Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Vamos criar um blog da turma?

 

14/05/2010

Autor y Coautor(es)
THYAGO MADEIRA FRANCA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • produzir um blog da turma;
  • desenvolver a produção de textos no domínio virtual;
  • aprimorar o domínio do blog enquanto uma ferramenta virtual de comunicação;
  • construir um espaço coletivo de comunicação virtual entre os colegas da turma.
Duração das atividades
5 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que a presente aula seja desenvolvida de maneira exitosa, é necessário que:

  • a escola possua um laboratório de informática (ou um espaço que possua conexão de internet);
  • os alunos tenham conhecimento básico de navegação na internet.
Estratégias e recursos da aula

Professor, criar um blog para a turma não deve ser somente um pretexto para se trabalhar a produção textual, utilizando ferramentas virtuais.

O blog da turma deverá se constituir como um espaço de comunicação e debate entre os alunos e professores da turma em questão.

Por isso, depois de criá-lo, é muito importante que os alunos sejam instigados a utilizar e acessar o blog da turma.

Também é imprescindível que o professor domine as ferramentas básicas de um blog para que o mesmo possa ser o mediador entre os alunos essa ferramenta virtual.

 

ATIVIDADE 01

Conhecendo alguns exemplos de blog

A presente atividade deve ser desenvolvida em um laboratório de informática. Caso não seja possível, o professor poderá, em sala de aula, utilizar um computador e um equipamento de data-show para a primeira atividade.

Para essa atividade, não são necessários vários computadores. O professor deverá acessar, juntamente com os alunos, pelo menos três blogs diferentes, para que todos compreendam quais são as possibilidades de produção de texto no espaço de um blog (inserir fotos, textos da turma, fóruns de discussões, críticas, links sobre matérias em estudo etc).

Individualmente, os alunos deverão:

  • ler o conteúdo das mensagens postadas no blog;
  • analisar as possibilidades de publicação em um blog escolar;
  • compreender as possibilidades de interação com o blog (levando-se em conta que o aluno acessou o blog como visitante);
  • acessar os possíveis links disponibilizados pelo blog;

Sugestões de blogs:

http://facopartedaejaeseba.blogspot.com 

http://joelinaxavier.blogspot.com

http://leandroprof.wordpress.com 

 

Procure acessar outros blogs para que você, professor, e também os alunos conheçam todas as possibilidades que essa ferramenta propicia. Na guia "Links" do Portal do Professor há indicações de vários outros blogs escolares.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?palavra=blog&outrosPaises=false&categoria=214&uf=&x=0&y=0 

 

ATIVIDADE 02

Escolhendo o hospedeiro do blog da turma

Desenvolva essa atividade no laboratório de informática.

O hospedeiro é o site que abrigará o blog da turma a qual o acessará para entrar no blog a ser criado. Por isso, acesse os endereços de serviços de blogs indicados e, juntamente com os alunos, escolha qual deles apresenta:

  • as melhores ferramentas (o que pode ser postado (fotos, textos, áudio);
  • a melhor interface (é possível alterar o visual e as cores da página?);
  • o melhor desempenho (quantas posts são aceitos por dia?). 

Há vários sites que oferecem gratuitamente o serviço de blog. Indicaremos alguns para que você escolha o que julgar melhor.

https://www.blogger.com/start (consideramos esse o melhor)    

http://blog.uol.com.br/stc/passeio_virtual_1_1.html  

http://www.uniblog.com.br  

Todas as três indicações são boas. No entanto, elegemos a primeira como a mais funcional das três.

 

Assista, juntamente com os alunos, o vídeo disponível no seguinte link:

http://www.youtube.com/watch?v=M8INVf2Uogg&feature=player_embedded#  

Trata-se de um vídeo que ensina você a criar um blog no site:  https://www.blogger.com/start

 

Organize os alunos em pequenos grupos e desenvolva uma discussão sobre a atividade, norteada nos seguintes questionamentos.

  • O que é um blog?
  • Para qual finalidade usaremos o blog da turma?
  • Quais funções essa ferramenta de comunicação virtual nos oferece?

Para esse debate serão utilizados como referências os blogs e o vídeo indicados na aula, bem como o possível conhecimento prévio dos alunos acerca do assunto.

ATIVIDADE 03

Criando o blog da turma

Os alunos já conhecem o funcionamento de um blog e já escolheram qual será o site hospedeiro do mesmo.

Para a criação do blog não é necessário que todos acessem um computador. O professor poderá utilizar, em sala de aula, um computador com equipamento de data-show. Com a página da internet reproduzida em uma tela ou em uma parede, professor e alunos criarão o blog da turma a partir das informações abaixo:

passo a passo da criação do blog: (no site: https://www.blogger.com/start

  • acessar o site do hospedeiro do blog;
  • criar o nome de usuário e senha (todos deverão saber a senha);
  • escolher o nome do usuário - o nome que constará no endereço do blog – por exemplo, blogdaturmadaescola;
  • criar o nome de tela (sugestão: blog da escola);
  • inserir o endereço de email do responsável pelo blog (sugerimos que seja criado um endereço de email para a turma, por exemplo: turmadaescola@provedor.com.br);
  • criar um título para o blog (o professor pode promover uma votação a partir das sugestões mais criativas para o nome do blog da turma);
  • escolher o modelo visual do blog (também deve ser feito uma votação entre as opções disponíveis).

