Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Inimigos do coração

 

09/05/2010

Autor y Coautor(es)
Maura Gislaine Barros
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer alguns dos vilões que trabalham contra o coração.
  • Compreender o que significa infarto.
Duração das atividades
3 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Aparelho circulatório.
Estratégias e recursos da aula

PRÁTICA SOCIAL INICIAL

Muitos de nós já ouvimos falar ou conhecemos alguém que "sofreu com um ataque do coração”, o ataque cardíaco ou infarto como é mais conhecido faz parte das doenças isquêmicas do coração.

Sabemos que entre nós existem muitas pessoas com problemas cardíacos.

QUESTIONE:

  • O que os alunos já sabem sobre o assunto?
  • Curiosidades que possuem.
  • O que mais gostariam de saber sobre o assunto.

Os alunos deverão anotar as questões levantadas no caderno para serem retomadas posteriormente.

PROBLEMATIZAÇÃO

  • Quais são os principais fatores que influenciam diretamente em nosso coração?
  • Será que se pudessemos ver nosso coração diariamente não dariamos um pouco mais de atenção à ele?

BLOGSPOT.COM: http://4.bp.blogspot.com/_-CxpkWN3Ma8/SGcDc3LbHMI/AAAAAAAABIA/KBdwGhHfivw/s400/cora%25E7%25E3o.jpg acesso em: 13/04/2010. 

INSTRUMENTALIZAÇÃO   

Formigamento no braço esquerdo, seguido de fortes dores no peito. Os sintomas de infarto dificilmente deixam margem à dúvida. Entre as principais causas do infarto está o fumo, o stress, as altas taxas de colesterol, os fatores congênitos, a pressão alta e o envelhecimento.

GGPHT.COM: http://lh5.ggpht.com/_mT2zxTIY7s0/SbTfpkySqPI/AAAAAAAAI_g/vdRoBr4-40M/s160/Infarto.jpg acesso em: 13/04/2010. 

 Coração humano 

ATIVIDADE 1   

  • Peça aos alunos que levantem, junto aos familiares, quem tem ou não doenças cardiovasculares – (doença das artérias coronárias, ataque cardíaco, angina, síndrome coronariana aguda, aneurisma da aorta, arritmias, doença cardíaca congênita, insuficiência cardíaca, doença cardíaca reumática).
  • A pesquisa deve incluir um questionário (anamnese): idade, sexo, peso e hábitos dos entrevistados (consomem bebidas alcoólicas? Fumam? Trabalham demasiadamente? Praticam atividades esportivas?).
  • Os dados podem ser anotados no quadro negro e posteriormente tabulados.
  • A construção de gráfico ou tabela poderá ajudar no momento da interpretação das informações.
  • Questione: quais os fatores têm maior influência sobre as doenças? As pessoas sem problemas cardíacos têm algum tipo de característica em comum? Elabore um quadro estatístico com os dados coletados. Quais as conclusões?   

Algumas pessoas são geneticamente predispostas ao infarto, mas como se sabe, as características hereditárias interagem com o ambiente.

Pesquisas indicam que fumantes têm 60% a mais de chance de sofrer infartos que um não fumante. Além de lesionar os vasos sanguíneos, o cigarro é vaso constritor e pode promover a formação de coágulos nas artérias. Uma maneira simples de prevenir o infarto é realizando o monitoramento constante da pressão arterial. A pressão pode variar de uma pessoa para outra sem que isso signifique doença ou saúde. O importante é que uma mesma pessoa não apresente grandes oscilações.

ATIVIDADE 2   

  • Proponha aos alunos realizem medição da pressão arterial em postos de saúde ou farmácias próximas de suas casas.
  • Discuta e compare os resultados coletivamente.
  • Qual será o principal motivo para que cada um apresente um resultado ao medir sua pressão arterial? Peça para que os alunos justifiquem suas respostas.

Tensões do cotidiano também representam perigo. Apesar das dificuldades impostas pelo ritmo de vida urbano, as atividades de lazer e relaxamento são fundamentais no combate ao stress. Alimentos gordurosos, principalmente os de origem animal, não fazem bem porque aumentam o colesterol do sangue a esses fatores soma-se o peso do corpo, devemos manter um peso saudável para exigir menos do nosso coração.

SITEAMIGO.COM: http://www.siteamigo.com/gifs/amigo_coracao.gif acesso em: 13/04/2010. 

CATARSE                                                                       

A utilização de substâncias ilícitas como a cocaína e o crack e de drogas socialmente aceitas como o álcool e o cigarro, bem como a falta de qualidade de vida, contribuem para a maioria das mortes pelo infarto.  

Lembre que 30 minutos de atividade física diária contribui para a prevenção de doenças cardíacas. As doenças cardiovasculares estão na mira dos estudiosos, pois elas ainda são grandes responsáveis pelas mortes no mundo todo.

ATIVIDADE 3

  • Os alunos poderão elaborar cartazes que identifiquem as principais causas das doenças do coração (resgatando os dados que foram trabalhados na aula), bem como as atitudes que devem ser adotadas para a prevenção destes problemas.
  • Realizar uma exposição para que toda escola tenha acesso e conhecimento do que foi trabalhado.

PRÁTICA SOCIAL FINAL   

ATIVIDADE 4

  • Retome as questões do início da aula para revisar o que foi trabalhado e observar o que foi apropriado pelos alunos.
  • Abra um coração de boi na sala de aula, para que os alunos desenhem e conheçam melhor a anatomia desse órgão. Compare o modelo animal com ilustrações do coração humano, identificando seus vasos e cavidades.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Coração humano Animação/simulação
Recursos Complementares

BECEL.COM.BR: http://www.becel.com.br/Consumer/Article.aspx?Path=Consumer/KnowYourHeart/HowExerciseAffectsYourHeart/Home acesso em: 13/04/2010. Página voltada para o coração, com dicas para manter o seu coração em ótima forma. 

Avaliação
  • Observar a participação e desempenho nas atividades propostas.
  • Observar os conceitos formados nos momentos de discussão.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.