04/05/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Ao final desta aula será possível aos alunos:
Será necessário que os alunos tenham conhecimento de como ocorre a transformação da matéria e quais são os tipos de reações químicas.
Professor inicie esta aula questionando os alunos se já ouviram histórias sobre Boitatá.
Após dialogarem, proponha que utilizem um dos software de apresentação sugerido logo abaixo e elaborem um cartaz ilustrando o que pensam que seja o Boitatá.
A partir desta atividade será possível levantar que conhecimentos possuem sobre o tema.
Sugerimos os software de apresentação abaixo:
Impress: que é um software livre e gratuito para KOffice (é um conjunto de aplicativos integrados para escritório). No link a seguir, está disponivel um pequeno tutorial de utilização.
Link: http://www.broffice.org/broo/?q=produto/impress
PowerPoint que é o software de apresentações criado e comercializado pela Microsoft Office.
1ª Aula
Após concluírem a produção explique a relação entre Fogo-Fátuo e os gases. Enfatize que o Fogo-Fátuo é uma chama rápida e passageira produzida pelas emanações de fossina (hidrogênio fosforado), um gás altamente inflamável, resultante da decomposição de matéria orgânica que reage com o oxigênio do ar.
O fenômeno costuma acontecer em lugares onde há matéria orgânica em decomposição, como pântanos e cemitérios. Na crença popular, a chama seria uma alma penada. É possível aí esteja a explicação para a lenda do boitatá, uma cobra-de-fogo que anda solta pelos campos à noite, assustando as pessoas.
Fogo-Fátuo (ignis fatuus em latim), também chamado de Fogo Tolo ou, no interior do Brasil, Fogo Corredor ou João-galafoice, é uma luz azulada que pode ser avistada em cemitério, pântanos, brejos, etc. É a inflamação espontânea do gás dos pântanos (metano), resultante da decomposição de seres vivos: plantas e animais típicos do ambiente.
Link: http://mosaicum.org/wp-content/uploads/2009/11/350px-Tulilautta3.jpg
Áudio
Solicite aos alunos que acessem o áudio "Escolha a profissão" que é um episódio do Programa Escola Brasil para que saibam o que é Fogo-Fátuo.
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=371
Nesta atividade o aluno deverá interpretar um texto. Na verdade, é uma proposta que tenta desmistificar e levar o aluno a entender que a química também está presente em outras disciplinas. A lenda gaúcha do Boitatá (boi = cobra, atatá = fogo) é uma das versões mais populares do chamado “Fogo-Fátuo”, fenômeno visto em pântanos e cemitérios. Apesar das lendas, o fogo é real e tem uma explicação bastante simples no âmbito da Química: matéria orgânica apodrecendo. Trata-se, portanto, de um fenômeno natural em que uma mistura de hidrocarbonetos (principalmente metano) entra em combustão, num processo espontâneo, envolvendo o gás fosfina ( PH3) e o oxigênio do ar.Assustador e belo ao mesmo tempo, esse fenômeno produz luzes de cores variáveis. (ZH – Caderno Eureka!, 16/09/02, p.3)
A partir da interpretação das informações no texto acima, analise a questão abaixo e assinale com um x a afirmativa correta:
Fonte: ZH – Caderno Eureka!, 16/09/02, p.3
Link: http://www.ser.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=480F8D7C1E4229B0011E45C5157663EB
2ª Aula - Transformação da matéria
Nesta aula, a partir da animação "Tudo que queima some?", os alunos deverão aprender o que é combustão de compostos orgânicos, combustão, combustível, comburente e transformação matéria.