Os alunos e o professor podem configurar a aparência do blog, para que o mesmo tenha a "cara" da turma (cores, estilos, desenhos)

Seu blog já está pronto para receber postagem.

Todos deverão anotar o nome de tela e a senha escolhida para acessar o blog de outro local (casa, lan house).

Observação: Levando em consideração que todos poderão acessar o blog como proprietários, é importante que o professor instrua todos a não utilizar o blog da turma para fins que não sejam os pretendidos.

 

ATIVIDADE 04

Inserindo postagens no blog da turma

A presente atividade deverá ser desenvolvida no laboratório de informática.

Nessa atividade, os alunos deverão inserir postagens no blog da turma. Organize-os em pequenos grupos e sugira que as primeiras postagens respondam, por exemplo, a questões como:

1 - “Qual a função do blog da turma?”

2- "O que eu sugiro para discutirmos no blog da turma?"

Estimule os alunos a inserirem vários posts no blog. Também peça para que eles leiam os posts inseridos pelos colegas da turma. É importante que todas as mensagens sejam lidas por toda a classe.

Professor, todos os alunos devem se sentir donos do blog. Caso contrário, apenas alguns produzirão textos no interior do blog. Todos deverão participar de todas as etapas:

  • de produção;
  • configuração;
  • inserção de postagens no blog.

É relevante que se promova temáticas para serem debatidas no ambiente do blog. Estimule debates em sala de aula e peça que os alunos comentem sobre o tema no blog da turma. Não deixe que eles percam o interesse por esse espaço de comunicação virtual personalizado.

O professor deve, ainda, demonstrar para seus alunos que utilizar o blog é produzir textos. Eles produzirão textos curtos que podem ter características narrativas, expositivas, argumentativas etc.

Lembre-se: Ainda que vários alunos possuam domínio de ferramentas de comunicação virtual como, por exemplo, o blog, a efetivação da presente aula contribui para o inclusão digital. Cada vez mais esse conceito de inclusão deve adentrar os muros da escola para que a tecnologia e a informática não sejam mais uma forma de desigualdade.

Recursos Complementares

Professor, assista aos vídeos, se possível, antes de desenvolver as atividades supracitadas.

Vídeos que reforçam a importância do recurso virtual do blog no ambiente escolar:

http://www.youtube.com/watch?v=R6V46ZMhDRE&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=THtpVE8kYR8&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=bJGlhrJHjW4&feature=related   

 

Uma experiência da produção de um blog na escola (vídeo em espanhol)

http://www.youtube.com/watch?v=wP-thnOpKYQ&NR=1  

 

Texto da Veja.com:  "Linguagem de internet e celular"  "Linguagem de interner e celular"  

O texto em questão revela um estudo de um professor australiano sobre a linguagem adotada para a comunicação na internet e no celular.

 

5. Texto " Linguagem da internet influencia sala de aula":  discute a influência da linguagem utilizada na internet, dentro da sala de aula "Linguagem da internet influencia em sala de aula      

Avaliação

Avaliação dos alunos

O professor deverá observar a participação de todos os alunos para atividade de:

  • navegação pelos blogs indicados;
  • compreensão do funcionamento e das ferramentas de um blog;
  • escolha do hospedeiro;
  • criação do blog da turma;
  • configuração do blog da turma;
  • inserção de posts;
  • leitura dos posts dos colegas;
  • utilização do blog como espaço de comunicação entre os colegas.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • luiz, Jayme canet , Paraná - dijo:
    luizemanoelponce@yahoo.com.br

    06/01/2015

    Três estrelas

    gostei


  • viviane, Colégio Arquidiocesano , Sergipe - dijo:
    vivi.ajuvasconcelos@gmail.com

    17/08/2014

    Cinco estrelas

    Muito rico em informações!


  • Niedja, Secretaria de educação do Estado , Pernambuco - dijo:
    ni25batista@hotmail.com

    11/06/2014

    Cinco estrelas

    Adorei a ela explicativa sobre o blog.


  • Claudia Prior Lopes Felix, C.E. Euclydes Paulo da Silva , Rio de Janeiro - dijo:
    cpriorfelix@hotmail.com

    26/11/2013

    Cinco estrelas

    As dicas do passo a passo, são bem legais. Para o ano vou inserir está ideia, pois os alunos estão muito voltados para a internet dentro da sala de aula, mas fora do contexto. Esta é uma forma de atraí-los. Obrigada pelas dicas. Compartilhar é muito bom!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.