Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


MINERAIS BRASILEIROS

 

05/05/2010

Autor y Coautor(es)
Leda Maria Correa Moura
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

SUELEN FERNANDA MACHADO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Natureza e as questões sócio-ambientais
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Estudo da natureza e sua importância para o homem
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao término das atividades os alunos deverão:

  • Reconhecer que a exploração de minerais está presente no quotidiano das pessoas;
  • Identificar os principais minerais produzidos no Brasil;
  • Localizar os espaços de exploração mineral brasileiros.
Duração das atividades
04 AULAS DE 50 MINUTOS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Divisão política do Brasil;
  • Divisão regional brasileira;
  • Coordenadas geográficas.
Estratégias e recursos da aula

AULA 1

Apresentação do conteúdo e levantamento de dúvidas

Professor, apresente aos seus alunos as imagens. A cada uma delas, apresente questionamentos e abra espaço para que os alunos questionem, comentem, perguntem, esclareçam, ... (todas as imagens foram acessadas em 13/abr). 

Imagens 1 e 2 – Serra Pelada

  

http://www.moderna.com.br/moderna/didaticos/projeto/2007/1/imagens/per3.jpg .

http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/Image/conteudos/imagens/ingles/2serrapel2.jpg 

  • O que representa essa imagem? (Serra Pelada, um dos maiores espaços de extração mineral do Brasil no sentido de quantidade de exploradores)
  • Onde é esse lugar? (Fica no Pará – mostre o estado no mapa de parede, localize, faça referencias à distancia das demais regiões do país, comentando sobre a corrida do ouro que se deu na década de 1980)
  • Por que esse lugar é assim? (Explore a imagem no que se refere ao desmatamento, ao espaço transformado pela exploração irracional/desordenada/)
  • O que essas pessoas estão fazendo? E, por quê? (Tratar da corrida do ouro, da intenção das pessoas em ficarem ricas encontrando pepitas de ouro e das dificuldades de vida na região quando da exploração de ouro e da exploração das pessoas por outras pessoas.)

Imagem 2 e 3 – Minas de Carvão Mineral

Mina de carvão da Cia. Riogradense de Mineração (CRM), em Candiota, Rio Grande do Sul, Brasil. 


http://mw2.google.com/mw-panoramio/photos/medium/11040006.jpg 

Mina de carvão (subterrânea), em Criciúma/SC

http://www.ulbra.br/mineralogia/imagens/coleta_foto08.gif 

  •  Vocês conhecem carvão? (Muito provavelmente eles dirão que conhecem; será necessário explicar que esse carvão é mineral e não o carvão vegetal, utilizado em churrasqueiras);
  • Para que serve o carvão? (Converse com os alunos sobre o carvão mineral como fonte energética).  

Imagem 4 -  Extração de bauxita, em Mirai/MG:

http://www.inthemine.com.br/images/resumos/imged01-03.jpg 

  • ... e esse espaço de extração, é de quê? (Deixe os alunos falarem todas as opções que tiverem/lembrarem antes de contar que se trata de uma mina de bauxita, pois provavelmente a resposta não aparecerá);
  • Para que serve a bauxita? (Novamente deixe virem as sugestões, "adivinhações" antes de dizer que da bauxita se extrai o alumínio);
  • Será que usamos em benefício da sociedade brasileira tudo o que é retirado deste espaço? (Apresente o exemplo das latinhas de cervejas/ refrigerantes/ chás e etc., que o Brasil recicla 91,5% dados de 2008 (* veja linl nos Recursos Complementares) - e ainda extrai para mais produção, ou seja, extrai para atender o mercado externo).

Falou-se até aqui de minas de ouro, de carvão mineral, de bauxita.

Que outros minerais são explorados no Brasil? (Ferro, manganês, cobre, prata, cassiterita, chumbo, calcário.)

E para que servem estes minerais? (Exemplos: cobre - fios para condução de eletrecidade, também é utilizado na liga para produção de latão e bronze; calcário - usado na produção de cimento e na correção do solo; carvão mineral - produção de energia; manganês - usado na produção de aço; nióbio - usado em soldas e em piercings; dióxido de manganês - utilizado em pilhas.)

Quais transformamos aqui no Brasil e quais exportamos de forma bruta para serem beneficiados no exterior? (bauxita - parte exportada e parte transformada aqui no Brasil; minério de ferro - cerca de 60% é exportado;

Quais são comprados pelo Brasil já beneficiados? (aço e alumínio, por exemplo, o país importa e produz.)

