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Cabelo, cabeleira

 

23/06/2009

Autor y Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Saber como se forma o cabelo;

Compreender uma das funções do peróxido de hidrogênio;

Entender o que é alfa queratina.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecer os elementos químicos e suas propriedades.
Estratégias e recursos da aula

Educador inicie esta aula no laboratório de informática.

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Solicite aos estudantes que acessem o link: <www.monica.com.br/comics/anjo/welcome.htm > e discutam sobre os diferentes tipos de cabelos expecialmente os que aparecem nas revistas que tratam deste assunto. Deixe que falem sobre as influências que este pode provocar no dia a dia especialmente quando buscamos um trabalho, quando frequentamos uma festa, etc, ainda que discutam sobre os cuidados necessários para mantê-lo saudável e bonito. Mas diga-lhes que a questão maior é saber:  como se forma o cabelo? Qual sua constituição química? O que é queratina (alfa queratina)?.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1851/imagens/monica.gif

Se desejar, para motivar você pode solicitar que os estudantes ouçam a música "Cabelo" de Gal Costa. Composição: Jorge Ben Jor/ Arnaldo Antunes disponível no vídeo abaixo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1851/imagens/explicando.png

Na seqüência explique que o cabelo é um composto de enxofre, hidrogênio, nitrogênio, carbono e oxigênio. A textura do cabelo varia de acordo com a porcentagem desses elementos. Em sua estrutura encontramos também a queratina que é uma proteina que também se apresenta sob diferentes formas. O cabelo é também formado de células mortas. Cada uma das quais é embalada pelas macrofibrilas de queratina. A alfa-queratina do cabelo é uma proteína construída quase que exclusivamente de alfa-hélices. As protofibrilas cada uma, é composta de dois pares de alfa-hélices que combinam-se para formar microfibrilas. As microfibrilas estão embebidas em uma matriz protéica amorfa, formando as macrofibrilas.

Para dar seguimento a aula solicite aos estudantes que acessem o recurso "Alfa queratina que está disponível no link <portaldoprofessor.mec.gov.br:8080/recursos/10263/alfa_queratina.swf>

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1851/imagens/alfaqueratina.jpg

 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual /aulas/1851/imagens/curiosidade.png

"Cientistas descobrem causa de cabelos grisalhos"

 Até bem pouco tempo creditava-se ao processo natural de envelhecimento o surgimento de cabelos grisalhos. Entretanto, cientistas da Universidade de Bradford, Grã-Bretanha em parceria com especialistas das Universidades Mainz e de Luebeck - Alemanha descobriram que deve-se ao grande acúmulo de peróxido de hidrogênio devido ao desgaste do folículo que bloqueia a pigmentação natural do cabelo.  Link: <quimica.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php

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Pluralidade cultural: outro recurso disponível é Lala: a, menina dos cabelos cor de cenoura.

Por meio deste será possível compreender o fenômeno "Bullying", a diversidade cultural e étnica, além do respeito às diferenças.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Lalá: a menina dos cabelos cor de cenoura Animação/simulação
Alfa queratina Animação/simulação
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação poderá ser feita a partir das produções dos estudantes para as atividades sugeridas na aula. Pensamos que as atividades devem ser construidas com os estudantes e desta forma deverão compor o processo avaliativo. Todavia deverá ser priorizado a avaliação diagnóstica e a formativa. Avaliar é preciso, compreender é necessário. É importante que para esta aula sejam considerados todos os encaminhamentos e produções desenvolvidas pelos estudantes. Neste sentido sugerimos que você faça a leitura do texto elaborado pela Professora Clarilza Prado de Souza – da PUC/SP e que está disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/journalContent.action?editionId=12&categoryId=1&contentId=272.

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