Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Produzindo textos sobre a páscoa

 

28/04/2010

Autor y Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Trabalhar o tema “Páscoa” através de atividades lúdicas como coelhinho sai da toca e caça aos ovinhos

Explorar, de forma oral, o conhecimento que os alunos têm sobre o tema e produzir um texto coletivo, refletindo sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita

Realizar uma exposição dos trabalhos sobre o tema estudado

Incentivar a imaginação e a criatividade dos alunos executando um painel decorativo e informativo sobre a páscoa

Duração das atividades
2 aulas de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar no processo de alfabetização e letramento

Estratégias e recursos da aula

Momento 1   

A professora, através de uma conversa informal, deve pedir aos alunos que falem (um de cada vez) uma palavra que associem a palavra “páscoa”.  Cada palavra que surgir, a professora deve anotar no quadro. Provavelmente surgirão palavras como:

  • Coelho
  • Chocolate
  •  Ovo
  •  Cesta
  •  Carta
  •  Igreja
  •  Música
  •  Pegadas

 

A professora pode ajudar surgerindo novas palavras através de perguntas:

Em que dia da semana é comemorada a páscoa?

  •  Domingo

 

Algumas famílias não comem carne vermelha no dia da páscoa, comem o quê?

  •  Peixe

 

Momento 2

Quando todos tiverem a oportunidade de dizer alguma palavra relacionada ao tema, a professora distribuirá o caderno ou uma folha de papel ofício para cada criança. Pedirá que a turma crie uma história sobre a páscoa usando essas palavras, a medida que as crianças forem falando, a professora irá escrevendo no quadro a história, produzindo assim um texto coletivo com os alunos.

Exemplo 1:

Minha páscoa

Escrevi uma carta para o coelho da páscoa. Pedi que ele trouxesse um ovo de páscoa pra mim. Quando acordei no domingo de páscoa, segui algumas pegadas de coelho até minha cesta... que supresa!!! Lá estava meu ovo!

Exemplo 2:

A páscoa

A páscoa é comemorada em um domingo. Algumas pessoas vão a igreja e comem peixe nesse dia. Crianças escrevem cartas ao coelhinho da páscoa pedindo ovos de chocolate, montam suas cestas e esperam alegres seus ovinhos.

Momento 3

Perguntar se conhecem alguma música sobre o tema páscoa. A professora pode cantar canções conhecidas como:

“Coelhinho da páscoa o que trazes pra mim?

1 ovo, 2 ovos, 3 ovos assim.

Coelhinho da páscoa que cor ele tem?

Azul, amarelo, vermelho também”...

Música disponível em: http://www.4shared.com/audio/2SQWzzav/Feliz_Pscoa__com_msica_.html?s=1    

“De olhos vermelhos, de pêlos branquinhos, orelhas bem grandes, eu sou coelhinho!

Comi uma cenoura com casca e tudo, tão grade ela era... fiquei barrigudo!

Eu pulo pra frente, eu pulo pra traz, dou mil cambalhotas, sou forte demais.

Sou muito assustado, porém, sou guloso, por uma cenoura... eu fico manhoso.”

Música disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=9h8iXM5H6I0&feature=related  

Momento 4   

Dividir a sala em grupos de 4 ou 5 crianças e distribuir uma cartolina para cada grupo. Pedir que façam um painel decorativo com o tema páscoa. Eles enfeitarão a sala ou a escola. Podem desenhar figuras que lembram o tema, escrever frases, colorir, ilustrar alguma música e enfeitar. A professora deve disponibilizar para as crianças canetinha, giz de cera, cola, papel colorido, paetês, cola colorida, etc.

Recursos Complementares

Caso a professora queira passar um vídeos com a música de páscoa, vídeo deisponível em: http://www.youtube.com/watch?v=JQZItDoJTHg  

Avaliação

Observar a participação dos alunos durante as atividades realizadas

Analisar a capacidade de produção coletiva verificando a coerência de idéias.

Analisar o trabalho em equipe bem como a criatividade das crianças ao produzirem cartazes sobre a páscoa.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Catarina Borges Machado, Pontinho de Leitura Alzira Borges , Ceará - dijo:
    catbmachado@bol.com.br

    07/04/2014

    Cinco estrelas

    Amei este projeto.Apos várias buscas, finalmente encontrei o que estava precisando.Coordeno um Pontinho de Leitura, atendendo 25 crianças e estou sempre precisando de dinamizar meus trabalhos.Obrigada!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.