30/04/2010
Paloma Alinne Alves Rodrigues,Andréa Marques Leão Doescher ,Lívia Raposo Bardy e Erwin Doescher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Nesta aula o professor poderá trabalhar o conceito dos novos espaços tecnológicos, como Orkut e Blogs. Além disso, o professor poderá conscientizar os alunos a utilizarem estes recursos, como o Orkut, por exemplo, com uma atitude reflexiva e critica, sobre o que escrever e disponibilizar nesses espaços tecnológicos. Para esta aula, o professor poderá mostrar aos alunos qual a finalidade de um blog.
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para o desenvolvimento da aula.
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Utilização do laboratório de Informática.
Motivação:
O professor deverá iniciar a aula conversando com os alunos sobre os novos recursos tecnológicos utilizados pela sociedade. Para isso, o professor deverá questionar aos alunos se eles costumam navegar na Internet e para quê a utilizam. Quando os alunos concluírem suas respostas, o professor deverá questionar quais os recursos tecnológicos que eles mais gostam de utilizar e por quê.
Para enriquecer mais a discussão, o professor deverá questionar se, em algum momento da vida, os alunos possuíram diários, e se sim, o que escreviam nele. Após, isso o professor deverá perguntar, por que nos dias atuais as pessoas quase não costumam usar diários (Fig.1). Neste momento, o professor deverá questionar aos alunos: “Será que surgiu alguma ferramenta tecnológica para substituir os diários?”.
Figura 1: Diário
Disponível em: http://filhosdamae.files.wordpress.com/2007/08/diario.jpg Acessado em: 12 Abr. 2010.
Atividade 1
Após ouvir as opiniões dos alunos sobre as referidas questões, o professor deverá mostrar aos alunos a imagem (Fig. 2), postada abaixo.
Figura 2: Blog Educacional
Disponível em: http://prof.medeiros.zip.net/ Acessado em: 12 Abr. 2010.
Ao mostrar a imagem, o professor deverá questionar se alguém na classe sabe qual é a finalidade de um Blog e se alguém possui um. Após ouvir as opiniões dos alunos, bem como verificar o conhecimento prévio destes acerca de um Blog, o professor deverá levar os alunos para o laboratório de Informática, e pedir para que eles se organizem em duplas, utilizando cada dupla um computador. Em seguida, o professor deverá pedir para que os alunos façam uma pesquisa, em dicionários eletrônicos, sobre o significado da palavra Blog.
Sugestão:
Para a realização da pesquisa, sugerimos os seguintes sites de dicionários eletrônicos:
http://www.dicionariodoaurelio.com/ (Fig. 3)
http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php
http://www.dicionarios-online.com/
Figura 3: Dicionário Aurélio eletrônico
Disponível em: http://www.dicionariodoaurelio.com/ Acessado em: 14 Abr. 2010.
Após, a finalização da pesquisa, o professor deverá questionar aos alunos sobre quais as definições da palavra “Blog”, encontradas por eles. Além disso, para aprimorar o conhecimento do aluno, o professor poderá dizer que o Blog é um site cuja estrutura possibilita que haja uma atualização de artigos, conhecidos como “posts”. Esses artigos ou posts são adicionados de acordo com a temática do Blog, e pode ser escrito por uma pessoa ou por várias, de acordo com a política do Blog.
Atividade 2
Dando continuidade a aula, será desenvolvida, neste momento, uma atividade que tem o objetivo de trabalhar o conceito de interpretação de texto e o conhecimento da linguagem informal, ou seja, a linguagem utilizada no cotidiano em sites da internet, como no Orkut, MSN, Blogs dentre outros. Para isso, o professor deverá pedir para que os alunos, após a leitura, façam a interpretação da letra da música, “Blog” (Fig.4), dos cantores Rafaela e Maury, conforme postada abaixo e disponível em:
http://vagalume.uol.com.br/rafaela-e-maury/blog.html Acessado em: 04 Abr. 2010.
Figura 4: Trecho da Música "Blog"
A fim de favorecer a interpretação da letra da música em questão, sugerimos que seja elaborado um roteiro para tal, conforme segue exemplo abaixo.
