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Se queima, há combustão!

 

04/05/2010

Autor y Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula será possível aos alunos:

  1. Compreender o que é o Fogo-fátuo;
  2. Entender que as condições do meio ambiente são conseqüências das ações humanas;
  3. Saber que a matéria se transforma através da verificação de uma reação de combustão;
  4. Aptos a conceituar os seguintes termos: combustão de compostos orgânicos, combustão, combustível, comburente transformação matéria;
  5. Representar o metano na forma tridimensional;
  6. Escrever a fórmula estrutural da molécula do metano (CH4).
Duração das atividades
3 a 5 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que os alunos tenham conhecimento de como ocorre a transformação da matéria e quais são os tipos de reações químicas.

 

Estratégias e recursos da aula

Professor inicie esta aula questionando os alunos se já ouviram histórias sobre Boitatá.

Após dialogarem, proponha que utilizem um dos software de apresentação sugerido logo abaixo e elaborem um cartaz ilustrando o que pensam que seja o Boitatá.

A partir desta atividade será possível levantar que conhecimentos possuem sobre o tema.

Sugerimos os software de apresentação abaixo:

Impress: que é um software livre e gratuito para KOffice (é um conjunto de aplicativos integrados para escritório). No link a seguir, está disponivel um pequeno tutorial de utilização.

Link: http://www.broffice.org/broo/?q=produto/impress  

PowerPoint que é o software de apresentações criado e comercializado pela Microsoft Office.

  1. Porquê os indígenas do Brasil Central chamam o Fogo-Fátuo de Boitatá?
  2. Qual a relação Boitatá com Fogo-Fátuo?
  3. O Fogo-Fátuo é uma lenda?
  4. São espíritos malignos?
  5. É um fenômeno natural?
  6. Qual sua relação com a Química?

1ª Aula 

Após concluírem a produção explique a relação entre Fogo-Fátuo e os gases. Enfatize que o Fogo-Fátuo é uma chama rápida e passageira produzida pelas emanações de fossina (hidrogênio fosforado), um gás altamente inflamável, resultante da decomposição de matéria orgânica que reage com o oxigênio do ar.

O fenômeno costuma acontecer em lugares onde há matéria orgânica em decomposição, como pântanos e cemitérios. Na crença popular, a chama seria uma alma penada. É possível aí esteja a explicação para a lenda do boitatá, uma cobra-de-fogo que anda solta pelos campos à noite, assustando as pessoas.

Fogo-Fátuo (ignis fatuus em latim), também chamado de Fogo Tolo ou, no interior do Brasil, Fogo Corredor ou João-galafoice, é uma luz azulada que pode ser avistada em cemitério, pântanos, brejos, etc. É a inflamação espontânea do gás dos pântanos (metano), resultante da decomposição de seres vivos: plantas e animais típicos do ambiente.

Link: http://mosaicum.org/wp-content/uploads/2009/11/350px-Tulilautta3.jpg 

Áudio

Solicite aos alunos que acessem o áudio "Escolha a profissão" que é um episódio do Programa Escola Brasil para que saibam o que é Fogo-Fátuo.

Escolha a profissão 

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=371 

Nesta atividade o aluno deverá interpretar um texto. Na verdade, é uma proposta que tenta desmistificar e levar o aluno a entender que a química também está presente em outras disciplinas. A lenda gaúcha do Boitatá (boi = cobra, atatá = fogo) é uma das versões mais  populares do chamado “Fogo-Fátuo”, fenômeno visto em pântanos e cemitérios. Apesar das lendas, o fogo é real e tem uma explicação bastante simples no âmbito da Química: matéria orgânica apodrecendo. Trata-se, portanto, de um fenômeno natural em que uma mistura de hidrocarbonetos (principalmente metano) entra em combustão, num processo espontâneo, envolvendo o gás fosfina ( PH3) e o oxigênio do ar.Assustador e belo ao mesmo tempo, esse fenômeno produz luzes de cores variáveis. (ZH – Caderno Eureka!, 16/09/02, p.3)  

A partir da interpretação das informações no texto acima, analise a questão abaixo e assinale com um x a afirmativa correta:   

  1. o “Fogo-Fátuo” é resultado da manifestação tangível de reações químicas;
  2. quando absorvem energia os elétrons afastam-se do núcleo e produzem luz;
  3. a decomposição de matéria orgânica produz principalmente o gás oxigênio;
  4. na combustão do metano rompem-se ligações apolares C-C nas moléculas desse gás;
  5. na queima de hidrocarbonetos há liberação de radioisótopos com luminescência

Fonte: ZH – Caderno Eureka!, 16/09/02, p.3

Link: http://www.ser.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=480F8D7C1E4229B0011E45C5157663EB    

2ª Aula  - Transformação da matéria

Nesta aula, a partir da animação "Tudo que queima some?", os alunos deverão aprender o que é combustão de compostos orgânicos, combustão, combustível, comburente e transformação matéria.   

