Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Mãos ressecadas, ásperas e sensíveis o que fazer?

 

04/08/2009

Autor y Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar uma estrutura molecular;
  • Preparar creme para as mãos com óleos essenciais;
  • Desenvolver um experimento e produzir relatórios;
  • Compreender a aplicabilidade dos produtos químicos que compõem os cremes hidratantes.
Duração das atividades
De 3 a 4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Fórmula dos elementos químicos presentes na tabela periódica.

Estratégias e recursos da aula

undefined

Professor(a) para melhor organização na 1ª aula deve ser trabalhado sobre a necessidade de cuidados com as mãos ressecadas e importância de usar creme hidratante para as mãos. Na 2ª aula deverá ser trabalhado os óleos essenciais.

1ª aula

Nesta aula os estudantes deverão compreender sobre a necessidade de se usar cremes para proteger as mãos ressecadas.

Inicie a aula solicitando aos alunos que tirem fotos de suas próprias mãos e socializem para que percebam se há diferenças entre suas mãos e aqueles que estão presentes nas imagens que você poderá trazer para esta aula. Peça que analisem detalhadamente se as mãos estão bem cuidadas e ou se aparentam estar ressecadas.

undefined

Explique aos estudantes, que as mãos ressecadas devem ser tratadas com creme e que estes podem ser obtidos por meio dos óleos essenciais que usualmente são uma mistura de compostos de variadas funções químicas.

Para tornar a aula mais dinâmica, questione os estudantes perguntando: há diferença entre o creme caseiro e aqueles elaborados na indústria química? Os compostos utilizados na elaboração do creme caseiro são diferentes daqueles utilizados na elaboração do creme industrializado?

Enfatize que é comum encontrarmos nos estabelecimentos comerciais cremes que se destinam ao trato de mãos ressecadas, ásperas e ou sensíveis elaborados em laboratório. Apresente a eles embalagens de alguns tipos de cremes e comente sobre os derivados e compostos químicos presentes em suas fórmulas.

Depois apresente o vídeo que disponibilizamos para que os estudantes saibam como são produzidos os óleos essenciais.

http://www.gardencity.com.br/Home/Filme_mostrando_producao_ecologica_oleos_essenciais

Peça aos estudantes que pesquisem e elaborem uma lista contendo os principais óleos essenciais bem como suas fórmulas.

Você pode sugerir que pesquisem sobre:

  • Terpenos: pinemo, limoneno, felandreno, cedreno;
  • Álcoois: citronelol,linalol, geraniol,borneol,terpinol, mentol;
  • Aldeídos: citral, citronelal, benzaldeído, aldeído cinâmico, aldeído cumínico e vanilina;
  • Fenóis: eugenol, timol, carvacrol;
  • Ácidos: benzóico, cinâmico e mirístico;
  • Cetonas: carvona, mentona, pulegona, irona, cânfora;
  • Lactonas: cumarina;
  • Hidrocarbonetos: cimeno, estireno (fenileteno);
  • Ésteres: cineol, éter interno ( eucaliptol ), anetol, safrol.

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93leo_essencial

http://www.ibb.unesp.br/servicos/publicacoes/rbpm/pdf_v8_n4_2006/artigo11_v8_n4_p056-061.pdf.

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-695X2006000200019&script=sci_arttext

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422006000500004

2ª Aula

Nesta aula você pode aproveitar o tema e trabalhar o conteúdo Bases.

No laboratório de química apresente o vídeo "Creme de laranja para as mãos em cinco passos" e proponha que desenvolvam a atividade prática abaixo:

Link: http://tvuol.uol.com.br/#list/type=search/q=creme%20para%20as%20m%E3os/sort=mostRelevance/

Fazendo creme para as mãos

Objetivo: preparar o creme caseiro com óleos essenciais para reconhecê-lo como função.

Materiais: 400 g de base para creme, 10 gotas de óleo essencial de laranj a, 10 gotas de óleo es senci al de benjoim, 10 gotas de óleo ess en cial de amêndoa e 1 espátula.

Procedimentos: coloque a base em um recipiente, adicione as gotas de óleo de essencias, misture os ingredientes, acondicione o creme em recipientes próprio.

Relatório

Ao desenvolverem esta atividade prática leve os estudantes a analisarem o seguinte: quais os componentes químicos presente nas bases para creme, o que são e qual a origem dos óleos essenciais, que reação química ocorre entr e a base e os óleos essenciais e se há diferença de textura do creme caseiro para o industrializado.

Após discussão, observações e anotações peça que elaborem um relatório, criem um blog e postem suas conclusões.

Link para criar o blo g: https://www.blogger.com/start

Recursos Complementares
Avaliação

É importante que para esta aula sejam considerados todos os encaminhamentos e produções desenvolvidas pelos estudantes. A cada atividade deve-se atribuir notas ou conceitos de maneira que os valores sejam somatórios. Ao mesmo tempo é interessante informar aos estudantes que critérios balizarão a verificação da aprendizagem. Propomos que a avaliação seja processual e diagnóstica.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.