Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Literando: Carlos Drummond de Andrade

 

29/04/2010

Autor y Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Ensino Médio Artes Arte Visual: Canal
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • conhecer a vida e obra de Carlos Drummond de Andrade
  • identificar as principais poemas
  • compreender a sua importância para a literatura nacional
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Características do período literário de Carlos Drummond de Andrade
  • Relações do autor com os principais artistas desse período
Estratégias e recursos da aula

Prática social inicial do conteúdo

O professor deverá questionar os alunos sobre os livros falados, se eles já ouviram um áudio book, se já participaram da gravação de um áudio book.

O professor deverá apresentar para turma um dos poemas de Carlos Drummond de Andrade narrado por ele mesmo. Os áudios estão disponíveis em: http://www.memoriaviva.com.br/drummond/verso.htm  Acesso em 16.04.2010

Após apresentar o áudio questione os alunos se eles conhecem a obra do autor, sua biografia, período literário, etc.

Convide a turma a conhecer um pouco mais sobre a obra de Carlos Drummond de Andrade apresentando os vídeos:   

Carlos Drummond de Andrade – Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19956   Acesso em 16.04.2010

Carlos Drummond de Andrade 

No Caminho de Drummond [Mestres da Literatura] – Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18557  Acesso em 16.04.2010 

No caminho de Drummond [Mestres da literatura] 

Durante os vídeos destaque os pontos mais importantes, sobre a biografia do autor, principais obras, característica do período literário, importância do escritor para literatura nacional, etc.   

Instrumentalização/desenvolvimento

Aula 01: Conhecendo Carlos Drummond de Andrade

Agora divida a turma em pequenos grupos para aprofundar a discussão sobre a vida de obra do autor. Após a pesquisa sugerimos que os grupos elaborem uma crônica sobre o cada tema. Sugerimos alguns temas para a pesquisa:

  • Biografia
  • período literário
  • principais obras
  • as fases (Fase gauche (1930-1934), Fase social (1940-1945), Fase Pessimista (1951-1968) e Fase Memorialista (1973-...))
  • os temas recorrentes na obra do autor
  • sua participação na Semana da Arte de 1922  

 O professor deverá orientar os alunos durante a pesquisa sobre as fontes de consulta, como citar as fontes consultadas, como elaborar uma crônica, características de uma crônica, etc.   O resultado da pesquisa deve ser apresentado na próxima aula.   

Aula 2: Apresentação da pesquisa 

Os grupos deverão apresentar para turma as crônicas escritas na aula anterior. O professor deverá complementar a pesquisa dos alunos, verificar se o texto caracteriza-se como crônica, análise das fontes de pesquisa, etc. O professor deverá postar os textos dos alunos no site da escola, caso a escola não tenha um site, pode ser criado um blog para divulgar os trabalhos dos alunos.

Atenção professor! Ao utilizar a ferramenta Blog comente sua função com a turma, sobre as possibilidades de uso, a forma de participação deles, etc. Sugerimos a ferramenta Blogger do Google, disponível em: http://www.blogger.com/home Acesso em 20.04.2010. Caso tenha dificuldade de utilizá-la indicamos o tutorial: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf Acesso em 20.04.2010

Após a revisão dos textos, o professor deverá eleger um representante da turma para gerenciar o blog. No blog deverá conter as crônicas dos alunos, devidamente referenciadas, e as demais atividades elaboradas pela turma. Convide a turma a fazer a leitura diária do blog e comentar os textos que acharem mais importes.  

Aula 03: Escolhendo alguns contos

Agora o professor deverá apresentar para turma algumas obras do escritor. Em Recursos Complementares indicamos alguns sites que disponibilizam alguns trechos das obras do autor. Os alunos deverão escolher a obra que mais lhe agrada, apresentar para turma, justificar a escolha, interpretar o tema da história fazendo relação com algum exemplo do cotidiano, etc.

Cada aluno deverá fazer um texto curto (máx. 20 linhas) sobre a obra, justificativa da escolha, relação com o cotidiano, etc. para ser publicado no blog.     

Aula 04: Gravando algumas histórias

Assim como Carlos Drummond de Andrade narrou em áudio as obras que mais gostava, sugerimos que os alunos também gravem  suas obras escolhidas para publicar no blog.   

Atenção professor! Reserve um gravador digital ou microfone que conecte no computador, um computador e fone de ouvido. O professor deverá orientar aos alunos sobre a entonação da voz, as pausas, a oralidade, a fluidez do texto, etc. O objetivo do áudio é instigar o ouvinte a ler a obra.

