05/05/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Ensino Médio | Geografia | Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas |
Ao término das atividades o aluno deverá:
Atividade 1
Professor, inicie esta aula apresentando aos seus alunos uma série de imagens de oceanos e mares. Uma sugestão é "Oceanos", disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=_LrqHsE08GY&feature=related.(Acesso em 03 de maio de 2010.) Se preferir, você pode fazer sua própria série de slides.
Após a apresentação converse com os alunos perguntando o que lhes chamou a atenção no apresentação. peça que levantem questões tendo os oceanos e mares como foco. No decorrer da conversa peça que diferenciem Oceanos e Mares; também traga questionamentos para essa discussão:
Incite sempre os alunos a responder e/ou a fazer novos questionamentos. Anote as dúvidas espontâneas e as certezas dos alunos sobre o assunto no quadro e, a partir dessas dessas dúvidas e certezas, apresente os objetivos das próximas aulas.
Atividade 2
Professor, apresente aos seus alunos um mapa-múndi (pode ser mais de um - relevo, continentes, político, climáticos, ...) e converse com eles a respeito das cores utilizadas. É preciso que eles identifiquem como estão representadas as terras emersas (cores diversas dependendo do tema do mapa) e como estão representadas as águas (azul, variando a tonalidade de acordo com a profundidade).
Importante lembrar que há águas salgadas (oceanos e mares) e doces (rios, lagos, lagoas).
Abaixo duas sugestões de mapa-múndi:
Após a identificação das terras e das águas, continue a conversa localizando os oceanos. Mostre que eles estão interligados e que, muitas vezes, adentram os continentes: são os mares, baías, golfos, enseadas, lagunas.
Definições de mar:
1. "O mar é uma longa extensão de água salgada conectada com um oceano. O termo também é usado para grandes lagos salinos que não tem saída natural, como o Mar Cáspio e o Mar da Galileia." (http://pt.wikipedia.org/wiki/Mar. Acesso em: 25 nov 2009).
2. "Massa líquida que circunda os continentes (oceano), ou os penetra (mar interior)." (http://www.priberam.pt. Acesso em: 25 nov 2009).
Pergunte se eles conhecem algum mar ou se já ouviram falar de mares. Anote no quadro o nome dos mares que eles lembrarem. Você pode ajudar para que a lista fique maior (Mar Mediterrâneo, Mar Vermelho, Mar do Japão, Mar do Caribe, Mar do Norte, Mar Morto...).
Aula 2
Atividade 3
No laboratório de informática, peça aos alunos que, utilizando o Google maps (http://maps.google.com.br), procurem os mares listados na aula anterior. Esta tarefa deve ser feita em grupos, cada grupo ficando responsável por um ou dois mares. Esta pesquisa deve ser apresentada na aula seguinte.
Mar Morto: imagens obtidas por meio do Google maps em 25 nov 2009.
Ao localizarem os mares no mapa virtual, os alunos devem:
Aula 3
Atividade 4
Os alunos devem apresentar a pesquisa sobre os mares para a turma. Solicite que a apresentação seja feita no Google docs para que eles possam disponibilizá-la depois de verificados por você. Todos os itens solicitados na pesquisa devem aparecer na apresentação. Caso a turma tenha uma página, peça que façam link da página para as apresentações (o google docs disponibiliza o endereço eletrônico quando você compartilha o documento para todos acessarem).
Outra opção é deixar a apresentação livre, para que os alunos busquem formas alternativas de apresentar suas pesquisas.
Aproveite o momento de discussão da apresentação de cada grupo para inserir os conceitos de outros acidentes geográficos litorâneos (eles podem gerar dúvidas porque algumas vezes o que difere um acidente de outro é o tamanho/extensão). É o caso de: baía, enseada, golfo, laguna (a imagem abaixo é um pequeno esquema das possibilidades de relevo litorâneo).
Aula 4
Atividade 5
Outro ponto que pode ser discutido é a questão ambiental no que se refere ao envio de dejetos e lixo para os oceanos, à preservação das espécies marinhas, à ocupação desordenada da faixa litorânea. Uma sugestão para essa discussão é o vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=XwvYzmk-NjY: Sopa plástica: o lixão do Oceano Pacífico (exibido no programa fantástico).
Roteiro para a discussão do vídeo:
Atividade 6
Solicite aos alunos que escrevam um texto em forma de prosa poética sobre os mares ou sobre os oceanos. Peça que incluam as informações obtidas nas pesquisas e nas discussões. O texto vai ficar bem legal, pois vai mesclar sentimento e ciência. (Veja nos recursos complementares sobre o tema).
