Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


UMA QUESTÃO DE GÊNERO

 

10/05/2010

Autor y Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Diferenciar os gêneros por aspectos biológicos e culturais; buscar explicações para a diferença de gêneros; brincar com papéis masculinos e femininos; Identificar o papel social das pessoas, que sejam,  homens ou mulheres.

Duração das atividades
3 aulas de 40 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Diferenciar-se do outro; saber contar, conhecer cores.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 –  Conversar sobre identidade e gênero   

  1º momento – o professor parte do principio de que na formação da identidade, o gênero está vinculado ao biológico, ao sexo e ao contexto cultural. Neste sentido, a atividade parte de um diálogo na ótica das crianças. A partir dessa abordagem, o estudo é iniciado com a divisão da classe em dois grupos:  meninos e meninas. Geralmente na freqüência, todo professor faz essa relação matemática, a partir da seguinte questão: na sala tem quantos meninos e quantas meninas?  Aqui é a vez de  procurar saber qual é o sentido dado pelos alunos a questão de gênero.  Na concepção das crianças da educação infantil, o que é ser menino? O que é ser menina?  Esse diálogo deve trazer algo novo para as crianças no sentido de ver a questão em mais de uma dimensão e pode ser estabelecido a partir do momento em que as crianças explicam o que é ser menino e o que é ser menina.    

 Atividade 2 – Listar  brinquedos preferidos.   

1º momento -  O professor pede às crianças uma lista dos brinquedos que gostam de brincar, para a resolução dessa tarefa, divide a turma em pequenos  grupos de  meninas e grupos de  meninos, divide  a classe em grupos do sexo masculino  e grupos do sexo feminino. Cada grupo faz a sua lista, em seguida, recebe um quadro e simboliza o resultado dos brinquedos solicitados. Como no exemplo que destacamos a seguir.

 

MENINAS

B

R

I

N

Q

U

E

D

O

S

-

GRUPO

 1

F4

F3

F2

F1

 

boneca

panelas

peteca

maquiagem

Obs. Os  meninos recebem esse tipo de quadro e simbolizam os seus brinquedos e marcam nos quadradinhos.

2º momento - Em seguida, o professor retorna a roda de conversa e faz uma elaboração conjunta, iniciando a montagem de  gráficos para os brinquedos das meninas, para os brinquedos dos meninos.O procedimento será o seguinte: o professor expõe os quadros dos grupos  das meninas de um lado e do grupo dos meninos do outro e escolhe umas das categorias para iniciar a construção. Exemplo - Faz a contagem das meninas  que escolheram cada brinquedo, em seguida, as crianças escolhem quadrados coloridos que se encontram no meio da roda para formar as colunas referentes aos brinquedos que aparecem em cada grupo.  Nessa construção, se faz a interdiscipliaridade com o conhecimento matemático (contagem e inclusão) e físico (cores),  linguagem (significado das palavras) e orientação espacial (a organização dos quadrados na direção vertical  e o sentido da colagem de baixo para cima). 

BRINQUEDOS PREFERIDOS PELAS MENINAS                     BRINQUEDOS PREFERIDOS PELOS MENINOS

13

12

12

11

11

10

10

9

9

8

8

7

7

6

6

5

5

4

4

3

3

2

2

1

1

Boneca

panelas

peteca

maquiagem

Peteca

Carro

amarelinha

bola

caracol

3º momento- O professor volta a pedir ás crianças uma lista dos brinquedos que gostam de brincar, mas agora forma grupos mistos: de meninas e meninos. Cada grupo faz a sua lista, em seguida, recebem um quadro e simboliza a lista de brinquedos solicitados. Como no exemplo que destacamos a seguir. Articulando a atividade com os conhecimentos matemáticos, as crianças pensam na resposta da dupla.

B

R

N

Q

U

E

D

O

S

-

GRUPO

2

MENINAS E MENINOS

F1/M1

F2/M2

F3/M3

PETECA

BOLA

 

AMARELINHA

CARRO

CARACOL

Obs. Com o levantamento, o professor e as crianças elaboram o gráfico  dos brinquedos preferidos pelas meninas e meninos, um gosto misto. O professor ensina as crianças a fazer a comparação entre o tipo de brinquedo escolhido pelas meninas e pelos meninos e o escolhido por ambos os sexos.    

Atividade 3 - Pesquisar e vivenciar a cultura do brinquedo e da brincadeira infantil

 1º momento -. O professor orienta as crianças para realizar uma pesquisa com os avós e com os pais para verificar quais os brinquedos deles na época da infância, devendo explicar a escolha.   Dando continuidade, o professor retoma a investigação, discute o tipo de brinquedo, a justificativa e constrói com a turma a noção de permanência e transformação que houve nas três gerações:  avós,  filhos e netos, destacando a questão de gênero (os brinquedos indicados pelos membros familiares: avó, avô,  filho ou filha, neto ou neta).  Em seguida faz uma discussão e um levantamento histórico dos brinquedos e brincadeiras relacionados ao gênero das crianças da sociedade onde vivem, destacando os valores sociais, a permanência e a transformação desses valores.

 

 

Recursos Complementares

 ANTONINO. crescendo e aprendendo. (RB=1.240).

Avaliação

A avaliação deve ser organizada de modo que as crianças demonstrem que conseguiram fazer a diferenciação entre os gêneros, tendo como referência os critérios biológicos/sexual vinculado aos aspectos culturais:  

 Exemplo 1: as crianças podem marcar com um y os homens e com x as mulheres, numa relação de fotos: que apresente: figuras de mulheres com seus respectivos nomes e de homens com seus respectivos nomes (mulheres vestidas de calça comprida e blusa, de vestidos, shorts e blusa; apresentando cabelo longo e cabelo curto; com brinco e sem brinco; com altura diferenciada: altas e baixas; homens vestidos de calça comprida e camisa, de bermuda e camisa, de cabelo longo e de cabelo curto; com brinco e sem brinco; altura diferenciada: alto e baixo).

  Exemplo 2: observar no faz de conta se os meninos e meninas brincam com os bonecos e bonecas e quais os papéis que assumem; na casinha o que eles conversam? Quais as atividades que desenvolvem? Assumem quais papéis? Brincam de médico, de bombeiro, que outras atividades profissionais aparecem no jogo simbólico das crianças?  

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.