Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Trabalhando a paródia

 

17/06/2010

Autor y Coautor(es)
wendell de freitas amaral
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Entender a paródia como recurso intertextual;

reconhecer, em um texto, estratégias e/ou marcas explícitas e implícitas de intertextualidade com outros textos ou discursos sociais;

explicar os efeitos de sentido decorrentes da posição ideológico/crítica do autor da paródia;

manifestar-se criticamente em relação a um texto “fonte” na construção de uma paródia.

Duração das atividades
3 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades básicas de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

1ª etapa:   

A primeira etapa é o momento de explicitar a paródia com exemplos.

Veja o exemplo da relação entre o poema de Carlos Drummond de Andrade e a letra da canção de Chico Buarque:

Disponível em: http://www.carlosdrummonddeandrade.com.br/poemas.php?poema=8 

Letra disponível em: http://www.chicobuarque.com.br/construcao/mestre.asp?pg=ateofim_78.htm 

Música disponível para download em: http://www.4shared.com/audio/4NLfUWzl/Chico_Buarque_-_At_o_Fim.html?s=1 

Atividade:

Após a leitura do poema e acompanhar a letra da música com os alunos, o professor os estimula a responder às seguintes questões:

Onde estão na letra as marcas da intertextualidade com o poema de Drummond?

Qual efeito de sentido é provocado pela paródia?

Que grau de deslocamento Chico Buarque provoca quando insere elementos do texto de Drummond em sua canção?

Após as considerações dos alunos, envolva-os num debate para que fiquem claras as intenções críticas e visões de cada um sobre a relação entre as obras. Peça-os que durante o debate vão anotando à parte as considerações alheias para que possam esquematizar juntamente com o professor um quadro com pontos-chave para a compreensão e conceituação da relação entre os textos. Como nas sugestões abaixo:

No primeiro poema do primeiro livro de Drummond, o eu-lírico apresenta-se como um ser estranho à realidade que o circunda, demonstrando ao mesmo tempo um certo fascínio e uma inadaptabilidade à modernidade. É clara a busca por uma resposta existencial para a vida moderna diante do conflito desse "Eu" com o Mundo.

Já no texto de Chico Buarque, o eu-lírico mostra-se "errado" num mundo no qual todos os seus passos são guiados para os caminhos do fracasso. Apesar dessa caminhada para o erro contínuo, o eu-lírico não contesta seu destino e aceita-o como fatalidade incorrigível, consequência de uma safadeza angelical, por isso as marcas da auto-ironia e da ridicularização-própria perpassam todo o texto. Estas marcas apóiam-se no uso da linguagem coloquial e nas mazelas da vida limitada do ambiente predominantemente rural no qual o eu-lírico se encontra; já no plano fônico, as insistentes rimas em "im" provocam uma cacofonia que potencializa a imagem ridícula do cantor da "voz chinfrim".

Depois de já ter sido apresentada como recurso intertextual, a paródia pode ser melhor conceituada. Como nas palavras de Affonso Romano de Sant'Anna, para quem a paródia é:

“Uma nova e diferente maneira de ler o convencional. É um processo de liberação do discurso. É uma tomada de consciência crítica”.

(SANT’ANNA, Affonso Romano de. Paródia, paráfrase e cia. São Paulo: Editora Ática, 1988, p. 31).    

O que deverá ficar claro para a turma, após essa primeira atividade, é que a função do texto parodístico é deformar o texto original, modificando profundamente sua estrutura ou sentido, provocando uma descontinuidade do discurso “fonte”.                                  

                                                                                                                

2ª etapa:

Outro exemplo de paródia é o poema "As meninas da gare", do escritor modernista Oswald de Andrade, transcrito abaixo, e que parodia um trecho da Carta de Caminha:

(ANDRADE, Oswald de. Cadernos de poesia do aluno Oswald. São Paulo: Círculo do livro, 1985, p. 72).

Os versos do poema remetem ao trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha, que descreve fisicamente algumas índias avistadas na praia, pelos portugueses, quando do achamento do Brasil. Oswald constrói uma paródia citando as palavras do escrivão português, mas a referência do título “As meninas da gare” (gare – em francês, estação) provoca um deslocamento do sentido original do texto. Com a paródia, ocorre a atualização temática e a crítica social.  No exemplo, o poeta desloca a imagem da inocente nudez das índias para a da prostituição, das garotas que fazem “ponto” nas estações e se insinuam aos passantes à espera de alguma proposta sexual.

