Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Fogo!! (queimadas)

 

05/05/2010

Autor y Coautor(es)
Leda Maria Correa Moura
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

SUELEN FERNANDA MACHADO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia O Brasil diante das questões ambientais
Ensino Fundamental Final Geografia Ambientalismo: pensar e agir
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Fundamental Final Geografia Natureza e as questões socioambientais
Ensino Fundamental Final Geografia Cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao término das atividades os alunos deverão:

  • Identificar as causas de queimadas no Brasil, compreendendo os riscos dessa prática;
  • Compreender que queimar o mato não é a melhor forma de limpar a terra para o plantio;
  • Reconhecer os cuidados necessários para evitar queimadas em períodos de seca;
  • Reconhecer os danos que as queimadas causam ao solo e às pessoas.
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Diferenciar rural de urbano;
  • Reconhecer a importância da agricultura para a segurança alimentar;
  • Fazer leitura de mapas;
  • Ler coordenadas geográficas.
Estratégias e recursos da aula

AULA 1

Atividade 1 - apresentação do conteúdo

"XAKXÓ - A LENDA DO FOGO

Os Caingangues precisavam do fogo para cozinhar e se aquecer, mas não sabiam como obtê-lo. Somente Minaram conhecia o segredo, mas não ensinava a ninguém. Um índio resolveu roubar o fogo e trazê-lo para a sua tribo. Transformou-se na Xakxó, a gralha-branca, e voou até a cabana de Minaram. Na volta, o tição em brasa caiu de seu bico e provocou um grande incêndio, propiciando, assim, que todas as tribos vizinhas pudessem ter o fogo."
(Disponível em: http://paranamusica.blogspot.com/2007/08/lendas-do-paran-xakx-lenda-do-fogo.html. Acesso em: 17 nov 2009.)

Converse com os alunos sobre a lenda e sobre o uso do fogo:

  • * para que usamos fogo em nosso cotidiano, na cidade? (preparar alimentos; produção de energia; aquecimento doméstico; na indústria);
  • * para que usamos o fogo em nosso cotidiano, no campo? (preparar alimentos; limpar o solo);
  • * que consequências o fogo traz para as pessoas? (benefícios quando se fala em uso controlado e tragédias quando se fala em fogo sem controle, como nos incêndios).

Deixe as crianças falarem todas as utilidades que veem para o fogo, quando chegar no uso do fogo no campo, pergunte sobre queimar a mata e preparar o solo para o plantio, auxiliando sempre para que permaneça a dúvida se essa é uma boa prática.

Caso não apareça vindo dos alunos, não deixe de inserir na discussão: a queima de nutrientes do solo, a emissão de CO2 para a atmosfera, o prejuízo que a fumaça causa à saúde das pessoas e à segurança nas estradas.

AULA 2

Atividade 2 - problematização

Vá com seus alunos ao Laboratório de Informática. Nesta aula os alunos vão analisar o mapa disponível no site "Queimadas: monitoramento de focos" desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
(INPE).

Endereço: http://pirandira.cptec.inpe.br/queimadas/ 

Antes de dar início à navegação, oriente os alunos para o uso do site e das ferramentas disponíveis nele.
Essa orientação pode dar-se por meio da navegação e leitura da página "apresentação" do mesmo site (http://pirandira.cptec.inpe.br/queimadas/apresentacao.html); a página pode ser acessada pelo menu do lado esquerdo, no ítem "apresentação". Navegue com eles no menu superior ao mapa, explicando cada uma das opções. Peça que os alunos explorem o sítio verificando:

a) se nestes últimos dias tem havido muitas queimadas no Brasil;

b) em qual (quais) estado(s) brasileiros há maior número de queimadas;

c) verificando as regiões de seu estado onde há maior risco de queimadas.

Após navegação converse com os alunos a partir dos seguintes questionamentos:

- por que o INPE dedica um site para o monitoramento de queimadas?

- as queimadas são fenômenos naturais?

AULA 3

AtividAde 3 - instrumentalização

Neste encontro você deve explicar que muitos dos incêndios de grande proporção em florestas são causados por pequenas queimadas que fogem do controle. As queimadas são utilizadas por pequenos agricultores como técnica de limpeza do solo antes do plantio.

Nesse sentido, esclareça que a prática é equivocada, pois o fogo faz com que o solo perca nutrientes necessários à agricultura. Elas (as queimadas) também são utilizadas para acabar com a mata nativa e ocupação do espaço.
No Brasil, principalmente na Amazônia, as queimadas são feitas por agricultores para preparar a terra, já que para cortar a vegetação e prepará-la, sem queimar, seria preciso mais maquinário, tempo e dinheiro.

A utilização de queimadas no preparo do solo, quando necessária, deve ser monitorada. Sobre queimadas, sobre a intenção de eliminar essa prática de nossa agricultura, sobre o uso de satélites para saber-se onde estão ocorrendo queimadas e sobre o monitoramento de queimadas ouça com seus alunos o áudio "O uso do fogo na agricultura [Prosa rural]", produzido pela Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21595; acesso em: 17 abr 2010.  

