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Ética e o direito a vida

 

28/04/2010

Autor y Coautor(es)
ROSANGELA MENTA MELLO
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TELEMACO BORBA - PR WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Filosofia Ética
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Discutir sobre a clonagem e células tronco, analisando se moralmente temos o direito de modificar os embriões e células humanas.   
  2. Conhecer o pensamento de Nietzsche sobre a transmutação de todos os valores.  
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sugerimos que o professor acesse as aulas a seguir e verifique se já foram trabalhados os seguintes conteúdos:       

  1. “A evolução moral e ética: seus reflexos na sociedade contemporânea”       
  2. “O senso moral e a consciência moral: marginalização e alienação”       
  3. “Ética das emoções e do desejo”       
  4. “Ética e violência”   

Sugerimos que o Professor, antes de iniciar as atividades propostas, nesta aula, faça um diagnóstico com sua turma, o que segundo o Professor João Luiz Gasparin – UEM chama de Prática Social Inicial do Conteúdo.   

Propomos o estudo deste tema e levantaremos junto aos estudantes as suas vivências do conteúdo, isto é, anotamos o que já sabem sobre o tema a ser trabalhado e o que gostariam de saber sobre o assunto em pauta. Teremos uma visão geral dos conhecimentos empíricos da turma, seus desejos e curiosidades, possíveis erros conceituais que deverão ser trabalhados no decorrer das atividades.

Estratégias e recursos da aula

PROBLEMATIZAÇÃO:   

Segundo o Professor João Luiz Gasparin – UEM a problematização é um desafio, ou seja, é a criação de uma necessidade para que o educando, através de sua ação, busque o conhecimento. É importante o professor apresentar alguns desafios para motivá-los a refletirem sobre o tema. Sugerimos os seguintes

  1. O que é a clonagem e as células tronco? Temos o direito de modificar os embriões e células humanas?
  2. O que pensava Nietzsche sobre a transmutação de todos os valores?
  3. O desenvolvimento humano começa com a fertilização?

 

INSTRUMENTALIZAÇÃO:   

 

Aula 1

 

No laboratório de informática ou usando um projetor de imagens e, diante destes questionamentos propostos na problematização e dos levantados por seus estudantes, vamos fazer um exercício de ética prática:   

  • Vamos assistir uma animação sobre a clonagem:   
  1. Clonagem – Data: 07.07.2008
  2. Objetivo:  Observar a metodologia utilizada para clonagem
  3. Descrição: Apresentação simplificada da técnica de clonagem por transferência nuclear
  4. Observação: Para visualizar este recurso é necessário instalar o Flash Player.
  5. Disponível em: Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
  6. Fonte do recurso: Universidade de Brasília (UnB)
  7. Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10085 

 

Clonagem 

 

Após visualizar a animação o Professor pode explorar este texto:   

A forma mais controversa da pesquisa com células-tronco envolve a remoção de uma massa celular de um embrião de cinco a sete dias, destruindo-o. Essas células têm o potencial de se tornar qualquer tipo de célula: de cérebro, coração,fígado, osso... Pesquisadores crêem que elas podem ajudá-los a tratar doenças graves, forte razão para desenvolver essa pesquisa. Mas é moralmente permissível matar embriões para esse fim?(LAW, 2009, p. 110)     

 

Atividade 1   

 

ROTEIRO DE DISCUSSÃO

  • Você conhecia este procedimento? Já tinha visto algo semelhante?
  • Quando o cientista retira o núcleo da célula, ele estaria retirando parte da alma deste ser? Se neste procedimento ele coloca o núcleo de outra pessoa dentro do embrião, ele estaria misturando as almas?
  • Que teoria podemos buscar para estas explicações? Concorda com os cientistas?
  • Teria coragem de solicitar este procedimento para um de seus familiares?

