29/04/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Artes visuais: desenvolvimento da linguagem visual |
Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Música: desenvolvimento da linguagem musical |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Canal |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Teatro: dimensões artística, estética, histórica e sociológica |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Prática social inicial do conteúdo:
O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos se eles conhecem o termo rádionovela, se já escutaram algum programa, como são feitos os programas, principais atores, etc.
Para complementar a discussão sugerimos que o professor apresente um programa para os alunos conhecerem as características dessa linguagem. Sugerimos o áudio: "Escravo, Nem Pensar!" – Disponível em: http://www.reporterbrasil.org.br/conteudo.php?id=110 Acesso em 16.04.2010
Após o áudio destaque os seguintes pontos:
Agora convide os alunos a produzirem uma rádionovela.
Instrumentalização/desenvolvimento
Aula 01: Analisando a obra.
Os alunos deverão escolher uma obra a ser adaptada. Sugerimos a obra “A cartomante” de Machado de Assis.
Atenção Professor! Sugerimos que o professor de Literatura trabalhe os pontos mais importantes da obra, características dos personagens, importância da obra para o período, etc.
Para realizar a atividade, é necessário que todos os alunos conheçam a obra. Eles devem fazer a leitura e anotar as passagens que acham mais importantes para compor a narrativa da rádionovela.
A obra completa está disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1965 Acesso em 16.04.2010
Aula 02: Discussão sobre a obra.
Após a realização da leitura da obra, chegou a hora de discutir os pontos mais importantes que deverão compor a narrativa.
Atenção professor! Sugerimos que o espaço da sala de aula seja organizado em forma de círculo, onde todos os alunos sentados possam se ver e discutir as idéias.
Escolha três redatores: 1 para anotar os trechos que serão destacados do trecho; 1 para anotar os personagens e cenas (dia, noite, lugar aberto ou fechado, sol, chuva, silêncio, música, etc.) 1 para anotar as ideias gerais do grupo (em tal cena é interessante que tal personagem faça tal coisa com tal barulho). Reserve mais uma aula para concluir essa atividade.
Para relembrar a obra sugerimos o vídeo: A cartomante (Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=22225) que traz um breve resumo sobre a obra.
Após a discussão é hora de escrever o roteiro, definir os personagens e destacar os materiais que serão utilizados ao longo da produção.
Novamente a turma deverá ser reunida em grupos. Sugerimos a criação dos seguintes grupos:
Cada equipe deverá concluir sua tarefa dentro do prazo estipulado pelo professor, os alunos deverão trabalhar em equipe, respeitando as opiniões e diferenças, colaborando para o trabalho em equipe. O professor deverá auxiliar a elaboração de cada tarefa, indicando materiais, sugestões de adaptação, entre outras dificuldades dos alunos.
Sugerimos que nesse momento a equipe responsável pela edição comece a experimentar o software Audacity. A capitação e inserção de áudio, inserção de efeitos sonoros, inserção de músicas, edição de músicas, fade in e fade out, exportar o arquivo, etc. Os alunos poderão utilizar os tutoriais:
Tutorial Audacity elaborado por Unilasalle virtual - Disponível em: http://www.unilasalle.edu.br/canoas/ftp/ead/1179533995_Audacity.pdf Acesso em 16.04.2010
Como usar o Audacity - Disponível em: http://www.baixaki.com.br/info/623-como-usar-o-audacity.htm Acesso em 16.04.2010
Aula 04: Aprovação do roteiro e escolha dos personagens
O grupo que elaborou o roteiro deverá apresentar para turma a versão para aprovação. Os alunos poderão alterar, inserir ou excluir algum trecho que tenha ficado sem sentido ou em excesso durante a narrativa.
A equipe que ficou responsável pelos personagens deverá apresentar para turma todos os personagens envolvidos na trama. Nesse momento, deverá ser escolhido os alunos que irão narrar os personagens.
Agora é hora de fazer um ensaio do roteiro, com os personagens e efeitos sonoros (confeccionados pela equipe de produção).
O professor deverá chamar a atenção dos personagens para fluidez do texto durante a narrativa, oralidade e entonação dos personagens, as pausas durante o discurso, o momento exato do início do som de fundo, etc. O ensaio deve perdurar até sanar todas as dificuldades e dúvidas dos alunos na narrativa.
