Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Literando: A Cartomante de Machado de Assis

 

29/04/2010

Autor y Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Artes Música: Canal
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Artes visuais: desenvolvimento da linguagem visual
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Ensino Médio Artes Arte Visual: Canal
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Teatro: dimensões artística, estética, histórica e sociológica
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • conhecer a obra “A Cartomante" de Machado de Assis
  • identificar as principais personagens
  • recontar a obra de Machado de Assis utilizando a linguagem da rádionovela
Duração das atividades
9 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • A vida e obra de Machado de Assis
  • Características das obras do autor
  • Importância do autor para o período literário e a produção nacional
Estratégias e recursos da aula

Prática social inicial do conteúdo:

O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos se eles conhecem o termo rádionovela, se já escutaram algum programa, como são feitos os programas, principais atores, etc.

Para complementar a discussão sugerimos que o professor apresente um programa para os alunos conhecerem as características dessa linguagem. Sugerimos o áudio: "Escravo, Nem Pensar!" – Disponível em: http://www.reporterbrasil.org.br/conteudo.php?id=110    Acesso em 16.04.2010  

Após o áudio destaque os seguintes pontos:

  • a abertura da história
  • os sons de fundo
  • a entonação dos personagens
  • o narrador
  • os sons ambiente
  • as passagens de tempo   

Agora convide os alunos a produzirem uma rádionovela.     

Instrumentalização/desenvolvimento 

Aula 01: Analisando a obra.

Os alunos deverão escolher uma obra a ser adaptada. Sugerimos a obra “A cartomante” de Machado de Assis.

Atenção Professor! Sugerimos que o professor de Literatura trabalhe os pontos mais importantes da obra, características dos personagens, importância da obra para o período, etc.   

Para realizar a atividade, é necessário que todos os alunos conheçam a obra. Eles devem fazer a leitura e anotar as passagens que acham mais importantes para compor a narrativa da rádionovela.

A obra completa está disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1965 Acesso em 16.04.2010

Aula 02: Discussão sobre a obra.

Após a realização da leitura da obra, chegou a hora de discutir os pontos mais importantes que deverão compor a narrativa.   

Atenção professor! Sugerimos que o espaço da sala de aula seja organizado em forma de círculo, onde todos os alunos sentados possam se ver e discutir as idéias.

Escolha três redatores: 1 para anotar os trechos que serão destacados do trecho; 1 para anotar os personagens e cenas (dia, noite, lugar aberto ou fechado, sol, chuva, silêncio, música, etc.) 1 para anotar as ideias gerais do grupo (em tal cena é interessante que tal personagem faça tal coisa com tal barulho). Reserve mais uma aula para concluir essa atividade.   

Para relembrar a obra sugerimos o vídeo: A cartomante (Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=22225) que traz um breve resumo sobre a obra.    

A Cartomante 

Após a discussão é hora de escrever o roteiro, definir os personagens e destacar os materiais que serão utilizados ao longo da produção.

Novamente a turma deverá ser reunida em grupos. Sugerimos a criação dos seguintes grupos:

  • Roteiro (responsável pela escrita do roteiro – máximo 3 alunos)
  • Personagens (responsável pela definição do perfil de cada personagem – máximo 3 alunos)
  • Produção (responsável por criar instrumentos para compor os sons de fundo da narrativa, pesquisar trilhas de áudio e demais materiais que serão importantes durante a gravação da rádionovela)
  • Edição (responsável pela pós-produção da rádionovela, que consiste na edição do áudio, inserção das trilhas e efeitos sonoros, finalização do arquivo, etc.)
  • Apoio (responsável por auxiliar as outras equipes durante a execução das tarefas)   

Cada equipe deverá concluir sua tarefa dentro do prazo estipulado pelo professor, os alunos deverão trabalhar em equipe, respeitando as opiniões e diferenças, colaborando para o trabalho em equipe. O professor deverá auxiliar a elaboração de cada tarefa, indicando materiais, sugestões de adaptação, entre outras dificuldades dos alunos.

Sugerimos que nesse momento a equipe responsável pela edição comece a experimentar o software Audacity. A capitação e inserção de áudio, inserção de efeitos sonoros, inserção de músicas, edição de músicas, fade in e fade out, exportar o arquivo, etc. Os alunos poderão utilizar os tutoriais:

Tutorial Audacity elaborado por Unilasalle virtual - Disponível em: http://www.unilasalle.edu.br/canoas/ftp/ead/1179533995_Audacity.pdf  Acesso em 16.04.2010

Como usar o Audacity - Disponível em: http://www.baixaki.com.br/info/623-como-usar-o-audacity.htm Acesso em 16.04.2010 

Aula 04: Aprovação do roteiro e escolha dos personagens

O grupo que elaborou o roteiro deverá apresentar para turma a versão para aprovação. Os alunos poderão alterar, inserir ou excluir algum trecho que tenha ficado sem sentido ou em excesso durante a narrativa.

A equipe que ficou responsável pelos personagens deverá apresentar para turma todos os personagens envolvidos na trama. Nesse momento, deverá ser escolhido os alunos que irão narrar os personagens.   

Agora é hora de fazer um ensaio do roteiro, com os personagens e efeitos sonoros (confeccionados pela equipe de produção).   

O professor deverá chamar a atenção dos personagens para fluidez do texto durante a narrativa, oralidade e entonação dos personagens, as pausas durante o discurso, o momento exato do início do som de fundo, etc. O ensaio deve perdurar até sanar todas as dificuldades e dúvidas dos alunos na narrativa.