O uso do fogo na agricultura [Prosa rural] 

Para melhor aproveitamento do recurso, prepare um roteiro. Inicie o áudio e faça pausas sempre que quiser explicar alguma coisa ou que algum aluno queira fazer uma pergunta. Algumas sugestões para suas pausas:

  • Pausa 1 - 1'40" - sobre a verificação da localização de queimadas por meio de imagens de satélite - importante reforçar que a questão é preocupante e, por isso, são tomados cuidados como esse, que custam caro, mas auxiliam a previnir incêndios;
  • Pausa 2 - 2'26" - aproveite a pergunta feita para a técnica da Embrapa, peça que seus alunos respondam a questão; se for preciso volte o áudio para repetí-la (a pergunta começa em 2'19" do áudio);
  • Pausa 3 - 3' - ao término da resposta à primeira pergunta (a mesma que você pediu para eles responderem), pare o áudio e peça que eles comparem a resposta dada por eles e a resposta dada pela pesquisadora. Se for necessário explique termos como "biodiversidade", "ecossistemas", "erosão";
  • Pausa 4 - 3'07" - novamente aproveite a questão feita à pesquisadora pedindo que seus alunos respondam, apresentem hipóteses sobre os prejuízos que as queimadas podem trazer;
  • No intervalo entre 4'40" e 6'46" - é uma canção, a opção é sua em usar ou não a música em sua aula.
  • Pausa 5 - 7"34" - pela terceira vez, peça aos alunos que tentem responder à pergunta feita à pesquisadora;
  • Pausa 6 - 9'42" - peça aos alunos que apresentem seus "pitacos" sobre os cuidados a serem tomados quando a queimada for necessária;
  • Terminar - 10'59"

AULA 4

Além do empobrecimento do solo, as queimadas emitem fumaças prejudiciais à saúde das pessoas e dos animais, e contribuem para o aquecimento global. Para reforçar a questão, utilize com seus alunos um texto breve sobre o tema. Você pode utilizar qualquer um dos sugeridos abaixo, escolher outro ou ainda elaborar seu próprio texto.
Você pode solicitar a leitura de todos os textos e anotação das principais ideias se fizer esta aula no laboratório de informática; assim você evita gastos de papel para impressão do texto escolhido.
Neste caso utilize a próxima aula (aula 5) para discussão das ideias coletadas pelos alunos e construção de cartazes com orientações sobre o tema.
Sugestões de textos (acesso em: 11 de abr 2010):
a) Queimadas - http://www.alunosonline.com.br/geografia/queimadas/

b) Como funcionam as queimadas - http://ambiente.hsw.uol.com.br/queimadas.htm

c) Queimadas - http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./florestal/index.html&conteudo=./florestal/artigos/queimada.html 

AULA 5    (Deve ser realizada cerca de 15 dias após a aula 4.)

Professor, faça com seus alunos um júri simulado. De um lado os defensores da queimada como método de limpeza do solo, de outro, os contrários a esta prática.
Organize a turma que deve ter um grupo/juiz, um grupo de advogados de defesa, um grupo de promotores, um grupo de jurados, um grupo de testemunhas (de defesa e de acusação).
O réu é o tema queimadas.
No período de organização, auxilie os alunos nas pesquisas e organização das falas. No dia, arrume a sala de aula (ou outro espaço) de forma a dar maior semelhança a um tribunal do júri. Façam um cartaz ou um boneco para ficar no banco dos réus. Lembre a seus alunos que esta dinâmica não tem vencedores, nem vencidos. A intenção é esgotar um assunto, compreeender o espaço e a forma como o organizamos bem como melhorar as ações individuais e coletivas de todos. 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
O uso do fogo na agricultura [Prosa rural] Áudio
Recursos Complementares
Avaliação

Deve ser feita durante todo o processo.

Professor, você pode elaborar os critérios junto com seus alunos. Uma sugestão:

- participação coerente nas discussões;

- realização das atividades no laboratório de informática e participação nas discussões a partir das pesquisas;

- participação na atividade com o áudio;

- construção de cartaz educativo;

- participação no preparo da dinâmica de grupo;

- participação na dinâmica de grupo.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 6 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/6 - 66,67%
  • Quatro estrelas 2/6 - 33,33%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Siomara, Rede Municipal , Santa Catarina - dijo:
    siomaravoigt@hotmail.com

    06/08/2014

    Cinco estrelas

    Gostei muito das suas idéias, vou aproveitar alguns tópicos para trabalhar com a minha turma. obrigada.


  • Edson Delattre, Unicamp , São Paulo - dijo:
    delattre@unicamp.br

    21/10/2011

    Cinco estrelas

    Excelentes iniciativa e materiais! Sou voluntário contra as queimadas e mantenho o site www.queimadasurbanas.bmd.br , como instrumento de lutas contra essa praga nacional. Parabéns e saudações ecológicas e libertárias. Edson Delattre


  • neuza maria barbosa lincoln, PARAISO DO NORTE C E E FUND MEDIO , Paraná - dijo:
    barbosalinco@seed.pr.gov.br

    26/10/2010

    Cinco estrelas

    Desenvolvimento de aula excelente.


  • MARLI GUTSTEIN DALA COSTA, CRTE( Coordenação Regional de Educação) , Paraná - dijo:
    marli.dalacosta@hotmail.com

    22/09/2010

    Quatro estrelas

    Este assunto é de grande importancia nesta estação, pois o clima seco propicia ao acontecimento de grandes tragédias, queimadas q iniciam acidentalmente ou de forma que fogem ao controle do ser humano, pois todo cuidado é necessário.


  • Fabiane Cintra, Escola 12 de outubro , Mato Grosso - dijo:
    fabianecintra@hotmail.com

    02/07/2010

    Cinco estrelas

    ótimo o sue plano de aula em relação as queimadas! Mto interessante....


  • Rosa Maria, Assessoria Pedagogica , Mato Grosso - dijo:
    rnunespereira@hotmail.com

    21/05/2010

    Quatro estrelas

    adorei a sugestão.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.