Estas questões, e outras que você pode formular bem como as formuladas pelos alunos podem ficar em aberto, para serem esclarecidas nos demais encontros,  numa tentativa de esgotar o assunto.

É importante anotar as questões e afirmações dos alunos para serem confirmadas e/ou refutadas nas aulas posteriores.

Não há problema se os alunos não souberem as respostas, pois nas demais aulas, ao serem realizadas as atividades propostas, estas questões serão respondidas. Caso tenha tempo nessa aula você pode responder parcilamente para que os alunos percebam a presença dos minerais em seu quotidiano.

AULA 2

Instrumentalização

Professor, lembre seus alunos que "o Brasil possui a sexta maior reserva de minério de ferro e está entre os maiores produtores desse minério no mundo. Isso sem falar em outros minérios também encontrados em grande quantidade no País." (http://www.ufmg.br/diversa/12/engenharias-engenharia-de-minas.html - acesso em 10/abril).  O foco dessa aula está nessas reservas: quais são e onde elas estão?  

Peça que os alunos organizem-se em grupos para trabalhar (cerca de quatro pessoas cada grupo). Entregue um Atlas para cada grupo.

A lista de minerais foi feita na aula anterior, agora eles vão buscar os mapas referentes á produção mineral e criar uma tabela com quatro colunas onde deve constar o mineral, o estado/estados onde ele é produzido, a região de cada estado. A quarta coluna fica em branco, por enquanto. Essa tabela pode ser feita no caderno.

Deixe uma questão a ser respondida no próximo encontro: para que serve cada um desses minerais?

 AULA 3:  

Para que servem os minerais

Nessa aula vocês vão preencher a quarta coluna da tabela ao responder a questão que ficou pendente no encontro anterior. Para isso você pode levar material bibliográfico para a sala de aula para os grupos pesquisarem, ir com os alunos à biblioteca ou ir com eles ao laboratório de informática para que pesquisem na web. Caso utilize a última opção, a busca pode ser feita pelo nome de cada minério.

A tabela deve ficar assim:

Minério

Estado(s) onde é produzido

Região

Em que é usado

Minério de Tungstênio (xilita)

Rio Grande do Norte

Nordeste

filamento de lâmpadas incandescentes

...

 AULA 4

Extração de minerais e o meio ambiente

Professor, não deixe de tratar da questão ambiental. As imagens utilizadas na Aula 1 mostram a devastação das áreas de extração de minérios. Para essa discussão, ouça com seus alunos o áudio "Impactos ambientais da exploração de minérios" (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17951).  

Impactos ambientais da exploração de minério 

Este áudio não será discutido ponto a ponto, pois seu conteudo foi tratado no decorrer das aulas anteriores, ele é um reforço de tudo o que foi visto, pesquisado, discutido. Reavivada a memória com a audição do recurso, solicite aos alunos que escrevam um texto jornalístico no qual vão colocar todas as informações sobre a exploração de minerais no Brasil. Os textos devem ser entregues a você, ele é parte da avaliação. (Nesta aula você já deve ter feito o contato com a(s) ONG, então pode informar a eles que os textos serão publicados em campanhas ambientais.

 

Professor, convide seus alunos para ações ecológicas com as latinhas de alumínio orientando o não-uso, re-uso e reciclagem do alumínio.

A ação começa com eles, mas deve ser ampliada para a comunidade, começando com as casas de cada um. Evite competições entre salas para maior arrecadação de latinhas vazias, pois isso pode incentivar o consumo.

Pesquise na sua cidade instituições que possam ser parceiras nessa ação (empresas, prefeitura, organizações não-governamentais/ONG). Os textos produzidos pelos alunos podem ser utilizados nas campanhas ambientais destas instituições.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Impactos ambientais da exploração de minério Áudio
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deve acontecer no decorrer de todo o processo, a partir dos seguintes critérios:

- o aluno participou das atividades de forma coerente, contribuindo com a discussão;

- o aluno trabalhou em grupo de forma harmônica;

- o aluno construiu a tabela com os minerais colocando sua localização e serventia;

- o aluno foi solícito com os colegas, auxiliando no uso das ferramentas nas quais tinha maior domínio;

- o aluno escreveu o texto com informações sobre a produção de minerais no país;

- o aluno envolveu-se na campanha referente ao uso e reciclagem de alumínio.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.