação a marginalização dos grupos sociais, econômicos.
O recurso de filmes enriquece, motiva, ilustra, comprova, reforça conceitos... Porém alguns cuidados devem ser tomados. É imprescindível que o professor analise o conteúdo do filme, se a classificação indicada é coerente com a idade de seus alunos. O ideal é selecionar apenas algumas cenas que podem ser consideradas importantes para nossa aula.
ROTEIRO DE DISCUSSÃO
Organize a turma para apresentar o material colhido (pode ser transmitido por um vídeo).
Após as apresentações das cenas ou arquivos selecionados pelos estudantes, organize a turma em forma de círculo para discutir sobre o material apresentado e suas anotações. Sugerimos que inicie o debate com alguns questionamentos:
Com a síntese das discussões solicite a turma que organize, em equipes, um documentário, apontando:
Veja mais sobre documentários:
WIKIPÉDIA. Documentário. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Document%C3%A1rio acessado em 11/04/2010.
HAMPE, Barry. Escrevendo um documentário. Disponível em: http://www.rc.unesp.br/igce/planejamento/nuppag1/Escrevendo%20um%20documentario.pdf acessado em 11/04/2010.
Este material pode ser organizado em um roteiro, produzido no software Celtx, pois é um software gratuito, que pode ser instalado nos computadores da escola ou pessoais, formatando o texto para roteiro de vídeos automaticamente.
Professor! Combine com os demais professores, principalmente o de Língua Portuguesa e de História para colaborarem na produção deste trabalho, pois poderá ser aproveitado em várias disciplinas.
Celtx é um software a trabalhar com pré-produção de filmes, televisão, cinema, documentários e novos tipos de mídia de uma maneira acessível. Nele você escreve e adapta seu roteiro de uma forma clara e concisa, formatando as páginas e o próprio texto dentro dos padrões esperados de um escritor de roteiros profissional.
Esta produção terá como base teórica os estudos de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer, da escola de Frankfurt, no ensaio produzido sobre “A indústria cultural: o esclarecimento como mitificação das massas.” Sugerimos a leitura e discussão do texto, onde Adorno e Horkheimer evidenciam o caráter controlador e mercantil da indústria cultural, já no ano de 1947.
Para Adorno e Horkheimer, os produtos dessa indústria seriam parte integrante de uma lógica que visava, ao mesmo tempo, padronizar os indivíduos e gerar lucros para os detentores do poder econômico. (E. NETO, 2010, p. 16)
Enquanto a turma produz o documentário (tarefa) vamos continuar a aula ouvindo um texto sobre a corrupção e ética onde podemos contextualizar o tema estudado com o cenário brasileiro, sob a ótica da literatura:
Temas recorrentes na literatura: corrupção e ética: parte 2 [Categorias Literárias]
ROTEIRO DE DISCUSSÃO DO VÍDEO:
Solicite aos estudantes que anotem em seu caderno a síntese das discussões e façam um contraponto com as idéias de Adorno e Horkheimer.
Chegou o momento da turma apresentar seus documentários, reúna todos em um espaço onde possa convidar outros professores e alunos para assistiram as produções. Se possível, publique-as na internet, poderá utilizar um servidor de vídeos como youtube ou na página da Escola.
Momento em que, segundo o Prof. João Luiz Gasparin - UEM, o aluno se aproxima da solução do problema. É quando o conteúdo empírico se torna científico. Elaboração teórica da síntese, da nova postura mental, podemos percebê-la nas produções dos alunos. Para que o estudante expresse o pensamento elaborado, deverá produzir um texto argumentativo sobre o tema proposto na aula, onde deverá constar:
Sugerimos que a turma divulgue os documentários produzidos, nas demais turmas da escola e continuem suas pesquisas sobre o tema.
Professor! Incentive a turma a estabelecer metas para orientarem seus familiares e sua comunidade sobre as questões levantadas.
CHAUÍ, Marilena. Filosofia. São Paulo: Ática, 2002.
COTRIN, Gilberto. Fundamentos da Filosofia: ser, saber e fazer. São Paulo: Saraiva, 1999.
LAW, Stephen. Guia Ilustrado Zahar: Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
E. NETO, João. Dialética do Virtual. In: CIÊNCIA & VIDA: FILOSOFIA. São Paulo: Escala, 2010. Ano I, n. 44
Nome | Tipo |
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Temas recorrentes na literatura: corrupção e ética: parte 2 [Categorias Literárias] | Áudio |
Vídeo do Youtube:
Indicação de leitura:
Será realizada durante as aulas, através da participação dos estudantes, mediante suas produções, onde deverão expressar o seu entendimento sobre os seguintes critérios:
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
19/05/2012
Quatro estrelasAspero poder usar nas minhas aulas de Filosofia e Sociologia. As sugesões parecem boas e atraentes para os alunos.
10/03/2012
Cinco estrelasExcelente, vou usar nas minhas aulas de filosofia e sociologia. Amei.
30/01/2012
Cinco estrelasEspero que possa executar esse projeto em minhas aulas de filosofia e sociologia.