20/03/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Aula 01
Nesta primeira aula o professor pode trabalhar com o conceito básico sobre os VÍRUS.
Professor, utilizando imagens em transparências, ou com desenhos simplificados no quadro de escrever, explique os seguintes tópicos em relação aos vírus:
• As características que os vírus apresentam que nos permite classificá-los como seres vivos (composição química, reprodução e mutação);
• A necessidade de parasitar células para reproduzir-se;
• A especificidade celular (cada vírus tem tropismo por um tipo celular);
• As diferentes ações durante a infecção (ciclo lítico ou ciclo lisogênico);
• A possibilidade de ocorrer mutação com os vírus;
• As medidas curativas (repouso e boa alimentação) e preventivas (vacinas) em relação às viroses.
Dica! – Professor, você pode conseguir muitas imagens livres através do creative commons (link abaixo). Utilizando os buscadores ali disponíveis é possível encontrar imagens de todo tipo. Aí é só salvar para apresentar em DVD ou até mesmo impressas em transparências para retro projetor.
Aula 2
Para reforçar o que foi exposto na aula anterior solicite que os alunos observem o recurso do Portal do Professor: “Estrutura dos Vírus”, disponível no seguinte endereço:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9914/virus.swf
Oriente também para que visualizem o recurso “Ciclo Lítico”, disponível no Portal do Professor.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10081/ciclo_litico.swf
Passe a relação dos tópicos apresentados na aula anterior e solicite que os alunos registrem um resumo das informações em seus cadernos pesquisando no sítio abaixo ou através de sítios de busca.
http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADrus
Aula 03
UMA DAS VIROSES MAIS TEMIDAS
Esta aula tem início com uma dinâmica que representa a facilidade da transmissão de determinadas viroses como a AIDS.
MATERIAL NECESSÁRIO
• Pequenos cartões com nomes masculinos e femininos, equivalentes à quantidade de alunos da turma. (veja modelo)
• Tiras de papel com instruções para a dinâmica. (veja modelo)
Dica! – Crie nomes diferentes (pode ser de artistas) dos nomes dos alunos da turma ou distribua cartões que não sejam o próprio nome do aluno. Nomes fictícios criam a ilusão de que não é o próprio aluno que participa da simulação, mas uma personagem irreal. Isso possibilita que não sejam criados estereótipos depois da dinâmica e tampem impede que um aluno seja discriminado pelo papel que representou.
PROCEDIMENTOS
• O professor distribui pequenos cartões para cada aluno, com um nome masculino ou feminino já escrito nesse cartão.
• Dois desses cartões terão uma pequena marca no canto (um masculino e outro feminino).
• Distribua, além dos cartões, tiras de papel com a instrução para realizar a dinâmica. Um aluno deverá receber a instrução 1, um aluno a instrução 2 e todos os demais deverão receber a instrução 3.
IMPORTANTE – Peça para que mantenham em sigilo a informação que receberam.
• Solicite que durante alguns minutos os alunos circulem pela sala (pode ser tocada uma música enquanto isso) aleatoriamente e sigam as instruções que receberam na tira de papel.
• Após alguns minutos, encerre a movimentação e peça que os alunos voltem aos seus lugares.
ANALISANDO A DINÂMICA
• Inicie a análise da dinâmica informando os alunos que as trocas de assinaturas representam diferentes relações existentes entre as pessoas. Uma delas é a relação sexual, que também foi representada pela troca de assinaturas.
• A segunda informação é de que dois personagens estavam contaminados com uma doença – a AIDS, representada por um X no cartão.
• Peça para que os dois alunos com esses cartões venham até a frente da sala.
• Como a troca de assinaturas representa também a relação sexual, é possível que outros personagens tenham se contaminado. Por isso peça para que todos que receberam a assinatura desses dois venham até a frente também.
• Como a doença pode continuar sendo transmitida, peça agora para que todos que receberam assinaturas dos que estão na frente também façam parte do grupo, afinal podem ter sido contaminados.
• Repita esses procedimento até que ninguém mais venha para a frente (o que poderá ocorrer com poucos alunos ou somente com aqueles que receberam as instruções 1 e 2).
• Peça para que retornem a seus lugares e proponha as questões abaixo.
IMPORTANTE – Lembre os alunos de que eles representaram personagens que não são eles mesmos, evitando assim a possibilidade de discriminações.
Questões:
• Que relações se percebem entre a transmissão da doença representada pela dinâmica e o que se observa na vida real com a AIDS?
• Por que a maioria dos participantes coleta três assinaturas se na instrução dizia até três?
• Um dos participantes foi orientado a não coletar assinaturas (instrução 1). Ele fez isso? Por quê? Isso fez diferença para que ele se contaminasse ou não?
• Um dos participantes foi orientado a coletar apenas uma assinatura (instrução 2). Ele fez isso? Por quê? Isso fez diferença para que ele se contaminasse ou não?
• Os personagens contaminados inicialmente com o vírus não sabiam dessa condição. Se soubessem do que se tratava como seria seu comportamento?
• Qual foi o sentimento dos participantes quando recebem a notícia da contaminação? (Tanto dos dois iniciais como de todos os outros) E dos que não se contaminaram?
• Depois que todos os participantes ficam sabendo da origem de sua contaminação qual o sentimento em relação aos contaminados iniciais?
• A culpa da contaminação foi apenas dos personagens contaminados inicialmente?
• Que medidas poderiam ter sido tomadas para evitar a contaminação?
Dica! – Professor, debata todas essas questões propostas, relacionando-as sempre com fatos reais relacionados à AIDS. Reforce, ao final da atividade, quais as medidas utilizadas para prevenir-se da doença e que comportamentos devemos ter em relação àqueles que são portadores ou doentes.
Dica! – Peça que os alunos elaborem uma redação relacionada ao tema, simulando situações semelhantes à vivida na dinâmica. Possibilite a interdisciplinaridade com a disciplina de Português ao realizar esta atividade.
RECURSOS COMPLEMENTARES
Disponíveis em pdf nos endereços abaixo:
http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001400/140095POR.pdf
http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001252/125251por.pdf
Nome | Tipo |
---|---|
Ciclo lítico | Animação/simulação |
Cinco estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
22/05/2014
Cinco estrelasMuito bom.
19/02/2011
Cinco estrelasEsta aula é ótima adorei!!!
15/09/2010
Cinco estrelasadorei a aula, com certeza irei trabalhar com meus alunos de 8ª séries, obrigada por compartilhar!!!
09/09/2010
Cinco estrelasAdorei a aula, bem planejada e com informações muito importantes.
24/03/2010
Sem estrelasUm assunto otimooo para fazer um debate debtro de sala de aulaaa .Gostei de maiss! Beijo
24/03/2010
Cinco estrelasMuito Boa dinâmica. Pode inclusive ser utilizada no ensino superior principalmente nas licenciaturas para propagrar a ideia de boas aulas.
24/03/2010
Sem estrelasA aula sobre vírus apresenta muitos recursos audiovisuais, necessitando assim, de um tempo amplo de três aulas ou mais. Em relação as estratégias pedagógicas, gostei da utilização das imagens e dos textos ilustrativos. Pois assim, esse tema tão necessário para a prevenção, se torna estimulante para alunos e professores no combate às doenças sexualmente transmisíveis, como a AIDS por exemplo..