Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Postura: como sentar?

 

09/05/2010

Autor y Coautor(es)
Maura Gislaine Barros
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender a forma correta de sentar.
  • Observar que a má postura pode ocasionar outros problemas em nosso organismo.
Duração das atividades
3 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Coluna vertebral
Estratégias e recursos da aula

PRÁTICA SOCIAL INICIAL

Quase sempre podemos ver alunos mal posicionados nas carteiras escolares, com seus corpos soltos, escorregando as pernas para frente a fim de apoiar a cabeça no encosto da carteira. O hábito de ficar sentado de qualquer jeito, sem uma postura adequada para a coluna vertebral faz com que as pessoas sintam fortes dores nas costas, na nuca e no pescoço e, muitas vezes, nos braços.

PROBLEMATIZAÇÃO

As carteiras escolares não deveriam ser personalizadas?  Pois só assim cada um seria contemplado em suas individualidades.

Brasilescola.com: http://www.brasilescola.com/upload/e/Alunos%20desmotivados.gif acesso em: 11/04/2010. 

Professor, leia a imagem com ajuda dos alunos.

  • O que podemos ver através da imagem?
  • Como podemos caracterizar esta postura?
  • A partir da imagem qual a refexão de cada um?
  • Peça para que os alunos descrevam os detalhes e o que compreendem através da imagem (pode ser registrado no caderno ou apenas discutido em grande grupo).

ATIVIDADE 1 

1. Observar como cada um está sentado em sua carteira.

2. Apontar quem está sentado de maneira correta ou incorreta, procurando orientar e corrigir erros que possam existir. 

3. Entregar para cada aluno uma almofada ou livro para que possam posicionar sobre sua cabeça, quem estiver sentado corretamente não deixará o objeto cair caso contrário o mesmo poderá cair.

Brasilescola.com: http://www.brasilescola.com/upload/e/Boa postura(1).jpg acesso em: 11/04/2010.  

1. Após a realização da atividade questione:

  • O que cada um sentiu ao testar sua postura?
  • Qual a melhor forma de sentar? Por quê?
  • O que cada um pode fazer para ter boa postura ao sentar tanto na escola como em outros lugares?
  • Por que é importante mantermos uma boa postura? Não esqueça de ficar atento principalmente com alunos que sentam ao lado da parede. Eles costumam apoiar-se na mesma, mantendo também uma posição errada de seu corpo.

"O mobiliário escolar, juntamente com outros fatores físicos, é notadamente um elemento da sala de aula que influi circunstancialmente no desempenho, segurança, conforto e em diversos comportamentos dos alunos" (Moro et al., 1997).

Corpo humano - atividade 3: Articulações 

Questione:

1. O que seria de cada um de nós se nossa coluna vertebral não fosse formada por articulações e não tivesse movimento?

2. Você gostaria de andar como um robô?

ATIVIDADE 2 

1. Apresenta aos alunos várias gravuras onde contenham imagens de crianças sentadas em carteiras escolares e peça para que cada um aponte qual é a maneira que cada um senta em sua carteira no horário de aula.

2. Após peça para que apontem à forma que acreditam ser a correta para se sentar em uma carteira escolar.

3. Converse com o grupo tentando definir como deverá ser a postura correta que cada um deverá adquirir no decorrer das atividades rotineiras.

Posturas inadequadas, na fase de crescimento, podem resultar em alterações estruturais do esqueleto, músculos e ligamentos, levando à deformação da coluna vertebral. A recomendação é que a coluna esteja sempre ereta, em um ângulo de 90º graus em relação aos quadris, com os pés apoiados com firmeza no chão ou em apoio e o pescoço reto.

Wikispaces.com: http://carolfachinelli.wikispaces.com/file/view/postura_escola.jpg/47475263/postura_escola.jpg acesso em: 11/04/2010. 

CATARSE

ATIVIDADE  3

1. Entregue para cada aluno uma imagem de uma pessoa em pé (de frente e de costas) para que cada um possa apontar na gravura lugares no corpo em que cada um sente dores com frequência.

2. Após converse com os alunos para esclarecer que algumas das dores sentidas podem ser provenientes da má postura ao sentar.

3. Quais soluções cada um poderá estabelecer para resolver estes problemas? Cada um deverá dar sua opinião.

Discuta com seus alunos formas para se manter uma boa postura.

PRÁTICA SOCIAL FINAL

ATIVIDADE 4

  • Realize com seus alunos uma série de exercícios onde possam perceber como a má postura pode resultar em dores em nosso corpo. 
  • Apresente atividades simples demonstrando a maneira correta e peça para realizarem um movimento de maneira incorreta para que cada um possa sentir o que acontece com o corpo quando estimula de maneira errada.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Corpo humano - atividade 3: Articulações Experimento prático
Recursos Complementares

Avaliacaofisica.com: http://www.avaliacaofisica.com.br/si/site/0210 acesso em 12/04/2010. Artigo sobre avaliação postural. 

Avaliação
  • Através da participação nas atividades propostas.
  • Pela formação de novos conceitos
  • Através da identificação da postura correta.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.