10/05/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Perceber que os sentimentos e as reações fazem parte da constituição humana; falar de sentimentos de alegria, tristeza, raiva, amor, entre outros; vivenciar histórias que tratam da questão; discutir sobre os sentimentos humanos e suas reações e o auto-controle sobre as emoções.
Vivencia com outras crianças e adultos.
Atividade 1 - Ouvir histórias e falar dos sentimentos pessoais.
1º momento - o professor conta a historia Você não é mais meu amigo de Shirley Souza (2005). Inicia mostrando a capa do livro, lendo o titulo com ajuda das crianças e discutindo sobre a ilustração da capa.
Referência: SOUZA, Shirley.Você não é mais meu amigo. Coleção sinto tudo isso e mais um pouco. São Paulo: Escala educacional, 2005.
Em seguida questiona as crianças sobre o conteúdo do livro. O professor lê a página inicial, que é a seguinte: “Não conheço ninguém mais ciumento que o Edu... Ele tem ciúmes de tudo.” (SOUZA, 2005)Terminando o parágrafo, o professor chama atenção para o gesto facial apresentado na ilustração do livro e pede às crianças para expressar as suas impressões e questiona: quem tem ciúmes? Quando vocês têm ciúmes? Quando podemos dizer que uma pessoa é ciumenta? Espera que as crianças falem e em seguida continua lendo a história, fazendo pausas quando necessário. O professor também pode antecipar, solicitando para que as crianças digam quais as atitudes e reações de uma pessoa ciumenta. Depois da fala dos alunos prossegue com a leitura até o final.
2º momento – O professor discute com as crianças sobre o ciúme, deixando bem claro que esse sentimento é humano, mas podemos ter compreensão das nossas relações com objetos, com os animais e com as pessoas e controlar esse sentimento. Daí cria situações problemas para as crianças resolverem verbalmente. Mostra a cena onde Dan e Caco brincam rolando no chão e Edu voltando do banheiro. E as crianças em duplas irão discutir o que Edu deve fazer, para controlar seu sentimento de ciúmes.
Referência: SOUZA, Shirley.Você não é mais meu amigo. Coleção sinto tudo isso e mais um pouco. São Paulo: Escala educacional, 2005.
3º momento – O professor volta a formar uma grande roda e as crianças em duplas apresentam a solução para o problema. Nesse momento, deve haver um diálogo (alunos x imagem do livro, professor x alunos, alunos x alunos).
Atividade 2 – Pensar e falar sobre uma situação passada
1º momento - O professor entrega uma folha de papel A4 para as crianças, organizadas em duplas, e cada uma vai contando para outra, uma situação que lhe deixou muito triste em algum momento da sua vida. Em seguida, dividem o papel ao meio, com uma linha traçada a lápis e uma desenha a situação de tristeza da outra.
2º momento – O professor convida as crianças para sentar em roda de conversa e cada par da dupla apresenta a situação de tristeza da outra. Depois de compartilhar essa experiência o professor conversa com as crianças sobre esse sentimento que toda pessoa humana pode sentir.
Atividade 3 - Leitura de Imagens
1º momento - O professor proporciona aos alunos um momento de leitura de imagens que sugere vários sentimentos para as crianças descobrirem quais os sentimentos sugeridos pelos gestos faciais e corporais. As crianças fazem a leitura das imagens e o professor discute com elas o que é ficar com raiva e o que é ficar feliz e triste .
CENA 1 |
CENA 2 |
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Referência: CAMPOS, C.L. Dani furacão. Coleção sinto tudo isso e mais um pouco. São Paulo: Escala educacional, 2005.
2 º momento - O professor reflete com as crianças certos momentos na escola que elas ficam com raiva dos colegas; em casa quando sentem raiva do pai, da mãe e dos irmãos. Discutir com as crianças sobre tais sentimentos, como normais e inerentes aos seres humanos, mas a reação que eles provocam são prejudiciais aos outros. Desse modo, o professor e as crianças planejam estratégias para descarregar raiva e canalizar tristeza, de modo que as reações, no momento de raiva, não tragam prejuízo para os colegas, irmãos e pais.
SOUZA, Shirley. Estou triste. Coleção sinto tudo isso e mais um pouco. São Paulo: Escala educacional, 2005.
MUNDY, Michaelene.Ficar com raiva não é ruim.São Paulo: Paulus, 2001.
A avaliação será realizada desde o inicio da aula até o final. O professor verifica se durante o processo de ensino-aprendizagem as crianças verbalizam os seus sentimentos de alegria, tristeza, raiva, amor, entre outros; se no processo trazem histórias vivenciadas ou vividas que tratam da temática; se fazem inferências sobre os sentimentos humanos e se dão sugestões para o auto-controle das emoções.
Três estrelas 4 calificaciones
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21/10/2015
Três estrelasBoas Sugestões, as ideias são muito uteis para organizarmos as aulas.
21/01/2013
Três estrelasFAlta atividade prática com utilização de recursos
06/05/2011
Quatro estrelasque legal, fico imaginando a carinha das crianças com essa aula!!!!! rs
17/05/2010
Cinco estrelasExatamente como eu estava procurando para trabalhar o ciume de crianças com irmão mais novo.