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IMC: descubra o seu

 

29/04/2010

Autor y Coautor(es)
Maura Gislaine Barros
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TELEMACO BORBA - PR JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Observar o que é e como funciona o cálculo do IMC.
  • Conhecer e compreender como funciona a tabela de IMC.
Duração das atividades
3 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Temas voltados para a obesidade e nutrição.
Estratégias e recursos da aula

PRATICA SOCIAL INICIAL

Um dia antes da primeira aula peça aos alunos que procurem investigar em casa ou com pessoas próximas:

  • Quem e porque faz regime?
  • O que estas pessoas sabem sobre IMC?

Oriente para que os alunos tragam as respostas anotadas em seu caderno.

Muitas pessoas não estão satisfeitas com o corpo que tem, quem não conhece alguém preocupado em manter um corpo perfeito e sempre está cuidando de sua dieta diária, ou seja, esteja fazendo regime?

PROBLEMATIZAÇÃO

Como notamos na pesquisa realizada na prática social inicial a ação de fazer regime (dieta) parece ser prática comum.

  • Porque isso acontece?
  • Porque as pessoas estão sempre preocupadas com seu peso?
  • Isso envolve a preocupação com a saúde ou tem a ver com estética também?
  • Será que as pessoas relacionam seu peso com a saúde?

SAUDELAR: http://www.saudelar.com/edicoes/2008/maio/images/pesando_10361215_opt.jpeg acesso em: 06/04/2010. 

INSTRUMENTALIZAÇÃO

Para saber se realmente estamos acima do nosso peso ideal podemos utilizar o cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal), um método fácil no qual podemos obter uma indicação se estamos abaixo do peso, no peso ideal, acima do peso ou obeso. A fórmula usada para a realização do cálculo do IMC é: IMC = peso / (altura)²  

ATIVIDADE 1

  • Professor disponibilize para seus alunos uma balança e algo onde possam aferir sua altura (trena, fita métrica, etc).
  • Em duplas ou trios os alunos devem ser pesados e medidos pelos colegas.
  • Cada um anota separadamente seu peso e altura.
  • Os alunos deverão realizar o cálculo para se chegar ao resultado.
  • O professor deverá possibilitar aos alunos o acesso a uma tabela onde possam comparar o resultado da sua soma com o que está na tabela, observando onde cada um se encaixa. A OMS (Organização Mundial de Saúde) usa um critério simples para a avaliação:  

GALERIA.BLOGS: http://galeria.blogs.sapo.pt/arquivo/Tabela_Indice_Massa_Corporal.JPG acesso em: 06/04/2010. 

O IMC relaciona o peso da pessoa com sua altura e indica a quantidade aproximada de gordura no corpo. Atualmente, os valores normais vão de 18,5 a 24,9 kg/m². A partir de 25, configura-se sobrepeso e, acima de 30, obesidade.   

ATIVIDADE 2

HSW.COM.BR: http://static.hsw.com.br/gif/efeito-sanfona-1.jpg acesso em: 24/04/2010. 

WORDPRESS.COM: http://eduhonorato.files.wordpress.com/2009/01/anorexia1.jpg acesso em: 24/04/2010.

WORDPRESS.COM: http://entrebrothers.files.wordpress.com/2009/05/queimado.jpg acesso em: 24/04/2010. 

DREAMSTIME.COM: http://thumbs.dreamstime.com/thumb_244/12047606702dw34Q.jpg acesso em: 24/04/2010. 

A partir das imagens discuta com seus alunos: 

1. Será que pessoas musculosas, com Índice de Massa Corporal alto podem ser consideradas obesas?

2. Qual é o método mais preciso para definir se uma pessoa está acima do peso?   

3. Será que existe diferença na medição do IMC entre diferentes raças? Observando que em cada região as pessoas comportam-se de diferentes formas e alimentam-se diferentemente umas das outras?

