Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


SEPARAÇÃO DE SÍLABAS

 

04/05/2010

Autor y Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros e Shirley Albuquerque

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:

  • Construir o conceito de separação silábica;
  • Identificar a constituição das palavras e das sílabas;
  • Identificar a classificação da divisão silábica.
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam ter construído a hipótese alfabética do nosso sistema de escrita, numa perspectiva significativa e funcional, ou seja de letramento, aliada ao conhecimento do código escrito, com uma noção do que sejam letras e palavras.

Estratégias e recursos da aula

1° MOMENTO – Dividindo as palavras

Iniciamos essa aula reunindo as crianças em uma roda, o professor deverá escrever palavras em papeis depois distribuir no centro da roda e lançar o seguinte questionamento: Como poderemos dividir essas palavras?  

À medida que as crianças vão anunciando as possibilidades de divisão o professor , com uma tesoura, vai recortando as palavras de acordo com as possibilidades anunciadas pelas crianças.

Se a turma não alertar para a divisão com relação ao som das palavras o professor pode trazer essa possibilidade. Ler as palavras mais lentamente fazendo com que as crianças percebam que podemos dividir as palavras também a medida emitimos um som.

DISCUTINDO A DIVISÃO DAS PALAVRAS

 

 

2° MOMENTO – Apresentando um texto com divisões silábicas.

Nesse momento o professor traz para a sala um cartaz escrito a mão em que propositalmente existam palavras separadas ao final da linha, ou realize uma brincadeira com as palavras separadas anteriormente. Por exemplo, sugira a construção de um texto coerente e coletivo no quadro e provoque a separação de algumas palavras ao término da linha. Explicar para as crianças que se uma palavra ao ser escrita, se ela não couber inteira em uma linha, essa não pode ser dividida de qualquer forma. Podendo exemplificar as possíveis situações que a separação silábica acontece.

3º MOMENTO – Construindo coletivamente o conceito de separação silábica.

Depois desses momentos o professor poderá trazer uma gramática e apresentar para as crianças o que ela apresenta sobre separação de sílabas. Após a leitura dessas informações, o professor deverá  construir com as crianças o conceito de separação silábica, não deixando de exemplificar que dependendo da quantidade de sílabas de uma palavras ela poderá ser classificada em: monossílaba, dissílaba e trissílaba, polissílaba.

Essa experiência pode prosseguir dividindo o nome de cada criança da turma em sílabas também.

4º MOMENTO – Exercitando no laboratório de informática

Após os momentos apresentados nessa aula, o professor poderá levar a turma ao laboratório de informática para trabalhar a temática através dos seguintes endereços.

http://www.sol.eti.br/silabas/aprenda_separar_em_silabas2.html  

http://www.escolagames.com.br/jogos/separeSilabas/ 

Recursos Complementares

.

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:

  • Participaram da construção do conceito de sílaba;
  • Conseguiram separar as sílabas corretamente ;
  • Conseguiram classificas as palavras quanto a quantidade de sílabas.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 8 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/8 - 50%
  • Quatro estrelas 2/8 - 25%
  • Três estrelas 2/8 - 25%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.