Link: http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_tudoquequeimasome.htm 

Atividade – Caça Palavras

Solicite aos alunos que elaborem um caça palavras contendo palavras presentes na simulação Tudo que queima some? Com o objetivo de verificar o quanto apropriaram de novos conhecimentos os alunos deverão permutar as atividades entre as equipes. Após trabalharem com as mesmas, deverão atribuir um conceito considerando roteiro abaixo:

Roteiro

  1. a atividade contempla o conteúdo trabalhado na aula;
  2. as questões norteadoras estão claras possibilitando o fácil entendimento;
  3. é possível localizar todas as palavras no período de uma aula de 50 minutos.

3ª Aula - Estudo dos gases

Informe aos alunos que nesta aula eles irão relacionar a presença do fogo-fátuo enquanto fenômeno da emissão de gases. Desta maneira, terão a possibilidade de aprender sobre as principais características dos gás metano e sobre combustão de compostos orgânicos, combustão combustível comburente.

Iniciamos pelo estudo do gás metano com o objetivo de mostrar aos alunos que as condições do meio ambiente são conseqüências das ações humanas. Disponibilize a simulação abaixo para que o aluno compreenda sobre as possibilidades e conseqüências de se construir um prédio num terreno onde já existiu um depósito de lixo.

Gás metano 

Link da animação:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/12403/Web/labvirtq/simulacoes/tempUpLoad/sim_qui_gasmetano.htm 

 

 

Na sequência apresente o gá metano na forma tridimensional, a fórmula estrutural da molécula do metano (CH4). A simulação mostra a molécula de dióxido de carbono. Oriente para que observem no recurso quais são os átomos que constituem essa molécula. É interessante que pesquisem também na Internet e ou nos livros.

Metano 

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10706/ch4.jpg 

   

Proponha aos aluno que desenvolvam uma produção textual com base nos questionamentos abaixo. Ao concluirem o texto deverão entregar para o(a) professor(a).

  1. o que é o gás metano?
  2. onde o gás metano é encontrado?
  3. onde o gás metano é utilizado?
  4. quais os outros tipos de gases presente na natureza?

Para escrever indicamos o Writer que é o aplicativo para edição de textos do BrOffice.org disponível no seguinte link:

http://www.broffice.org/broo/?q=produto/writer ou o Word que é o programa de edição de textos da suíte de aplicativos Microsoft Office. É adquirido quando se compra os produtos da citada empresa.

Organize a turma em equipes de no máximo 5 pessoas e solicite que desenvolvam a produção de um texto caracterizando os elementos que compõem os gases explorados nas aulas, acrescentando sua aplicabilidade no dia a dia. Os alunos deverão utilizar o aplicativo GoogleDocs que é um pacote de aplicativos do Google baseado em AJAX. Funciona totalmente on-line diretamente no browser (navegador de Internet). Os aplicativos são compatíveis com o OpenOffice.org/BrOffice.org, KOffice e Microsoft Office.Está disponível no link: http://docs.google.com/Doc?docid=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR

 

Educação de Jovens e Adultos: nesta disciplina é possível discutir o desenvolvimento da linguaguem musical.

Língua Portuguesa: esta disciplina pode aproveitar o contéudo e a partir dos textos efetivar a análise lingüística presente nas produções bem como a produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens.

Artes: utilizar a música pode ser uma estratégia como forma de compreensão dos diferentes tipos produtos culturais e histórico.

Catarse

É neste momento que o aluno deve expressar o conhecimento apropriado tendo como base os problemas iniciais. Assim sugerimos que os alunos elaborem histórias em quadrinhos que expressem suas reflexões sobre o tema proposto.

Os alunos deverão elaborar um questionário e pesquisar na comunidade histórias antigas ou causos sobre assombração. A partir deste levantamento deverão relacionar e tentar explicar à comunidade a ocorrência dos fenômenos naturais; especialmente sobre a emissão de gases (Fogo-Fátuo) nos pântanos e cemitérios.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Gás metano Animação/simulação
Metano Imagem
Escolha a profissão Áudio
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliaçao será diagnóstica e formativa. Para que se possa efetuar uma avaliação qualitativa serão observados os elencados.

  1. Manifestou curiosidade, perseverança e assiduidade no desenvolvimento da pesquisa de campo sobre fenômenos que envolvem o Fogo Fátuo;
  2. explorou com entusiasmo a animação no sentido se compreender sobre o gá metano;
  3. desenvolveu as atividades de forma colaborativa para compreender o que é combustão de compostos orgânicos;
  4. realizou as interações com parceiros para discutir sobre os fenômenos naturais que provocam a emissão gases;
  5. produziu textos de acordo com as regras da Língua Portuguesa ao escrever sobre o gás metano;
  6. utilizou de forma adequada de recursos tecnológicos (vídeo, áudio, sites de pesquisa, etc) para pesquisa sobre Fogo-Fátuo;
  7. interpretou as leis e modelos científicos que regem os gases na natureza;
  8. usou corretamente, a linguagem científica para interpretar as fontes de informação dispostas na Instrumentalização;
  9. realizou pesquisas bibliográficas com responsabilidade para entender sobre o Fogo-Fátuo.
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