Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O sonho de Dalí

 

23/04/2009

Autor y Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Apresentar aos alunos algumas obras de Salvador Dali e despertar neles a imaginação e criatividade na leitura das obras.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não são necessários conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

Aula 01:
O professor deverá iniciar a aula apresentando algumas obras de Salvador Dali:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1871/imagens/A_persistencia_da_memoria_1931.jpg

A persistência da memória, 1931

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1871/imagens/Enigma_de_desire_1929.jpg

O enigma de Desire, 1929

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1871/imagens/um_segundo_antes_de_despertar_de_um_sonho.jpg

Um segundo antes Despertar de um Sonho causado pelo vôo de uma Abelha Cerca de Romãs, 1944

 

Ao apresentar as obras peça que os alunos citem o que vêem e o que sentem em relação às imagens. Anote no quadro as respostas dos alunos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1871/imagens/172-dali.jpg Agora distribua para a turma o texto Poema pra Dalí de Katia Canton disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/poema-dali-423416.shtml

Após a leitura do texto deverá ser feito um breve debate entre as imagens e o texto. Durante o debate o professor deverá instigar a imaginação dos alunos e a criatividade, ressaltando a importância do respeito às opiniões dos colegas, a discussão das idéias, desenvolvendo o senso crítico, a reflexão, etc.

Atenção professor! Durante o debate contextualize as obras e o artista para turma, falando sobre o movimento surrealista, principais artistas e características das obras de Salvador Dalí. Em Recursos Complementares indicamos alguns sites para consulta sobre o tema.

 

Aula 02: Soltando a imaginação
Agora que os alunos já conhecem um pouco mais sobre o movimento do surrealismo e sobre o artista Salvador Dalí é hora de soltar a imaginação e a criatividade para interpretar o conto “O quadro de pano”, disponível nos recursos:

Contos populares: parte 1 (disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2277)

Contos populares: parte 2 (disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2282)

  

Contos populares: parte 4 (disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9674/contos_populares._parte_4.mp3)

 

Contos populares: parte 5 (disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9677/contos_populares._parte_5.mp3)

Contos populares: parte 5 [Categorias Literárias]


Contos populares: parte 7 (disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9680/contos_populares._parte_7.mp3)

 

Após a apreciação do áudio o professor deverá distribuir para os alunos folhas de papel no tamanho A3, tinta guache e pincel. Cada aluno deverá criar uma obra expressando sua interpretação do conto.

 

Atenção professor! Reproduza quantas vezes for necessário o áudio da história, para que os alunos compreendam e interpretem o conto.

 

Ao término da atividade, cada aluno deverá apresentar para a turma o seu trabalho e explicar sua obra.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Contos populares: parte 5 [Categorias Literárias] Áudio
Contos populares: parte 7 [Categorias Literárias] Áudio
Contos populares: parte 2 [Categorias Literárias] Áudio
Contos populares: parte 4 [Categorias Literárias] Áudio
Recursos Complementares
Salvador Dali - http://www.ocaiw.com/galleria_maestri/gallery.php?lang=pt&id=323 Surrealismo - http://www.historiadaarte.com.br/surrealismo.html Surrealismo - http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3650 Surrealismo - http://www.historiadaarte.com.br/surrealismo.html Revista Nova Escola: Era uma vez: 23 poemas, canções, contos e outros textos para enriquecer o repertório dos seus alunos. Edição especial nº. 13. Abril, 2007.
Avaliação
O professor deverá construir junto com a turma os critérios e habilidades a serem avaliados durante a aprendizagem, pois assim os alunos ficarão cientes da forma como serão avaliados. Durante o processo o professor deverá instigar a participação de todos; o respeito às opiniões; o desenvolvimento do senso crítico; o respeito aos direitos do próximo; e a civilidade.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.