28/04/2010
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Filosofia | Ética |
Sugerimos que o professor acesse as aulas a seguir e verifique se já foram trabalhados os seguintes conteúdos:
Sugerimos que o Professor, antes de iniciar as atividades propostas, nesta aula, faça um diagnóstico com sua turma, o que segundo o Professor João Luiz Gasparin – UEM chama de Prática Social Inicial do Conteúdo.
Propomos o estudo deste tema e levantaremos junto aos estudantes as suas vivências do conteúdo, isto é, anotamos o que já sabem sobre o tema a ser trabalhado e o que gostariam de saber sobre o assunto em pauta. Teremos uma visão geral dos conhecimentos empíricos da turma, seus desejos e curiosidades, possíveis erros conceituais que deverão ser trabalhados no decorrer das atividades.
Segundo o Professor João Luiz Gasparin – UEM a problematização é um desafio, ou seja, é a criação de uma necessidade para que o educando, através de sua ação, busque o conhecimento. É importante o professor apresentar alguns desafios para motivá-los a refletirem sobre o tema. Sugerimos os seguintes
No laboratório de informática ou usando um projetor de imagens e, diante destes questionamentos propostos na problematização e dos levantados por seus estudantes, vamos fazer um exercício de ética prática:
Após visualizar a animação o Professor pode explorar este texto:
A forma mais controversa da pesquisa com células-tronco envolve a remoção de uma massa celular de um embrião de cinco a sete dias, destruindo-o. Essas células têm o potencial de se tornar qualquer tipo de célula: de cérebro, coração,fígado, osso... Pesquisadores crêem que elas podem ajudá-los a tratar doenças graves, forte razão para desenvolver essa pesquisa. Mas é moralmente permissível matar embriões para esse fim?(LAW, 2009, p. 110)
ROTEIRO DE DISCUSSÃO
Definição de termos:
Deontologia é um termo introduzido em 1834 pelo filósofo inglês Jeremy Bentham para referir-se ao ramo da ética cujo objeto de estudo são os fundamentos do dever e as normas morais. É conhecida também sob o nome de "Teoria do Dever". É um dos dois ramos principais da Ética Normativa, juntamente com a axiologia. A deontologia é própria do Código Deontológico a qual procura desvendar os pressupostos inseridos nas normas de conduta social dos indivíduos.
FONTE: RESUMOS E REVISÕES CURTAS. O conceito de deontologia. Disponível em: http://pt.shvoong.com/law-and-politics/law/1821338-conceito-deontologia/ acessado em 07/04/2010.
Um embrião tem direito a vida? Segundo os deontologistas podemos refletir sobre o direito a vida. Na visão tradicional da sociedade e da igreja, se ele possui alma, adquirida na concepção, então terá direito à vida. Dois em três embriões, porém, são espontaneamente abortados, através de uma rejeição natural do útero. Se todos têm alma, isso parece uma tragédia moral. Outros motivos para se crer que seres humanos têm direito a vida não são coisas que um embrião possua, como por exemplo, a capacidade de discernir, decidir, se expressar..., o mesmo ocorrendo com pessoas que ficam anos acamados, sobrevivendo através de aparelhos nos hospitais, não expressando qualquer forma de comunicação, mas se o direito a vida depende de nossas capacidades de decidir, de falar, de expressar nossos pensamentos, quem tem direito a vida? Outro argumento importante é a potencialidade que o embrião possui de tornar-se pessoa. Mas os embriões usados em células tronco, são os excedentes criados em programas de fertilização in vitro (FIV). Se o embrião possui nossa carne e sangue, seria cruel ou desrespeitoso criar uma vida humana apenas para beneficiar outra. Se todos possuem alma, como ficaria neste caso?
FONTE: LAW, Stephen. Guia Ilustrado Zahar: Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. p.110.
Para completar nossa reflexão vamos trabalhar com a simulação:
Procedimentos para desenvolver a atividade, proposto no recurso:
Propomos a técnica do cine-fórum a ser realizada com cenas do filma “A Ilha”
CINE-FÓRUM
FINALIDADE: Discutir, versando sobre os valores do filme.