Roteiro de Leitura:
Quando cada dupla terminar de elaborar a sua interpretação da Letra da Música “Blog”,ou seja, cada grupo deverá escrever o que compreendeu da letra da música. Em seguida, o professor deverá propiciar a socialização das informações, dos pontos de vista dos alunos, pedindo para que cada grupo, que sentir vontade, compartilhe com os demais a interpretação que fez da letra da música em questão.
Discussão:
Além disso, com o intuito de chamar a atenção dos alunos para a linguagem utilizada na letra da música “Blog”, e sobre a finalidade do blog para as autoras da música, o professor deverá promover uma discussão sobre algumas frases “diferentes”, utilizadas na música, como por exemplo:
Atividade 3
Após as discussões anteriores, será trabalhada nesta atividade a criação de um blog para divulgação de trabalhos realizados pelos alunos no cotidiano escolar. Para isso, os alunos deverão continuar em duplas.
Em seguida, o professor deverá explicar que neste momento eles criarão um blog educacional, ou seja, um blog para divulgar as atividades realizadas por eles no dia-a-dia escolar. Para a criação do blog o professor deverá dar as seguintes instruções aos alunos:
Figura 5: Tela inicial para a elaboração do Blog
Figura 6: Tela do questionário
Figura 7: Tela para adicionar o título
Figura 8: Tela para escolher o modelo
Figura 9: Tela final para a criação do Blog
Atividade 4
Neste momento, os materiais elaborados pelos alunos deverão ser adicionados no blog que eles acabaram de criar. Inicialmente, o professor deverá pedir que a dupla explore os recursos tecnológicos, que o Blog disponibiliza, como, por exemplo, mudança de letras, mudança de cor de fundo, adicionar fotos, adicionar artigos, entre outros.
Após este momento de interação com os recursos tecnológicos que o Blog disponibiliza, o professor deverá pedir que os alunos digitem no blog a interpretação que fizeram da música trabalhada nesta aula. Em seguida, o professor deverá explicar para os alunos que as próximas atividades realizadas em classe serão posteriormente adicionadas no blog.
Sugestão:
Para adicionar materiais no blog, o professor poderá utilizar atividades realizadas em aulas anteriores.
Os links abaixo se se referem a outros Blogs Educacionais, sugerimos que o professor os acesse para conhecê-los:
http://penta3.ufrgs.br/PEAD/Semana01/index.htm
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=revista_educarede.especiais&id_especial=222
http://internetnaeducacao.blogspot.com/
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=24
https://www.blogger.com/start - Para fazer o Blog este site foi acessado em:04 Abril 2010.
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam o significado do Blog. Além disso, o professor deverá verificar como os alunos desempenharam a Interpretação da Letra da música “Blog”.
Quatro estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
17/12/2012
Cinco estrelasMuito interessante.
03/02/2011
Cinco estrelasExcelente trabalho, não apenas para o aprendizado dos alunos, mas para aqueles que, como eu, estao iniciando seu aprendizado na utilização das tecnologias na escola. Obrigada pela disponibilização de outros espaços para buscar mais informação via Internet.
21/10/2010
Quatro estrelasA aula está muito interessante, com metodologia bem diversificada e mostrando o passo a passo com clareza e as definições de cada item que pode ser desenvolvido e o que pode ser trabalho no Blog, que é o assunto da aula
31/07/2010
Cinco estrelasAchei muito interessante, até porque tenho em mente vários projetos precidos com esse, então me encontrei no mesmo. Parabéns.
14/06/2010
Quatro estrelasEstou coletando material para uma atividade do curso Proinfo Integrado que estou fazendo em meu municipio. Como considero o uso de tecnologias na educação algo muito relevante, resolvi utilizar esta aula. Nota 10 aos autores!
03/06/2010
Quatro estrelasO referido plano de aula é relevante, não só por usar o blog (ferramenta que a maioria dos alunos tem familiaridade e afinidade), mas por proporcionar aulas dinâmicas, sendo extremamente importantes como estratégia na construção do conhecimento.