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CRIANÇAS, SEUS SENTIMENTOS E SUAS REAÇÕES

 

10/05/2010

Autor y Coautor(es)
Regia Maria
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Perceber que os sentimentos e as reações fazem parte da constituição humana; falar de sentimentos de alegria, tristeza, raiva, amor, entre outros; vivenciar histórias que tratam da questão; discutir sobre os sentimentos humanos e suas reações e o auto-controle sobre as emoções.

Duração das atividades
4 aulas com 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Vivencia com outras crianças e adultos.

Estratégias e recursos da aula

  Atividade 1 -  Ouvir histórias e falar dos sentimentos pessoais.  

   1º momento - o professor conta a historia Você não é mais meu amigo de Shirley Souza (2005). Inicia mostrando a capa do livro, lendo o titulo com ajuda das crianças e discutindo sobre a ilustração da capa. 

 Referência: SOUZA, Shirley.Você não é mais meu  amigo. Coleção sinto tudo isso e mais um pouco. São Paulo: Escala educacional, 2005.

 Em seguida questiona as crianças sobre o conteúdo do livro. O professor  lê a página inicial, que  é a seguinte: “Não conheço ninguém mais ciumento que o Edu... Ele tem ciúmes de tudo.” (SOUZA, 2005)Terminando  o parágrafo,  o professor  chama atenção para o gesto facial  apresentado na ilustração do livro e pede às  crianças para expressar as suas impressões e questiona: quem tem ciúmes? Quando vocês têm ciúmes? Quando podemos dizer que uma pessoa é ciumenta? Espera que as crianças falem e em seguida continua lendo a história, fazendo pausas quando necessário. O professor também pode antecipar, solicitando para que as crianças digam quais as  atitudes e reações de uma pessoa ciumenta. Depois da fala dos alunos prossegue com a leitura até o final.      

 

 2º momento – O professor discute com as crianças sobre o ciúme, deixando bem claro que esse sentimento é humano, mas podemos ter compreensão das nossas relações com objetos, com os animais e com as pessoas e controlar esse sentimento. Daí cria situações problemas para as crianças resolverem verbalmente.   Mostra a cena onde Dan e Caco brincam rolando no chão e Edu voltando do banheiro. E as crianças em duplas irão discutir o que Edu deve fazer, para controlar seu sentimento de ciúmes.  

 

Referência: SOUZA, Shirley.Você não é mais meu  amigo. Coleção sinto tudo isso e mais um pouco. São Paulo: Escala educacional, 2005.

  3º momento – O professor volta a formar uma grande roda e as crianças em duplas apresentam a solução para o problema. Nesse momento, deve haver um diálogo (alunos x imagem do livro, professor x alunos, alunos x alunos).    

 

 Atividade 2 –  Pensar e falar sobre uma situação passada    

   1º momento - O  professor entrega uma folha de papel A4 para as crianças, organizadas em duplas, e cada uma vai contando para outra, uma situação que lhe deixou muito triste em algum momento da sua vida. Em seguida, dividem o papel ao meio, com uma linha traçada a lápis e uma desenha a situação de tristeza da outra.      

  2º momento – O professor convida as crianças para sentar em roda de conversa e cada par da dupla apresenta a situação de tristeza da outra. Depois de compartilhar essa experiência o professor conversa com as crianças sobre esse sentimento que toda pessoa humana pode sentir.    

   Atividade 3 -  Leitura de Imagens   

  1º momento - O professor proporciona aos alunos um momento de leitura de imagens  que sugere vários sentimentos para as crianças descobrirem quais os sentimentos sugeridos pelos gestos faciais e corporais. As crianças fazem a leitura das imagens e o professor discute com elas o que é ficar com raiva e  o que é ficar feliz e triste .   

 

 CENA 1 

CENA 2  

Referência: CAMPOS, C.L. Dani furacão. Coleção sinto tudo isso e mais um pouco. São Paulo: Escala educacional, 2005.

  2 º momento - O professor reflete com as crianças certos momentos na escola que elas ficam com raiva dos colegas; em casa quando sentem raiva do pai, da mãe e dos irmãos. Discutir com as crianças sobre tais sentimentos, como normais e inerentes aos seres humanos, mas a reação que eles provocam  são prejudiciais aos outros. Desse modo, o professor e as crianças planejam estratégias para descarregar raiva e canalizar tristeza, de modo que as reações, no momento de raiva, não tragam prejuízo para os colegas, irmãos e pais.   

Recursos Complementares

SOUZA, Shirley. Estou triste. Coleção sinto tudo isso e mais um pouco. São Paulo: Escala educacional, 2005.

MUNDY, Michaelene.Ficar com raiva não é ruim.São Paulo: Paulus, 2001.

 

Avaliação

A avaliação será realizada desde o inicio da aula até o final.  O professor verifica se durante o processo de ensino-aprendizagem as crianças verbalizam os seus sentimentos de alegria, tristeza, raiva, amor, entre outros; se no processo trazem histórias vivenciadas ou vividas que tratam da temática; se fazem inferências sobre os sentimentos humanos e se  dão sugestões para o auto-controle das emoções.

Opinión de quien visitó

Três estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/4 - 25%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 2/4 - 50%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

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Opiniones

  • TAIS CARLA BIRCK, EEB JOSE MARCOLINO ECKERT , Santa Catarina - dijo:
    tais_birck@hotmail.com

    21/10/2015

    Três estrelas

    Boas Sugestões, as ideias são muito uteis para organizarmos as aulas.


  • Myrtes, CEDom PedroI , Rio de Janeiro - dijo:
    setrym@zipmail.com.br

    21/01/2013

    Três estrelas

    FAlta atividade prática com utilização de recursos


  • LIGIA MARIA DE MESQUITA, PREF MUN DE NOVA VENEZA , Goiás - dijo:
    ligiamoles@hotmail.com

    06/05/2011

    Quatro estrelas

    que legal, fico imaginando a carinha das crianças com essa aula!!!!! rs


  • ivanete, UFMS , Mato Grosso do Sul - dijo:
    ivanetefelix@gmail.com

    17/05/2010

    Cinco estrelas

    Exatamente como eu estava procurando para trabalhar o ciume de crianças com irmão mais novo.


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