12/05/2010
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Compreender a importância do registro escrito para a comunicação entre as pessoas.
Utilizar o alfabeto em diferentes contextos sociais.
Já ter tido contato inicial com as letras do alfabeto, diferenciando-as dos outros símbolos.
1° momento:
Como motivação para a aula, apresentar o vídeo:
Carta de intenções [Viagens de leitura]
Conversar com os alunos sobre a importância da leitura e da escrita para a comunicação.
Apresentar, então, uma frase enigmática e pedir que os alunos tentem ler.
EXEMPLO
Outros modelos de frases enigmáticas podem ser acessadas a partir do link:
http://2.bp.blogspot.com/_QrgR8ZIqA6M/SGmGw0uvXkI/AAAAAAAAUew/tUk6ITzlnkw/s1600-h/junina2.jpg
Verificar a diferença das leituras feitas pelos alunos, se conseguiram substituir adequadamente os desenhos por palavras.
Explicar que o alfabeto foi criado para facilitar a comunicação entre as pessoas.
Ler o livro: O ABC da Monica, disponível em
http://picasaweb.google.es/professoracarolina/AlfabetoDaTurmaDaMNica#
Ir lendo cada página, perguntando aos alunos sobre a letra que está sendo destacada em cada estrofe.
Observar que cada letra tem um som e palavras relacionadas a ela.
Pedir que cada aluno registre as palavras que o autor usou para falar de cada letra. Cada criança poderá ficar responsável pelo registro de uma letra.
EXEMPLO: L = LATA - LAGO - LARANJA - LIMÃO - LÁBIOS - LUCINDA - LAGARTO - LEITÃO
LIVRO - LÍRIO - LUPA - LUVA
Ao final dessa atividade, a professora poderá colocar os trabalhos em lugar de destaque em sala de aula.
2° momento:
Convidar a classe a escrever uma frase enigmática usando as letras do alfabeto. No lugar da linha, a criança fará o desenho da figura que começa com a letra em destaque.
Com a letra A posso escrever _____________ e ______________.
Já com o B, posso escrever ______________ e ______________.
Com o C quero escrever _________________ e ______________.
Sem o ___________, não posso escrever nenhuma palavra que começa com D.
(e assim por diante)
3° momento:
Apresentar para os alunos o alfabeto egípcio:
Disponível em:
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:BwdCzl8W7Jz3QM:http://retira.net/rv48/zs-alfabeto.jpg
Perguntar se algum aluno conhece os símbolos usados pelos egípcios. Explicar a dificuldade de compreendermos a leitura e a escrita se não conhecermos os símbolos usados pelos falantes daquela língua.
Destacar a necessidade de conhecer bem cada letra, seus sons, suas formas, a fim de que consigamos ter êxito na tarefa de aprender a ler e a escrever.
Convidar os alunos a escrever uma carta enigmática para um colega, a ser sorteado, como se fosse um amigo-oculto.
Após as orientações necessárias, feitas pelo professor, as cartas deverão ser entregues ao colega sorteado. Este, por sua vez, fará a leitura procurando compreender a mensagem.
Observação: A professora deverá acompanhar tanto a escrita, quanto a leitura, a fim de mediar o processo para aqueles que ainda não dominam o código escrito.
Nome | Tipo |
---|---|
Carta de intenções [Viagens de leitura] | Vídeo |
Outros modelos de alfabetos pictóricos podem ser encontrados em:
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:cWJFz492yh9wxM:http://tipografos.net/historia/phoenician01.gif
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ooltJoizy0CNXM:http://www.weisetraducoes.com.br/imgs/image036.gif
Verificar se os alunos conseguem relacionar a letra inicial das palavras corretamente.
Avaliar se eles conseguem redigir e ler uma carta enigmática sob a supervisão da professora.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!