29/04/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Canal |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Música: desenvolvimento da linguagem musical |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Prática social inicial do conteúdo
O professor deverá questionar os alunos sobre os livros falados, se eles já ouviram um áudio book, se já participaram da gravação de um áudio book.
O professor deverá apresentar para turma um dos poemas de Carlos Drummond de Andrade narrado por ele mesmo. Os áudios estão disponíveis em: http://www.memoriaviva.com.br/drummond/verso.htm Acesso em 16.04.2010
Após apresentar o áudio questione os alunos se eles conhecem a obra do autor, sua biografia, período literário, etc.
Convide a turma a conhecer um pouco mais sobre a obra de Carlos Drummond de Andrade apresentando os vídeos:
Carlos Drummond de Andrade – Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19956 Acesso em 16.04.2010
No Caminho de Drummond [Mestres da Literatura] – Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18557 Acesso em 16.04.2010
No caminho de Drummond [Mestres da literatura]
Durante os vídeos destaque os pontos mais importantes, sobre a biografia do autor, principais obras, característica do período literário, importância do escritor para literatura nacional, etc.
Instrumentalização/desenvolvimento
Aula 01: Conhecendo Carlos Drummond de Andrade
Agora divida a turma em pequenos grupos para aprofundar a discussão sobre a vida de obra do autor. Após a pesquisa sugerimos que os grupos elaborem uma crônica sobre o cada tema. Sugerimos alguns temas para a pesquisa:
O professor deverá orientar os alunos durante a pesquisa sobre as fontes de consulta, como citar as fontes consultadas, como elaborar uma crônica, características de uma crônica, etc. O resultado da pesquisa deve ser apresentado na próxima aula.
Aula 2: Apresentação da pesquisa
Os grupos deverão apresentar para turma as crônicas escritas na aula anterior. O professor deverá complementar a pesquisa dos alunos, verificar se o texto caracteriza-se como crônica, análise das fontes de pesquisa, etc. O professor deverá postar os textos dos alunos no site da escola, caso a escola não tenha um site, pode ser criado um blog para divulgar os trabalhos dos alunos.
Atenção professor! Ao utilizar a ferramenta Blog comente sua função com a turma, sobre as possibilidades de uso, a forma de participação deles, etc. Sugerimos a ferramenta Blogger do Google, disponível em: http://www.blogger.com/home Acesso em 20.04.2010. Caso tenha dificuldade de utilizá-la indicamos o tutorial: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf Acesso em 20.04.2010
Após a revisão dos textos, o professor deverá eleger um representante da turma para gerenciar o blog. No blog deverá conter as crônicas dos alunos, devidamente referenciadas, e as demais atividades elaboradas pela turma. Convide a turma a fazer a leitura diária do blog e comentar os textos que acharem mais importes.
Aula 03: Escolhendo alguns contos
Agora o professor deverá apresentar para turma algumas obras do escritor. Em Recursos Complementares indicamos alguns sites que disponibilizam alguns trechos das obras do autor. Os alunos deverão escolher a obra que mais lhe agrada, apresentar para turma, justificar a escolha, interpretar o tema da história fazendo relação com algum exemplo do cotidiano, etc.
Cada aluno deverá fazer um texto curto (máx. 20 linhas) sobre a obra, justificativa da escolha, relação com o cotidiano, etc. para ser publicado no blog.
Aula 04: Gravando algumas histórias
Assim como Carlos Drummond de Andrade narrou em áudio as obras que mais gostava, sugerimos que os alunos também gravem suas obras escolhidas para publicar no blog.
Atenção professor! Reserve um gravador digital ou microfone que conecte no computador, um computador e fone de ouvido. O professor deverá orientar aos alunos sobre a entonação da voz, as pausas, a oralidade, a fluidez do texto, etc. O objetivo do áudio é instigar o ouvinte a ler a obra.
Defina com a turma a ordem das gravações das histórias e o cronograma de edição. Para isso sugerimos a divisão da turma em 3 grupos: um grupo ficará ensaiando, enquanto o outro grava e o outro ensaia. Para edição dos áudio sugerimos o software Audacity. Indicamos dois tutoriais para uso do software:
Tutorial Audacity elaborado por Unilasalle virtual - Disponível em: http://www.unilasalle.edu.br/canoas/ftp/ead/1179533995_Audacity.pdf Acesso em 16.04.2010
Como usar o Audacity - Disponível em: http://www.baixaki.com.br/info/623-como-usar-o-audacity.htm Acesso em 16.04.2010
Atenção professor! Reserve mais uma aula para concluir as edições do material e a publicação no blog. Solicite aos alunos que acessem os trabalhos e postem comentários sobre as obras, suas impressões e relações com o cotidiano.
Catarse
Ao final das atividades os alunos deverão elaborar um texto sobre o que aprenderam com o tema, quais as dificuldades encontradas, como superou as dificuldades, o que mais gostou de fazer, o que aprendeu com o conteúdo da aula.
Prática social final do conteúdo
O professor deverá fazer o fechamento da atividade com a turma, sugerimos as seguintes atividades:
Nome | Tipo |
---|---|
No caminho de Drummond [Mestres da literatura] | Vídeo |
Carlos Drummond de Andrade | Vídeo |
Universidade falada: http://www.universidadefalada.com.br/audiolivro/educacao.html Acesso em 16.04.2010
Exemplos de livros falados: http://falabonito.wordpress.com/2007/05/24/livro-falado-audio-book/ Acesso em 16.04.2010
Poesias de Carlos Drummond de Andrade: http://www.culturabrasil.org/cda.htm Acesso em 16.04.2010
Alguma Poesia de Drummond: http://www.memoriaviva.com.br/drummond/index2.htm Acesso em 16.04.2010
Carlos Drummond de Andrade: http://carlosdrummonddeandrade.com.br/ Acesso em 16.04.2010
Biografia de Drummond: http://www.livrosparatodos.net/biografias/carlos-drummond-de-andrade.html Acesso em 16.04.2010
Tutorial Audacity: http://www.scribd.com/doc/28527962/Tutorial-Audacity Acesso em 16.04.2010
O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicado e aprovado pela turma. Durante a realização das atividades, o professor deverá despertar o interesse dos alunos pelo tema, apontando as possibilidades de interpretação, auxiliar o alunos a transpor suas dificuldades e exaltar suas qualidades, motivando-o durante o processo de ensino aprendizagem. Para auxiliar na avaliação sugerimos alguns critérios:
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
15/07/2013
Cinco estrelasexcelente,apresentou de simples resumida,clara,precisa o essencial que precisamos saber para solicitar dos alunos e quais recursos teremos disponiveis para enriquecer nossa pratica...emfim parabens pela organizaçao e a critividade...
28/07/2010
Cinco estrelasGostei bastante da aula, pois o conteudo e apresentado ao aluno passo a passo, essa didatica torna-o mais facil e dinamico.
08/05/2010
Cinco estrelasAdorei sua aula,as atividades são ótimas.