Atividade 7
Em uma das reuniões que a escola organizar para a comunidade, faça um varal com os textos dos alunos. Caso sejam desinibidos, eles podem fazer uma leitura dramática.
Outra opção (que não exclui a primeira): mesmo que seu município seja litorâneo, e se for possível, organize uma excursão para conhecer o litoral e a forma como está ocupado pode garantir a aprendizagem.
Nome | Tipo |
---|---|
Mapa Mundi: projeção de mercator | Mapa |
Sugestões para o professor:
Deve acontecer no decorrer de todas as atividades. Os critérios:
Lembre que estes critérios podem e devem ser utilizados em cada encontro, pois a avaliação é processual.
Quatro estrelas 22 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/06/2011
Cinco estrelasÓtimo, pois concretize os conceitos,muitas vezes abstratos dos assuntos para alguns alunos, e abre um universo muitas vezes desconhecido e por isso não valorizado!
27/05/2011
Cinco estrelasMuito criativa, parabéns
16/05/2011
Quatro estrelasMuito interessante e muito rica... aproveitei com minhas turmas do ensino médio...
30/03/2011
Cinco estrelasMeus mais sinceros agradecimentos pelo engrandecimento ao processo de ensino aprendizagem que esta aula está trazendo.
21/03/2011
Quatro estrelasgostei da ideia e vou procurar fazer as aulas de maneiras que provoque a curiosidade dos alunos e que faça a interação deles.
05/01/2011
Quatro estrelasGostei muito da idéia, principalmente por incluir a produção de um texto pelos alunos, tira essa idéia da cabecinha deles que geografia só são mapas e não se mistura com outras áreas.
21/12/2010
Cinco estrelasQue bom ter a opinião de vocês. Auxilia bastante saber que estamos auxiliando. Abraços
24/11/2010
Quatro estrelasMuito interessante. Apesar de ser professor de Ciências, simpatizo com Geografia.
18/11/2010
Cinco estrelasOs planos de aulas apresentados são interessantes para serem desenvolvidos com os alunos de forma dinâmica e interdisciplinar, utilizando-se de vários recursos pedagógicos que ajuda no processo aprendizagem.
17/11/2010
Quatro estrelasMuito legal, gostei muito. você utiliza bastante os recursos tecnologico, e uma maneira dos aluno aprofundar cada vez mais nos conteúdo abordado.
16/11/2010
Quatro estrelasMUITO BOA AULA, ADOREI!
20/10/2010
Cinco estrelasGostei muito da aula, bem expilicada usando muito bem os recursos tecnológicos
19/10/2010
Quatro estrelasProfessor, você pode aproveitar o conteúdo e destacar a importância do uso da água de maneira racional, para evitar, como no caso do Mar Morto, a salinização que fora ocasionada principalmente pelo uso da irrigação de lavouras de algodão, que provocou a diminuição/eliminação do abastecimento de água dos rios que abasteciam aquele Mar.
11/10/2010
Quatro estrelasA aula está muito bem elaborada, faz o uso de diversos recursos tecnológicos e interdisciplinares.
24/09/2010
Cinco estrelasExelente sua aula com uma sequencia didática bem coerente com as Diretrizes curriculares do Estado do Paraná. Parabéns!
18/09/2010
Cinco estrelasMuito bem, uma ótima aula!!Parabéns!!
07/08/2010
Cinco estrelasExcelente sua contribuição! Minha escola está com um novissímo laboratório de informática e precisamos de subsídios deste tipo para usarmos essa ferramenta pedagógica tão importante para o processo de ensino e aprendizagem.
06/08/2010
Quatro estrelasGostei muito dessa aula. Cada vez mais os recursos tecnologicos estão facilitando a aprendizagem de forma criativa, crítica e reflexitiva.
26/07/2010
Cinco estrelasAchei interessante a integração da tecnologia em relação ao estudo dos oceanos e mares. Muito legal!
23/07/2010
Uma estrelaGostei muito da sujestão desse tipo de aula, pois estimula o aluno conhecer os aspéctos naturais, podendo trabalhar de forma crítica e reflexiva.
23/07/2010
Cinco estrelasAdorei os vídeos e as sugestões!!!!!Parabéns!! Irei aplicar com os alunos, porque além do conhecimento, estimula a cidadania consciente.Sônia.
17/05/2010
Cinco estrelasGostei muito dessa aula; faz uma boa relação dos aspectos físicos com a organização do espaço.