Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Esquete: o que é?

 

06/05/2010

Autor y Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • · Reconhecer as características desse gênero;
  •   pesquisar em sites de vídeo exemplos de esquetes; ·        
  •  criar uma apresentação de esquetes.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que a aula tenha um bom rendimento, é importante que os alunos já tenham estudado textos de humor como crônicas, piadas, cartoons, charge. Dessa forma, espera-se que eles tenham um desempenho mais satisfatório na realização das atividades.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

 Atividade 1   

Para começar a aula, o professor deverá apresentar aos alunos o vídeo da Cia de Teatro Os melhores do mundo apresentando a “esquete” de “Joseph Klimber” disponível em http://www.youtube.com/watch?v=gzMhifqIPm8&feature=related   Acesso em 13/04/2010  

Em seguida, para que os próprios alunos construam o conceito de “esquete”, eles deverão se organizar em grupos e discutir algumas questões sugeridas pelo professor, como por exemplo:   ·       

  • Qual é o assunto da cena apresentada? ·         
  • Qual é a duração da apresentação? ·        
  • Há humor na cena? Exemplifique. ·        
  • A linguagem é formal ou informal?

Aulas 2 e 3

Atividade 1              

 Para iniciar a aula, o professor solicitará aos grupos que escolham um aluno que os represente e fale para toda a turma o que foi discutido. Os outros grupos poderão também acrescentar ideias e informações que julgarem importantes. É preciso que o professor medie essa discussão. Em seguida, o professor deverá elencar no quadro o que de mais importante foi falado pelos grupos, e, desta forma chegar a um conceito de “esquete teatral”.

Esquete é um pequeno fragmento de um texto, de atuação intensa, podendo ser utilizada uma vertente cômica ou trágica como em uma grande peça teatral. Pode ser uma adaptação de um trecho significativo do livro. É como um filme de curta-metragem; portanto, a dramatização deverá ter no máximo 10 minutos de duração.   Disponível em:  http://brigadeiroschorcht.com.br/projlinguagens.htm Acesso em 14/04/2010. 

Sketch (por vezes utiliza-se a forma "esquete") é um termo em inglês muito utilizado para se referir a pequenas peças ou cenas dramáticas, geralmente cômicas, geralmente com menos de dez minutos de duração (com tal duração, alguns autores já as consideram como peças propriamente ditas)[1]. São frequentes em programas cômicos de televisão, mas também há casos da sua utilização no cinema ou no teatro e nos cafés-concerto.

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sketch  Acesso em 14/04/2010.

Atividade 2             

  O  professor sorteará alguns “esquetes” para que, no laboratório de informática, o grupo os assista e depois os reproduza para a turma. Esta atividade de reprodução é importante para que os alunos tenham um embasamento inicial em relação à duração, nível de linguagem, tipo de humor, caracterização das personagens, etc. dos esquetes. Cada grupo ficará responsável por transcrever o texto, dividir falas e personagens, selecionar os alunos que participarão. O professor deverá auxiliar os alunos durante a elaboração da atividade, que poderá ser feita no anfiteatro, quadra ou pátio da escola. É importante orientar os alunos quanto à transcrição do texto, que deverá ser feita no laboratório de informática.

Sugestões de esquetes:   

http://www.youtube.com/watch?v=HXdEylfP1Cs Acesso em 14/04/2010    

http://www.youtube.com/watch?v=cHxOUae9l78&feature=PlayList&p=E791333167BC3924&playnext_from=PL&playnext=1&index=1     Acesso em 14/04/2010        

http://www.youtube.com/watch?v=1uBOlroAmRY&feature=related Acesso em 14/04/2010    

http://www.youtube.com/watch?v=rThkUPGcv4c&feature=related Acesso em 14/04/2010    

 A apresentação dos esquetes poderá ser programada para acontecer em algum evento da escola ou apenas para a turma, a critério do professor.

Aula 4

 Atividade 1              

 Nesta aula, o professor deverá preparar alguns textos para que, a partir deles, os alunos criem seus esquetes. Os grupos deverão ser os mesmos, já que os alunos criaram, durante esse tempo, uma afinidade de trabalho e organização.   

Sugestões de textos:

http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=YdfFyHszY4AC&oi=fnd&pg=PA4&dq=texto+para+esquete+stand+up&ots=JZq3l-dkOC&sig=hC3Xo2O0WX6Jm7cpl4SI_C9RThQ#v=onepage&q&f=false  Acesso em 14/04/2010 

Nesse link é possível acessar vários textos para apresentação de “esquetes” do livro “Stand-Up, Monólogos e Esquetes para um Ator Único”, de Victor Martins Sant’Anna.  

http://www.evangelizabrasil.com/2008/09/30/esquete-dois-chefes-texto/  Acesso em 14/04/2010

O lixo, de Luis Fernando Veríssimo. Texto disponível em http://7leitores.blogspot.com/2008/07/o-lixo-luis-fernando-verssimo.html  Acesso em 14/04/2010. 

Clic, de Luis Fernando Veríssimo. Texto disponível em http://www.releituras.com/lfverissimo_clic.asp  Acesso em 14/04/2010.   

A aliança, de Luis Fernando Veríssimo. Texto disponível em http://www.releituras.com/lfverissimo_alianca.asp  Acesso em 14/04/2010   

Este trabalho de preparação e apresentação dos esquetes pode ser a longo prazo de acordo com o critério do professor.

 

Recursos Complementares

Além do trabalho com as "esquetes teatrais", o professor poderá trabalhar com os alunos as "stand-up comedies", que já tem bastante público e divulgação no Brasil. O professor poderá acessa o site http://www.gun.com.br/standupcomedybrasil/ (Acesso em 14/04/2010) e obter informações sobre essa modalidade de humor.

 

Avaliação

 Os alunos serão avaliados de acordo com a participação nas atividades propostas. É importante observar o entrosamento dos alunos nos grupos e se todos contribuíram durante as discussões. O professor deverá observar se a entonação, expressão corporal estão adequadas para a apresentação do esquete.  

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.