Link: http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_tudoquequeimasome.htm
Atividade – Caça Palavras
Solicite aos alunos que elaborem um caça palavras contendo palavras presentes na simulação Tudo que queima some? Com o objetivo de verificar o quanto apropriaram de novos conhecimentos os alunos deverão permutar as atividades entre as equipes. Após trabalharem com as mesmas, deverão atribuir um conceito considerando roteiro abaixo:
Roteiro
3ª Aula - Estudo dos gases
Informe aos alunos que nesta aula eles irão relacionar a presença do fogo-fátuo enquanto fenômeno da emissão de gases. Desta maneira, terão a possibilidade de aprender sobre as principais características dos gás metano e sobre combustão de compostos orgânicos, combustão combustível comburente.
Iniciamos pelo estudo do gás metano com o objetivo de mostrar aos alunos que as condições do meio ambiente são conseqüências das ações humanas. Disponibilize a simulação abaixo para que o aluno compreenda sobre as possibilidades e conseqüências de se construir um prédio num terreno onde já existiu um depósito de lixo.
Link da animação:
Na sequência apresente o gá metano na forma tridimensional, a fórmula estrutural da molécula do metano (CH4). A simulação mostra a molécula de dióxido de carbono. Oriente para que observem no recurso quais são os átomos que constituem essa molécula. É interessante que pesquisem também na Internet e ou nos livros.
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10706/ch4.jpg
Proponha aos aluno que desenvolvam uma produção textual com base nos questionamentos abaixo. Ao concluirem o texto deverão entregar para o(a) professor(a).
Para escrever indicamos o Writer que é o aplicativo para edição de textos do BrOffice.org disponível no seguinte link:
http://www.broffice.org/broo/?q=produto/writer ou o Word que é o programa de edição de textos da suíte de aplicativos Microsoft Office. É adquirido quando se compra os produtos da citada empresa.
Organize a turma em equipes de no máximo 5 pessoas e solicite que desenvolvam a produção de um texto caracterizando os elementos que compõem os gases explorados nas aulas, acrescentando sua aplicabilidade no dia a dia. Os alunos deverão utilizar o aplicativo GoogleDocs que é um pacote de aplicativos do Google baseado em AJAX. Funciona totalmente on-line diretamente no browser (navegador de Internet). Os aplicativos são compatíveis com o OpenOffice.org/BrOffice.org, KOffice e Microsoft Office.Está disponível no link: http://docs.google.com/Doc?docid=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR
Educação de Jovens e Adultos: nesta disciplina é possível discutir o desenvolvimento da linguaguem musical.
Língua Portuguesa: esta disciplina pode aproveitar o contéudo e a partir dos textos efetivar a análise lingüística presente nas produções bem como a produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens.
Artes: utilizar a música pode ser uma estratégia como forma de compreensão dos diferentes tipos produtos culturais e histórico.
Catarse
É neste momento que o aluno deve expressar o conhecimento apropriado tendo como base os problemas iniciais. Assim sugerimos que os alunos elaborem histórias em quadrinhos que expressem suas reflexões sobre o tema proposto.
Os alunos deverão elaborar um questionário e pesquisar na comunidade histórias antigas ou causos sobre assombração. A partir deste levantamento deverão relacionar e tentar explicar à comunidade a ocorrência dos fenômenos naturais; especialmente sobre a emissão de gases (Fogo-Fátuo) nos pântanos e cemitérios.
Nome | Tipo |
---|---|
Gás metano | Animação/simulação |
Metano | Imagem |
Escolha a profissão | Áudio |
Link: http://super.abril.com.br/ciencia/fogo-fatuo-439587.shtml
Link: http://mundoestranho.abril.com.br/ambiente/pergunta_286397.shtml
Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fogo-f%C3%A1tuo
Sites que explicam sobre o surgimento do Fogo-Fátuo
Link: http://mosaicum.org/2009/11/28/de-onde-surgem-os-fantasmas/
Link: http://seraquefuieu.blogspot.com/2010/01/fogo-fatuo.html
Link: http://mundoestranho.abril.com.br/ambiente/pergunta_286397.shtml
A avaliaçao será diagnóstica e formativa. Para que se possa efetuar uma avaliação qualitativa serão observados os elencados.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!