Defina com a turma a ordem das gravações das histórias e o cronograma de edição. Para isso sugerimos a divisão da turma em 3 grupos: um grupo ficará ensaiando, enquanto o outro grava e o outro ensaia. Para edição dos áudio sugerimos o software Audacity. Indicamos dois tutoriais para uso do software:

Tutorial Audacity elaborado por Unilasalle virtual - Disponível em: http://www.unilasalle.edu.br/canoas/ftp/ead/1179533995_Audacity.pdf  Acesso em 16.04.2010

Como usar o Audacity - Disponível em: http://www.baixaki.com.br/info/623-como-usar-o-audacity.htm  Acesso em 16.04.2010        

Atenção professor! Reserve mais uma aula para concluir as edições do material e a publicação no blog. Solicite aos alunos que acessem os trabalhos e postem comentários sobre as obras, suas impressões e relações com o cotidiano.   

Catarse   

Ao final das atividades os alunos deverão elaborar um texto sobre o que aprenderam com o tema, quais as dificuldades encontradas, como superou as dificuldades, o que mais gostou de fazer, o que aprendeu com o conteúdo da aula.   

Prática social final do conteúdo

O professor deverá fazer o fechamento da atividade com a turma, sugerimos as seguintes atividades:

  • selecione os comentários mais interessantes postados no blog
  • selecione os áudios mais comentados
  • selecione os áudios mais interessantes (entonação de voz, narrativa, oralidade)
  • discuta com a turma o resultado da atividade, pontos positivos e negativos, dificuldades, etc.
  • questione a turma se eles gostaram mais de ler as obras ou ouvi-las.     
Recursos Educacionais
Nome Tipo
No caminho de Drummond [Mestres da literatura] Vídeo
Carlos Drummond de Andrade Vídeo
Recursos Complementares

Universidade falada: http://www.universidadefalada.com.br/audiolivro/educacao.html Acesso em 16.04.2010

Exemplos de livros falados: http://falabonito.wordpress.com/2007/05/24/livro-falado-audio-book/ Acesso em 16.04.2010

Poesias de Carlos Drummond de Andrade: http://www.culturabrasil.org/cda.htm Acesso em 16.04.2010

Alguma Poesia de Drummond: http://www.memoriaviva.com.br/drummond/index2.htm Acesso em 16.04.2010

Carlos Drummond de Andrade: http://carlosdrummonddeandrade.com.br/ Acesso em 16.04.2010

Biografia de Drummond: http://www.livrosparatodos.net/biografias/carlos-drummond-de-andrade.html Acesso em 16.04.2010 

Tutorial Audacity: http://www.scribd.com/doc/28527962/Tutorial-Audacity Acesso em 16.04.2010

Avaliação

O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicado e aprovado pela turma. Durante a realização das atividades, o professor deverá despertar o interesse dos alunos pelo tema, apontando as possibilidades de interpretação, auxiliar o alunos a transpor suas dificuldades e exaltar suas qualidades, motivando-o durante o processo de ensino aprendizagem. Para auxiliar na avaliação sugerimos alguns critérios:

  • participação durante as discussões;
  • capacidade de sintetizar o conteúdo da narrativa que foi contada por ele;
  • clareza, oralidade e entonação durante a narrativa;
  • comprometimento com o grupo;
  • argumentação durante o debate;
  • respeito a opinião dos colegas;
  • postura durante a gravação e edição dos áudios;
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • edna maria b.c.da silva, escola estadual nossa senhora aparecida , Minas Gerais - dijo:
    edinhalloka@hotmail.com

    15/07/2013

    Cinco estrelas

    excelente,apresentou de simples resumida,clara,precisa o essencial que precisamos saber para solicitar dos alunos e quais recursos teremos disponiveis para enriquecer nossa pratica...emfim parabens pela organizaçao e a critividade...


  • Claudia Maria Duarte Pereira, CERE PADRE JOSE ALVES DE MACEDO , Ceará - dijo:
    custodioduarte2@gmail.com

    28/07/2010

    Cinco estrelas

    Gostei bastante da aula, pois o conteudo e apresentado ao aluno passo a passo, essa didatica torna-o mais facil e dinamico.


  • Denise Santos Miranda Pereira, C.E.João Sales , Maranhão - dijo:
    denisesmp@yahoo.com.br

    08/05/2010

    Cinco estrelas

    Adorei sua aula,as atividades são ótimas.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.