09/05/2010
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Cuidados do corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
PRÁTICA SOCIAL INICIAL
Quase sempre podemos ver alunos mal posicionados nas carteiras escolares, com seus corpos soltos, escorregando as pernas para frente a fim de apoiar a cabeça no encosto da carteira. O hábito de ficar sentado de qualquer jeito, sem uma postura adequada para a coluna vertebral faz com que as pessoas sintam fortes dores nas costas, na nuca e no pescoço e, muitas vezes, nos braços.
PROBLEMATIZAÇÃO
As carteiras escolares não deveriam ser personalizadas? Pois só assim cada um seria contemplado em suas individualidades.
Brasilescola.com: http://www.brasilescola.com/upload/e/Alunos%20desmotivados.gif acesso em: 11/04/2010.
Professor, leia a imagem com ajuda dos alunos.
ATIVIDADE 1
1. Observar como cada um está sentado em sua carteira.
2. Apontar quem está sentado de maneira correta ou incorreta, procurando orientar e corrigir erros que possam existir.
3. Entregar para cada aluno uma almofada ou livro para que possam posicionar sobre sua cabeça, quem estiver sentado corretamente não deixará o objeto cair caso contrário o mesmo poderá cair.
Brasilescola.com: http://www.brasilescola.com/upload/e/Boa postura(1).jpg acesso em: 11/04/2010.
1. Após a realização da atividade questione:
"O mobiliário escolar, juntamente com outros fatores físicos, é notadamente um elemento da sala de aula que influi circunstancialmente no desempenho, segurança, conforto e em diversos comportamentos dos alunos" (Moro et al., 1997).
Corpo humano - atividade 3: Articulações
Questione:
1. O que seria de cada um de nós se nossa coluna vertebral não fosse formada por articulações e não tivesse movimento?
2. Você gostaria de andar como um robô?
ATIVIDADE 2
1. Apresenta aos alunos várias gravuras onde contenham imagens de crianças sentadas em carteiras escolares e peça para que cada um aponte qual é a maneira que cada um senta em sua carteira no horário de aula.
2. Após peça para que apontem à forma que acreditam ser a correta para se sentar em uma carteira escolar.
3. Converse com o grupo tentando definir como deverá ser a postura correta que cada um deverá adquirir no decorrer das atividades rotineiras.
Posturas inadequadas, na fase de crescimento, podem resultar em alterações estruturais do esqueleto, músculos e ligamentos, levando à deformação da coluna vertebral. A recomendação é que a coluna esteja sempre ereta, em um ângulo de 90º graus em relação aos quadris, com os pés apoiados com firmeza no chão ou em apoio e o pescoço reto.
Wikispaces.com: http://carolfachinelli.wikispaces.com/file/view/postura_escola.jpg/47475263/postura_escola.jpg acesso em: 11/04/2010.
CATARSE
ATIVIDADE 3
1. Entregue para cada aluno uma imagem de uma pessoa em pé (de frente e de costas) para que cada um possa apontar na gravura lugares no corpo em que cada um sente dores com frequência.
2. Após converse com os alunos para esclarecer que algumas das dores sentidas podem ser provenientes da má postura ao sentar.
3. Quais soluções cada um poderá estabelecer para resolver estes problemas? Cada um deverá dar sua opinião.
Discuta com seus alunos formas para se manter uma boa postura.
PRÁTICA SOCIAL FINAL
ATIVIDADE 4
Nome | Tipo |
---|---|
Corpo humano - atividade 3: Articulações | Experimento prático |
Avaliacaofisica.com: http://www.avaliacaofisica.com.br/si/site/0210 acesso em 12/04/2010. Artigo sobre avaliação postural.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
17/10/2011
Cinco estrelasotimo
22/01/2011
Três estrelasGostaria de obter informações sobre qual a empresa fabricante do modelo da carteira apresentada no artigo(foto acima)