Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A ação química do sachê em nossas vidas

 

09/09/2009

Autor y Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os estudantes poderão conhecer as funções orgânicas especificamente os hidrocarbonetos e os alcanos; acessar um experimento e compreender uma característica da parafina que é quando um mesmo material pode flutuar ou afundar.

Duração das atividades
De 3 a 4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula é importante que o aluno conheça os elementos químicos disponíveis na tabela periódica bem como saibam fazer as ligações químicas entre os elementos.

Estratégias e recursos da aula
21H 44. Como é constituído por uma cadeia de átomos de carbo no com átomos de hid rogênio ligados a ela, não pode ser classifi cado. Desta forma, cada átomo de carbono rea liza 4 ligações; duas com outros átomos de carbono e duas com átomos de hidrogênio (exceto os carbonos das extremidades que se ligam a um único carbono e 3 hidrogênios), e cada uma dessas ligações em cada um dos átomos de carbono se orientam da mesma forma que as 4 ligações C-H no metano (CH4), ou seja , de maneira tetraédrica. C 21H 44. Esferas azuis = C - Esferas brancas = H (Kalil - fonte: Brasil Escola).

Propriedades físico-químicas

Dentre as propriedades físico-químicas da parafina podemos destacar: tem aparência de cera sólida branca; sem gosto; apresenta ponto de fusão entre 58°C e 62°C; é insolúvel em água e em ácidos; solúvel em dietil-éter, éter, benzeno e certos ésteres; não reage como outros produtos químicos mais comuns; queima rapidamente; pega fogo, quando aquecida além do ponto; excelente estabilidade química; excelente brilho; odor reduzido; pode ser usada como combustível; possui propriedades termoplásticas; usada amplamente para a proteção de embalagens de papelão; matéria prima essencial na fabricação de velas.

Nomenclatura dos hidrocarbonetos de cadeia normal
Sabe-se que na nomenclatura dos hidrocarbonetos de cadeia normal o nome oficial de um composto orgânico é formado pela união de três partes: o prefixo+ infixo + sufixo.

O prefixo indica o número de átomos de carbono. Exemplo: 1C => met; 2C => et; 3C => prop; 4C => but; 5C => pent; 6C => hex; 7C => hept; 8C => oct; 9C => non e 10C => dec
 
Já o infixo indica a quantidade de ligações que ocorre entre átomos de carbono. Exemplo: só simples ligações => na; 1 dupla ligação => em; 2 duplas ligações => dien; 1 tripla ligação => in; 2 triplas ligações => diin;

Quanto ao sufixo este indica a fun ção e cada função tem um su fixo.
Já discorremos que a para fina é u ma misturas de compostos como os hid ro carbonetos. Estes são compostos orgânicos formados excluvivamente de Carbono (C) e Hidrogênio (H). Exemplo s: CH4: Met ano; H3C - CH3: Etano; e o sufixo é o.

Educador(a) organize a turma em equipe de no máximo 3 pessoas e proponha que desenvolvam as atividades. Após concluirem deverão socializar os  resultados.

Assinale com um x as afirmações verdadeiras:
a) O etanol é um hidrocarboneto.
b) A fórmula química do etano é C2H8.
c) O hidrocarboneto de fórmula C3H8 é o propano.
d) Os alcanos são hidrocarbonetos saturados.

Assinale com um x as afirmações verdadeiras:

a) Um dos constituintes do vinagre é o ácido acético ou etanóico. 
b) O etanol e a acetona possuem, nas respectivas moléculas, átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio.
c) Na molécula de butano há três átomos de carbono. 
d) O alceno mais simples é o meteno.

Qual destas opções corresponde à fórmula química do etanal?
a) CH3CHO
b) CH3CH2O
c) CH2CH3O
d) CH2CHO

Assinale com um x as afirmações verdadeiras:
a) Os hidrocarbonetos são compostos constituídos por átomos de carbono e de oxigênio.
b) Os alcenos são hidrocarbonetos que apresentam, pelo menos, uma ligação dupla entre átomos de carbono.
c) O propino é um hidrocarboneto insaturado.
d) O metanal é um alcano.

Qual destas opções corresponde à fórmula química do metanol?
a) CH3O
b) CH2OH
c) CH3OH
d) CH3CH2OH

3ª Aula< br />undefined

Apresente as fórmulas abaixo para a turma e peça que construam as fórmulas moleculares de cada elemento. Após concluirem solicite que pesquisem fórmulas de outros hidrocarbonetos.
Propano
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10734/c3h8.jpg
Benzeno
http://portaldoprofessor.mec .gov.br/storage/recursos/10771/c6h6.jpg

Propino
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10744/c3h4.jpg

Etano (estrela)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10794/c2h6-e.jpg

Metano
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10706/ch4.jpg

Ciclopropano
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10781/c3h6-c.jpg

4ª Aula
undefined
O educador pode apresentar o recurso "Parafina na água e no álcool" que está disponível no link abaixo e que é um guia de experimento que possibilita ao estudante observar uma característica da parafina onde um mesmo material pode flutuar ou afundar, dependendo da densidade do líquido onde for colocado.

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/17981/parafina_na_agua_e_no_alcool.pdf

Parafina na água e no álcool


Como atividade de avaliação os estudantes deverão se organizar em equipes de no máximo 4 estudantes, pesquisar e produzir um texto denominado Hidrocarbonetos no qual devem especificar e exemplificar o que são alcanos, Alcenos ou alquenos, Alcinos ou Alquinos, Ciclanos e Benzênicos. Após concluirem a atividade deverão criar as informações em um blog. Link para criar o blog: http://www.blogger.com/start

undefined
Tendo como base os conhecimentos construídos ao longo da fund amentação, o professor pode propor aos estudantes que elaborem um texto individual sobre o que mais lhe interessou nessa aula, é nesse momento que também pode instigar à que sejam críticos em relação à sua produção intelectual. Não há necessidade de que o texto seja longo. Uma lauda será suficiente. 

praticafinal

Depois das atividades encerradas, o professor deve enfatizar que a produção de saches perfumados a partir da parafina pode contribuir para resgatar a dignidade e inserir as pessoas na sociedade pois, o trabalho dignifica o homem.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Propino Imagem
Etano (estrela) Imagem
Parafina na água e no álcool Experimento prático
Propano Imagem
Benzeno Imagem
Ciclopropano Imagem
Metano Imagem
Recursos Complementares

Livro: Martha Reis. Química Interativa: cidadania, participação e transformação. FTD

http://www.brasilescola.com/geografia/parafina.htm

http://quimica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=47

http://exercicios.fisicoquimica.googlepages.com/hidrocarbonetos

Livro: Fundamentos da Química, volume único / Ricardo Feltre. 2. ed.rev.e ampl. São Paulo: Moderna, 1996

Avaliação

A avaliação diagnóstica e processual é priorizada nesta aula. É importante que se apresente a proposta de trabalho para os estudantes para saibam os critérios pelos quais serão avaliados bem como que objetivos deverão ser alcançados. As interações, descobertas e a participação nas atividades desenvolvidas em equipe devem ser objeto de análise. Recomendamos a leitura do texto da Professora Clarilza Prado de Souza – da PUC/SP que trata da avaliação e que está disponível em:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=272

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.