Enquanto o grupo ensaia, outro grupo de alunos poderá documentar por meio de fotos, vídeos e áudios a ação dos colegas, produzir um “making off” e postar no blog da escola.   

Atenção Professor! Caso a escola não tenha um blog, sugerimos a criação de um para divulgação dos trabalhos dos alunos e discussão dos temas. Indicamos o Blogger do Gmail ele é fácil para criar e inserir dados. Em caso de dúvidas para criar a conta sugerimos o tutorial: Blogger: como criar? http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf    Acesso em 16.04.2010

Disponível em: http://obviousmag.org/archives/2008/09/novelas_de_radio.html   Acesso em 16.04.2010 

Uma outra equipe pode ficar responsável em produzir a abertura da rádionovela e os créditos finais. Para isso é necessário redigir um texto com a chamada da rádionovela, escolher a trilha sonora e os efeitos sonoros, além do texto com os créditos de todos os participantes e suas funções.

Após a gravação das chamadas, outra equipe ficará responsável pela edição. Apesar de que nas primeiras rádionovelas transmitidas ao vivo, os efeitos sonoros eram reproduzidos simultaneamente com a narração dos personagens, sugerimos que os efeitos sonoros sejam gravados separadamente da voz dos personagens, para ter mais qualidade no produto final e tornar mais dinâmico o processo.

Atenção Professor! O objetivo da atividade é a participação de todos os alunos, cada um produzindo dentro do seu campo de interesse e habilidade/limitação. Para isso, é necessário estar sempre atento as dificuldades dos alunos, auxiliando-os e motivando-os para que atuem ativamente durante o processo.

Aula 06: Gravação

Após o ensaio chegou a hora de gravar. De posse de um gravador digital ou de um microfone conectado ao computador os alunos deverão gravar a narrativa. Eles podem seguir a sequência narrativa do roteiro (um diálogo seguido do outro) ou gravar primeiro as falas do narrador, depois de Vilela, depois de Rita, e assim por diante. Lembrando sempre que a narrativa deve preservar a fluidez do diálogo e não fragmentá-la.   

Aula 07: Edição 

Agora entra em cena a equipe de edição. Eles deverão organizar os diálogos seguindo o roteiro, as indicações de pausas e inserção de sons (efeitos sonoros e músicas).

Professor reserve mais uma aula para conclusão dessa atividade.   

Aula 09: Radionovela

Os alunos deverão apresentar para comunidade escolar o resultado do trabalho. O áudio deve ser divulgado no blog da escola, reproduzido na rádio da escola, entre outros meios de comunicação. A turma também poderá organizar uma exposição com o material produzido no “making off”.

Catarse   

Ao final das atividades os alunos deverão elaborar um texto sobre o que aprenderam com o tema, quais as dificuldades encontradas, como superou as dificuldades, o que mais gostou de fazer, o que aprendeu com o conteúdo da aula.   

Prática social final do conteúdo

O professor deverá fazer o fechamento da atividade com a turma, sugerimos as seguintes atividades:

  • selecione os comentários mais interessantes realizados no blog
  • destaque as qualidades da narrativa
  • selecione os momentos mais importantes da narrativa
  • discuta com a turma o resultado da atividade, pontos positivos e negativos, dificuldades, etc.
  • questione a turma se eles gostaram de realizar a atividade.   

Apresente também o episódio de radionovela “A cartomante” disponibilizado pela Revista Piauí. (Disponível em: http://revistapiaui.com.br/download.aspx   Acesso em 16.04.2010) Discuta com os alunos as diferenças da narrativa, dos personagens, dos efeitos, etc. Qual eles gostaram mais?          

Recursos Educacionais
Nome Tipo
A Cartomante Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicado e aprovado pela turma. Durante a realização das atividades, o professor deverá despertar o interesse dos alunos pelo tema, apontando as possibilidades de interpretação, auxiliar o alunos a transpor suas dificuldades e exaltar suas qualidades, motivando-o durante o processo de ensino aprendizagem. Para auxiliar na avaliação sugerimos alguns critérios:

  • participação durante as discussões;
  • clareza, oralidade e entonação durante a narrativa;
  • comprometimento com o grupo;
  • responsabilidade com o trabalho;
  • entrosamento com do grupo;
  • respeito a opinião dos colegas;
  • organização do grupo;
  • postura durante a elaboração das atividades;
  • comprimento dos prazos estipulados pelo professor;
  • criatividade;
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Meire Moura, Colégio PM - Osasco , São Paulo - dijo:
    meirebeth@yahoo.com.br

    18/01/2014

    Quatro estrelas

    Pareceu-me muito interessante. Tenho que trabalhar a leitura desse conto e vou usar a sua sugestão de aula! Depois conto os resultados. Obrigada por sua dedicação.


  • Iraci Sartori dos Santos, EE TANCREDO DE ALMEIDA NEVES , Mato Grosso - dijo:
    ira.sartori@hotmail.com

    29/09/2011

    Quatro estrelas

    Hoje já não basta simplesmente apresentar uma obra literária, é preciso torná-la atrativa, fazer com que o aluno interaja com as palavras, aproprie-se delas, assim teremos aprendizagem. Esse é o modelo de aula que precisamos realizar, pois sugere novidade e prazer.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.