Enquanto o grupo ensaia, outro grupo de alunos poderá documentar por meio de fotos, vídeos e áudios a ação dos colegas, produzir um “making off” e postar no blog da escola.
Atenção Professor! Caso a escola não tenha um blog, sugerimos a criação de um para divulgação dos trabalhos dos alunos e discussão dos temas. Indicamos o Blogger do Gmail ele é fácil para criar e inserir dados. Em caso de dúvidas para criar a conta sugerimos o tutorial: Blogger: como criar? http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf Acesso em 16.04.2010
Disponível em: http://obviousmag.org/archives/2008/09/novelas_de_radio.html Acesso em 16.04.2010
Uma outra equipe pode ficar responsável em produzir a abertura da rádionovela e os créditos finais. Para isso é necessário redigir um texto com a chamada da rádionovela, escolher a trilha sonora e os efeitos sonoros, além do texto com os créditos de todos os participantes e suas funções.
Após a gravação das chamadas, outra equipe ficará responsável pela edição. Apesar de que nas primeiras rádionovelas transmitidas ao vivo, os efeitos sonoros eram reproduzidos simultaneamente com a narração dos personagens, sugerimos que os efeitos sonoros sejam gravados separadamente da voz dos personagens, para ter mais qualidade no produto final e tornar mais dinâmico o processo.
Atenção Professor! O objetivo da atividade é a participação de todos os alunos, cada um produzindo dentro do seu campo de interesse e habilidade/limitação. Para isso, é necessário estar sempre atento as dificuldades dos alunos, auxiliando-os e motivando-os para que atuem ativamente durante o processo.
Aula 06: Gravação
Após o ensaio chegou a hora de gravar. De posse de um gravador digital ou de um microfone conectado ao computador os alunos deverão gravar a narrativa. Eles podem seguir a sequência narrativa do roteiro (um diálogo seguido do outro) ou gravar primeiro as falas do narrador, depois de Vilela, depois de Rita, e assim por diante. Lembrando sempre que a narrativa deve preservar a fluidez do diálogo e não fragmentá-la.
Aula 07: Edição
Agora entra em cena a equipe de edição. Eles deverão organizar os diálogos seguindo o roteiro, as indicações de pausas e inserção de sons (efeitos sonoros e músicas).
Professor reserve mais uma aula para conclusão dessa atividade.
Aula 09: Radionovela
Os alunos deverão apresentar para comunidade escolar o resultado do trabalho. O áudio deve ser divulgado no blog da escola, reproduzido na rádio da escola, entre outros meios de comunicação. A turma também poderá organizar uma exposição com o material produzido no “making off”.
Catarse
Ao final das atividades os alunos deverão elaborar um texto sobre o que aprenderam com o tema, quais as dificuldades encontradas, como superou as dificuldades, o que mais gostou de fazer, o que aprendeu com o conteúdo da aula.
Prática social final do conteúdo
O professor deverá fazer o fechamento da atividade com a turma, sugerimos as seguintes atividades:
Apresente também o episódio de radionovela “A cartomante” disponibilizado pela Revista Piauí. (Disponível em: http://revistapiaui.com.br/download.aspx Acesso em 16.04.2010) Discuta com os alunos as diferenças da narrativa, dos personagens, dos efeitos, etc. Qual eles gostaram mais?
Nome | Tipo |
---|---|
A Cartomante | Vídeo |
O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicado e aprovado pela turma. Durante a realização das atividades, o professor deverá despertar o interesse dos alunos pelo tema, apontando as possibilidades de interpretação, auxiliar o alunos a transpor suas dificuldades e exaltar suas qualidades, motivando-o durante o processo de ensino aprendizagem. Para auxiliar na avaliação sugerimos alguns critérios:
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/01/2014
Quatro estrelasPareceu-me muito interessante. Tenho que trabalhar a leitura desse conto e vou usar a sua sugestão de aula! Depois conto os resultados. Obrigada por sua dedicação.
29/09/2011
Quatro estrelasHoje já não basta simplesmente apresentar uma obra literária, é preciso torná-la atrativa, fazer com que o aluno interaja com as palavras, aproprie-se delas, assim teremos aprendizagem. Esse é o modelo de aula que precisamos realizar, pois sugere novidade e prazer.