Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Blog da turma: os comentários enquanto textos de opinião

 

10/05/2010

Autor y Coautor(es)
THYAGO MADEIRA FRANCA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • participar dos debates sobre temáticas relacionadas à realidade socioeconômica da turma;
  • produzir um texto de opinião;
  • produzir comentários sobre as discussões (fóruns) empreendidas no blog;
  • participar dos debate sobre os comentários do blog, tomados enquanto pontos de vistas diferentes sobre o assunto dos fóruns.
Duração das atividades
4 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, as atividades aqui propostas são concatenadas com a aula denominada “Vamos criar um blog da turma?”. Nesse sentido, é importante que você acesse-a para um melhor desempenho das atividades.

Para a efetivação desta aula, é necessário que professor e aluno tenham construído um blog para a turma, bem como dominado o funcionamento das ferramentas disponíveis nesse recurso multimídia de produção textual.

Você poderá criar um blog a partir dos sites:

1- https://www.blogger.com/start (consideramos esse o melhor)  

2- http://blog.uol.com.br/stc/passeio_virtual_1_1.html  

3- http://www.uniblog.com.br/  

 

Também é importante que você faça uma revisão sobre o gênero texto de opinião. Traga revistas e jornais para a classe e explicite as principais características desse gênero.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01

Desenvolvendo o debate na turma

O primeiro passo a ser tomado é expor a(s) temática(s) que serão discutida. Procure escolher assuntos que façam parte da realidade social, histórica, ideológica dos alunos. Por exemplo:

  1. O uso dos celulares na escola;
  2. violência escolar;
  3. a internet como suporte para trabalhos escolares.

Para desenvolver o debate em sua turma, você poderá proceder de duas formas:

1- Dividir a turma em dois grupos, sendo um a favor e um contrário ao assunto em debate;

2- construir os grupos a partir do posicionamento real dos alunos frente à temática.

Cada forma de dividir a turma tem seus pontos negativos e positivos.

Se você escolher a primeira opção, terá dois grupos matematicamente divididos. Entretanto, é possível que componentes sejam obrigados a defender posicionamentos que não concordam.

Se você selecionar a segunda opção, terá grupos desproporcionais (quanto à quantidade de componentes), mas serão grupos que defenderão um posicionamento em que acreditam.

Após a construção dos grupos, inicie os debates, organização as argumentações por meio de inscrições. Todos os alunos devem argumentar.

É interessante que cada argumentação seja seguida de uma contra-argumentação de um componente do grupo antagônico. Assim, um aluno argumenta a favor do assunto em debate e, posteriormente, outro expõe argumentos contrários à temática.

Você deve organizar as falas de modo que todos participem dessa produção oral-argumentativa.

 

 

ATIVIDADE 02

Redigindo um texto de opinião

A atividade de produção de texto deve ser desenvolvida individualmente.

Proponha que os alunos produzam, em sala, um texto com os principais argumentos selecionados, a partir do debate empreendido na turma (atividade anterior). É possível que algum deles tenha mudado a sua opinião acerca do assunto após o debate. Deixe-os argumentar sobre essa nova forma de pensar.

Sorteie/escolha alguns alunos para lerem seus textos em voz alta para toda a turma.

Se julgar necessário, aproveite a correção dos textos para apontar incoerências relativas à linguagem, ortografia e sintaxe. No entanto, não perca o foco da atividade em questão.

 

 

ATIVIDADE 03

Transformando os textos de opinião em comentário para o blog da turma

Os alunos já participaram do debate e já produziram um texto de opinião. Agora eles transformarão tais produções em comentários para serem postados no blog.

Nessa etapa da aula, você deverá levar os alunos para o laboratório de informática.

Antes da aula, você deve acessar o blog e inserir um post que disserte de forma imparcial sobre a temática discutida. Seu post será o texto motivador para os comentários que serão produzidos pelos alunos.

Organize-os em duplas ou trios. Cada grupo deverá:

  • Selecionar de sua produção de texto, dois argumentos para serem colocados no blog da turma;
  • considerar a brevidade como característica dos comentários inseridos em um blog
  • sintetizar os argumentos escolhidos para o post;
  • postar dois comentários no blog.

 

ATIVIDADE 04

Visualizando o blog e debatendo sobre os comentários

Ainda no laboratório de informática, acesse o blog da turma que, agora, já possui todos os textos inseridos pelos alunos. Mostre para eles como seus comentários ficam relacionados àquele post inserido por você.

Demonstre aos alunos a disposição dos comentários no blog. Como esses comentários ficaram atrelados àquele período imparcial que dissertava sobre a temática construído pelo professor.

Conclua a atividade com um debate. Peça aos alunos que:

  • Se organizem em grupos com quatro componentes
  • se expressem em relação às atividades produzidas no blog;
  • falem sobre a relação construída entre o texto de opinião e o post;
  • indiquem temáticas que poderão ser debatidas diretamente no blog.
Recursos Complementares

Professor,

Para ampliar o seu conhecimentos e o dos alunos acerca do texto de opinião, bem como os diferentes efeitos de sentido que um mesmo fato pode ter, indicamos duas teleaulas do Telecurso 2000:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=WJb2b2G4cbs  
  2. http://www.youtube.com/watch?v=5v5ipNk5IDY 
Avaliação

AVALIAÇÃO

As atividades propostas na presente aula podem ser avaliadas, mediante a constatação se os alunos:

  • Desenvolveram a argumentação oral acerca das temáticas discutidas em classe (participação ativa nos debates);
  • organizaram os argumentos debatidos em uma produção de texto escrita (texto de opinião);
  • sintetizaram e adequaram os argumentos para as características de um "post";
  • produziram posts e comentários para o blog.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Vera Aparecida de Souza polisciuc, Col. Estadual Roberto Langer Jr. , Paraná - dijo:
    verapolisciuc@hotmail.com

    28/10/2011

    Cinco estrelas

    Trabalhar com debate em sala de aula exige primeiramente a seleçao do tema e organizacao do encaminhamento que será dado além de exigir do professora mediador desse debate amplo conhecimento do assunto para entao moderar as discussoes. É necessario também estipular tempo para cada aluno e orientar que se façam as falas cada um no seu m omento. Se estas coisas forem bem detalhadas, acredito que uma aula com debate sera excelente forma de se propor uma produçao escrita para os alunos.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.