07/06/2010
Marcos Vinícius Pimentel de Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Cooperar com os colegas de turma.
Valoizar e respeitar os colegas dos grupos adversários, reconhecendo a sua importância nas atividades propostas.
Compreender as diferenças entre o basquete competitivo e o basquete cooperativo.
Esta aula não precisa de conhecimentos prévios.
O basquete assim como os outros esportes tradicionais praticados na escola estão impregnados pelos conceitos e valores difundidos no esporte de rendimento, sendo assim a busca pelo rendimento máximo, a competição exacerbada, a valorização das ações individuais em detrimento das ações coletivas, a busca da vitória a qualquer preço e a visão dos adversários como "inimigos" a serem vencidos se faz presente nas aulas de educação física escolar.
As atividades cooperativas desenvolvidas nas aulas de educação física tem como objetivo desenvolver outros valores e conceitos que muitas vezes ficam ofuscados pelas atividades extremamente competitivas e se propõem a mostrar que nem todas as atividades precisam ter a lógica de vencedores e vencidos, podemos desenvolver atividades que tenham um foco em solidariedade, companheirismo e trabalho em grupo.
Esta aula será sobre o basquete, vamos utilizar atividades cooperativas com o intuito de fortalecer os laços de amizade e companheirismo entre os alunos da turma.
Primeira atividade: "Basquete com bola de gás", nesta atividade a turma deve ser dividida em dois grandes grupos, cada um deles deverá se posicionar em uma metade da quadra. O professor escolhe um aluno de cada grupo para ficar no centro da quadra segurando um arco que servirá de cesta. Os alunos dos dois grupos iniciam a atividade em cima da linha de fundo da quadra. O objetivo da atividade é transportar uma bola de gás desde a linha de fundo até a linha central da quadra, sem tocar na bola, os alunos devem assoprar a bola para mantê-la no alto, diecionando a bola para dentro da arco (cesta). Todas as vezes que a bola cair no chão o grupo deve iniciar a atividade novamente da linha de fundo (ponto de partida).
Dica: Estimule os seus alunos a criarem estratégias em conjunto para transportarem a bola até a cesta sem que ela caia no chão.
Dica: Peça aos alunos que logo após assoprarem a bola se afastem rapidamente permitindo que outro colega do grupo possa ter contato (assoprando) com a bola, evitando dessa forma que apenas alguns alunos participem efetivamente da atividade e os demais apenas observem.
Segunda atividade: "Mantendo as bolas nas alturas", nesta atividade mantenha a mesma formação da atividade anterior, dois grupos cada um em uma metade da quadra. Um aluno de cada grupo ficará responsavél por segurar o arco que servirá como cesta, estes alunos devem se posicionar em cima da linha central da quadra. Nesta atividade cada grupo deve receber uma quantidade de bolas correspondente a metade do número de alunos que o grupo possui, por exemplo, se o grupo tiver quatorze alunos deverá receber sete bolas. O objetivo dos grupos é transportar as bolas da linha de fundo da quadra até a linha central direcionando as bolas para dentro do arco. O deslocamento dos alunos com a bola deve ser feito através de sucessivos toques (tapas) na bola, não sendo permitido segurar a bola com as mãos.
Dica: naturalmente na sua turma existirão alunos mais habilidosos que realizarão as atividades com maior facilidade, identifique esses alunos e estimule a colaboração destes alunos com alunos que apresentem um maior grau de dificuldade.
Terceira atividade:" Pegando o Rebote", nesta atividade a turma será dividida em dois grandes grupos que devem ocupar cada um deles uma metade da quadra. Estes dois grandes grupos devem ser divididos em dois grupos menores, o primeiro grupo será o dos arremessadores o segundo o dos pegadores de bola (reboteiros). O grupo dos arremessadores se posiciona em cima da linha dos três pontos da quadra, já o grupo dos pegadores de bola deve ficar o mais próximo da cesta possível para pegar as bolas e devolver para o grupo dos arremessadores o mais rápido possível. O objetivo desta atividade é estimular o trabalho em grupo, os grupos não estão jogando um contra o outro, o objetivo desta atividade é superar os objetivos propostos pelo professor, como, por exemplo, o grupo terá que acertar vinte e cinco cestas em três minutos. O professor deve monitorar o tempo e promover um rodízio entre os alunos para que todos tenham a oportunidade de experimentar as funções de arremessador e pegador de bola. Os alunos precisam se organizar e criar estratégias durante a atividade para arremessar o maior número de vezes possível, estimule os alunos a identificar nos seus colegas de grupo algumas características que podem facilitar o trabalho em grupo. Por exemplo, um aluno pode ser mais veloz no momento de apanhar o rebote, outro consegue realizar arremessos mais preciso de uma distância maior, outros conseguem passar a bola com maior precisão.
Dica: A distância do ponto de arremesso para a cesta deve ser ajustada para cada aluno os que apresentam maior dificuldade em arremessar da linha dos três pontos podem chegar mais próximo da cesta. A pontuação pode ser de acordo com a distância do arremesso, quanto mais longe da cesta maior a pontuação.
Dica: Ofereça uma pontuação extra para o grupo que fizer o maior número de cestas através de arremessos realizados por alunos diferentes.
Dica: Todos os alunos do grupo devem acertar pelo menos uma cesta para que o grupo marque um ponto. Dessa forma todos devem incentivar os seus colegas durante a atividade.
Dica: Utilize bolas menores e mais leves para os alunos que apresentarem maior dificuldade no momento do arremesso.
Dica: Professor se na sua escola não tem um grande número de bolas de basquete complete com bolas de outros esportes (volei, handebol e futebol) para que a atividade não fique monótona com os alunos esperando muito tempo para arremessar. Se na sua escola não tem bola de nenhum esporte, adapte a atividade com bolas de plástico ou bolas de meias.
http://www.youtube.com/watch?v=Wzb1nycU6NY&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=umjYRDU0J94&feature=related
Peça que os alunos façam uma redação de no máximo quinze linhas sobre as atividades realizadas durante esta aula, para trazerem na próxima aula levando algumas quaestões em consideração; se na opinião deles a proposta apresentada na aula de realizar atividades cooperativas em detrimento das atividades competitivas foi interessante; se os alunos da turma realmente se sensibilizaram com os objetivos das atividades cooperativas e trabalharam de forma connjunta; relatar os pontos positivos e negativos das atividades realizadas na aula.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
10/02/2014
Cinco estrelasAdorei, a aula é muita criativa e permite que todos participem em grupo. Apesar da nossa escola não ter uma quadra, nesta atividade é possível realizar em outros espaços!