4. Observando o seu biotipo você se considera uma pessoa acima do peso?

5. Dentro da tabela de IMC qual é sua classificação?

6. O que conseguiu observar de interessante nas imagens expostas?

7. O que a alimentação pode ter a ver com nosso IMC?

Apresenta aos alunos o recurso a seguir, que tem como objetivo saber identificar alimentossaudáveis e a necessidade da prática de exercícios físicos para termos boa saúde.

 A importância da nutrição 

Aqui vamos nos preocupar em trabalhar com os hábitos alimentares atuais.

ATIVIDADE 3

1. Peça para que os alunos tragam de casa embalagens de alimentos que consomem diariamente.

2. Realize explicação sobre o que venha ser calorias e a quantidade que deve ser ingeridas diariamente por cada faixa etária.

3. Após oriente os alunos para que façam o cálculo (aproximado) de quantas calorias cada um está ingerindo por dia.

ROTEIRO DE DISCUSSÃO

1. A quantidade de calorias consumidas por cada um diariamente está dentro dos padrões?

2. Vocês acreditam que estão se alimentando de maneira correta e com os alimentos certos? Peça para que justifiquem a resposta.

3. Se tivesse que mudar algo em sua alimentação, o quê e por quê mudaria?

4. Seus pais/responsáveis mostram interesse para que você tenha uma alimentação saudável? Através de que você percebe isso?

5. Para você o que é comer bem?

Quando o assunto é obesidade, o Índica de Massa Corporal quase sempre é colocado em questão, seja conversando com seu médico ou com amigos. Ao dividir o peso (em quilos) pela altura (ao quadrado), podemos saber se há necessidade de entrar em regime alimentar ou não. Não vamos nos esquecer de no caso de precisarmos entrar num regime alimentar primeiramente devemos nos orientar com um nutricionista e após procurarmos um profissional de Educação Física para que este possa nos orientar na prática da atividade física pois esta aliada a uma alimentação correta nos fará perder peso com mais facilidade.

CATARSE

O Índice de Massa Corporal, apesar de conter alguns pontos fracos, é um método fácil no qual qualquer um pode obter uma indicação, com grande capacidade de percepção, se está abaixo do peso normal, acima do peso ideal, ou obeso.

Neste momento oriente seus alunos para que redijam um texto sobre o tema trabalhado, após a correção disponibilize os textos na biblioteca da escola.

PRÁTICA SOCIAL FINAL

  • Divida a turma em três grupos.
  • Cada grupo deverá montar um cardápio para determinado tipo de situação:
  • Grupo 1: Pessoa obesa que deve perder peso.
  • Grupo 2: Pessoa abaixo do peso que deverá ganhar no máximo três quilos.
  • Grupo 3: Pessoa com peso normal  e quer mantê-lo.
  • Cada grupo com orientação do professor deverá expor seu cardápio à turma, explicando o por quê da escolha por determinados alimentos.

 

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
A importância da nutrição Imagem
Recursos Complementares

Tabela de Caloria dos Alimentos. FAAC.UNESP.BR: http://www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/bom_apetite/tabelas/cal_ali.htm acesso em: 06/04/2010. 

Calcule seu IMC. http://www.calcularpesoideal.com.br/  acesso em: 06/04/2010.

Avaliação
  • Através da participação e realização das atividades propostas.
  • Pelas intervenções realizadas nos momentos de conversa.
  • Através da evolução dos conceitos apresentados.
  • Pela confecção do cardápio e apresentação à turma.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

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Opiniones

  • socorro, Escola Raimundo batista , Pernambuco - dijo:
    socorro.parna@hotmail.com

    25/08/2013

    Quatro estrelas

    ótima aula!!!!!


  • Simara, Departamento de Educação de Guapé , Minas Gerais - dijo:
    pereira.simara@gmail.com

    11/11/2010

    Quatro estrelas

    Olá! Sou nutricionista e trabalho em alimentação escolar, adorei ter encontrado essa sugestão. Realizo educação nutricional com grupos de professores, e várias ideias colocarei em prática com eles! Continuem prublicando materias com esse tema!!! Obrigada!


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