19/04/2010
Aparecida Clemilda Porto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Médio | Literatura | Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Para que a presente aula se efetive de forma exitosa, os alunos devem:
ATIVIDADE 01
Literatura regionalista
Por meio de um debate, discuta com todos os alunos da turma quais as características de uma literatura considerada regionalista:
Por exemplo:
As três citadas obras possuem intenso caráter regionalista que se dá por meio de expressões populares, crenças, costumes, fauna e flora da região etc.
Faça cópias dos trechos e distribua para os alunos visualizarem tais características nas obras desses autores.
A leitura deverá ser desenvolvida em sala de aula e em voz alta. Caso possível, permita que todos os alunos leiam um fragmento dos textos recortados.
Alguns vídeos que podem ser reproduzidos para os alunos conhecerem um pouco sobre os principais autores de literatura regionalista brasileira.
Selecione um dos vídeos abaixo, optando pelo que melhor explorar a temática da literatura regionalista.
Guimarães Rosa: o mágico do reino das palavras [Mestres da literatura]
Quatro vezes quatro: João Cabral de Melo Neto [Mestres da literatura]
Observação: na galeria de Recursos Educacionais oferecida pelo Portal há vários vídeos sobre autores considerados regionalistas.
Após a leitura dos fragmentos das obras e a exibição dos vídeos, é importante que o professor discuta com os alunos o que foi depreendido acerca da literatura regionalista.
Peça que os alunos anotem no caderno as características e comentários que surgirem da leitura dos trechos, da exibição dos vídeos, bem como dessa discussão final.
Tais anotações auxiliarão nas próximas atividades.
ATIVIDADE 02
Conhecendo a estrutura da narrativa na Literatura de Cordel
A atividade poderá ser desenvolvida no laboratório de informática ou em sala de aula, desde que seja utilizado recursos de projeção de vídeos (datashow).
Como introdução da presente atividade, exiba os três vídeos para a classe.
Tais filmes servirão como base teórica acerca da Literatura de Cordel
Após a exibição dos vídeos, desenvolva uma discussão entre os alunos. Organize-os em 4 ou 5 grupos para o desenvolvimento das discussões. Eles deverão anotar no caderno as características da poesia de cordel depreendidas dos vídeos exibidos. Por exemplo:
Nesse debate, o professor será o mediador, conduzindo o enfoque desejado para a discussão.
Se possível, mostre aos alunos como são impressas as histórias da Literatura de Cordel. Caso não consiga as obras, utilize as seguinte ilustrações:
Foto 1 disponível em: http://www.lendo.org/wp-content/uploads/2008/04/literatura-de-cordel-foto.jpg
Foto 2 disponível em: http://media.photobucket.com/image/impressao%20literatura%20de%20cordel/layoutblogger/coisas%20nossas/09.jpg
ATIVIDADE 03
A cultura da nossa região
Boa parte da Literatura de Cordel produzida no Brasil tem como foco o regionalismo nordestino.
A presente atividade tem por objetivo desenvolver uma discussão acerca de questões que envolvam o regionalismo da turma em questão.
Por exemplo:
Para desenvolver a atividade em questão:
Terminado o prazo estipulado para a pesquisa, empreenda um fórum na classe, em que todos tenham seu momento de fala. O professor será o mediador das apresentações, organizando o tempo de fala de cada grupo/aluno.
Peça aos alunos que:
Utilize o momento posterior às apresentações para a solução das dúvidas e questionamentos que surgirem. Caso sejam capazes, os alunos do grupo apresentado é que deverão responder aos questionamentos dos colegas. Se não, o professor deverá interferir, quando possível, em comentários e citações equivocadas.
Assim como os alunos, faça sua pesquisa!
Sugestões bibliográficas:
O objetivo é que os alunos adquiram o máximo de informações coerentes acerca da cultura de sua região.
ATIVIDADE 04
Produzindo um poema de cordel
Para a efetivação dessa atividade, o aluno deve:
Lembre-se: Não exija textos muito extensos, já que o objetivo é que os alunos produzam um texto artístico.
ATIVIDADE 05
Promovendo um recital de poesias de cordel
Após a produção dos textos em cordel, proponha aos alunos desenvolver um recital.
Discuta com eles a natureza do recital. Por exemplo:
Após decidido a natureza do recital, é importante que seja desenvolvido, pelo menos, dois ensaios com os alunos, visando:
Como o ensaio para o recital é imprescindível, os mesmos deverão ocorrer entre as atividades 04 e 05.
Observação: Avaliar o desempenho dos alunos em um recital de poesias nem sempre é fácil. Alunos que, de repente, se dedicaram bastante, podem não se sair muito bem no que tange à expressividade poética. Busque caminhos avaliativos que equilibrem esses fatores. O recital de poesias é uma atividade de instenso valor poético, literário, cultural e linguístico.
Nome | Tipo |
---|---|
Quatro vezes quatro: João Cabral de Melo Neto [Mestres da literatura] | Vídeo |
Guimarães Rosa: o mágico do reino das palavras [Mestres da literatura] | Vídeo |
Os três recursos ampliam o conhecimento acerca da Literatura de Cordel. Compartilhe com os alunos durante uma aula no laboratório de informática.
1. Trailer do filme "O Auto da Compadecida", de Guel Arraes (baseado em um cordel de Ariano Suassuna)
http://www.youtube.com/watch?v=a3o1Y8491mA
2. Home page da Academia Brasileira de Literatura de Cordel
3. Animação "A árvore do dinheiro", dirigida por Marcos Buccini e Diego Credidio. Utiliza o cordel como constituição do enredo da narrativa
http://www.youtube.com/watch?v=2p7gMAPwcaU&feature=related
Após a efetivação das seguinte aulas, o aluno deverá ser avaliado a partir dos critérios:
Quatro estrelas 10 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
11/10/2014
Cinco estrelasThiago, achei excelente as atividades pertinentes ao Cordel, pois a minha vivência como nordestina me reportou de fato para essa encantada forma de retratar um fração da cultura brasileira.
29/08/2013
Cinco estrelasGostei demais.
24/11/2012
Cinco estrelasAs dicas e direcionamento quanto à abordagem do tema me auxiliaram muito na complementação das atividades do CAA>
03/12/2011
Quatro estrelasvc me ajudou muito com seu trabalho obrigado!
11/07/2011
Cinco estrelasThyago, parabéns pela aula. Adorei. Trabalhei em sala de aula com ela. Foi um sucesso. Passei o filme O auto da compadecida. Valeu!!!
19/02/2011
Uma estrelagostaria de saber mais sobre a poesia de cordel, exemplos práticos mas achei muito interessante essa proposta.
29/05/2010
Cinco estrelasThyago, gostei muito do desenvolvimento de sua aula, obrigada por partilhá-la conosco.
04/05/2010
Cinco estrelasTHYAGO,MUITO LEGAL TUA AULA!!!!USAREI COM CERTEZA,CONTINUE COLABORANDO!!!
24/04/2010
Cinco estrelasThyago, hoje estou aposentada, mas vez por outra estou capacitando professores, na época em que estava na ativa ensinava literatura e língua portuguesa no curso normal médio ( profissionalisante) e adorei essa forma que você nos apresenta para tal disciplina, , parabéns. ! Ah! dá uma olhadinha nos livros de Catulo da Paixão Cearense e Patativa do Assaré, você verá que riquezas de reginalismo, poesia, cordel e por que não dizer de sabedoria popular. mais uma vez PARABÉNS.
21/04/2010
Cinco estrelasThyago, parabéns pela aula. Assim que tiver oportunidade, usarei-a como modelo.