Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Lendo para conhecer as características do texto jornalístico

 

21/07/2010

Autor y Coautor(es)
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, IZANA MARIA ARAÚJO FERNANDES

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Desenvolver a linguagem oral e escrita;

- Perceber o jornal como meio/veículo de comunicação;

- Adquirir conhecimento acerca da organização do jornal em editorial;

- Demonstrar Interesse pela leitura do jornal.

Duração das atividades
Duas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter presenciado situações didáticas envolvendo a leitura de algum jornal que circula em sua cidade. .

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

O professor inicia aula retomando com a turma que no jornal os textos são selecionados e agrupados através de seu conteúdo - Política, Economia, Cultura, Esporte, Turismo, País, Cidade, Classificados, Coluna Social, etc., relembrando que esta forma de organização é chamada de editorial. Durante esta conversa o professor deve utilizar o jornal para as crianças identificarem os vários editoriais do jornal trabalhado com a turma.

ATIVIDADE 2

Após a conversa as crianças são organizadas em grupos e escolhem com qual editorial querem trabalhar. Cada grupo recebe um jornal para recortar manchetes e imagens relacionadas ao editorial escolhido.   

ATIVIDADE 3

O professor passar em cada grupo solicitando que as crianças comentem sobre o conteúdo do editorial tomando como referência as imagens ou manchetes. Em seguida faz a leitura do texto para grupo checar os seus comentários.

ATIVIDADE 4

No coletivo cada grupo apresenta o material recortado e monta um painel com o título NOTÍCIAS QUE PODEMOS LER NO JORNAL escrevendo  o título de cada editorial como no exemplo abaixo;

 

Recursos Complementares

Artigos sobre a organização do jornal - texto jornalítico:

 BENITES, Sonia Aparecida Lopes Abordagem do texto jornalístico na escola: uma proposta de oficina (http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/issue/view/165/showToc) 

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:

Perceberam o conteúdo dos textos que compõem o editorial do jornal trabalhado em sala de aula; 

 Nomearam alguns dos conteúdos que compõem o editorial do jornal trabalhado em sala de aula;

 Envolveram-se com a organização do painel. 

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.