 

Aula 2   

 

Definição de termos:   

Deontologia é um termo introduzido em 1834 pelo filósofo inglês Jeremy Bentham para referir-se ao ramo da ética cujo objeto de estudo são os fundamentos do dever e as normas morais. É conhecida também sob o nome de "Teoria do Dever". É um dos dois ramos principais da Ética Normativa, juntamente com a axiologia. A deontologia é própria do Código Deontológico a qual procura desvendar os pressupostos inseridos nas normas de conduta social dos indivíduos.    

FONTE: RESUMOS E REVISÕES CURTAS. O conceito de deontologia. Disponível em: http://pt.shvoong.com/law-and-politics/law/1821338-conceito-deontologia/ acessado em 07/04/2010. 

 

Um embrião tem direito a vida? Segundo os deontologistas podemos refletir sobre o direito a vida. Na visão tradicional da sociedade e da igreja, se ele possui alma, adquirida na concepção, então terá direito à vida. Dois em três embriões, porém, são espontaneamente abortados, através de uma rejeição natural do útero. Se todos têm alma, isso parece uma tragédia moral. Outros motivos para se crer que seres humanos têm direito a vida não são coisas que um embrião possua, como por exemplo, a capacidade de discernir, decidir, se expressar..., o mesmo ocorrendo com pessoas que ficam anos acamados, sobrevivendo através de aparelhos nos hospitais, não expressando qualquer forma de comunicação, mas se o direito a vida depende de nossas capacidades de decidir, de falar, de expressar nossos pensamentos, quem tem direito a vida? Outro argumento importante é a potencialidade que o embrião possui de tornar-se pessoa. Mas os embriões usados em células tronco, são os excedentes criados em programas de fertilização in vitro (FIV). Se o embrião possui nossa carne e sangue, seria cruel ou desrespeitoso criar uma vida humana apenas para beneficiar outra. Se todos possuem alma, como ficaria neste caso?   

FONTE: LAW, Stephen. Guia Ilustrado Zahar: Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. p.110.   

 

Atividade 2   

 

Para completar nossa reflexão vamos trabalhar com a simulação:

  1. Link 1: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=894
  2. Recurso: O caso do rebanho de Jacó
  3. Objetivo do recurso:  Reconhecer que indivíduos que apresentam um mesmo fenótipo podem apresentar genótipos diferentes. Elaborar suposições sobre o fenômeno estudado
  4. Link 2: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10085  
  5. Recurso: Clonagem
  6. Objetivo: Observar a metodologia utilizada para clonagem

 

O caso do rebanho de Jacó 

 

Procedimentos para desenvolver a atividade, proposto no recurso:   

 

  • O início:  
  1. Os diferentes aspectos modernos da Genética são atrativos aos alunos. No entanto, para trabalhar os aspectos históricos e básicos da disciplina, utilizaremos a resolução de um problema simples. Assim, o professor pode começar a aula dizendo que este módulo ajuda a entender diferentes notícias sobre a Genética, mas que, para isso, eles devem entender o problema a ser apresentado e tentar resolvê-lo;
  2. Solicite que formem duplas (de acordo com a afinidade entre eles) para utilizar o computador.   

 

  • No computador:
  1. Solicite que explorem o material para conhecer o problema de Jacó;
  2. Depois disso, os alunos poderão questionar sobre como resolver o problema de Jacó; Provavelmente, o problema será com a navegação, já que eles ainda não necessitam de conhecimentos da genética para a resolução do problema;
  3. Durante a realização dos cruzamentos, incentive os alunos a conhecer todas as possibilidades de cruzamento-teste;
  4. Enquanto eles respondem às questões finais, tente verificar o que registraram.   

 

  • Discutindo:   
  1. Pergunte qual o casal que eles sugeriram para Jacó;
  2. Se todas as cabras são pretas, o que difere as mesmas entre si?
  3. Como uma característica, como a cor da cabra, passa de uma geração para a outra?
  4. Solicite que registrem as respostas dessa última questão. Ela pode ser um interessante material para avaliação do módulo;
  5. Como o uso do computador não deve durar mais do que 30 minutos, após o registro, uma exposição sobre como as características são transmitidas pode ser bem entendida pelos alunos. O objetivo dessa apresentação é compartilhar a idéia de que o material genético está presente em todas as células, inclusive nos gametas que serão usados na formação da prole.      

