20/03/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Riscos por acidentes e uso indevido de drogas |
Aula 1
Professor, inicie a aula apresentando aos alunos o recurso de áudio disponível no portal do professor, intitulado “Combate ao fumo”.
Este áudio procura demonstrar como o cigarro é prejudicial a saúde. O trecho de interesse tem início aos 13 minutos e termina aos 22 minutos (a duração é de 9 minutos).
Dica! – Faça um download do áudio e utilize um equipamento que reproduz mp3, tocando o referido trecho do áudio algumas vezes, solicitando para que os alunos registrem as informações apresentadas de forma sintética.
O áudio recomendado está no seguinte endereço do portal do professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1555/combateaofumo.mp3
RESUMO DO TRECHO DO ÁUDIO:
O “Matuto” (personagem do áudio) está vestido de lutador de boxe porque resolveu combater o fumo (o cigarro). “Cadu” (o outro personagem) apresenta os combatentes: de um lado o terrível cigarro (peso leve que pode causar diversas doenças) e de outro “Matuto Balboa”, que pede logo pra soltar o adversário pra ser combatido. Soa o gongo e começa o combate. Depois de uma boa pancadaria o cigarro é derrotado pelo Matuto. Na seqüência os personagens discutem sobre os prejuízos causados pelo cigarro (charuto e fumo para cachimbo) para o organismo humano; sobre as substâncias presentes no cigarro e também sobre os fumantes passivos, que sofrem as conseqüências do uso do cigarro por outras pessoas.
Após a apresentação do combate, ainda há uma conversa entre um repórter e um psicólogo e educador (Antonio Carlos Egito), para tentar entender porque as pessoas fumam e como o professor pode tratar sobre esse assunto em sala de aula.
Promova uma análise do que foi apresentado no áudio. Organize a turma em pequenos grupos e solicite que respondam as seguintes questões:
Questão 1: O que pode representar a situação inicial em que é proposta uma “luta entre uma pessoa e o cigarro”? Ganhar a luta pode ser tão fácil como é apresentado no áudio?
Questão 2: Quais as três principais substâncias presentes no cigarro mencionadas pelo “Matuto”? (Nicotina, Alcatrão e Monóxido de Carbono)
Questão 3: Na segunda metade do programa é apresentada uma entrevista com um psicólogo. Nessa conversa o psicólogo comenta alguns motivos que levam as pessoas a fumarem. Quais são esses motivos? Após uma reflexão que outros motivos levam jovens, adultos (e até crianças) a fumarem?
Questão 4: Que atitudes de respeito devem ser adotadas por pessoas que fumam e pessoas que não fumam, umas em relação às outras?
Peça para que cada grupo apresente suas conclusões e promova um pequeno debate considerando a coerência dos pontos apresentados.
Finalize a aula solicitando que cada aluno entreviste uma pessoa que fuma (pode ser de sua família ou não), realizando as seguintes perguntas:
• Como começou a fumar?
• Por que continua fumando?
• Acha que o cigarro faz mal?
• Tem intenção de parar?
Dica! – Para facilitar a análise da pesquisa podem ser pensadas respostas para cada pergunta, elaborando um questionário com questões fechadas (objetivo). Isso também permitirá concluir se as proposições sobre os motivos que levam as pessoas a fumarem estavam corretas.
Aula 2
Inicie a aula realizando uma compilação dos dados da pesquisa realizada pelos alunos a partir da aula anterior. Solicite a formação de grupos que deverão ler as respostas trazidas por eles, registrando apenas as respostas que não são repetidas. Em seguida, registre no quadro um resumo das respostas obtidas pela classe inteira e discuta o que foi apresentado.
• Quais os principais motivos que levam as pessoas a fumarem (apesar de serem apresentadas, na própria embalagem do cigarro, fotos e informações a respeito das substâncias nocivas e risco de dependência física ou psíquica que ele causa)?
• O cigarro realmente resolve essas situações?
• Como os motivos / necessidades que levam a fumar poderiam ser supridos por outras formas de satisfação que não fosse o uso do cigarro?
Dica! – A partir das respostas obtidas pode ser feito um trabalho interdisciplinar com o professor de matemática, elaborando tabelas e gráficos que apresentem o assunto investigado.
Ainda nesta aula haverá tempo de realizar uma experiência simples que mostra como apenas um cigarro deposita grande quantidade de resíduos no organismo. Para isso construa e utilize um “Fumante Artificial”.