Professor, para a próxima atividade é conveniente sistematizar para os alunos o conceito de intertextualidade, para que fique clara a intenção do trabalho: analisar e produzir discursos partindo de sua relação dialógica com outros discursos que façam parte da memória cultural do leitor/produtor. Essa sistematização pode partir da definição de Koch, e das próprias inferências dos alunos, após a leitura dos poemas:

“A intertextualidade ocorre quando, em um texto, está inserido outro texto (intertexto) anteriormente produzido, que faz parte da memória social de uma coletividade”. (KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender: os sentidos do texto – São Paulo: Contexto, 2006, p. 86).     

É claro que, na obra citada e em outras tantas, a intertextualidade vem conceituada de forma mais completa, com detalhes e exemplos que caberiam em outra aula. A definição acima visa apenas apresentar ao aluno, que ainda possa desconhecer o termo, uma direção para que o objetivo da atividade fique claro.

Atividade:

Após a conceituação de intertextualidade com exemplos trazidos pelo professor, seria interessante abrir um espaço para o aluno se manifestar e oralmente buscar na memória casos de relação intertextual que venha a conhecer.

Isso é importante para que os estudantes percebam o quanto é comum essas manifestações dialógicas entre discursos sociais (como filmes, músicas, propagandas, livros).

Em meio ao debate, e estimulando os estudantes para que relatem seus conhecimentos sobre o tema, cabe ao professor uma intervenção que irá esclarecer ainda mais o papel do leitor para a identificação não só da intertextualidade como da paródia, o objeto central da atividade. Essa identificação depende do receptor, e só será percebida por um leitor mais informado. A intervenção do professor consiste em apontar para a importância do conhecimento de mundo e do repertório de leitura de um leitor experiente, ou no mínimo curioso, para que se perceba o diálogo entre textos no ato da recepção. Sem esse conhecimento prévio, a produção de sentido ficará prejudicada, afastando a compreensão do leitor do objetivo comunicativo do autor.                                                                                                                                                                         

  

3ª etapa

Agora, promova uma atividade de produção escrita de uma paródia baseada em textos sugeridos por você ou pelos próprios alunos.    

Professor, a sugestão é que use como texto "fonte" um poema, já que há tantos em nossa literatura que foram parodiados, como os românticos “Meus oito anos” de Casimiro de Abreu - paródias de Ruth Rocha ("Ai que saudades..."), Oswald de Andrade ("Meus oito anos") e Chico Buarque ("Doze anos"); e a “Canção do exílio” de Gonçalves Dias - paródias de Murilo Mendes ("Nova canção do exílio"), Oswald de Andrade ("Canto de regresso à pátria"), etc.

Leve para a sala uma série de poemas conhecidos da turma e deixe-os escolher qual será o texto "fonte", de onde nascerá a paródia. Peça que os alunos façam uma leitura oral bem elaborada para a turma, treinando anteriormente a expressão oral para, depois, escolherem qual será o texto “fonte” para ser objeto de sua paródia.

Após a produção escrita, novamente peça para que apresentem para os colegas seus textos e esclareçam as estratégias de construção de suas paródias, peça-os que comparem as paródias que surgirem de um mesmo texto "fonte", para que percebam as diferentes visões críticas sobre um mesmo objeto cultural.

Recursos Complementares

KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender: os sentidos do texto – São Paulo: Contexto, 2006.   

SANT’ANNA, Affonso Romano de. Paródia, paráfrase e cia. São Paulo: Editora Ática, 1988.   

 http://www.pucrs.br/gpt/parodia.php 

 http://www.brasilescola.com/redacao/parafrase-parodia.htm 

Avaliação

Após a apreciação dos exemplos de paródia em sala de aula, e do debate sobre os possíveis objetivos e posições críticas assumidas pelos autores das paródias estudadas, o aluno deverá escolher um dos poemas "fonte" indicados pelo professor para ser objeto de sua paródia.

Apresente as charges para os alunos e peça que identifiquem a paródia (texto e melodia) e comentem a crítica por trás das charges:   

http://charges.uol.com.br/2010/03/25/vagner-love-so-love/   

http://charges.uol.com.br/2010/03/01/lula-canta-caviar/   

http://charges.uol.com.br/2009/11/10/garota-do-vestido-biquini-de-bolinha/  

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • tania regina, Escola"Rui Barbosa" , Espírito Santo - dijo:
    tania_regina_ribeiro@hotmail.com

    26/07/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito, pois foi um grande suporte para o planejamento de uma atividade avaliativa sobre o conteúdo. Agradeço!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.