 

Aula 3   

 

Propomos a técnica do cine-fórum a ser realizada com cenas do filma “A Ilha”   

  1. Título original: The Island
  2. gênero:Ficção Científica
  3. duração:02 hs 07 min
  4. ano de lançamento:2005
  5. site oficial:http://www.ailhaofilme.com.br/
  6. estúdio:DreamWorks SKG / Warner Bros. / Parkes/MacDonald Productions
  7. distribuidora:DreamWorks Distribution LLC / Warner Bros.
  8. direção: Michael Bay
  9. Sinopse: No futuro existe uma entidade utópica baseada na vida do século XX!, que procura recriá-la nos mínimos detalhes. Lincoln Six Echo (Ewan McGregor) vive nesta realidade e, como todos seus residentes, sonha em chegar em um local chamado "a ilha", o único ponto não contaminado do planeta. Após descobrir que todos os habitantes são clones, que possuem a única finalidade de fornecer partes de seu corpo para seres humanos reais, Lincoln decide escapar juntamente com Jordan Two Delta (Scarlett Johansson).   
  10. Fonte:  Adoro Cinema. A Ilha. Disponível em: http://www.adorocinema.com/filmes/ilha-2005/ acessado em 06/04/2010.   

 

CINE-FÓRUM

 

FINALIDADE: Discutir, versando sobre os valores do filme.   

OBJETIVOS:  

  1. Integrar o filme nas experiências de vida de cada participante.
  2. Desenvolver o espírito crítico, através da formulação de opiniões pessoais.  
  3. Apreciar valores artísticos e a técnica do filme.   

DESENVOLVIMENTO:

1º Momento: preparação

  1. Precisar o objetivo do filme.
  2. Observar a seqüência lógica da demonstração.
  3. Notar os momentos fortes.
  4. Relacionar as informações interessantes.
  5. Acompanhar a evolução interior dos personagens, da situação.
  6. Observar a técnica usada para verificar se obteve o efeito desejado.

 

2º Momento: Apresentação do filme

 

3º Momento:

  1. Formação dos grupos.
  2. Formar um pequeno grupo à frente.
  3. Formar um grande grupo, para analisar e enriquecer as colocações obtidas na turma.

Obs: a discussão constitui o instrumento do desenvolvimento cultural. Para maior eficácia, convém que a discussão se realize logo após o posicionamento do filme, quando ainda estão vivas as imagens.   

 

ELEMENTOS DO CINE-FORUM

  1. Um diretor do debate
  2. Dois redatores (para maior riqueza das anotações)
  3. Um animador
  4. Um cronometrista.   

 

FUNÇÕES DOS ELEMENTOS:

  1. Diretor do debate – qualidades: Compreensão do filme e domínio do conteúdo. Segurança e facilidades de expressão. Simpatia e comunicabilidade. Firmeza e elasticidade de idéias. Sentido de humor.
  2. Redator: Obter relatório e síntese do assunto. Enumerar, descrever, comparar, distinguir, verificar contradições.
  3. Animador: Orientar democraticamente a discussão. Colocar os espectadores para se expressarem. Infundir confiança para obter troca de idéias, falando pouco e ouvindo atentamente. Ordene a discussão, evitando a dispersão. Exige clareza e brevidade nas intervenções.
  4. Cronometrista: Dispor o tempo de maneira a que as etapas sejam cumpridas dentro dos espaços quantitativos adequados.
  5. Avaliação: O pequeno grupo será avaliado, através da identificação dos seus respectivos papéis no desenrolar da técnica do Cine-fórum  pelo grande grupo.  

