Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Música na sala de aula: “Tocando em frente”

 

14/05/2010

Autor y Coautor(es)
Mirian Chaves Carneiro
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Expressar dúvidas oralmente;

- Organizar recitais de poesias, repentes e canções;

- Fazer  intervenções nas falas dos colegas, complementando ou contrapondo posições;

- Observar a configuração de texto de música, reconhecer e nomear seus elementos: título, verso, estrofe.

Duração das atividades
1 aula, 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Mesmo que o aluno não saiba ainda ler correntemente, ouvindo a canção poderá identificar se já a conhece ou não. Colegas e educador cantarão. Cantando ficará mais fácil a aprendizagem. O aluno que tiver dificuldades para ler, não será impedido de cantar.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- aula interativa, cantada com auxílio de um aparelho de som/CD, se possível.    

1º passo: 

- Apresentar o CD para que os alunos possam ouvir a música e cantar juntos,  caso já conheçam a letra dessa música. Caso o professor queira, o texto escrito (letra da música) poderá ser  individual ou copiado num cartaz para todos acompanharem a leitura do mesmo.

- A música deverá ser ouvida mais de uma vez.   

OBS:  Se o professor desejar tocar a música, a letra com cifra poderá ser encontrada  no link de música cifrada indicado nos recursos complementares.

Tocando em Frente

Almir Sater

Composição: Almir Sater e Renato Teixeira   

1

Ando devagar porque já tive pressa        

Levo esse sorriso porque já chorei demais       

Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe       

Só levo a certeza de que muito pouco eu sei       

Eu nada sei   

2   

Conhecer as manhas e as manhãs,      

O sabor das massas e das maçãs,     

É preciso amor pra poder pulsar,      

É preciso paz pra poder sorrir,     

É preciso a chuva para florir.   

 3   

Penso que cumprir a vida seja simplesmente      

Compreender a marcha e ir tocando em frente       

Como um velho boiadeiro levando a boiada       

Eu vou tocando os dias pela longa estrada eu vou       

Estrada eu sou   

 4   

Conhecer as manhas e as manhãs,      

O sabor das massas e das maçãs,      

É preciso amor pra poder pulsar,      

É preciso paz pra poder sorrir,      

É preciso a chuva para florir   

5    

Todo mundo ama um dia.       

Todo mundo chora       

Um dia a gente chega       

e no outro vai embora   

6  

Cada um de nós compõe a sua história     

Cada ser em si carrega o dom de ser capaz     

De ser feliz   

7   

Conhecer as manhas e as manhãs      

O sabor das massas e das maçãs      

É preciso amor pra poder pulsar,      

É preciso paz pra poder sorrir,      

É preciso a chuva para florir   

 8   

Ando devagar porque já tive pressa      

E levo esse sorriso porque já chorei demais      

Cada um de nós compõe a sua história,      

Cada ser em si carrega o dom de ser capaz      

De ser feliz.  

http://letras.terra.com.br/almir-sater/44082/     

 2º passo:

- Após a audição da música, o professor propõe que os alunos discutam:

1- Quem são os autores da música?

Biografia e foto de Renato Teixeira:  http://www.renatoteixeira.com.br/biografia.asp    

Biografia e foto de  Almir Sater:   http://www.mpbnet.com.br/musicos/almir.sater/ 

2- Alguém conhece outras canções desses autores? Quais?

3- Qual  mensagem que os autores quiseram passar com essa letra?

4- Como o texto de uma letra de música é escrito? (Discutir o gênero textual destacando sua forma composicional, linguagem, função e contexto de circulação).     

 

3º passo:

-  O professor retoma a letra da música numerando cada uma das estrofes. -

 Em seguida, discute com os alunos cada uma das estrofes, buscando saber o que cada aluno entendeu delas.

Nesse momento não se faz esse trabalho com a última estrofe.   

 

4º passo:

- O professor  chama a atenção dos alunos para a última estrofe, solicitando que alguém faça a leitura da mesma. - Solicita que os alunos opinem sobre:

Qual a lição que podemos tirar desta estrofe?

Qual é a nossa responsabilidade apontada nos três últimos versos?

O que é ser feliz? O que cada um de nós está fazendo para ser feliz?

Quem aqui se considera feliz? Por quê? O que podemos fazer para sermos mais felizes?   

 

5º passo:

- O professor propõe a seguinte questão:  

Vamos ser felizes cantando? Quem gosta de cantar em casa, na rua, no banheiro?

O que costumam cantar?

 - O educador poderá perguntar aos alunos que outras músicas eles gostariam de ler (a letra) e cantar na sala de aula.

Quem tiver a letra poderá trazer para futuros planejamentos do educador.

Ele  poderá fazer uma lista das músicas mais cantadas (ou cantaroladas) pela turma e planejar, ao longo dos meses, trazê-las para a sala de aula, para serem lidas e cantadas.  

 

 6º passo:

- O educador propõe que a turma cante novamente a música Tocando em Frente novamente.   

 

Recursos Complementares

Se o educador souber tocar algum instrumento também poderá apresentar-se com seus alunos, tocando e cantando juntos.

Música cifrada:  http://www.cifraclub.com.br/almir-sater/tocando-em-frente/

A Importância da Música     

 Presente na vida de todos, a música tem vários papéis na vida dos seres humanos. Apesar de ter sido considerada como arte apenas na Idade Média, as primeiras canções surgiram na pré-história, e, desde lá, vêm mudando a vida do ser humano de diversas maneiras, frequentemente para melhor.      

Músicas lembram momentos, expressam sentimentos, têm o poder de mudar o nosso humor, entre outros. A pessoa que (... ) ouve uma música que a alegre ou acalme, transforma completamente seu dia, pois se estressa bem menos.      

O rádio ligado na cozinha ajuda a cozinheira a fazer eu serviço com mais alegria, e, consequentemente, fazendo a refeição mais saborosa.     

A música, desde os primórdios da civilização, é de extrema importância na vida das pessoas. Ela faz parte da cultura dos países, identifica e molda pessoas e pensamentos, revoluciona, marca fatos históricos, motiva, dá apoio, enfim, participa da vida de toda a humanidade.   

Mais sobre o assunto importância da música:

http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1496893  

 

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada  oral e coletivamente,  enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas como falar do que entendeu da letra da música,  o esforço mostrado para cantá-la, bem como as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.