OBJETIVOS:
DESENVOLVIMENTO:
1º Momento: preparação
2º Momento: Apresentação do filme
3º Momento:
Obs: a discussão constitui o instrumento do desenvolvimento cultural. Para maior eficácia, convém que a discussão se realize logo após o posicionamento do filme, quando ainda estão vivas as imagens.
ELEMENTOS DO CINE-FORUM
FUNÇÕES DOS ELEMENTOS:
REFERENCIAL TEÓRICO:
Para as discussões na dinâmica do cine-fórum, propomos as seguintes questões:
Clonagem. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=8zt61pE7TPc acessado em 12/04/2010.
SUGESTÕES:
A seguir apresentamos um site (comciência) com uma série de reportagens para complementar as discussões, artigo e filmes que podem orientar os estudantes a tomarem partido nas discussões.
O professor poderá dividir os recursos entre grupos de alunos, de forma que cada grupo os possam apresentarem nas suas discussões e depois formar um painel para ser sistematizado na turma.
As sugestões de aulas apresentadas no portal do professor são importantes para trabalhar de forma interdisciplinar. Seria muito importante ter a presença do professor de Biologia nestas discussões.
Uma série de reportagens:
Artigo:
Filmes:
Aula no portal:
Após a aplicação dos diferentes recursos sugeridos, é chegado o momento do professor em conjunto com a turma elaborarem uma síntese integradora do tema proposto, levando em consideração os textos estudados e a transmutação de todos os valores, proposto por Nietzsche, ou seja, até que ponto o homem podem inverter uma concepção filosófica para justificar suas atitudes, como o ocorrido com Nietzsche no nazismo.
Momento em que o aluno se aproxima da solução do problema. É quando o conteúdo empírico se torna científico. O professor irá observar nas atividades propostas a expressão do pensamento dos estudantes e verificando a necessidade de retomar conceitos, se necessário, de forma que fique claro para o aluno a compreensão deste tema.
Sugerimos a produção de redações individuais, tendo como base as orientações do ENEM.
O estudante deverá propor alternativas para discutir este tema com a escola. Sugerimos que seja envolvido o Grêmio Estudantil para organização de debates sobre o tema e a publicação das atividades no site da escola, em cartazes, etc.
CHAUÍ, Marilena. Filosofia. São Paulo: Ática, 2002.
LAW, Stephen. Guia Ilustrado Zahar: Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
Nome | Tipo |
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O caso do rebanho de Jacó | Animação/simulação |
O caso do rebanho de Jacó | Animação/simulação |
Clonagem | Animação/simulação |
Clonagem | Animação/simulação |
Clonagem | Animação/simulação |
O caso do rebanho de Jacó | Animação/simulação |
Clonagem | Animação/simulação |
O caso do rebanho de Jacó | Animação/simulação |
RECURSO DO PORTAL DO PROFESSOR: Clone
Toda a atividade deve ser acompanhada, no sentido de percebermos o nível de aprendizagem e de elaboração mental diante do tema proposto. Sugerimos que o professor durante o decorrer das atividades propostas oriente os estudantes a registrarem em seus cadernos as suas observações, como por exemplo, um diário, onde o poderá analisar o percurso teórico do presente estudo, comparando com suas idéias iniciais.
Verifique se foram capazes de discutir sobre a clonagem e células tronco, analisando se moralmente temos o direito de modificar os embriões e células humanas. Se conhecem o pensamento de Nietzsche sobre a transmutação de todos os valores
Cinco estrelas 1 calificaciones
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17/09/2011
Cinco estrelasExcelente aula. Já havia trabalhado com o filme a Ilha, sob uma perspectiva diferente (conteúdo de Bioética mas com ênfase na Filosofia da Ciência). Com certeza farei uso dessas sugestões. É possível relacionar também, como rediscussão de conteúdo ou retomada a questão da aquisição do conhecimento por parte do personagem Six Echo (Empirismo, Racionalismo, Criticismo - rendem grandes discussões com os alunos). Obrigada por compartilhar!