 

REFERENCIAL TEÓRICO:

  1. GOURGAND, Pierre. As técnicas de trabalho de grupo.
  2. LIMA,  Lauro de Oliveira. Dinâmica de grupo.

 

Atividade 3

 

Para as discussões na dinâmica do cine-fórum, propomos as seguintes questões:

  1. Muitos filmes que falam sobre o futuro, o abordam de forma pessimista. Por que isso acontece? Qual a nossa parcela de responsabilidade sobre o futuro da humanidade? O que podemos e devemos fazer diante do amanhã, após tomarmos consciência do que esta ocorrendo?
  2. Qual o tema central do filme “A Ilha”?. O que sabemos sobre este tema? Como estão as pesquisas? E a legislação? Há debates mundiais sobre clonagem? Qual é a sua opinião sobre o assunto? O que dizem os filósofos?
  3. Para colaborar com as discussões sugerimos o seguinte vídeo:

Clonagem. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=8zt61pE7TPc acessado em 12/04/2010. 

 

Aula 4

 

SUGESTÕES:  

 

A seguir apresentamos um site (comciência) com uma série de reportagens para complementar as discussões, artigo e filmes que podem orientar os estudantes a tomarem partido nas discussões.

O professor poderá dividir os recursos entre grupos de alunos, de forma que cada grupo os possam apresentarem nas suas discussões e depois formar um painel para ser sistematizado na turma.

As sugestões de aulas apresentadas no portal do professor são importantes para trabalhar de forma interdisciplinar. Seria muito importante ter a presença do professor de Biologia nestas discussões.

 

Uma série de reportagens:

  1. FRANCO, Edgar. Seres Híbridos & Clones: Da Literatura para as Telas, das Telas para a Realidade. Disponível em: http://www.comciencia.br/reportagens/clonagem/clone14.htm acessado em 06/04/2010.

    

Artigo:

  1. SEGRE, Marco. Aspectos éticos e filosóficos da clonagem. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252004000300020&script=sci_arttext acessado em 06/04/2010.

    

Filmes:   

 

O CLONE. Disponível em: http://www.interfilmes.com/filme_15396_O.Clone-%28A.ton.image.Portrait.crache%29.html acessado em 06/04/2010. acessado em 06/04/2010.    
  • Sinopse: Um médico, Thomas (Christopher Lambert), ao tentar ajudar uma motoqueira, Mathilde (Nastassja Kinski), faz bem mais do que isto. Ele se envolve com ela e logo estão casados. Thomas quer um filho dela, mas Mathilde, que já tivera um filho que morrera em circunstâncias trágicas, agora não pode mais ter filhos. Thomas conhece um grande especialista em clonagem e, sem saber, Mathilde acaba tendo uma filha, Manon (Jeanne Buchard), que na verdade é um clone da mãe. Através dos anos os desdobramentos desta experiência têm resultados bastante imprevisíveis.   
O SEXTO DIA. Disponível em: http://br.cinema.yahoo.com/dvd/filme/8378. acessado em 06/04/2010    
  • Sinopse: Em um futuro próximo, a clonagem de gado, peixes e até mesmo animais de estimação já fato corriqueiro. Mas clonar seres humanos um ato ilegal em todo o planeta. Pelo menos até Adam Gibson (Arnold Schwarzenegger) um dia chegar em casa e encontrar um clone em seu lugar. Agora, separado de sua família e jogado em um mundo que ele não compreende, Gibson precisa salvar a si mesmo para descobrir quem está por trás destes acontecimentos e recuperar sua família.
O ENVIADO. Disponível em: http://www.adorocinema.com/filmes/godsend/ acessado em 06/04/2010    
  • Sinopse: O casal Paul (Greg Kinnear) e Jessie (Rebecca Romijn-Stamos) vive uma tragédia após Adam (Cameron Bright), seu filho de apenas 8 anos, falecer em um acidente. Desesperados, eles partem à procura do Dr. Richard Wells (Robert De Niro), um perito em genética, pedindo que ele crie um clone do filho morto. A experiência é ilegal e experimental, mas ainda assim Paul e Jessie estão dispostos a correr o risco. Wells consegue criar o clone, mas aos poucos os pais percebem que as atitudes do novo Adam são diferentes do original.

