05/05/2010
SUELEN FERNANDA MACHADO
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Natureza e as questões sócio-ambientais |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Estudo da natureza e sua importância para o homem |
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Ao término das atividades os alunos deverão:
AULA 1
Apresentação do conteúdo e levantamento de dúvidas
Professor, apresente aos seus alunos as imagens. A cada uma delas, apresente questionamentos e abra espaço para que os alunos questionem, comentem, perguntem, esclareçam, ... (todas as imagens foram acessadas em 13/abr).
Imagens 1 e 2 – Serra Pelada
http://www.moderna.com.br/moderna/didaticos/projeto/2007/1/imagens/per3.jpg .
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/Image/conteudos/imagens/ingles/2serrapel2.jpg
Imagem 2 e 3 – Minas de Carvão Mineral
Mina de carvão da Cia. Riogradense de Mineração (CRM), em Candiota, Rio Grande do Sul, Brasil.
http://mw2.google.com/mw-panoramio/photos/medium/11040006.jpg
Mina de carvão (subterrânea), em Criciúma/SC
http://www.ulbra.br/mineralogia/imagens/coleta_foto08.gif
Imagem 4 - Extração de bauxita, em Mirai/MG:
http://www.inthemine.com.br/images/resumos/imged01-03.jpg
Falou-se até aqui de minas de ouro, de carvão mineral, de bauxita.
Que outros minerais são explorados no Brasil? (Ferro, manganês, cobre, prata, cassiterita, chumbo, calcário.)
E para que servem estes minerais? (Exemplos: cobre - fios para condução de eletrecidade, também é utilizado na liga para produção de latão e bronze; calcário - usado na produção de cimento e na correção do solo; carvão mineral - produção de energia; manganês - usado na produção de aço; nióbio - usado em soldas e em piercings; dióxido de manganês - utilizado em pilhas.)
Quais transformamos aqui no Brasil e quais exportamos de forma bruta para serem beneficiados no exterior? (bauxita - parte exportada e parte transformada aqui no Brasil; minério de ferro - cerca de 60% é exportado;
Quais são comprados pelo Brasil já beneficiados? (aço e alumínio, por exemplo, o país importa e produz.)
Estas questões, e outras que você pode formular bem como as formuladas pelos alunos podem ficar em aberto, para serem esclarecidas nos demais encontros, numa tentativa de esgotar o assunto.
É importante anotar as questões e afirmações dos alunos para serem confirmadas e/ou refutadas nas aulas posteriores.
Não há problema se os alunos não souberem as respostas, pois nas demais aulas, ao serem realizadas as atividades propostas, estas questões serão respondidas. Caso tenha tempo nessa aula você pode responder parcilamente para que os alunos percebam a presença dos minerais em seu quotidiano.
AULA 2
Instrumentalização
Professor, lembre seus alunos que "o Brasil possui a sexta maior reserva de minério de ferro e está entre os maiores produtores desse minério no mundo. Isso sem falar em outros minérios também encontrados em grande quantidade no País." (http://www.ufmg.br/diversa/12/engenharias-engenharia-de-minas.html - acesso em 10/abril). O foco dessa aula está nessas reservas: quais são e onde elas estão?
Peça que os alunos organizem-se em grupos para trabalhar (cerca de quatro pessoas cada grupo). Entregue um Atlas para cada grupo.
A lista de minerais foi feita na aula anterior, agora eles vão buscar os mapas referentes á produção mineral e criar uma tabela com quatro colunas onde deve constar o mineral, o estado/estados onde ele é produzido, a região de cada estado. A quarta coluna fica em branco, por enquanto. Essa tabela pode ser feita no caderno.
Deixe uma questão a ser respondida no próximo encontro: para que serve cada um desses minerais?
AULA 3:
Para que servem os minerais
Nessa aula vocês vão preencher a quarta coluna da tabela ao responder a questão que ficou pendente no encontro anterior. Para isso você pode levar material bibliográfico para a sala de aula para os grupos pesquisarem, ir com os alunos à biblioteca ou ir com eles ao laboratório de informática para que pesquisem na web. Caso utilize a última opção, a busca pode ser feita pelo nome de cada minério.
A tabela deve ficar assim:
Minério |
Estado(s) onde é produzido |
Região |
Em que é usado |
Minério de Tungstênio (xilita) |
Rio Grande do Norte |
Nordeste |
filamento de lâmpadas incandescentes |
... |
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AULA 4
Extração de minerais e o meio ambiente
Professor, não deixe de tratar da questão ambiental. As imagens utilizadas na Aula 1 mostram a devastação das áreas de extração de minérios. Para essa discussão, ouça com seus alunos o áudio "Impactos ambientais da exploração de minérios" (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17951).
Impactos ambientais da exploração de minério
Este áudio não será discutido ponto a ponto, pois seu conteudo foi tratado no decorrer das aulas anteriores, ele é um reforço de tudo o que foi visto, pesquisado, discutido. Reavivada a memória com a audição do recurso, solicite aos alunos que escrevam um texto jornalístico no qual vão colocar todas as informações sobre a exploração de minerais no Brasil. Os textos devem ser entregues a você, ele é parte da avaliação. (Nesta aula você já deve ter feito o contato com a(s) ONG, então pode informar a eles que os textos serão publicados em campanhas ambientais.
Professor, convide seus alunos para ações ecológicas com as latinhas de alumínio orientando o não-uso, re-uso e reciclagem do alumínio.
A ação começa com eles, mas deve ser ampliada para a comunidade, começando com as casas de cada um. Evite competições entre salas para maior arrecadação de latinhas vazias, pois isso pode incentivar o consumo.
Pesquise na sua cidade instituições que possam ser parceiras nessa ação (empresas, prefeitura, organizações não-governamentais/ONG). Os textos produzidos pelos alunos podem ser utilizados nas campanhas ambientais destas instituições.
Nome | Tipo |
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Impactos ambientais da exploração de minério | Áudio |
A avaliação deve acontecer no decorrer de todo o processo, a partir dos seguintes critérios:
- o aluno participou das atividades de forma coerente, contribuindo com a discussão;
- o aluno trabalhou em grupo de forma harmônica;
- o aluno construiu a tabela com os minerais colocando sua localização e serventia;
- o aluno foi solícito com os colegas, auxiliando no uso das ferramentas nas quais tinha maior domínio;
- o aluno escreveu o texto com informações sobre a produção de minerais no país;
- o aluno envolveu-se na campanha referente ao uso e reciclagem de alumínio.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
20/02/2011
Cinco estrelasotimo
06/10/2010
Cinco estrelaseu acho muito bom ter criado essa pagina na internete.esta de parabens quem criou.