Dica! – É recomendável que o professor faça a experiência como forma de demonstração, já que irá manipular cigarros. Também é importante que o professor prepare o material e teste antes de apresentá-lo aos alunos. Realizar a atividade no laboratório ou em local aberto evitará o mau cheiro na sala de aula.
Para construir o “Fumante Artificial” faça dois furos na tampa de uma garrafa descartável. Introduza nesses furos dois pedaços de mangueira transparente (um maior e outro menor) de diâmetro interno quase igual à espessura de um cigarro. Use cola quente ou de silicone para vedar os locais onde as mangueiras foram colocadas.
Utilizando o “Fumante Artificial”
Introduza na mangueira menor um pequeno pedaço de algodão limpo e empurre um pouco para dentro. Em seguida encaixe um cigarro nessa mesma mangueira. Acenda o cigarro. Para simular o fumo segure a garrafa com uma das mãos e a mangueira maior com a outra. Aperte a garrafa deixando o ar sair pela mangueira maior. Ao soltar a garrafa tampe com o dedo a entrada da mangueira maior. Isso fará com que o ar seja aspirado através do cigarro, fazendo com que ele queime. Faça isso repetidas vezes, até que o cigarro queime por completo. Quando isso ocorrer retire o cigarro, apague e jogue no lixo.
Finalmente retire o algodão com o auxílio de uma pinça e compare-o com outro pedaço de algodão limpo. A experiência também pode ser feita queimando dois ou três cigarros, o que resultará em um acúmulo maior de resíduos. (Veja fotos)
Após a demonstração da experiência promova uma conversa a respeito do resultado obtido:
• Qual o aspecto do algodão após aspirar um cigarro? E depois de aspirar três cigarros?
• A que conclusões o experimento nos leva em relação ao uso do cigarro?
Aula 3
Solicite, na aula anterior, que os alunos tragam caixas vazias de cigarro para recortar as fotos com as advertências do Ministério da Saúde e montem um painel com todas elas, destacando os problemas de saúde causados pelo uso do cigarro.
Dica! – Os painéis produzidos pelos alunos podem ser exibidos em diferentes locais da escola, contribuindo para divulgar os males causados pelo cigarro. Além das fotos presentes nas embalagens podem ser criadas frases e slogans contra o uso do cigarro e à favor de uma vida saudável.
Dica! – Pode ser promovida outra pesquisa para investigar o impacto que causam as imagens veiculadas nas embalagens de cigarro nas pessoas que fumam.
Oriente para que os alunos utilizem sítio de busca para pesquisem a respeito dos problemas de saúde causados pelo cigarro apresentados nos painéis produzidos.
O professor pode, neste momento, explicar para os alunos qual o efeito do monóxido de carbono no organismo e porque quem o respira fica com o fôlego prejudicado.
Dica! – Podem ser formados pequenos grupos para pesquisar diferentes problemas, realizando, em uma outra aula, uma apresentação de cada pesquisa.
Nome | Tipo |
---|---|
Combate ao fumo | Áudio |
Cinco estrelas 7 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
30/11/2014
Cinco estrelasOtima Atividade
07/04/2012
Cinco estrelasque bommm!!!
24/03/2010
Cinco estrelasObrigada por compartilhar suas idéias !!! Já trabalhei o tema com entrevistas realizadas pelos alunos, posteriormente os mesmos tabularam os dados no Excel e montaram gráficos.
24/03/2010
Cinco estrelasaula muito interessante. o experimento anexado ao conteúdo da aula a enrriqueceu bastante. muito bom!
24/03/2010
Cinco estrelasEm primeiro lugar quero parabenizá-lo por suas estratégias simples e tão condizentes com a realidade, sua aula serviu para que eu desenvolvesse um tema muito importante de um curso q. estou fazendo sobre tecnologia na educação. Obrigada pela sua contribuição.
24/03/2010
Cinco estrelasProfessor Alfredo, parabéns pela excelente aula. Gosto muito desse tema já trabalhei com ele muito bem , mas confesso, sua aula foi 10.
24/03/2010
Cinco estrelasAlfredo e Ezequiel, quero parabeniza-los pelo grandioso e simples projeto. Numa sociedade onde enfrentamos tantos problemas no combate as drogas começando pelas ilícitas encontrei no projeto uma fácil adaptação a todas as séries do ensino fundamental e médio para o seu desenvolvimento. Obrigada pelas sugesões.