 

Aula no portal:

 

  1. CASTAGINI, Andrea da Silva. Clonagem. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=560 acessado em 06/04/2010. 
  2. MOURA, Analuê Borges O Ensino de Genética e as novas descobertas científicas: criticidade e valores éticos em questão. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1305 acessado em 06/04/2010.  
  3. PLIESSNIG, Alfredo Francisco. Clonagem para que? Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1444 acessado em 06/04/2010. 
  4. SHIMAMOTO. Delma Faria. Clonagem: uma solução problemática? Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8220 acessado em 06/04/2010.    

 

Atividade 4

 

Após a aplicação dos diferentes recursos sugeridos, é chegado o momento do professor em conjunto com a turma elaborarem uma síntese integradora do tema proposto, levando em consideração os textos estudados e a transmutação de todos os valores, proposto por Nietzsche, ou seja, até que ponto o homem podem inverter uma concepção filosófica para justificar suas atitudes, como o ocorrido com Nietzsche no nazismo.

 

CATARSE:   

 

Momento em que o aluno se aproxima da solução do problema. É quando o conteúdo empírico se torna científico.   O professor irá observar nas atividades propostas a expressão do pensamento dos estudantes e verificando a necessidade de retomar conceitos, se necessário, de forma que fique claro para o aluno a compreensão deste tema.  

Sugerimos a produção de redações individuais, tendo como base as orientações do ENEM.

 

PRÁTICA SOCIAL FINAL DO CONTEÚDO:   

 

O estudante deverá propor alternativas para discutir este tema com a escola. Sugerimos que seja envolvido o Grêmio Estudantil para organização de debates sobre o tema e a publicação das atividades no site da escola, em cartazes, etc.   

 

REFERÊNCIAS:   

CHAUÍ, Marilena. Filosofia. São Paulo: Ática, 2002.

LAW, Stephen. Guia Ilustrado Zahar: Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.  

Recursos Educacionais
Nome Tipo
O caso do rebanho de Jacó Animação/simulação
O caso do rebanho de Jacó Animação/simulação
Clonagem Animação/simulação
Clonagem Animação/simulação
Clonagem Animação/simulação
O caso do rebanho de Jacó Animação/simulação
Clonagem Animação/simulação
O caso do rebanho de Jacó Animação/simulação
Recursos Complementares

RECURSO DO PORTAL DO PROFESSOR: Clone

  1. Objetivo Informar sobre o processo de clonagem.
  2. Descrição Áudio produzido a partir do acervo radiofônico da Rádio UFMG Educativa - Programa Papo de Vaca. Discute sobre o processo da clonagem, exemplifica e apresenta a definição do autor.
  3. Observação Duração: 02:13 minutos.
  4. Recurso produzido co apoio da Fundação de Apoio à pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) Mateus, Alfredo Luis Fonte do recurso Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  5. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25970 .
Avaliação

Toda a atividade deve ser acompanhada, no sentido de percebermos o nível de aprendizagem e de elaboração mental diante do tema proposto. Sugerimos que o professor durante o decorrer das atividades propostas oriente os estudantes a registrarem em seus cadernos as suas observações, como por exemplo, um diário, onde o poderá analisar o percurso teórico do presente estudo, comparando com suas idéias iniciais.  

Verifique se foram capazes de discutir sobre a clonagem e células tronco, analisando se moralmente temos o direito de modificar os embriões e células humanas. Se conhecem o pensamento de Nietzsche sobre a transmutação de todos os valores

Opinión de quien visitó

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Opiniones

  • Raquel de Sousa Galian, Colégio Estadual Marquês de Caravelas , Paraná - dijo:
    rsgalian@seed.pr.gov.br

    17/09/2011

    Cinco estrelas

    Excelente aula. Já havia trabalhado com o filme a Ilha, sob uma perspectiva diferente (conteúdo de Bioética mas com ênfase na Filosofia da Ciência). Com certeza farei uso dessas sugestões. É possível relacionar também, como rediscussão de conteúdo ou retomada a questão da aquisição do conhecimento por parte do personagem Six Echo (Empirismo, Racionalismo, Criticismo - rendem grandes discussões com os alunos). Obrigada por compartilhar!


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